O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

79 Compartilhado 423 Comentários

Tudo sobre ROMs customizadas para o seu Android!

O Android é um excelente exemplo de plataforma capaz de oferecer ao usuário uma grande capacidade de personalização, desde a disposição dos aplicativos na tela inicial à mudança da escala de duração das animações do sistema. Contudo, o sistema do Google ainda fica atrás das ROM customizadas quando o assunto é interação com o software. Se você é fã das custom ROMs ou quer passar a experimentá-las, confira neste artigo uma lista das melhores ROMs disponíveis hoje no mercado.

Pegue um atalho

Uma introdução às ROMs customizadas

Uma ROM, para quem ainda não sabe, é uma compilação do sistema operacional que roda no seu dispositivo com os aplicativos básicos como agenda, calendário, câmera, etc. 

Uma grande vantagem dos smartphones Android é que eles podem ser operados por sistemas de terceiros, e não só com a ROM original. As ROMs customizadas substituem a versão pré-instalada do Android nos dispositivos. A substituição é feita por uma variação do AOSP, adaptada por voluntários "com muito tempo livre".

Esses voluntários fazem muitas vezes um trabalho mais frequente que a própria fabricante, quando se trata da atualização de dispositivos.

Mas o que é o AOSP?

AOSP significa Android Open Source Program. Se trata de uma versão do código fonte aberto do Android, desenvolvido pelo Google e suas marcas de consórcio, para oferecer uma versão pura do sistema, disponível gratuitamente para qualquer pessoa interessada, e que pode ser modificada por desenvolvedores, sem a necessidade de seguir os padrões dos aplicativos do Google.

E é graças a este projeto que vimos o nascimento de ROMs personalizadas como CyanogenMod, Paranoid Android, MIUI e outros.

Vantagens das ROMs customizadas

Atualização do sistema para smartphones antigos

Muitos usuários já conhecem este problema: o smartphone não tem nem um ano, mas a fabricante não libera mais updates para o dispositivo. As novas versões do Android não são interessantes só por trazer novas funções, mas principalmente por preencher as falhas de segurança.

Firmwares de terceiros usam a codificação oficial do Android, assim como um driver compatível para smartphones, mantendo-se assim sempre atualizados quanto ao Android. E não é difícil que uma ROM personalizada esteja até mais atualizada que os firmwares originais.

O smartphone fica mais rápido

Uma das maiores vantagens de usar ROMs customizadas é que seu smartphone vai ficar mais rápido. Temas e aplicativos pré-instalados da fabricante são reduzidos a praticamente zero, o que economiza muito espaço na memória e aumenta a performance do dispositivo.

Só listamos ROMs com uma comunidade ativa e downloads listados com menos de um mês

Um novo brinquedo para amadores

ROMs customizadas não só trazem a versão mais recente do Android, como também muitas opções de personalização. Tanto em temas, opções extras ou overclocking: as possibilidades são quase ilimitadas.

androidpit oneplus one hero image 1
O OnePlus One se dá muito bem com ROMs customizadas / © ANDROIDPIT

Você tem acesso Root (administrativo)

Com acesso root, você tem controle sobre todas as funções do seu dispositivo. Com o Android original, algumas funções estão escondidas; já com os firmwares modificados você tem acesso ilimitado a todas as funcionalidades do seu smartphone. Além disso, os backups são feitos com mais facilidade. Outras vantagens do root você descobre aqui:

Ideal para os puristas

Você comprou um smartphone por que gostou do hardware e do design, mas prefere o Android puro sem anexos do fabricante? As ROMs customizadas têm como base o “Android Open Source Project” (AOSP), ou seja, uma versão pura do Android, que em seguida é enriquecida com funções extras e com o driver apropriado pelas equipes por trás dos community firmwares.

Existe uma ROM especial para o meu dispositivo?

Existem inúmeros pontos de contato para buscar firmwares de terceiros. Comunidades como o fórum do AndroidPIT ou o XDA-Developers (em inglês) são muito bem organizadas, confiáveis e geralmente bastante amistosas. Nelas você encontra uma gama bastante ampla de sub-fóruns para dispositivos específicos, nos quais se encontram experiências e dicas de como atualizar cada aparelho.

Procure sempre por CyanogenMod

Com um pouco de sorte é possível encontrar um firmware da CyanogenMod para o seu smartphone ou tablet. Basta usar este filtro para descobrir. A CyanogenMod tem uma ótima estrutura de atualizações e entrega updates automáticos regularmente.

ANDROIDPIT CYANOGENMOD HERO
Você pode fazer o update para Android 6.0.1 Marshmallow através de uma ROM customizada / © ANDROIDPIT

Desvantagens das ROMs customizadas

As ROMs customizadas são maravilhosas, mas antes de se decidir e trocar o firmware original do seu smartphone, é bom conhecer também as desvantagens do processo.

Perder a garantia

Se o seu smartphone ainda estiver dentro da garantia, você terá que se despedir da possibilidade de serviços gratuitos por parte da fabricante. São muito poucas as fabricantes que toleram mudanças no sistema do dispositivo. A Xiaomi é uma delas.

Muito Trabalho

As ROMs customizadas são perfeitas para quem adora um desafio. Se este não é o seu caso, você provavelmente não vai gostar muito das ROMs customizadas. Entre updates, root do sistema e versões instáveis para um dispositivo, a paciência muitas vezes alcança ao seu limite.

A falta dos aplicativos do Google

Os firmwares de terceiros vem com pouquíssimos aplicativos do Google, ou seja, a Play Store e aplicativos do gênero ficam por sua conta, assim, você terá que instala-los novamente. Os dados de instalação dos aplicativos do Google podem ser encontrados facilmente no site OpenGapps.org. Eles serão instalados juntamente com a ROM customizada usando um Custom Recovery.

Estas são as melhores ROMs customizadas

Um sinal de uma boa ROM customizada é o quão ativa a comunidade é. Pois já que você deixou o software do seu dispositivo na mão de desconhecidos, terá que confiar neles para futuros updates e pequenos consertos de bugs que possam ser encontrados, assim como ter alguém para falar sobre qualquer tipo de falha. Por isso, nós só listamos ROMs com uma comunidade ativa e downloads listados com menos de um mês.

CyanogenMod

  • Para quem é esta ROM customizada? A CyanogenMod é para quem não gosta de experimentos arriscados e quer um aparelho perfeitamente funcional depois de "flashear" a ROM.

Apesar de não estar tão à frente quando o assunto são funções e recursos, a CyanogenMod é a líder absoluta das ROMs. Sua ampla disponibilidade e estabilidade a tornam a primeira opção de quem deseja "flashear" uma ROM e não tem muita experiência com o processo.

AndroidPIT rom cyanogenmod 1318
CyanogenMod 12 e 13 contém atualizações regulares para falhas de segurança / © ANDROIDPIT

Atualizações estáveis mensais, sempre muito bem testadas por todos que instalam as Nightlies, garantem o bom funcionamento de aproximadamente 40 aparelhos. Por fim, a CM já fez sua aparição como ROM nativa no OnePlus One, garantindo um ótima experiência de uso.

No blog da CyanogenMod você se informa sobre todos os updates e mudanças na ROM.

PAC ROM

  • Para quem é esta ROM customizada? Quem instala a PAC ROM gosta de ampla variedade de funções e não se importa com alguns bugs.

A PAC ROM oferece uma coleção de funções interessantes de outras ROMs. Apesar da sua natureza experimental, a equipe consegue lançar atualizações em forma de nightlies para cerca de 100 aparelhos. Se escolher a PAC ROM e quiser se manter informado, pode conferir aqui o site da ROM.

O projeto ainda está em fase alpha, o que quer dizer, que ainda pode ter alguns bugs. A PAC ROM conta com um gravador de tela, que permite gravar jogos e o que mais desejar.

AndroidPIT rom pac rom 1380
PAC ROM: interface super divertida, mas com conteúdo para Geeks. / © ANDROIDPIT

Dirty Unicorns

  • Para quem é esta ROM customizada? A Dirty Unicorns é a maior concorrente do CyanogenMod para usuários dos Nexus, e muito bem falada no fórum AndroidPIT.

A Dirty Unicorns foi desenvolvida para dispositivos Nexus, Oppo, OnePlus e Xiaomi, assim como para alguns dispositivos HTC e Samsung. Se trata de (assim como o CM) uma Custom ROM com ampla gama de usuários do Android stock. O acesso Root também é concedido e gerenciado por SuperSU. As atualizações vem através de um aplicativo.

AndroidPIT rom dirty unicorns 1335
Dirty Unicorns deixa o seu dispositivo com a sua cara / © ANDROIDPIT

Os tweaks podem modificar drasticamente a performance e aparência do seu dispositivo segundo seu gosto e instruções. Assim sendo, se você tem um dispositivo compatível, é mais do que recomendado o teste com o DU.

Omni ROM

  • Para quem é esta ROM customizada? A OmniROM é para usuários que gostam de ROMs extremamente personalizáveis, com todos os aspectos do Stock Android.

A Omni ROM também é baseada no projeto AOSP desenvolvido pelo Google. A ROM vem com o navegador Chromium, que é o navegador open source do Google, que gera o Chrome, porém sem os links de rastreamento do mesmo. Ela conta com um controlador de processador, botões e barra de status própria toque duplo para apagar a tela e até o equalizador de som, DPS manager.

AndroidPIT rom omni rom 1349
O ROM customizada OmniROM é muito fácil de usar e extremamente personalizável / © ANDROIDPIT

O recurso, Omni Switch, também é uma das vantagens da ROM customizada, que permite com que o usuário adapte e personalize seu dispositivo, para deixá-lo com a sua cara.

Paranoid Android

  • Para quem é esta ROM customizada? A Paranoid Android é para usuários que gostam de ROMs básicas, com todos os aspectos do Stock Android.

Depois de um bom tempo afastada, a alternativa popular à CyanogenMod voltou. A ROM baseada no Android 6.0.1 Marshmallow já está disponível para o download. Você pode conferir tudo sobre a novidade no post da própria Paranoid Android.

O projeto pretende não somente adicionar funções ao Android, mas sim extender o mesmo, utilizando a mesma filosofia de design usada pelo AOSP (Android Open source Project) do Google.

AndroidPIT rom paranoid android 1384
Depois de um tempo afastada, a Android Paranoid voltou!/ © ANDROIDPIT

A barra de busca do Google tem um design nostálgico do Android KitKat,  e está sempre em dia com o patch de segurança mais atualizado do sistema. A atualização da ROM também é muito fácil direto pelo botão no menu de configurações.

E o que aconteceu com a SlimROMs e outras ROMs customizadas?

Muitas das ROMs customizadas mais famosas estão decaindo e sendo atualizadas somente por alguns fãs espalhados por vários fóruns. As comunidades já não estão tão unidas como antes, o que reflete na disponibilidade de novas versões de cada download. Exceto por alguns modelos muito específicos, estes portais estão despreparados, portanto não podemos indicá-los.

Conclusão

As ROMs customizadas podem ser uma boa medida para reciclar smartphones e tablets antigos, ou para os curiosos, com tempo e paciência para liberar dispositivos mais recentes. Na maioria das vezes os smartphones ficam mais rápidos e seus recursos mais vastos.

No fórum do AndroidPIT você encontra diversas dicas para cada dispositivo em sub-fóruns específicos. Quem quiser tirar proveito de um aparelho caríssimo por mais tempo, deveria se aprofundar no mundo dos mods e testar uma ROM customizada.

Há quanto tempo você usa uma Custom ROM? Qual é a sua preferida? Se você ainda não usa, o que impede você de tentar?

79 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deivis Schuman 7/fev/2016

    Pra mim a melhor é a Cyanogen! Já testei muitas, e a que mais me agrada é ela!
    Porém todas, vem com um grande problema. O software da câmera, é muito inferior comparado a rom Original Stock!
    E não venham com graça querer defender não e dizer ao contrário, que estrá mentindo!
    Torno a repetir... Todas tem um software péssimo pra câmera!

  • Bruno 24/set/2016

    pq vcs não falam da Ressurrection remix?
    ela é melhor que muitas dessas que foi mencionada aqui. (uso ela é na minha opinião é a melhor) baseada em cima da cyanogen e contém funções tiradas de outras também.
    seus desenvolvedores estão distribuindo sua Rom no fórum XDA através do site basket build.
    quem quiser interessado em dar uma olhada procura lá.

423 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações