O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 250 Compartilhado 163 Comentários

Motorola: a pior fabricante quando o assunto é a atualização do Lollipop?

O pessoal do Android Power resolveu criar um sistema de pontuação para classificar as fabricantes quanto à performance na entrega da atualização do Android 5.0 Lollipop para seus dispositivos nos Estados Unidos. Para a minha grande surpresa, a Motorola foi a última colocada. Abaixo você confere os critérios desta classificação e os motivos que levaram a companhia da Lenovo a um D maiúsculo!

Os critérios para a pontuação levaram em consideração o tempo que levou para que os carros-chefe das fabricantes fossem atualizados (60%), o tempo que levou para que as gerações anteriores dos carros-chefe das fabricantes fossem atualizados (30%), a forma geral como a fabricante informou os usuários sobre o processo de atualização dos seus dispositivos (10%). Por fim, é preciso dizer que foram considerados apenas o update para a versão 5.0 do Android, lançado em 3 de novembro pela Google, e apenas para os dispositivos disponíveis nos Estados Unidos. Além disso, também foi usado uma sub-pontuação para determinar o tempo em dias que as companhias levaram para a entrega do Lollipop, na qual "A+" equivale a "1-14 dias" e F a "166-180 dias".

Abaixo, você confere o resultado da classificação das cinco principais fabricantes de dispositivos Android, bem como da própria Google:

  Atualização do atual carro-chefe Atualização do carro-chefe anterior Comunicação Classificação
Google 60/60 pontos 30/30 pontos 5/10 pontos A (95%)
HTC 51.6/60 pontos 23.7/30 pontos 10/10 pontos B (85%)
LG 47.4/60 pontos 20.7/30 pontos 0/10 pontos D+ (68%)
Sony 41.4/60 pontos 19.8/30 pontos 6/10 pontos D+ (67%)
Samsung 47.4/60 pontos para o Galaxy S5 e 43.2/60 pontos para o Galaxy Note 4 19.8/30 pontos para o Galaxy S5 e 21.6/30 pontos para o Galaxy Note 4 0/10 pontos D (66%)
Motorola 60/60 pontos 0/30 pontos 5/10 pontos D (65%)

Por que a Motorola é a fabricante com a pior classificação?

Olhando para a tabela acima, mesmo considerando o mercado de dispositivos móveis Android nacional, apesar da incrível rapidez na atualização do Moto X 2014 pela fabricante, a demora para entregar o Lollipop para o Moto X 2013 se mostra o calcanhar de Aquiles da Motorola mundo afora. Além disso, como muito bem mencionado no artigo original desta classificação, a empresa estava indo por um bom caminho no que tocava a comunicação com os usuários até o Moto X 2013 ficar estagnado no Android 4.4.4, quando a Motorola ficou em silêncio até dez dias atrás, quando o gerente de produto da empresa manifestou-se no Google+ a respeito.

E aí, você concorda com essa classificação? Na sua opinião, qual é a fabricante que melhor lidou com a entrega da versão mais recente do Android e qual é a pior? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

250 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Washington Lobo 22/mai/2015

    Não concordo mesmo, ,eu motox 2014 já está no 5.1. Pra mim a pior de todas é a samsung.

  • Pedro 22/mai/2015

    Realmente a motorola ficou na pior, podemos ver isso de duas formas:

    1. A fabricante percebe que as atualizações do Android Lollipop são muito bugadas, desde a 5.0 ate a 5.1 existem muitos bugs, é tanto que logo saiu o 5.1.1. Dessa forma a empresa esta se esquivando dos updates, uma vez que sabe a pressão que pode passar por parte dos usuários, entende que seja melhor corrigir, corrigir e corrigir para só então entregar algo com maior qualidade dependendo do dispositivo.

    2. A empresa pode esta fazendo confusão com bugs irrelevantes, visto que muitas empresas já atualizaram seus dispositivos para a versão 5.0.2 e não existe tanta reclamação. Um exemplo é a LG que já atualizou quase todos os aparelhos que prometeu ao redor do mundo, os aparelhos G3, G3 Stylus, G3 Mini (Beat), G2, G2 Mini, L Bello (Prime), L90, F60, entre outros como alguns Phablets e Tablets já estão rodando a versao 5.0.2 do Android.

    Mas não quero defender nenhuma, por que aqui no Brasil, sempre ficamos por últimos mesmo.

  • Adriano Silva 22/mai/2015

    Donos de Moto G chorando em 3, 2, 1...

163 Comentários

Escreva um comentário:

  • Finalmente a atualização 5.1 saiu para o Moto X 2014.


  • OK vcs tem liberdade de expressão, mas entendam que a motorola esta trabalhando para entregar as atualizações em "TODOS" seus dispositivos, diferentes das outras marcas que vão matar o SO Android na versão q deixaram e vão criar smathphones com a nova versão para custar no bolso das pessoas


    • Porque não liberam logo a atualização para o Moto x 2013 , ficam só no blá ...blá ...blá
      Quando liberarem essa atualização vai estar no Android 10.1.1.1.1.1 e por ai vai. Isso pra mim e falta de respeito , e competência.!!


      • Amigo, entenda duas coisas, primeiro ela tem motivos pra demorar, a arquitetura do MX1 é um pouco complexa, e eles querem um sistema limpo, atualizado e sem bugs, porem isso não é fácil, sempre que eles conseguem a proeza a Google manda uma correção, e eles tem mais uma vez que atualizar, porem não vejo isso como falta de respeito, pois lembre-se que é um aparelho de 2013, e quais marcas ainda atualizam aparelhos de 2013? Outro detalhe, já foi iniciada a atualização do MX¹, se você não recebeu é pq seu aparelho muito provavelmente deve ser vinculado a uma operadora, se certifique sobre isto, espero que mude de opinião sobre a "falta de respeito" da Motorola.


  • Motorola demorou? Demorou e bastante! Mas Entregou

    Link da Imagem: plus.google.com/+NiltonFormis/posts/TGDqZkiHaRo?pid=6152880992681210914&oid=107235207305750647732

    Há Diversos Relatos!

    E para aqueles, que assim como eu, não esperaram a Atualização Oficial (Nem querem esperar), Vejam o Link abaixo, e notem que última Build Lançada, é exatamente o Patch "Final"

    motoforum.com.br/topic/33-ota-android-51-lollipop-moto-x-2013/

    Instalei o Patch, qualquer coisa, instalo a ROM

    Vlw flw


  • Sinceramente acho muita bobagem fazer classificação, bem como toda essa atenção e expectativa quanto a disponibilidade da versão, todas as marcas fazem e a diferença de tempo é praticamente insignificante. Acho que tem que haver uma classificaçãoe uma atenção maior em relação ao desempenho do software nos aparelhos, pois no final das contas é isso que importa, a fluidez do sistema, duração da bateria, uso de memória, etc.


  • ate agr n recebi o lollipop pro meu moto g 4g 1 gen


  • achei relevante a matéria. muitos usuários do Moto E ( tipo minha namorada) e do Moto X 2013 ainda não receberam a atualização para o 5.0. alguns usuários do Moto X 2014 relataram certos bugs no 5.0, um deles é o sistema de pushing com e-mails Microsoft Outlook, o que na atualização do 5.1 foi corrigido. Diferente das outras fabricantes vejo pouca gente reclamando de Samsung ou LG ou até mesmo da Sony, mais mesmo é da Motorola.


  • Ainda não recebi a atualização do moto x, tem algum jeito que eu consiga atualizar logo?


  • Tipo de matéria que faz a comunidade AndroidPit chorar haha


  • Atualizando o Moto G2 tá bom.
    😂😂😂💭


  • Quais bugs tem no 5.0.2?comprei um z3 compact tirei da caixa,conectei no WiFi fui comer, quando voltei já tinha baixado a versão. Atualizei e não vi nenhum bug até agora, pessoal no fórum falo que o Led não pisca com notificação mais tá funcionando normalmente entre outros bugs não vi nenhum dos relatados. Paguei 1300 no compact e estou contente com a Sony aparelho tooop.


  •   9

    A Motorola ela pelo menos atualiza a sua linha Moto, claro surgiu alguns problemas para atualizar por exemplo o Moto X, que vai ser atualizado em algumas semanas. Tem outras aí que só atualiza os top de linha novos e uma vez outra alguns intermediários.


  • Eu acho que é mais frescura por conta dos usuários. A Motorola já prometeu a atualização e o motivo da demora e mesmo assim as pessoas reclamam. Tudo bem que é bom se manter atualizado, mas reclamar a ponto de deixar a Motorola atrás da Samsung é frescura demais.


  • Tenho o MOTO X2
    queria saber quais problemas encontrados no Android 5 pois já posso instalar o Android 5.1 e não tenho menor interesse estou satisfeito com o Android 5.0
    Com root e tudo.
    O único inconveniente é o Facebook se você instalar ele no Android apóia formatado o telefone reinicia umas vinte vezes, mas depois nunca mais faz isso, pelo menos antes da ultima atualização fo facebook era assim não sei recentemente pois já estou a 3 meses com o Android lotado de jogos e etc e não tem esse problema mais não.
    Fora essa incompatibilidade do Facebook não encontrei nenhum problema nem com bateira nem nada.
    satisfeito com motorola


  • Comprei um Moto G 2, e atualizou do kit kat, para o lolipop assim que coloquei o chip, tou mega satisfeita, e agora atualizou a câmera.


  • Kkkkkkkk prometeram atualizações, e não cumpriram. E ainda falam da Samsung.


    • Concordo coce todo dia em breve em breve todo dia só falam isso e não sai porra nenhuma polomenos a Samsung posta tipo galaxy s5 mini sera atualizado no segundo bimestre ela poem a data de cada aparelho a motorola só fica no aguarde


  • Bom justiça seja feita a atualização que saiu para câmera ficou show, com controle de exposição manual de luz. Principalmente para o moto e, que não tem led.
    Simples e funcional.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi