O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 1 vez compartilhado 63 Comentários

Programa beta mostra que a Sony pode trazer o modo Stamina de volta aos Xperia

Depois de ser removido, o modo Stamina da bateria voltou no programa beta da Sony, ou pelo menos ele aparece no menu. A princípio, o modo de economia de energia da fabricante foi substituído pelo novo Doze, do Android 6.0 Marshmallow. Isto apresenta um problema para a Sony, que ficou em evidência ao trazer o recurso novamente ao programa beta.

O programa beta da Sony - para o qual você pode se inscrever com um endereço de IP espanhol, italiano ou holandês - desbloqueia versões prévias de novas atualizações para smartphones da Sony, para os voluntários que queiram testar em primeira mão as novas versões do SO.

A versão 23.5.A.1.151 trouxe o modo Stamina de volta. O recurso havia sido excluído com a atualização para Android 6.0 Marshmallow, mas deve retornar para os dispositivos Xperia Z2, Xperia Z3 e Z3 Compact.

O modo Stamina de bateria é um recurso da Sony e tem por objetivo parar as aplicações que ficam rodando em segundo plano no seu smartphone, mesmo quando não estão sendo usando. Com o Modo Stamina ativado, essas aplicações param de rodar – e de gastar energia – toda vez que você desligar a tela e entrar no modo “stand-by”. Isso significa que o tráfego de dados, as atualizações e sincronizações automáticas e as notificações desnecessárias são interrompidas por um tempo. E, consequentemente, você passa a economizar bateria.

Olhando para a lista de novos recursos do Android 6.0, a exclusão do modo Stamina fazia todo sentido. O Android Marshmallow já vem com o modo Doze, que coloca os aplicativos em modo de economia de energia, reduz as atividades de fundo e prolonga a vida útil da bateria, ou seja, o recurso é praticamente idêntico ao modo Stamina.

stamina mode marshmallow ausente
O modo Stamina volta ao Android Marshmallow no programa beta da Sony. Nesta imagem, você vê o Xperia Z2, rodando com Android 6.0.1 sem o recurso / © ANDROIDPIT

Mas, de alguma maneira, o modo Stamina ressurgiu das cinzas. No site XperiaBlog, os desenvolvedores da Sony explicaram essa volta da seguinte maneira: “No sistema Android Lollipop, o modo Stamina tinha uma configuração completamente diferente devido ao sistema operacional em si. O que podemos fazer é melhorar o Stamina de novas formas, incluindo usabilidade, funcionalidade, estabilidade, alcance e outros, mas sempre dentro do novo contexto do sistema operacional.”

As palavra finais: “No novo contexto do sistema operacional”, deixam claro que os desenvolvedores da Sony estão num dilema do qual não sairão tão rapidamente. Em particular, a capacidade de adaptação do novo modo Stamina têm sofrido com a atualização, diz o pessoal do Xperiablog.

ultra stamina mode lollipop
O modo Ultra Stamina também voltou à versão Beta / © ANDROIDPIT

No final, com a atualização beta também foi reintroduzido o modo Ultra Stamina, que transforma o Xperia Z3 em um "feature phone" e faz com que a bateria do aparelho dure todo o final de semana. O modo Doze do Google, com certeza, não chegaria a tanto.

O que você acha do modo Stamina? A função de economia de energia da Sony tem o direito de existir ou a empresa deveria tentar uma estratégia diferente?

A Sony deveria…
1 vez compartilhado

63 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu fiz uso do modo ultra stamina e diria, que salvou meu dia, estava na praia (ilha do mel) com a bateria em situação crítica quando lembrei de ativar o recurso e a bateria foi poupada e ainda consegui fazer vários vídeos e fotos!
    O modo ultra stamina é tão complexo que para sair dele o smart precisa ser reiniciado, mas era um ótimo recurso!
    Também me arrependo de atualizar meu z2 para o mm, ainda estava no kk por conta do desempenho da bateria!
    Para melhorar isso tenho usado uma rom personalizada, mas nada se compara ao kk.


  • Henrique P.
    • Blogger
    29/mai/2016 Link para o comentário

    Nunca havia ouvido falar do modo Stamina, agora me interessei pelos celulares da Sony só por causa disso, embora meu Moto Maxx ainda aguente um pouco, e esperando a atualização do Android M ainda.


  • cara... Esse modo estamina era ótimo... Nossa o meu Z2 era show passava quase 2 dias sem carregar ele, e usando ele direto... Mas agora eu me arrependo de todo coração ter atualizado ele, pois ele não tá rendendo nem um dia. fora os problemas de estabilidade e travamentos que essa versão do Android trouxe pro meu dispositivo.


  • No z3 dual chip a bateria só dura um dia i é si não usar muito durante o dia com atualização do Android 6.0.1aí é que gasta muito a bateria com o modo stamina seria bom


  • Tem que voltar o modo stamina seria bom de mais


  • No xperia Z1 poderia ter um port desta ROM


  • Balela esse "novo Stamina" no MM, reestabelecido no Beta! Só mudaram o nome Modo de Economia de Energia para Stamina! Mesmas funções, mesmos desempenhos! Única diferença é o Ultra Stamina que daí não é possível usar as funcionalidades dos apps!


  • Já tô bem satisfeito com a duração da bateria do Xperia com o Android 6.0.1!


  • C é doido! O Modo STAMINA tem q voltar... Esse Doze não faz nada! E poderiam melhorar os algoritmos do WiFi também, já q o dispositivo conta com uma ótima "placa de rede", precisa de um software à altura...


  • Doze lixo


  • esse tal doze não faz render a bateria do meu Z2 como o antigo stamina, que volte sim, e logo


  • Faz muita falta o modo Stamina para quem tem muitos apps instalados.

    O modo Doze só existe por causa do Stamina da Sony, a Google buscou a tecnologia e mudou alguns parâmetros e deu o nome de Doze.

    Quanto ao Stamina do Android 6 da versão de testes, é um Stamina bem pobre de funções que desativa algumas funções como vibração, led de notificações e afins, ou seja, uma m****.


  • espero q no próximo update do z2, além do modo stamina, resolvam o problema do wifi fraco, tenho certeza q n é o cell pois voltei pro 5.1.1 e o problema foi resolvido.


  • O Modo STAMINA é um dos melhores gerenciadores de bateria que já vi em um smartphone.
    Nem mesmo sabia que a Sony havia "removido" ele.
    Espero que voltem atrás com essa decisão.


  • O interessante é complementar com o Doze.


  • Se eu conseguir o Marsmallow (android 6) para o meu Xperia C5 Ultra Dual, lançado em outubro/2015 (ou seja, há apenas 7 meses) já vai ser um milagre...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi