O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

6 min para ler 46 Compartilhado 101 Comentários

Moto G 2015 vs. Redmi 2 vs. Zenfone 5: comparativo de câmeras

Durante o lançamento do Redmi 2 e do Moto G 2015, os executivos da Motorola e da Xiaomi compararam as câmeras de seus smartphones com outros modelos, incluindo o Samsung Galaxy S6. Mas será que na prática esses dispositivos cumprem o anunciado ou acabam deixando seus usuários na mão? Resolvemos adicionar o Asus Zenfone 5 nesta disputa e comparar as câmeras desses três dispositivos que estão disponíveis no mercado por valores próximos. O resultado desse desafio você pode conferir no artigo abaixo.

Moto G 2015 vs. Redmi 2 vs. Zenfone 5: Especificações das câmeras

A quantidade de megapixels disponíveis em um sensor de câmera contribuiu principalmente para o tamanho da imagem que será capturada pelo dispositivo. Os pixels não realizam o trabalho sozinhos, visto que o módulo da câmera também deverá ser de qualidade para que a imagem final obtenha um resultado interessante. O sensor da câmera é o principal responsável por capturar fotos com boa acuidade, principalmente quando a lente consegue garantir que cada pixel obtenha uma quantidade razoável de nitidez e percepção de luz. A abertura do diafragma é uma das medidas mais importantes em um sensor, pois através desse valor podemos descobrir a capacidade de recepção de luz e exposição de cada lente. Esse valor é representado por um "f/", e quanto menor for o número seguido de "/", maior será a entrada de luz.

teasersegundocameras
Moto G 2015 vs. Redmi 2 vs. Zenfone 5: desafio de câmeras. / © ANDROIDPIT

Nossos competidores apresentam características bem interessantes em seus conjuntos ópticos. A Sony é a fabricante responsável por fornecer os módulos de câmeras presentes em todos esses dispositivos. No entanto, isso não significa que a qualidade será igual em todos os modelos, visto que cada software de câmera realiza o pós-processamento de maneira diferente. O resultado entregue pelo Redmi 2 não será igual ao do Zenfone 5, que por sua vez não é semelhante ao Moto G 2015.

  ASUS ZENFONE 5 MOTOROLA MOTO G (2015) XIAOMI REDMI 2
Câmera principal 8MP 13MP  8MP
Câmera secundária 2 MP 5MP 2MP
Resolução máxima 3264 x 2448 pixels 4128 x 3096 pixels 3264 x 2448 pixels
Abertura diafragma f/2.0 f/2.2 f/2.2
Flash LED LED (dual-tone) LED
Obturador dedicado Não Não Não
Zoom Digital 4X Digital 4X Digital 4X
HDR Sim Sim Sim
Filmadora HD 720p - FullHD 1080p HD 720p - FullHD 1080p HD 720p - FullHD 1080p
Estabilização Digital Digital Digital
Macro Sim - 5cm Sim - 8cm Sim - 7cm
Foco por exposição Sim Sim Sim
Timer Não 3 seg - 10 seg 3 seg - 10 seg
Geo-localização Sim Sim Sim
Modo noturno Sim Sim Sim

Moto G 2015 vs. Redmi 2 vs. Zenfone 5: Comparativo de câmeras

Todas as imagens foram capturadas no formato 4:3, ou seja, estão em suas respectivas resoluções máximas. Não utilizamos nenhum software de edição ou recursos que não estejam descritos neste comparativo. Abaixo você pode conferir todas as imagens obtidas a partir do Redmi 2, Zenfone 5 e Moto G de terceira geração.

Modo HDR

Sempre bem-vindo, o HDR realiza a compensação de luz e contraste, alterando também os níveis e intensidade entre as cores. A melhor forma de usar a função é em situações em que o objeto a ser fotografado esteja contra a luz, para que ocorra a compensação da luminosidade. Abaixo, podemos observar que o Redmi 2 realizou a melhor compensação de luz e manteve as cores e contraste balanceados. O céu estava aberto e com sol, e não cinza como mostra o Moto G 2015 ou nublado como aparece no Zenfone 5. Ponto para o HDR do Redmi 2.

motogterceirocomhdr
Moto G 2015 com modo HDR ativo. / © ANDROIDPIT
redmicomparativocameras
Redmi 2 com modo HDR ativo. / © ANDROIDPIT
zenfonecincocomhdr
Zenfone 5 com modo HDR ativo. / © ANDROIDPIT

Modo automático

O modo automático geralmente vem ativado por padrão no dispositivo. Como seu próprio nome indica, essa opção realiza automaticamente os ajustes de todos os componentes contidos no software da câmera, como exposição, balanço de cores, ISO e foco. O Moto G 2015 manteve as cores mais balanceadas e um nível de nitidez interessante, enquanto o a exposição ficou um pouco baixa e sem luz. O Redmi 2 apresentou cores mais vívidas e uma exposição estourada, note que não podemos observar os fios do poste de energia ao fundo da imagem. O Zenfone 5 apresentou o melhor resultado, visto que a lente do dispositivo foi capaz de tornar a parte interna da casa de brinquedos mais nítida e iluminada. Esse feito alcançado pelo Zenofne 5 pode ser atribuído à abertura de sua lente de f/2,0, a menor entre os dispositivos desse comparativo. 

motogcameranomodoautomatico
Moto G 2015 com modo automático ativo.  / © ANDROIDPIT
redmiemmodoautomatico
Redmi 2 com modo automático ativo.  / © ANDROIDPIT
zenfonecincoautomaticosemhdr
Zenfone 5 com modo automático ativo. / © ANDROIDPIT

Modo macro

O modo macro salva qualquer cenário desinteressante, basta posicionar seu dispositivo em uma distancia adequada do objeto focado e terá um resultado incrível. Nossos desafiantes obtiveram resultados satisfatórios, como podemos observar através das imagens abaixo. O melhor macro foi obtido com o Moto G 2015, que conseguiu desfocar melhor o fundo e manteve a flor do primeiro plano em evidência. Em segundo lugar, temos o macro do Redmi 2 que, embora não tenha desfocado muito o fundo, manteve as cores bem balanceadas e a nitidez excelente. Na lanterna temos o Zenfone 5 e, sinceramente, fiquei um pouco decepcionado com o macro do dispositivo. Existe um modo no Zenfone 5 chamado "profundidade de campo", no entanto, essa função é um extra que captura três imagens seguidas e procura desfocar automaticamente o objeto de primeiro campo. Mas, como mencionamos acima, não estamos utilizando modos de edição ou efeitos especiais neste comparativo. Pela melhor macro meu voto fica com o Moto G 2015.

motogmacrosemhdr
Moto G com macro e foco por toque. / © ANDROIDPIT
redmicapturadacaeramacro
Redmi 2 com macro e foco por toque. / © ANDROIDPIT
zenfonecincocommacrosemhdr
Zenfone 5 com macro e foco por toque. / © ANDROIDPIT

Moto G 2015 vs. Redmi 2 vs. Zenfone 5: Conclusão

Podemos observar que cada dispositivo entrega um resultado diferente, que pode variar de acordo com o cenário escolhido, modo utilizado e condições de luminosidade. As câmeras desses dispositivos são excelentes e representam um avanço na categoria de dispositivos intermediários, visto que podíamos encontrar boas câmeras móveis apenas em dispositivos acima de mil reais. Neste comparativo meu voto fica com o Redmi 2, por sua capacidade de balancear os níveis das cores, exposição, nitidez e contraste. Quando visualizadas a partir de um computador, as imagens do dispositivo da Xiaomi dificilmente apresentam borrões ou distorções de cores.

E aí, qual câmera do nosso comparativo é a sua favorita? 

46 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Alencar 3/ago/2015

    Eu poderia usar seu comentário contra vc.
    1. Já que fala em "...eu vejo mais vontade de promover uma marca..." enquanto sua foto de perfil é o emblema da Motorola. Há mais vontade de promover marca do que isso?
    2. O trecho "...do que necessariamente uma opinião..." é justamente pra ser neutro, imparcial, não dar opinião própria favorável a algum. AndroidPit foi correto.
    3. Xing-Ling? HAHAHAHA... Sério que disse isso como argumento? A maior da China, o maior mercado do mundo! O que pra vc não é "xing-ling"? Samsung? LG? Sony? Apple? Motorola? Bora começar. Samsung e LG são coreanas, alí, um país colado na China. Acha que nenhuma das montadoras, fornecedoras... Não são chinesas ou não estão instaladas na China? Apple? De americana só tem a sede e o CEO. Porque sabia que os iPhones são produzidos na China? São xing-ling então, como diz vc. Entre as empresas, fornecedoras de componentes estão, Samsung, SHARP, Sony, LG... E A Fabricante é a Foxcom. A mesma que fabrica os produtos de dezenas de marcas que vc deve encher a boca pra babar.

101 Comentários

Escreva um comentário:

  • Quem precisar de película de vidro para Redmi2 e o Pró manda uma zap para 11956186098


  • Por favor, faça um comparativo desse com os celulares na faixa de preço entre R$1000 e R$1500 (Xperia Z3 compact, Zenfone 2, Moto X Play, Lg G3 etc). Só Falta um comparativo assim para eu decidir qual comprar.


  • Faltou acrescentar o Quantum Go nesse comparativo :D


  • F/2.0 é maior que f/2.2 e não menor,a barra é indicativa de fração, quanto menor o denominador maior o resultado, no caso a abertura. A aberura do lumia 1020 se nao me engano era /1.4 ou o tamanho do.sensor, enfim isso é grande e não pequeno!


  • não existe coparação de câmeras sem comparar fotos noturnas e é claro as fotos com selfies seriam muito bem vindas também.


  • gostaria da comparação total entre o redmi2 e o moto g 2015


  • MIUI 7 foi confirmada para 13 de agosto. Será que já teremos em nosso redmi 2 ?? Camila!!

    w . w . w. en.miui.com/thread-140655-1-1.html


    • 13 de agosto é o anúncio. Assim como ocorre com o Android e iOS, a Xiaomi age da mesma maneira. Anuncia o novo sistema, passa alguns meses em beta e lança para o usuário final.

      O beta normalmente é fechado, alguns poucos (normalmente usuários veteranos do fórum internacional) são chamados. Ano passado o lançamento MESMO foi em outubro, quase 2 meses depois do anuncio, o que foi até que rápido.

      Quanto a chegada ao Redmi 2, pode ter certeza que vai chegar sim. No máximo 1 mês depois do lançamento final. A Xiaomi ainda atualiza smartphone lançado a 3 anos atrás.

      Conheça meu blog ;) uuuuuuh.wordpress.com


  • fico preocupado com está câmera do Moto G , mas o teste não é preciso... não pode ser feito desta forma pois as fotos não são idênticas....


  • O Zenfone 5 pra mim estava ganhando ate a ultima... RedMi ganha pra mim pela "estabilidade" das fotos, nem grotescas em cores nem tão escuras onde não há muita luz... Moto G longe prova que mais MegaPixels não significam maior qualidade...


  • Moto g com essa câmera de 13mpx ilusória não bateu a do Redmi que é de 8mpx!


    • 8 mp é o poder apple manda lembranças. pós processamento é a solução e xiaomi faz isso muito bem.


    • Megapixels nunca foram sinônimo de qualidade de imagem... Sensor de boa qualidade, lente de boa qualidade e software de processamento bem feito é que são sinônimos de qualidade de imagem.

      Como eu sempre digo, uma Canon T2i de 12MP detona qualquer smartphone no quesito qualidade de imagem.


  • Para mim o Redmi se saiu melhor.


  • O Zenfone possui timer e no quadro comparativo a informação está errada! Favor corrigir o quadro comparativo!


  • Concordo com o Tiago César, hoje a grande maioria dos aparelhos são fabricados na China, gostaria de expressar minha opinião sobre minha experiência, vendi meu moto g 2 para comprar o Redmi 2, gostei muito do sistema, a câmera também e boa embora a frontal do Moto g e melhor, agora estou decepcionado com o desempenho do aparelho, está muito lendo e jogos que rodo no Moto E sem engasgos nele está agarrando, me arrependi de ter feito a troca, sinceramente esperava mais da Xiaomi, tenho acompanhado a empresa desde agosto de 2013 quando Hugo Barra foi contratado e só via elogios. Quero elogiar o suporte atenderam sem demora e vão me devolver o dinheiro. Acho que vou voltar para o Moto G 3 rsrs.


    • Sobre essa questão de jogos eu até concordo, mas tenho em mente que eles estão adaptando a playstore inteira para o sistema pois lá na CHina não possui loja da google, apps do google ou mesmo youtube e facebook. O app do facebook que era bugadão já estã melhor e sem travamento depois da atualização 6.6.6.0 e para jogos creio que irá melhorar bastante tbm com a próxima que vai sair e muitos estão achandoq ue será a MUI 7 (lembrando que atualizações toda sexta feira é so pra galera beta tester).

      E sobre os jogos vc aperta o botão "performance" ??? (dá pra ir em config, notificações, posição de atalhos e colocar o performance). Ele é ótimo para jogatinas.


      • a interface se diz ser tão inteligente mas não faz a gentileza de liberar memória altomaticamente. se vc abre um jogo pesado bem que ela poderia limpar tudo que não tem prioridade para o celular se comportar com mais fluidez.


      • Mas o sistema faz isso, basta abrir a câmera e tirar várias fotos, que você vai ver que ao abrir apps recentes eles vão recarregar, porque foram limpados da RAM.


    • Giliarde Sales, esse aparelho da Xiaomi não me passa confiança e sinceramente não me agradou em nada! Comprei o Moto G 2015 para substituir o 2013 e pesquisei bastante antes da compra, mas essa concorrência não me convence a sair da Motorola. Seja bem vindo de volta!!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações