Cansado da Play Store? Conheça lojas alternativas para aplicativos Android

alternative appstores
© nextpit

Uma das vantagens do Android é a liberdade. Liberdade para personalizar seu aparelho do jeito que você quiser, para mudar os apps padrão ou mesmo para usar uma outra loja de apps que não a do desenvolvedor do sistema. Sim, você pode deixar a Play Store de lado e obter seus apps de uma outra fonte.

Há várias lojas de apps no mercado, para todos os gostos. Algumas tem catálogos imensos com milhares de apps, outras tem um forte senso de comunidade, e há aquelas que tem uma seleção de apps menor e focada em um nicho, como apps Open Source. Opções não faltam, e listamos neste artigo algumas das melhores. Mas antes...

Uma palavrinha sobre APKs e segurança

Por padrão, smartphones Android só aceitam a instalação de aplicativos através da Play Store. Isso traz uma vantagem no quesito segurança: o Google faz uma análise de todos os apps publicados e barra os que contiverem comportamento suspeito ou código malicioso, protegendo os usuários. É por isso que costumo dizer que, em geral, se você instala apenas apps vindos da Play Store pode ficar bastante tranquilo quanto à segurança de seu smartphone.

Mas ao contrário da Apple, o Google oferece uma forma de desabilitar esta restrição e permitir a instalação de apps a partir de qualquer fonte, seja uma loja alternativa (como as que listamos abaixo) ou através de arquivos .APK, formato usado para distribuição de apps.

Para fazer isto no Android 8 Oreo ou versões anteriores, vá em Configurar > Segurança e ative a opção Fontes Desconhecidas. Confirme o alerta (clicando em OK) e pronto.

Já no Android 9 Pie, as coisas são diferentes. Não existe mais uma opção “global” para permitir ou não a instalação de apps de fontes desconhecidas, isso tem que ser habilitado manualmente sempre que você usar um app (como um gerenciador de arquivos, ou uma outra loja) para abrir um APK.

App Config Composite
No Android Pie, a permissão para instalação a partir de fontes desconhecidas é fornecida por app / © NextPit

Você pode controlar quais apps podem ou não instalar APKs em Configurar > Apps e Notificações > Acesso especial a apps  > Instalar apps desconhecidos. Toque num dos apps da lista (por exemplo, seu gerenciador de arquivos) para habilitar ou não a instalação através dele.

Não é preciso dizer que, ao instalar APKs de terceiros, você está fora da rede de proteção do Google, e exposto a vírus, malware e coisas do tipo. Não estou dizendo que as alternativas abaixo estão infestadas de pragas, mas sim que o risco de problemas aumenta consideravelmente. Especialmente se você instalar APKs que “encontra por aí” em sites na internet.

Portanto, se você for se aventurar fora da Play Store, recomendo a instalação de um antivírus em seu smartphone. Há várias opções de empresas com tradição no ramo, como a Avast, F-Secure, AVG, Kaspersky, Norton e outras, muitas delas gratuitas. É melhor prevenir do que remediar. 

Amazon AppStore

Começamos com a  loja de apps da Amazon, que talvez você já conheça se tem um tablet Kindle Fire ou um FireTV. O catálogo é bem extenso e variado, com apps gratuitos e pagos. A página inicial sugere apps para você (com base em seus interesses e compras anteriores) e em datas comemorativas é comum a loja oferecer apps grátis ou com ótimos descontos. Você precisa criar uma conta na Amazon para usar este app.

Amazon Composite
Amazon App Store frequentemente tem boas promoções / © NextPit

Baixe a Amazon AppStore

APKMirror

É menos uma loja e mais um “repositório de APKs”, arquivando e disponibilizando versões atuais e anteriores dos mais variados apps. O problema é que o sistema de organização e download é bem estranho: quando você clica em um app, tem a opção de ver todos os APKs daquele app disponíveis no catálogo (See Available APKs). E aí começa a confusão: não existe uma recomendação do mais recente, ou o mais adequado para seu aparelho.

Você precisa da versão 155374049 ou 155374104 do Instagram? Para armeabi-v7a ou arm64-v8a? 120-160 dpi ou nodpi? É muito difícil, para um usuário comum, decidir o que baixar. O lado bom é que você não precisa instalar nada em seu smartphone para usar a loja, basta visitar o site no navegador.

APKMirror Composite
APK Mirror: página de downloads é confusa / © NextPit

Visite a APKMirror

APKPure

A APKPure é um misto de loja e comunidade online. Além do catálogo de apps, você pode criar um perfil e conversar com outros usuários através de um sistema interno de mensagens. Assim como a Uptodown, a loja oferece tanto a versão mais recente do app quando versões antigas, se você preferir.

Uma característica interessante é a capacidade de atualizar apps que já estão em seu smartphone, por exemplo aquelas que você instalou via Google Play. Para isso, abra o app e toque no menu com as três linhas no canto superior direito da tela. Toque na aba “Atualizações” e o app mostrará quais de seus apps podem ser atualizados. 

APKPure Composite
A APKPure encontrou atualizações de meus apps antes da Play Store / © NextPit

Curiosamente, a APKPure encontrou mais atualizações para meus apps do que a Play Store. No mesmo aparelho, no mesmo momento, a Play Store me dizia que havia três atualizações disponíveis (GBoard, Gmail e True Caller), enquanto a APKPure também encontrou atualizações para o app do Google, WhatsApp e Google Play Games.

Isso pode acontecer por demora na aprovação de uma versão do app na Google Play, por causa de uma atualização específica para uma região do planeta ou porque um app está sendo atualizado “aos poucos” na Play Store, um grupo de usuários de cada vez, em vez de estar disponível a todos.

Baixe a APK Pure

F-Droid

Esta loja foca em apps Open Source, ou seja, além dos APKs você também pode ter acesso ao código-fonte dos apps, o que pode ser bem interessante se você está aprendendo a programar e quer entender como um app funciona, precisa adaptar um app para uma situação específica ou quer auditar o código para ver se não há uma ameaça à segurança.

Claro que também há apps para os “usuários comuns”, alguns dos quais não estão disponíveis no Google Play porque vão contra as políticas da loja ou o modelo de negócios do Google. Por exemplo, é na F-Droid que você encontra o Blokada, um app gratuito que bloqueia anúncios em todos os apps e sites, mesmo que você não tenha “root” em seu smartphone.

FDroid Composite
F-Droid: apps Open Source e alguns "proibidos" na Play Store / © NextPit

O ponto negativo da F-Droid é a organização, ou falta dela. Não existe um sistema para avaliar um app ou deixar um comentário, e muitos apps não tem screenshots nas listagens. Ainda assim, vale experimentar.

Baixe a F-Droid

Uptodown

A Uptodown tem um imenso catálogo de apps para vários sistemas operacionais, como o Windows, Mac OS, Linux e, claro, Android. Segundo a própria empresa, sua loja para Android é a segunda maior na plataforma, atrás apenas da Google Play, com mais de 30 mil apps no catálogo.

O app da loja tem um visual bonito, com o conteúdo divido em seções, listas de destaques, avaliações de outros usuários e até relatórios de segurança (o ícone do escudo azul à direita do nome do aplicativo) sobre os apps disponíveis.

Uptodown Composite
Uptodown: mais de 30 mil apps no catálogo / © NextPit

O mais interessante é que você pode baixar a versão mais atual de um app ou, se preferir, baixar uma versão mais antiga. Isso é muito útil caso uma atualização tenha removido algum recurso para você, ou se as versões mais recentes ficaram pesadas demais para o seu aparelho.

Para instalar a loja, visite o site clicando no link abaixo e clique nas três listras no canto superior esquerdo da página. Toque em Uptodown App e em “versão mais recente” para baixar o APK. Por fim, toque em “Abrir” no rodapé da tela para iniciar a instalação.

Baixe a Uptodown

Ei, cadê o Aptoide?

Quando se fala em loja alternativa de apps para Android, muita gente pensa na Aptoide. De fato, é uma loja bastante popular, porém não a recomendamos por alguns motivos. Um deles é a pirataria: não precisamos procurar muito para encontrar lá versões completas de apps que no Google Play ou nas outras lojas são pagos.

Mas o mais preocupante é a procedência duvidosa de alguns apps. Por exemplo, o desenvolvedor do Netflix é a Netflix. Então porque no Apptoide ele é publicado por “appstvcommunity”? Porque o Chrome é publicado por “mark8”? Quem garante que estes apps realmente são o que dizem ser, ou que não foram modificados para roubar sua conta ou instalar malware? Como diz o ditado: seguro morreu de velho!

E você, já experimentou ou pensa em experimentar alguma das lojas que listamos neste artigo?

Ir para o comentário (6)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
6 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Silvio Pereira 1
    Silvio Pereira há 4 meses Link para o comentário

    Risco existe em todos os lugares para aqueles que defenden a play store ela até pouco tempo atras bateu as marcas de propagar apps infectados e a maioria apps serios f, financeiros , então esses negocio de risco é balela!!


  • 1
    TedGreer há 7 meses Link para o comentário

    Essa estória de instalar App's fora da Play Store por sí só já é um risco, e as notícias de aplicativos infectados aparecem aos montes. Então se alguém quiser se aventurar e tiver um mínimo de conhecimento no sistema Android Modilimitado


  • CAV 57
    CAV 29/12/2019 Link para o comentário

    Uma outra loja que andam falando ultimamente é a Aurora Store, uma loja alternativa que parece que utiliza o repositório da Google Play Store.
    http://auroraoss.com/
    Alguém já usou, ou usa?


  • Mauro Santos 4
    Mauro Santos 22/12/2019 Link para o comentário

    Uso acmarket, aptoide, tutuapp e play store


  • 73
    Jairo rios 21/12/2019 Link para o comentário

    Além do universo de apps que podem ser instalados por lojas alternativas , existe ainda a opção de lojas de fabricantes de celulares como samsung , xiaomi e por aí vai , opcoes não faltam.


  • Penskemen 28
    Penskemen 21/12/2019 Link para o comentário

    Essa estória de instalar App's fora da Play Store por sí só já é um risco, e as notícias de aplicativos infectados aparecem aos montes. Então se alguém quiser se aventurar e tiver um mínimo de conhecimento no sistema Android, eu sugiro baixar os APK's pela APK-Mirrow, pois pelo menos quem faz o repositório hospedado nesse site, são os próprios desenvolvedores, aí você tem menos risco dos aplicativos conterem algum vírus ou malware. "Mas como o próprio Bruno citou" o grande calcanhar de aquiles no APK-Mirror, é que para selecionar os aplicativos nesse site, se exige conhecimento técnico do tipo de arquitetura de processamento da CPU, bem como qual é resolução do chip gráfico (GPU) do seu Smartphone, senão você acaba baixando uma versão incompatível com seu aparelho. Espero que essa dica ajude aos leitores.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.