O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 12 Compartilhado 42 Comentários

Moto G vs. Nokia X: aí é covardia

A Motorola provou com o Moto G que um smartphone bom não precisa ser caro, e até o momento o aparelho não encontrou um concorrente à altura. O Nokia X ainda é mais barato do que o Moto G, mas será que tem outras vantagens além do preço baixo? Veja como ele se sai em comparação com o atual campeão do custo/benefício.

Moto G Nokia X teaser
O Moto G (esquerda) e o Nokia X. / © AndroidPIT

Design e acabamento

Ambos vêm com tampa removível de plástico emborrachado, disponível em diversas cores. O Nokia X é marcadamente mais quadrado e anguloso. Apesar de ser maior, o design do Moto G suaviza o seu visual, tornando-o mais “leve” do que o low end da Nokia. O mesmo vale para a pegada, muito mais agradável no Moto G.

Moto G Nokia X 3
Formas leves ou quadradonas? A Nokia e a Motorola têm linguagens visuais bem claras. / © AndroidPIT

O acabamento tem nível semelhante em ambos os dispositivos. Eles são robustos e estáveis, sem partes soltas ou falhas. Ainda assim, o Nokia X parece mais um protótipo, e o Moto G um produto acabado.

Moto G Nokia X 5
O Nokia X é menor, mas seu design o faz mais corpulento. / © AndroidPIT

Tela

Aqui o vencedor é evidente: o Moto G não apenas tem a tela maior, como também maior resolução, melhor brilho e representação de cores. O Nokia X tem especificações condizentes com a sua categoria de entrada, com uma tela de 4 polegadas e a resolução de 800 x 480 pixels. O Moto G, por sua vez, leva vantagem com seu display HD e diagonal de tela de 4,5 polegadas.

Hardware e performance

Ambos os dispositivos não contam com um hardware de ponta, mas aqui também o Moto G se sobressai. O Nokia X tem o necessário para as tarefas básicas de um smartphone: telefone, sms e internet (redes sociais). Mas não espere mais do que isso. Já no menu de navegação ele apresentou atrasos e engasgos, além de reações irregulares. Uma grande desvantagem são os 512 MB de RAM do aparelho, bem como a duração da sua bateria, decepcionante quando jogamos ou assistimos a vídeos. No caso do Moto G, a história é diferente. A performance do smartphone é sempre fluida. Mesmo tarefas mais complexas são realizadas sem problemas pelo dispositivo.

Moto G Nokia X 7
O benchmark AnTuTu confirma o que já sabíamos: o Nokia X, com 7.600 pontos, é pior do que o Moto G (por volta de 17.000 pontos). Os carros-chefe atuais marcam por volta de 30.000 pontos. / © AndroidPIT
  Moto G Nokia X
Sistema Android 4.4.3 Android 4.1 modificado
Tela 4,5 polegadas
1.280 x 720 pixels (326 ppi)
4 polegadas
800 x 480 pixels (233 ppi)
Processador Qualcomm Snapdragon 400 
Quad-Core
1,2 GHz

Qualcomm Snapdragon S4 Play
Dual-Core
1 GHz 

RAM 1 GB 512 MB
Memória interna 8/16 GB 4 GB (+microSD)
Conectividade HSPA, WLAN, Bluetooth 4.0  HSPA, WLAN, Bluetooth
Câmera 5 MP, flash LED (traseira), 1,3 MP (frontal) 3 MP (frontal)
Bateria 2.070 mAh 1.500 mAh
Dimensões 129,9 x 65,9 x 11,6 mm 115,5 x 63 x 10,4 mm
Peso 143 g 128 g
Preço R$ 599,00 R$ 519,90

Multimídia: som e câmera

Apesar de não ser o mesmo, o público-alvo dos dois aparelhos pode ser considerado similar, e ele está definitivamente interessado nos potenciais multimídia dos smartphones. O alto-falante do Nokia X é bem fraco, e o do Moto G não foge da média dos smartphones.

Moto G Nokia X 2
A câmera do Moto G conta com foco por toque, flash de LED e uma resolução maior. / © AndroidPIT

Quando o assunto é câmera, o Nokia X fica abaixo dos padrões atuais, com um sensor de apenas 3 MP. O Moto G vem com 5 MP e, não menos importante, um software para a câmera com funções como o foco por toque e também um flash de LED. À luz do dia, o Nokia X tira fotos aceitáveis, mas os detalhes se perdem devido à baixa resolução, à ausência de um foco fixo e do flash.

Software e navegação

Quem espera, com o Nokia X, uma simbiose entre a experiência do Android e a sensação do Windows Phone irá se decepcionar. As possibilidades do aparelho são bem limitadas, desde o restrito número de aplicativos (não há suporte para os apps do Google ou para a Play Store) até as possibilidades de navegação (a tecla de “Voltar” é o único botão capacitivo, com duas funções: toque rápido para voltar um passo e toque longo para voltar à tela de início). Com essas características, o Nokia X chega a irritar.

Sua tela de início vem com o conhecido visual do Windows Phone, e elementos individuais podem ser movidos por drag & drop. Nela, não podemos ver qualquer semelhança com o Android, que só se faz presente na barra de notificações e no menu de configurações.

nokia x front
Como no Windows: a tela de início do Nokia X não se parece nada com o Android. / © AndroidPIT

Como destaques do software, podemos indicar o app nativo Here Maps, com mapas offline e navegação, além da função de player MixRadio. Na loja de apps encontram-se outros aplicativos populares como o Skype ou o jogo Plants vs. Zombies.

O Moto G traz, por outro lado, o Android em seu estado quase puro. Três botões na tela (Voltar, Home e últimos apps) facilitam a navegação, isso sem falar nas interessantes funções de software do aparelho.

Moto G Nokia X 1
© AndroidPIT

Bateria

Aqui está uma das maiores diferenças entre os aparelhos: o Moto G apresenta uma bateria bastante durável, ao passo que o Nokia X perdeu, em nosso teste, 75% da energia após 20 minutos jogando Danger Dash. Testes mais rigorosos devem ser feitos, mas podemos afirmar que a duração alegada pela companhia não pôde ser confirmada.

Conclusão

Raramente uma conclusão foi tão clara em nosso comparativo: fique longe do Nokia X. Vale muito a pena investir um pouco mais e comprar o Moto G. As vantagens deste último com relação à primeira incursão da Nokia no mundo Android são tão evidentes em todos os aspectos (design, visual, software, tela, bateria, etc.) que, como o título indicava, é quase covardia comparar os dois aparelhos. O Moto G permanece o campeão dos smartphones baratos.

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

42 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi