O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
150 Compartilhado 61 Comentários

Inovação ou enrolação? Julgue as novidades recentes nos smartphones Android

As fabricantes, na corrida para atrair o público, incorporam vários tipos de novidade que, em muitos casos, são utilizados como principal argumento de compra nos comerciais. Observando cada um desses novos elementos, pergunto-me se as inovações realmente nos facilitam a vida ou representam um desperdício de tempo e dinheiro que acaba refletindo nos preços mais elevados dos dispositivos. A seguir veremos alguns desses elementos e, claro, esperamos a sua opinião a respeito de cada um.

Sensor de frequência cardíaca

O sensor de frequência cardíaca foi incluído pela primeira vez no Samsung Galaxy S5, e desde então o vemos em todos os top de linha lançados pela fabricante. Parece que ele se transformou numa espécie de nova marca de identidade, apesar de não ser tão destacado como a tela ou a câmera nos comerciais.

samsung galaxy s6 8
Samsung continua integrando o sensor de frequência cardíaca. / © ANDROIDPIT

Apesar de funcionar com alta precisão, eu me questiono sobre a utilidade cotidiana da função. Ter que tirar o dispositivo do bolso, ativar o aplicativo e ficar esperando me parece pouco prático quando existem smartwatches ou pulseiras de fitness que podem fazer o mesmo mais rápido e durante todo o dia, fornecendo um resultado mais abrangente. Imagine usando-o por exemplo, no Galaxy S6 Edge Plus depois de uma corrida e todo suado? Não combina, não é mesmo?

Sensor de frequência cardíaca - inovação ou enrolação?

Force-Touch

Trata-se do elemento mais recente, concretamente incorporado no Huawei Mate S pela primeira vez, adiantando-se ao iPhone 6s e sua versão Plus. O Force-Touch consiste em dar opções adicionais segundo a pressão que fazemos sobre a tela. Por exemplo, no dispositivo chinês vimos como, ao pressionar sobre uma foto com força maior, podíamos fazer o zoom.

androidpit force touch 1
O Huawei Mate S foi o primeiro a integrar uma tela Force-Touch. / © ANDROIDPIT

Parece que o Force-Touch pode realmente simplificar o uso do smartphone, mas no momento serve unicamente para aumentar o custo dos dispositivos. Conhecendo a Huawei, é possível que acrescentem funções realmente úteis no futuro, e tecnologias equivalente planejadas em outras fabricantes do Android poderão dar sentido à nova função.

Force Touch - inovação ou enrolação?

Flash de tom duplo

O flash de tom duplo, incorporado pela primeira vez no iPhone 5s e integrado mais tarde aos smartphones Android, consiste num flash LED duplo, mas no lugar de emitir o mesmo tipo de luz, um deles emite luz fria (branca)  o outro luz quente (laranja). Dessa forma podem ser obtidas fotos mais fiéis à realidade também em condições de baixa luminosidade.

huawei p8 camera
O Huawei P8 é um dos muitos que usam flash de tom duplo. / © ANDROIDPIT

Essa é uma função claramente útil, apesar do fato de que, cada vez mais, os sensores são capazes de capturar mais luz por si mesmos, fazendo com que o flash seja cada vez menos útil. Apesar disso, neste caso vejo realmente utilidade no flash de LED duplo para fotos noturnas e/ou com pouca luminosidade.

Flash de tom duplo - inovação ou enrolação?

Telas curvas

Sempre é bom explicar o que é uma tela curva. Integrada tanto no LG G Flex quanto no Samsung Galaxy Round, com curvaturas distintas, não se trata das bordas curvas da série Edge da gigante sul-coreana. No caso da LG, sua tela era, além disso, um pouco flexível, de forma que se podia pressionar a parte traseira até deixá-la reta que voltava para o lugar retirada a pressão, proporcionando assim uma resistência extra a quedas e impactos.

lggflexbanana curve
Até agora vejo mais utilidade na banana. / © ANDROIDPIT

O principal problema é que essas telas curvas não acrescentam nada de útil ao usuário (com exceção, como dito, das telas de bordas curvas como as do Galaxy S6 Edge Plus ou do novo BlackBerry Priv) e ainda tornam os dispositivos instáveis na hora de manejá-los apoiados sobre uma superfície plana. Esse tipo de telas serve unicamente para encarecer um dispositivo, ao menos até que as fabricantes decidam dedicar tempo para integrar funcionalidades a esse tipo de tela além da sua flexibilidade.

Tela curva - inovação ou enrolação?

Tecnologia Ultrapixel

A tecnologia Ultrapixel chegou na série One da HTC. O HTC One (que mais tarde ficou conhecido por One M7) incluiu pela primeira vez uma câmera Ultrapixel. Essa tecnologia se baseava em fazer cada pixel consideravelmente maior, cabendo mais informação em cada um. A principal reclamação da companhia taiwanesa era que podia captar muito mais luz do que qualquer outro sensor, fazendo com que deixasse de ser um pesadelo tirar fotos em condições de baixa luminosidade.

IMG 1020
O sensor com tecnologia Ultrapixel foi transferido para a câmera frontal. / © ANDRODIPIT

Essa tecnologia tem um grande problema: sua resolução baixa, de apenas 4 megapixels. Esse problema fazia com que, em fotos diurnas, a quantidade de detalhe fosse baixa em comparação com a concorrência. No HTC One M9 decidiram trocar esse sensor de lugar e situá-lo na câmera frontal, deixando na parte traseira um sensor convencional. Está claro que essa tecnologia não foi relevante ou econômica para a HTC, e agora se vê superada por outros sensores da Sony ou Samsung, para citar exemplos mais óbvios.

Tecnologia Ultrapixel - inovação ou enrolação?

Como viu, em cada uma das seções incluí uma mini pesquisa para que você possa dar seu voto de forma breve, mas eu também gostaria de saber sua opinião nos comentários. Qual inovação no universo Android chamou mais a sua atenção ultimamente? De qual gosta menos?

150 Compartilhado

61 Comentários

Escreva um comentário:

  • A tela inquebravel da motorola é a coisa mais util do ano. Com certeza.


  • Acredito que as telas curvas sendo flexiveis é uma grande tecnologia, sendo que Vc pode colocar seu smart no bolso de traz e não precisa se preocupar se vai trincar o Display e Touch caso sente se em cima dele.. Não acho que seja só pra almentar o preço deles.


  • Sensor de frequência cardíaca: útil, não quero ter que comprar um relógio ou pulseira para ter essa função.
    Force touch: útil, acrescenta formas de interagir
    Flash de tom duplo: não sei, pois meu celular antigo não tinha Flash nenhum rs
    Tela curva: não sei, só quem teve para dizer se é bom e resistente, como é caro, a maioria votou enrolação
    Ultrapixel: também nunca usei, acho, então não votei.


  • Agora espere o lançamento após a Apple copiar...será considerado um inovação-ultra-mega-revolucionária. :)


  • ''Inovações'' que só fazem encarecer smartphones: telas curvas, sensores cardíacos, telas 2K ou 4K. Inovações reais e úteis: sensor biométrico, câmeras Ultrapixel (tecnologia que foi inclusive incorporada no recente lançamento Nexus 6P), flash dual-tone, force touch, que apesar de não ser necessário e poder ser visto como um ''mimo'', acredito que, com o tempo, irá atribuir funções extras interessantes às telas.


  • Todas opções que votei, foram as mais votadas.. hahaha
    bom ver que não sou o único que pensa nestas respostas :D


  • Só pra subir preço e fazer ou tentar fazer a gente trocar de aparelho todo ano.


  • Gostei do artigo


  • Eu votei a maioria como inútil, só o flash duplo q eu dei um desconto pq en teoria é melhor, mas nunca testei. Não curto force touch, esse tipo de coisa tem uma vantagem e uma desvantagem pq ao mesmo tempo q facilita o atalho a uma função mas também mas também torna o uso mais complicado pq existe gesto pra isso e pra aquilo... Prefiro poucas opções de gesto, só as mais intuitivas mesmo.
    Essas pra mim não são as verdadeiras inovações, as últimas inovações de peso q eu me lembre foram tela resistente, s pen e knock on. Sobre a última, é como eu disse, quando se trata de inovação em software prefiro as mais intuitivas, o knock on é um belo exemplo de função que facilita a vida e só trás benefícios. Também curto a função de ajustar brilho na status bar do one plus one, seguindo a mesma linha de simplicidade.
    Em relação às telas curvas não acho de grande utilidade, nem as de borda curva, até são bonitas, mas prefiro uma borda ultra fina como o C5 da Sony.


  • Eu realmente acho que o force-touch vai revolucionar o mercado de games mobile, pois esse recurso aumentará os comandos que podemos ter nas telas sensíveis ao toque.


  • Boas inovações: o Pureview, da Nokia (agora Microsoft); a tela resistente do novo Moto X Force; a certificação contra água e poeira dos smartphones da Sony, Motorola e Samsung; a Moto Tela e suas notificações; o Force Touch (ou 3D Touch); o NFC; as canetas inteligentes com as funcionalidades que a Samsung implantou no Galaxy Note; e as selfies câmeras potentes (OK, esse último nem tanto - mas é um recurso massa em alguns momentos rsrsrsrs)

    Inovações duvidosas: o padrão QI para carregamento sem fio (não elimina completamente os fios); a tela dual edge dos Galaxys (que prejudica a pegada); e baterias maiores sem gerenciamento melhorado.

    Inovações do tipo "todo smartphone precisa ter": duplo clique pra ativação e desativação de tela, como nos Asus e LG; leitores biométricos fáceis e rápidos como os do Sony Z5 ou iPhone; lanterna fácil (oi Motorola!) e desativação de som ao virar a tela para baixo.


  • Aumentar a autonomia do aparelho, nada né? Monte de firulas....


  • Flash duplo eu acho importante sim. A da pressão no touch, depende. De resto, pra mim é mais perfumaria só.


  • Acho que personalidade e algo realmente algo inovador, muita função esdrúxula que um fabricante cópia do outro com medo de ficar para trás que pouco agregam ao cotidiano da maioria dos usuários.


  •   45

    Sensor de Freqüência Cardíaca – Muito útil para aqueles amantes da boa saúde.
    Force Touch – Com o tempo e com a implementação dos desenvolvedores, será muito útil e interessante.
    Flash de tom duplo – Tudo que venha pra melhorar a experiência com as câmeras dos Smartphones é bem vindo.
    Telas curvas – Bem, esteticamente acho bonito, possui uma melhor ergonomia ao se levar no rosto, mas acredito que não foi bem aceita.
    Tecnologia Ultrapixel – sei lá, nunca vi, experimentei...


    Gostei do artigo.


  • Essa do sensor cardíaco é ridiculo... eu comprei, há 3 anos, um aplicativo que era o precursor da tecnologia... o Instant heart rate, da azumio inc... hoje tem vários que copiam a tecnologia usada de ler os batimentos usando o flash da câmera...
    Resumindo: sensor totalmente desnecessário.


  • Fora o Flash Duplo, tudo enrolação, sendo a maior delas o Force Touch.

    O interessante é ver o editor explicando a funcionalidade e logo abaixo pondo o seu veredito pessoal, influenciando a votação.
    Parece a Rede Globo manipulando a massa.


  • A maioria é enrolação mesmo, o item mais útil da lista é o flash de tom duplo.


  • Gostei desse artigo muito bom mesmo parabéns, pensei que só eu pensava assim do force touch ou de sensor de frequência cardíaca kk
    A tela do force foi inovação isso concordo com a galera.


  • Flash Duplo foi realmente uma inovação e o Knock On da LG 😉

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi