O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

9 min para ler 1 vez compartilhado 41 Comentários

Review dos módulos do LG G5: 360 CAM abre novas perspectivas

Uma nova linha de dispositivos da LG, batizada de Friends, amplia a experiência de uso e funcionalidades do atual carro-chefe da companhia, o LG G5. Esta série de módulos incluI um dedicado à música, uma câmera 360° e um óculos de realidade virtual, além de uma bateria auxiliar. Depois de analisar a todos, dedicaremos este artigo a destacar as funcionalidades de cada um deles. 

Neste ano, o LG G5 trouxe o inédito conceito modular nos modelos topo de linha dos principais fabricantes Android. E se ele não é o dispositivo com melhor desempenho do mercado, sem dúvida, é um dos mais inovadores. Por esta razão, o modelo recebeu o prêmio AndroidPIT na categoria de "Melhor Inovação", durante o Mobile World Congress 2016

Até agora, o LG G5 havia conquistado nossa redação. Agora, queremos analisar o seus módulos e ver cada um deles com cuidado, para julgar suas funcionalidades. 

AndroidPIT lg g5 friends 0428
Todas as opções disponíveis para ampliar a experiencia do LG G5 / © ANDROIDPIT

Escolha qual review você quer ler primeiro

LG 360 CAM: criatividade por todos lados 

A tendência do momento é, sem sombra de dúvida, a realidade virtual e a criação de conteúdo multimídia em 360°. O universo Android, Windows incluso, emergiu na experimentação do conteúdo em realidade virtual e 360°, ainda que sua compatibilidade e sua aceitação entre o grande público ainda vá demorar um pouco para chegar.

Mas a LG não perdeu a oportunidade de embarcar nesta tendência o quanto antes e desenvolver uma câmera capaz de criar conteúdos em 360° especialmente para o LG G5. 

O foco do 360 CAM tomou um caminho diferente de seu principal competidor. Ao invés de contar com um design esférico, como o Samsung Gear 360, o representante da LG lembra mais um batom com maiores dimensões. Além disso, o acessório aproveita sua base protetora para ser utilizada como base. 

AndroidPIT lg g5 friends 0455
Prático e útil. A 360 CAM tem a forma de um batom / © ANDROIDPIT

Ao tirarmos o dispositivo de sua caixa protetora, descobrimos as duas lentes na parte superior. Cada uma delas capta imagens em 180° e que, quando combinadas, conseguem o efeito de 360°. O resto do corpo conta somente com o essencial: um botão de energia e outro de gravação. No aplicativo, que também pode ser instalado em outros dispositivos Android, se pode encontrar outras funcionalidades.

No lado direito do dispositivo, a LG incluiu uma entrada para tripés, algo que é sempre bem-vindo. Além disso, também encontramos um slot para cartões microSD e um conector USB Type-C, que pode ser usado tanto para carregar sua bateria, quanto para transferir arquivos.

AndroidPIT LG G5 Friend 360 Cam 5547
O app que controla a 360 CAM tem uma interface simples e intuitiva / © ANDROIDPIT

Configuração e uso

Configurar esta câmera é muito fácil: você precisa apenas abrir o app e conectá-la a uma rede Wi-Fi. Desta maneira, não é necessário nem ligar a 360 CAM manualmente, já que se ela está conectada ao smartphone, é possível ativá-la via Bluetooth.

O app que trabalha com o acessório é muito intuitivo. Desde a página principal é possível acessar a galeria ou a função de câmera diretamente. Nesta última, há uma grande quantidade de ajustes, que permitem, por exemplo, passar de um modo de gravação para o outro, mudar a visão de 180° ou ativar o modo manual,

AndroidPIT LG G5 Friend 360 Cam 5517
O modo 360° tem um aspecto esférico no aplicativo / © ANDROIDPIT

Familiarizar-se com a 360 CAM requer algum tempo. Ao contrário de outros produtos similares, não é necessário apontar a um objeto concreto. Basta direcioná-lo a um lugar que você julgar interessante. Ou seja, não faz falta buscar a composição perfeita. Simplesmente comece a gravar e desfrute a paisagem.

AndroidPIT LG G5 Friend 360 Cam 5521
O modo manual permite tomar o controle sobre alguns ajustes importantes / © ANDROIDPIT

A qualidade de gravação, tanto para fotos como para vídeos, depende da luz ambiente. Apesar da câmera registrar imagens a uma resolução de 5.660 x 2.830 e gravar vídeos em 2K, algumas condições de luminosidade pouco favoráveis podem piorar consideravelmente os resultados. Isso ocorre principalmente na hora as imagens de ambas as lentes são unificadas, onde se produz maiores níveis de ruído. 

Mas, se as condições de luz são boas, a qualidade de imagem é impressionante. Mas, sobretudo porque a possibilidade de ver um ambiente desde a perspectiva central, onde todos os elementos ao redor são visíveis e é possível "submergir" por completo na cena.

Compartilhar e editar arquivos pode ser problemático

Além de captar imagens e vídeos com a 360 CAM, você também pode transferir esses arquivos e "mergulhar" nas cenas no seu smartphone. No entanto, compartilhar arquivos com o resto do mundo é algo um tanto problemático. Twitter, Instagram e outras grandes plataformas sociais não têm compatibilidade com vídeos em 360°. Facebook, Google Fotos e YouTube já contam com esta função, mas o aplicativo feito para isso nem sempre responde como deveria.

Durante o tempo que passamos com a 360 CAM, conectamos o dispositivo tanto no LG G5, quanto no Huawei Mate 8, e ambos apresentaram problemas para acessar aos arquivos, tanto via WLAN como através de um cartão microSD. Em teoria, é possível extrair o cartão microSD da câmera e passar a um telefone, mas um bug nos obriga a a desligar e ligar a câmera, reiniciando a sua conexão. 

Ainda assim, há esperança de que a LG conserte este problema através de uma atualização.

Veredito final da 360 CAM

As câmeras em 360° são dispositivos incríveis e bastante úteis para profissionais de fotografia ou vídeo, já que este tipo de visualização permite uma imersão real na cena. O principal "porém" dela reside nas escassas opções de compartilhar este tipo de arquivo. Além disso, os erros na galeria são bastante incômodos.

A transferência de arquivos ainda é algo bastante incômodo na 360 CAM

Mas, vale lembrar que ainda estamos no começo da revolução em 360°. Logo, estes problemas podem ser resolvidos conforme produtos do gênero comecem a ganhar escala junto ao público.

Mesmo sem um preço definido no Brasi (na Europa ela sai por 280 euros ou R$ 1.130), podemos dizer que a 360 CAM abre um mundo de possibilidades, sobretudo porque não é um dispositivo exclusivo para o LG G5, sendo compatível com outros modelos de smartphones. 

LG CAM Plus: o acessório para os amantes da fotografia móvel

Os smartphones estão substituindo cada vez mais as câmeras digitais compactas. Por que? O telefone está sempre a mão e as imagens podem ser compartilhadas em múltiplas plataformas a partir do celular. Além disso, a qualidade de imagem das fotos dos smartphones vem melhorando ao longo dos anos, quanto em termos de software como de hardware.

Falta uma melhor concepção de design na disposição dos botões do LG CAM Plus

Instalação e configuração inicial

A CAM Plus foi desenhada para transformar o G5 em uma câmera digital compacta. O módulo se acopla na parte inferior do telefone, como acontece com a maioria dos "Friends" da LG. Para isso, é necessário retirar a bateria que vem no G5 e introduzir o módulo da CAM Plus, mas é preciso que você desligue o telefone para fazer isso.

AndroidPIT lg g5 friends 0476
Para introduzir o módulo CAM Plus, é necessário retirar a bateria que vem "de fábrica". / © ANDROIDPIT

Ao ligar o G5 com a CAM Plus incorporada, é necessário acessar o LG Friends Manager. Este app gerencia os diferentes módulos e realiza o download dos componentes de software necessários. Uma vez baixado e instalado o aplicativo LG CAM Plus Manager, você vai observar que, curiosamente, não há nada que você possa configurar no software; não há como "personalizar" dos botões físicos.

Na hora de recarregar as baterias do G5 e da CAM Plus, o usuário não pode priorizar qual ele quer ver carregada mais rapidamente

Uma pena, já que eu havia gostado de ver este tipo de flexibilidade, mas terei de me conformar com as funções pré-estabelecidas da LG. 

O trabalho dos botões não é apropriado

Devido ao material e suas funções, o módulo CAM Plus lembra uma câmera compacta. Infelizmente, a disposição dos botões não é das mais inteligentes e o encaixe nas mãos não é cômodo. Além disso, os botões estão muito distantes do lugar onde habitualmente nós colocamos as mãos na hora manusear uma câmera.

androidpit lg g5 cam plus
A ergonomia desse telefone não é o seu ponto forte / © ANDROIDPIT

Na hora de registrar as fotos, nota-se que o disparador traz dois passos: ao pressioná-lo a primeira vez, a imagem ganha enfoque e apenas ao tirar o dedo do botão ela é capturada. Além disso, o módulo CAM Plus não traz a função de disparo contínuo, algo presente na maioria das câmeras compactas.

AndroidPIT lg g5 friends 0461
O disparador em dois passos acabou sendo algo bastante prático / © ANDROIDPIT

Faz sentido que a LG tenha incluído uma roda para controlar o zoom. No entanto, esse item não pode ser bloqueado em nenhum momento e os deslizes constantes podem ser um tanto incômodos na hora de regular o zoom. 

Além do disparador, há um botão para iniciar a gravação em vídeo. Trata-se de uma função bastante útil e que é muito fácil de acostumar-se.

Mas, por que incluir um botão de "Power"? Basicamente, sua única função é de bloquear a câmera enquanto se fala ao telefone, algo que poderia ser evitado, colocando essa função no disparador do módulo. No lugar deste botão, agradeceríamos se fosse colocado uma entrada para tripés, como é o caso do Nokia 1020. 

Quais módulos convenceriam você a comprar um LG G5?

Ampliação da capacidade da bateria

A única função adicional que faz sentido no módulo da CAM Plus é a extensão de autonomia da bateria do G5. À bateria que vem por padrão ao telefone, são adicionados mais 1.200 mAh de capacidade extra. Uma pena que, ao conectar ao carregador, a primeira bateria que recebe energia é a principal, que conta com maior capacidade e, portanto, demora mais para ficar 100% recarregada. Seria uma boa se o usuário pudesse optar qual delas priorizar. 

Veredito final da LG CAM Plus

A ideia de converter um smartphone em uma câmera compacta não é nova: este conceito já foi utilizado no Nokia Lumia 1020. Infelizmente, ao utilizar a CAM Plus, a sensação que tivemos foi de utilizar um dispositivo que precisa de tempo para amadurecer e aperfeiçoar sua funções e design. Se houvesse investido mais tempo em seu desenvolvimento, a LG poderia ter solucionado muitas das inconsistências sofridas pelo módulo.

Por esta razão, não recomendaria este produto.

E como você vê a inovação modular do LG G5?

 

1 vez compartilhado

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações