O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
200 Compartilhado 168 Comentários

Microsoft é exemplo quando o assunto é atualização do sistema operacional

Na última semana, a Microsoft começou a liberar a atualização do Windows 10 Mobile para os smartphones que contam com o Windows Phone 8.1. Claro que o processo já começou com polêmicas diversas, como você vai ver abaixo, mas cheguei a uma conclusão: a criadora do Windows pode mostrar uma coisa ou outra às fabricantes de smartphones Android quando o assunto é atualização de sistema operacional.

As polêmicas do update para o Windows 10 Phone

Uma pesquisa realizada pela consultoria AdDuplex revelou que metade dos smartphones que trazem o Windows Phone 8.1 ficará de fora da atualização do Windows 10. Entre eles, está Nokia Lumia 520, o modelo mais popular entre os adeptos do sistema e que conta com 12,9% do mercado da plataforma. 

UPDATEWINDOWS
O smartphone mais popular do mundo Windows Phone não terá atualização para o Windows 10 / © AdDuplex

O principal motivo para que muitos dos aparelhos não recebam a atualização seria o feedback dos usuários em relação as builds que a Microsoft disponibilizou via Windows Insider e que foi essencial para selecionar quem ganharia o update ou não. 

Se já não bastasse a compreensível chiadeira de quem vai ficar de fora, a Microsoft pode enfrentar uma outra dor de cabeça: em alguns países, incluindo o Brasil, a empresa pode ser acionada por propaganda enganosa. Isso porque muitos dos smartphones que não ganharão o update tinham a garantia anterior de que isso aconteceria. Com isso, a atualização para o Windows 10 Phone talvez tenha de ser feita “à fórceps”. 

Em resumo: a empresa pode se preparar para perder (mais) usuários enfurecidos.

A Microsoft pode sofrer com problemas judiciais em alguns países por causa da atualização do Windows 10 Mobile

Uma atualização mais democrática

Ainda que deixar metade do portfólio de smartphones seja algo traumático, a Microsoft merece todos os elogios por um ponto: eles tornaram a atualização para o Windows 10 Phone algo muito mais democrático. Isso porque não só os aparelhos topo de linha ganharão o updade. Os mid-range e, principalmente, os dispositivos de entrada, terão o novo sistema operacional. 

WINDOWSPHONEDEVICES
Smartphones de todas as gamas receberão a atualização para o Windows 10 Mobile / © ANDROIDPIT

Na lista da AdDuplex, você vai ver que modelos com configuração modesta, como os Lumias 430 e 435 terão o update, bem como equipamentos intermediários, como os Lumia 640 e 735, além dos high ends como os Lumias 930 e 1520. 

Aparelhos de todas as gamas do Windows Phone ganharão a atualização para o Windows 10 Mobile

Logo, é possível perceber que a Microsoft trabalhou nesta transição durante muito tempo, para garantir que usuários de todas as gamas pudessem experimentar o Windows 10 Phone e não apenas os privilegiados com aparelhos mais robustos. Deixar metade de fora é ruim? Claro que sim. Mas ainda assim, a empresa fez questão de não deixar os menores para trás. 

Enquanto isso, no Android, para dizer bem pouco, é comum o usuário comprar aparelhos com “defasagem de fábrica garantida” quando o assunto é sistema operacional.  


O processo esparadrapo

Outra atitude que conta muitos pontos a favor da Microsoft: a empresa não ficou enrolando por meses e meses e meses sobre quem receberia ou não a atualização do Windows 10 Mobile. Ela não ficou fazendo isso a conta gotas e utilizou o chamado “Processo Esparadrapo”: falou quem iria e quem não iria receber de uma só vez. 

Pode ter doído no começo para quem ficou de fora, mas, pelo menos, os usuários do Windows Phone 8.1 não criarão falsas expectativas quanto ao update no futuro próximo. Ou ganharão ou não. Simples assim. 

AndroidPIT Moto X hero erasing leftedit
Esse robozinho é artigo de luxo nos dispositivos Android / © ANDROIDPIT

Enquanto isso, no universo Android, os usuários precisam ficar acompanhando toda santa semana se o seu aparelho ganhará alguma atualização do sistema operacional do Google ou se vai empacar na mesma versão eternamente. As fabricantes não colaboram, agindo com pouco transparência no assunto e o processo de verificação das operadoras tampouco faz questão de ser rápido. 

E, confiem em mim: deste lado do balcão, checar a veracidade dos rumores sobre as atualizações Android e ouvir as respostas-padrão das fabricantes e operadoras também não é um processo nada agradável. 

Conclusão

Muitas turbulências aguardam a Microsoft nesse processo de transição do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Phone.  A não ser que a nova versão do sistema traga diferenciais que convençam as pessoas a ficar no seu ecossistema, é bom a empresa já se preparar para perder mais uma fatia da sua base de usuários. 

Mesmo assim, a Microsoft merece os parabéns por tornar o update para o seu novo sistema algo mais democrático, atingindo smartphones de todas as gamas. E também por adiantar quem ganhará ou não as novidades. Pelo menos, seus usuários poderão se decidir mais rapidamente se continuam com o sistema ou migram para outro. Transparência é tudo. 

Transparência na hora de saber quais aparelhos terão a atualização é tudo o que os usuários Android pedem

E aqui no universo Android, o negócio é torcer para que as fabricantes tenham essa mesma consciência e respeito ao consumidor na hora de aplicar as atualizações do sistema operacional do Google. Se conseguirem atingir metade do que a Microsoft fez, já será um progresso e tanto. 

E o que você pensa a respeito das atualizações do Android? O que você acha que falta para o processo ser mais rápido? 

200 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

168 Comentários

Escreva um comentário:

  • Só defecou na madeira ao abandonar as atualizações para o quase excelente Tablet Nokia Lumia 2520!


  • Sinceramente já mexi no Windows Phone e vejo que muita gente é "maria vai com as outras", muito hater pra pouca informação do assunto, se não fosse a falta de interesse das fabricantes e desenvolvedorno Windows Phone, o sistema tinha tudo pra ser o líder de mercado, pois é bem fluído até em smarts de entrada, a pouco tempo vi um Lumia 435 recebendo um teste mais duro de funcionamento e o mesmo rodou jogos pesados de forma até surpreendente, e um detalhe sem comprometer o sistema. A falha da Microsoft foi não tentar expandir o sistema e dar quase que exclusividade pra Nokia.


  • Sendo exemplo ou não, to saindo fora do Windows...
    Não querendo puxar saco, mas exemplo mesmo é a Apple.


  • MIUI é exemplo, isso sim .. atualiza a cada 15 dias


  • A Google deveria fechar o seu sistema e só libera-los para as fabricantes que seguissem determinadas regras, como atualizar seus aparelhos com X atualizações no mínimo...


  • acabou de sair a noticia que o HTC One m8 nao vai receber o windows 10 mobile,vcs ainda acham que isso é exemplo?tao SERTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


  • Já usei por alguns anos o wp o sistema é bom, mas a Microsoft demora para arrumar quando aparece um bug e faz promessas e mais promessas que não cumpre.


  • Participei de insider com um Lumia 625 e fiquei de fora da atualização oficial! A Microsoft não é exemplo pra ninguém!


  • Agora vou falar uma coisa, não está essas mil maravilhas não, nós usuários do W10M sabemos das eternas promessas da microsoft e seu descaso com o público


  • Gostei demais da atualização para windows 10 no meu lumia 640, ainda é um sistema cru, novo, me lembrou bem a transição do kitkat para o lollipop(bugs e bugs), mas pela sua interface remodelada e suas facilidades vai arrebentar ainda após a chegada da redstone. Falta a microsoft vender aparelhos novos no brasil a preço competitivo. Só achei estranho alguns aparelhos mais antigos com 1gb de ram não serem atualizados, mas vida que segue. Vamos ver se a questão dos apps universais resolvem o problema da loja do windows. Para alguns apps já resolveu bastante.


  • Na real, exemplo mesmo é Apple, que por ter um sistema absolutamente fechado e limitado, mantem tudo sob controle para poder atualizar seus aparelhos, no caso do robozinho verde, tem a Xiaomi e a Asus que por mais que não sejam tão rápida e as trocas de "sabores" do Android sempre atualizam suas ROM'S trazendo novidades nos apps e maior estabilidade do sistema, sendo que saindo de uma versão, a probabilidade de haver bug's, lentidőes, travamentos e maior consumo de bateria são imensas, fora toda aquela historia de conspiração que as empresas fazem para te dar um sistema ruim, te obrigando a adquirir um gadget novo.
    Por isso muitas vezes um update nem sempre é bem vindo, principalmente para quem tem Smartphones mais simples


  • Nem tem como comparar... No Android fica nas mãos dos fabricantes, prova disso é que nos aparelhos Nexus acontece processo semelhante ao que aconteceu na atualização do Windows 10, todo mundo sabe quem vai receber, e quem não vai!


  • tenho um 640 que foi atualizado,antes o aparelho era só pra ligar ,enviar uma msg e etc no 8.1, confesso que agora no w10m agora mudou muito, evoluiu e meu aparelho passou a substituir e muito meu moto x quando esta carregando ou algo assim, não tem um atraso,nem bug ,nem nada,sem falar que eles fizeram algo nesse w10m para a bateria que esta durando um dia e meio fácil. a opção de colocar nativamente os aplicativos no cartão de memória é algo que a google deve aprender tb com a Microsoft, pois é incrível como funciona perfeito,mesmo os jogos pesados. só acho que pra um sistema de mais ou menos 4 anos de vida,eles estão indo e evoluindo muito rápido. vacilaram apenas no prometer e não cumprir.


    • A Google com seu sistema limpo tem nativa a opção de instalar qualquer aplicativo no SD, só que as fabricantes desabilitam essa função u.u #informação


  • super exemplo, 50% dos dispositivos, ou seja, os com 512mb de ram, não receberão att...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi