O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 175 Compartilhado 73 Comentários

Edge para Android? Sim, a Microsoft já está testando seu navegador

Com a morte do Windows Phone anunciada oficialmente pela Microsoft, era mais do que esperado que olhos se voltassem para as plataformas Android e iOs, antigos concorrentes. No início de outubro, a Microsoft anunciou um Launcher para Android e a chegada do navegador de internet Edge para iOS e Android. O browser chegou primeiro no sistema operacional da Apple, mas já está disponível em caráter Beta para Android por meio deste link.

Há um tempo atrás, quando eu estava no Manual do Usuário, traduzimos um texto de um ex-Mozilla, Andreas Gal Aviso, em que ele falava que o Chrome venceu a guerra dos navegadores, travada durante anos com o Internet Explorer (esse foi tarde) e também com o Firefox. Logo, achei bem interessante essa possível tentativa da Microsoft de retomar essa guerra, desta vez no universo dos dispositivos móveis. Sabemos que no computador o Chrome reina, mas será que seu reinado não poderia ser ameaçado com novas e diferentes soluções para os smartphones? Não é só a Microsoft que gostaria de ficar com um pedaço desse bolo com o Edge, mas a Samsung com seu navegador próprio, a Apple com seu Safari e até apps menos conhecidos entre a massa, mas promissores como o Opera.

A principal vantagem de ter um Microsoft Edge no seu dispositivo móvel com Android é se você usa o Edge na sua empresa. Vamos aqui lembrar que o Windows é o sistema operacional predileto das empresas e que muitas delas não deixam que você saia por aí instalando programas, aplicativos e outros navegadores de internet. Com o navegador da Microsoft instalado no seu Android você pode mandar links que está vendo na fila do restaurante para ver mais tarde na tela grande do seu computador pessoal ou do trabalho, basta que ambos estejam registrados com a mesma coisa. O recurso se chama Continue no PC e está disponível para máquinas atualizadas com Windows 10 Fall Creators Update. Para ativá-lo basta ir nas configurações do browser e conectar o seu smartphone na conta. Infelizmente, ainda não consegui testar esse recurso porque uso Mac OS, não Windows, mas me parece bastante promissor.

microsoft edge pc continue div
Continue no PC com o Edge para Android/ © AndroidPIT

Alguns recursos são básicos (e imprescindíveis) e estão presentes em outros navegadores também, como a sincronização dos dados, a possibilidade de guardar senhas e dados de pagamento, a aba anônima, que chama InPrivate, e o HubView, uma espécie de página inicial do navegador reúne seus sites mais acessados e favoritos. O que mais me chamou a atenção no Edge é a organização, o design, que é bastante elegante, e o foco na leitura. 

screenshoot microsoft edge
Edge para Android / © AndroidPIT

Na barra principal, em cima, ficam os Favoritos, seguidos da Lista de leitura, Livros – sim, a Microsoft está prometendo livros em sua loja para logo –, Histórico e Download. Na barra de baixo, estão os botões de Voltar e Seguir, o botão de Continue no PC (basicamente um celular com um flecha), o de Janelas e os três pontinhos que abrem um Menu com mais recursos e configurações.

O Modo de Leitura é ativado sempre que a página contar com o recurso e aparece ao final do link na barra de endereços, no formato de um livro. O recurso permite não apenas que você aumente o tamanho da fonte, mas que escolha a cor de fundo do texto – branco, bege, cinza ou preto – e também a fonte: Sans serif, Serif e Monospace.

screen shoor microsoft edge reading
Modo Leitura do Edge / © AndroidPIT

Além disso, o Microsoft Edge também conta com busca integrada do Bing, Buscar por Voz – a Cortana embutida nele teve dificuldades de entender AndroidPIT e não Android Pete – e ainda um leitor de QR Code, bastante funcional. 

E você, está pensando em dar uma chance para o Microsoft Edge para Android?

 

175 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

73 Comentários

Escreva um comentário:

  • Olha, gostei muito do Edge para Android e acho que tem futuro. a interface é bem limpa e a leitura é agradável. Uma coisa que gostei bastante é que os menus ficam na parte inferior, como no ópera, e é algo que falta no Chrome, já que fica bem próximo do dedo e facilita a navegação.


  • Vocês viram que o Launcher da Microsoft não é mais beta? Uma hora dessas quero testá-lo, mas estou tão acostumado com o Nova Launcher Prime que acho difícil 8-)


  • Só pra constar, o Chrome para Android está bem ameaçado. Vejo que o Ópera vem se destacando muito com sua alta velocidade na abertura de páginas com o modo de economia de dados ativado e seu bloqueador de propaganda excelente.


  • Realmente bem interessante para quem é escravo de empresas que não deixam seus funcionários sequer olhar para o lado, mas elas acharão soluções que desativem essa função "Continua no PC".


  • Fui usuário do Windows Phone até pouco tempo e gostava do Edge nele. Irei testar no Android. Atualmente uso o Opera Beta basicamente pela função "Speed Dial" onde posso ter acesso rápido a alguns sites que adiciono na tela inicial do app. Procurei isso no Chrome e não achei. Na verdade no Chrome tem os favoritos que aparecem quando você faz login, porém até chegar lá é mais de dois cliques e eles aparecem em formato de lista, diferente do Opera que aparece a thumbnail lado a lado. Se tiver como fazer isso no Chrome me corrijam.


  • Até tentei usar o Edge no PC quando atualizei para o Windows 10, mas as instabilidades do SO me fizeram voltar para o bom e velho Windows 7 e assim continuei com o Google Chrome, até então o melhor que já usei.
    Já no celular, uso o navegador nativo da Samsung, que é ótimo e atende todas minhas necessidades.


  • Já instalei e estou testando. Gostei. Gostei da interface. Bem "clean". No PC só uso o Edge e farei o mesmo no celular. Não, eu não uso o Chrome kkkk


  • Voltando aqui para comentar sobre o EDGE. Achei muito interessante a iniciativa da Microsoft, pois, testando o EDGE agora gostei da opção de enviar para o micro matérias que queremos ler na tela do PC. Para usar o recurso do EDGE, além de ter a atualização do win 10 fall creators, tem que instalar o Microsoft Launcher para que o celular seja adicionado ao Micro, de qualquer forma eu gostei. Muito bom mesmo. Agora é só esperar o lançamento oficial que deve vir com algo novo, e em pt-br. Mais para mim valeu a pena.


  • no windows 10 ele é o melhor super leve rapido e o unico q roda netflix em 4k mas eu ainda n consigo larga o opera porem edge virou meu 2 navegador


  • Navegador é algo que sempre é bom se testar, tô meio saturado do Chrome já e atualmente tenho usado bastante o nativo da Xiaomi que tem me servido muito bem. Mas vou dar uma testada nesse aí...


  • vou continuar usando o opera mini


  • Achei incrível, principalmente o modo de leitura. O motor precisa, claro, assim como o app como um todo ser muito trabalhado, mas roda legal. Porém ainda dificil a integração do Chrome e do Google Passwords chegar a qualquer outro concorrente em nivel similar.


  • Sim, vou testar gosto do EDGE no Windows 10. Vale a pena. Sempre é bom ter mais de um navegador.


  • Tudo que lembre Windows Phone, eu quero distância

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi