Enquete: A Motorola deveria mesmo voltar para as mãos do Google?

AndroidPIt google pixel 9680
© nextpit by Irina Efremova

Uma das grandes notícias dessa semana foi a entrevista concedida pelo CEO da Lenovo para o jornal americano The Wall Street Journal. Nela, o executivo fala sobre os trabalhos desenvolvidos junto a Motorola, que ainda não estão gerando números positivos para a companhia chinesa. Tanto em nossas redes sociais, quanto aqui no site, a opinião dos leitores foi unanime em relação ao destino da Moto: a empresa deveria voltar para as mãos do Google. Mas, será que essa escolha seria uma boa para o futuro da Motorola?

A Motorola é, sobretudo, uma empresa grande, de tradição, e que vem inovando bastante no mercado de dispositivos móveis. Vejo que a Motorola, mesmo sob a tutela da Lenovo, seguiu firme os princípios que foram implementados pela marca com a chegada do primeiro Moto G. Os recentes lançamentos da empresa, como a série Moto Z, se destacaram ao otimizar um trabalho começado pela LG e que, infelizmente, será abandonado pela marca com a chegada do G6.

De fato, a empresa vem errando um pouco a mão no que diz respeito aos Moto G, e também com a substituição do Moto E pelos Lenovo Vibe básicos, que foi algo que não agradou, principalmente porque a atualização do software não é o ponto forte desses modelos. A bola fora em relação a série G, na minha opinião, foi com a terceira geração, pois nunca imaginei que um modelo tão importante na sua faixa de preço teria como seu ponto alto a proteção contra água.

Nunca imaginei que um modelo tão importante na sua faixa de preço, como o Moto G, teria como seu ponto alto a proteção contra água

A terceira geração pode até ser considerada um desacerto, mas, no que diz respeito a linha Moto como um todo, os pontos negativos pararam por aí. A série permaneceu enxuta, e os problemas financeiros provenientes do mercado nacional talvez tenham feito com que a mesma não pudesse voltar a ser a opção mais econômica disponível. Aliás, mesmo na gestão do Google, nenhum tipo de subsidio financeiro ou algo que pudesse ter facilitado a vida do primeiro Moto G foi dado a Motorola.

motogturboteaaser
O Moto G3 foi um desacerto / © NextPit

Pelo contrário, desde 2013, a série Moto é resultado de um nítido esforço dos engenheiros da Motorola, que se adequaram a duas compras distintas num curto espaço de tempo e ainda assim mantiveram a essência de seus produtos. 

Não existe uma declaração de alguém do Google sobre os produtos da Motorola que foram lançados no período em que a empresa esteve sob a responsabilidade da mesma. Nada de fato comprova que o Moto G 2013 é um modelo "by Google", e os relatórios financeiros apontam um crescimento da Motorola nesse período proveniente de uma escolha certeira, como qualquer retorno financeiro que uma empresa poderia ter caso tivesse lançado um produto bom.

Vejo que a questão do Google com a empresa que desenvolveu o primeiro celular móvel do mundo estava mais ligada às patentes. Com isso feito, a marca foi repassada para frente por preço de banana. Não acredito que essa foi uma atitude do Google diante de uma suposta oposição de marcas que não queriam vê-la como uma fabricante concorrente. Acredito que a escolha foi certeira, por parte da Motorola, que precisava de um novo rumo pós RAZR.

Com ou sem Google, vejo que o caminho da Motorola seria o mesmo. Bom, essa é a minha opinião sobre esse tema. Agora, gostaria de saber de você:

A Motorola deveria voltar para as mãos do Google?
Ir para o comentário (176)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
176 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luiz Antony Duarte Ribeiro 2
    Luiz Antony Duarte Ribeiro 07/05/2017 Link para o comentário

    Acho que a Lenovo estava pensando que iria resolver o que ela fez, mas por causa da Motorola e de todas as outras fabricantes que sofreram pela Lenovo, meu voto é SIM!!!!!!


  • Nicolas Justino 1
    Nicolas Justino 25/01/2017 Link para o comentário

    Acho que a Lenovo deveria devolver a Motorola para Google


  • 13
    Mugen 23/01/2017 Link para o comentário

    O resultado reflete o público do Androidpit 8 em cada 10 usuários pilota um moto g! Meio óbvia essa enquete!


    • Alceu Reyes 8
      Alceu Reyes 25/01/2017 Link para o comentário

      Eu o moto X rs


  • wagner Lima 12
    wagner Lima 23/01/2017 Link para o comentário

    Já deveria desde moto X play que nunca recebeu atualização


    • Lucas Oliveira 23
      Lucas Oliveira 23/01/2017 Link para o comentário

      Fala bobagem n, tenho o x play, veio com lollipop 5.1.1, recebeu o Marshmallow 6.0, depois o 6.0.1, e agr está pra chegar o Nougat pra ele.

      CAVPedro Bolonha


  • Júnior World 27
    Júnior World 23/01/2017 Link para o comentário

    Era pra voltar faz tempo! Temos que dar o ferro ao ferreiro e não ao padeiro.


  • Jaiir_Reis 20
    Jaiir_Reis 23/01/2017 Link para o comentário

    Sem duvidas deveria votar para as mãos da Google.


  • Odenil Czaro 3
    Odenil Czaro 23/01/2017 Link para o comentário

    A Lenovo como empresa tem que aprender inovar. Esse negócio de fazer produtos refletindo o passado é totalmente errado. A Google fez a parte dela e continua melhorando o Android. Cabe agora a Lenovo correr atrás e criar o melhor de todos.

    Luiz Antony Duarte Ribeiro


    • Alexandre Coppo 11
      Alexandre Coppo 23/01/2017 Link para o comentário

      Sim, afinal de contas não foi a Lenovo que ganhou com o Smartphone mais inovador do ano né.


    • Luiz Antony Duarte Ribeiro 2
      Luiz Antony Duarte Ribeiro 07/05/2017 Link para o comentário

      Acho que a Lenovo devia parar de se espelhar em outras marcas e ser original em seus produtos


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 23/01/2017 Link para o comentário

    Eu não sei opinar muito bem sobre isso. Mas acho que a Motorola não devia voltar pra Google, e muito menos ficar sob a tutela da Lenovo. Primeiro, a Google não quer administrar uma marca de celulares. Segundo, ela quer mesmo investir na sua própria linha de smartphones: Pixel. Terceiro, qualquer empresa mobile que comprar a Motorola, vai querer divulgar o seu nome, não o nome da norte-americana, e continuar administrando algo que não seja prioridade, causa prejuízos. Acredito que, pra reestruturar a Motorola, algo, ou alguém, devia investir unicamente na marca, e não como a Lenovo fez: investiu na Motorola somente pra divulgar seu nome. Algo normal, afinal, ela é "dona". Basicamente, o ideal seria fazer como a HMD Global está fazendo com a Nokia. Todos os esforços da empresa é pra trazer o nome Nokia de volta e não promover diretamente a HMD. E quem são essas pessoas? A HMD é composta por funcionários veteranos da Nokia. Sendo assim, dá pra se ter um ideia de quem é capaz de fazer a Motorola voltar a andar com as próprias pernas.

    CAVRoberto OliveiraConta desativadaELENILSON FARIAS


    • ELENILSON FARIAS 7
      ELENILSON FARIAS 23/01/2017 Link para o comentário

      Achei interessante sua modéstia dizendo não saber opinar sobre o assunto, mas discorreu como quem entendesse tudo. Rsrsrsrsrsr

      Roberto OliveiraCandido


    • 42
      Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

      concordo


    • CAV 57
      CAV 24/01/2017 Link para o comentário

      E isso aí, Armando.
      Foi o erro que a Microsoft cometeu adquirindo a Nokia, que a Google também cometeu, mas que voltou atrás sem maiores prejuízos, ao contrário da primeira (que vê o setor mobile como um grande "calcanhar de Aquiles", e na verdade, esse setor nunca trouxe resultados expressivos para a Microsoft, isso desde as versões anteriores ao Windows Phone 7).


  • 4
    Ancelmo Henrique 23/01/2017 Link para o comentário

    Saudade do tempo em que se comprava Motorola e a atualização não era questão de se vai atualizar e sim, quando. Ano passado adquiri um Moto G Turbo baseado nessa certeza acima, porém a Lenovo, me frustrou bastante, deixando o meu então aparelho de fora, o que é ridículo se pensarmos o hardware ser basicamente a mesma coisa do G4 normal. Apesar disso, dei um voto de confiança e adquiri nesse ano um Moto Z Play. Excelente aparelho, rapido sem engasgos, bateria que dura de fato o dia inteiro, nesse momento estou digitando este texto depois 12h da última carga e a mesma aponta 59%(!). Espero que a Motorola deixe de ser apenas "moto" (particularmente eu detesto diminutivos) e volte a ser Motorola dos tempos do G 1.

    CAVConta desativada


    • CAV 57
      CAV 24/01/2017 Link para o comentário

      Eu acredito que a questão do Moto G³ foi mais um erro estratégico isolado do que mais uma razão para condenar a gestão da Lenovo como um todo (se bem que ainda está em tempo de corrigir, embora o Moto E² não tenha dado sorte com essa premissa, tendo 1 das 3 variantes permanecido no 5.1 Lollipop, junto com o irmão mais velho, cuja todas as variantes pararam na mesma versão).
      Quanto a atualizações, até 2016, não se via grande disparidade em relação a 1ª geração da linha, na época em que estava sob a tutela da Google (diferente do que muitos dizem). Mas 2017 mal começou e já está mostrando que realmente nesse quesito ela perdeu bastante eficiência, tendo trabalho para atualizar aparelhos que já eram pra estar devidamente atualizados ainda em 2016, e o pior, com uma versão que já não é a mais recente do Android. Se tudo corresse como o previsto, já era para ela estar trabalhando com as linhas Moto G e X 2015, e também trabalhando no Android 7.1.1 para a família Moto G⁴ e família Moto Z.

      E pelo jeito, a tendência é só ir piorando.


  • Maycow Ranover 17
    Maycow Ranover 23/01/2017 Link para o comentário

    Definitivamente. Motorola e Google foi uma das melhores, talvez a melhor, parceria no mundo mobile. Elas criaram duas linhas de produtos, um intermediário e um high-end que eram de preço acessível e, ao mesmo tempo, aparelhos muito bons. E continuou sendo, até os sucessores dos de 2013, os de 2014. Mas desandaram nos de 2015, que foi uma total decepção. Primeiro que começaram acabando com a linha Moto X criando outro nome, dificultaram a disponibilidade no brasil e ainda com preços altíssimos, era um aparelho muito bom, mas que não justificava o preço. Depois, em 2016 resolveram realmente acabar com a linha moto x que eram, na minha opinião, os melhores smartphones de suas gerações. Acabaram com a Motorola e com tudo que a Google ajudou a construir, o que é muito, muito triste. Eu tive tanto o Moto G1, quanto o X1 e agora estou no X2, nunca pensei que fosse dizer isso, mas já não pretendo mais continuar na Motorola.

    Conta desativada


  • 21
    Conta desativada 22/01/2017 Link para o comentário

    A Motorola nunca deveria ter saído das mãos dá Google, a Lenovo só estragou a Motorola, e o design deles é horrível, além de perder a fama de atualizar rápido os smarts, Se a Google comprasse a Motorola, ainda teríamos Nexus (Google e Motorola) e Pixel convivendo...
    Isso seria incrível!

    Luiz Antony Duarte RibeiroConta desativada


  • ELENILSON FARIAS 7
    ELENILSON FARIAS 22/01/2017 Link para o comentário

    O mais interessante é notar Bruno Salutes, que todos que comentam perceberam que a Lenovo está perdida. De fato ela não sabe o que fazer ainda em relação as duas linhas populares de smartphones e com a linha Z deixou opções muito objetivas, mas com quatro ramificações que não agradaram :: o finíssimo e "capado" moto Z, o trambolhudos e de câmera questionável Z play, e a versão com maior poder fora do país, bem como seus snaps suuuper caros, mesmo fora das terras pau-brasílicas (rsrsrsrsrsrrs).


  • Felipe Ribeiro 15
    Felipe Ribeiro 22/01/2017 Link para o comentário

    Apenas acho que a Lenovo está confundindo Moto com Vibe,acho que a Lenovo deveria deixar a Linha Vibe para o Oriente afinal lá ela é mais popular que a Moto,e a Linha Moto para o ocidente afinal é mais popular,o software acho que deveriam deixar atualização rápida e Android Puro,afinal são características de Linha.


  • ELENILSON FARIAS 7
    ELENILSON FARIAS 22/01/2017 Link para o comentário

    Afinal, quando a empresa toma conta do hardware e do software, a coisa muda completamente. Tudo roda lisinho.
    Visto isso o sucesso do moto g nas mãos do Google que vendeu feito água, banana, arroz...


  • Lucio Monteiro de Oliveira Santos 3
    Lucio Monteiro de Oliveira Santos 22/01/2017 Link para o comentário

    A Google foi quem destruiu a Motorola... Comprou a empresa para garantir acesso a patentes de tecnologia e vendeu por 1/4 (metade da metade) do preço para a Lenovo. Comprou, tirou o que queria e vendeu a sucata pra Lenovo tentar dar jeito...

    CAVConta desativada


    • 21
      Conta desativada 22/01/2017 Link para o comentário

      Moto G 1 e X 1 eram sucatas? A Lenovo só sugou as funções que a Google tinha colocado nas primeiras gerações!

      Maycow Ranover


  • 4
    Conta desativada 22/01/2017 Link para o comentário

    Não adianta, a Motorola sempre será icônica pra mim, estourou com o sucesso do V3, assim como a NOKIA com o seu 5200, estourou com as vendas dos RAZR D3, RAZR i e RAZR HD, e mesmo sem saída, lançou o Moto G 2013, aparelho mais famoso, com o custo-benefício mais incrível do planeta... Só foi a LENOVO colocar as mãos pra minha fabricante predileta se tornar o lixo que é hoje...

    Se a LENOVO saísse da área, seria melhor pra todo mundo... Volta pra China, pra fabricar os seus lixos, vai!

    Conta desativadaFábio Leles


  • Berilo Passos 7
    Berilo Passos 22/01/2017 Link para o comentário

    A Lenovo conseguiu em uma atualização desastrosa(versão 86-17-3) no Moto Z, desativar os dois principais núcleos de 1.82GHz e por consequência os outros dois núcleos inferiores com 1.59GHz trabalham exaustivamente fazendo com que o aparelho fique muito lento, bateria acaba a carga muito rapidamente e o aparelho esquenta demais. A Lenovo vendeu o Moto Z quadcore e depois com uma atualização o transformou em um péssimo dualcore. Então a Motorola precisa voltar urgente para as mãos da Google por essas e outras.

    Maycow RanoverMoisés


  • 11
    Conta desativada 22/01/2017 Link para o comentário

    Creio que não seja difícil para a Lenovo colocar a Motorola no rumo novamente, só precisa de boa vontade. O passado recente da google deixam eles numa margem muito confortável em relação a como fazer um aparelho simples, sofisticado e com qualidade. Eu, ex dono de um Moto X2 ( o qual ainda vou revitalizar) Nunca mais encontrei um telefone a altura dele, que eu olhe e faça pensar, esse seria um bom substituto. Conseguiram no moto Z fazer com que a motorola inovasse em um segmento até então um pouco desacreditado. Creio que a segunda versão desses aparelhos, repetindo, se ouvirem os clientes e tiverem boa vontade, tem tudo para entrar na briga Iphone x Galaxy. Focar no simples devia ser o foco. Um smart com uma autonomia de bateria boa ( já que o telefone vai ter o hardware top do mercado, que coloque uma bateria que compense o uso e gasto de energia, não é dificil) ; com uma boa tela amoled, não precisa ser 1231231231k de resolução, simplesmente uma boa tela; proteção shatter shield, que é um grande diferencial que a motorola tem mas deixou preso lá com a Verizon, ou seja, adianta de nada; boa câmera; áudio estéreo; melhor aproveitamento de tela, diminuindo as bordas; aquele sensor de digitais, ou eles aprimoram a tecnologia do Mi5s que ele fica embutido na tela ou colocam na lateral do telefone, mas o principal de tudo, que mantenham as atualizações e tragam de volta o Moto Voz, que comprem da google as patentes ou então que faça um novo do zero em cima da nova google assistant, um aparelho durável e confiável. Parece besteira mas a motorola já teve tudo isso, e Lenovo tem estrutura pra resgatar essas coisas. Ps: Que diminuam essa de 3 aparelhos por categoria, isso tira o foco do produto e sempre vai deixar algum com algum deficiencia, se forem vender, que vendam o pacote completo em um só aparelho.

    Conta desativadaConta desativada


    • 1
      André luiz Gonçalves 22/01/2017 Link para o comentário

      Sim também acho, só que os aparelhos ficaram caros e com pouca qualidade, tenho um amigo que vive reclamando que o celular dele esquenta e desliga, bom, o meu também, em conversa com a Motorola, um dos atendentes me disse "Senhor, o seu aparelho ainda permanece com a Google, então atualização é só com eles" , eu disse como assim? É um Motorola? O atendente... QUAL SENHOR 😏 EU... moto X segunda geração, ela.... Sim senhor tem que entrar em contato com a Google?, aí me perguntei como?
      😂 😂 😂 😂 😂 😂


  • Jofran Martins 20
    Jofran Martins 22/01/2017 Link para o comentário

    Da ultima vez o Google mastigou e cuspiu o bagaço da Motorola fora!!!

    André Cruz de AguiarConta desativada


  • Wesley Bruno 1
    Wesley Bruno 22/01/2017 Link para o comentário

    Ador o que a Lenovo trouxe, a beleza do Moto Z por exemplo é muito quanto a feiúra de um moto X 1 geração ou um moto g 1 geração, todos q vem meu M Z acham lindíssimo, sem falar na tecnologia Modular q todos acham impressionante. O que não deveria ter saído é o que a Google criou nos comandos de voz, nossa a Lenovo deveria comprar essa tecnologia dá Google a implantar nos Z eu amava achar meu celular, saber as novidades, mandar Whats up, tudo pelo comando de voz. Agora ta ridículo o comando de voz.


  • Moisés 41
    Moisés 22/01/2017 Link para o comentário

    É só o G ou o Z tbm tem o lance dos 👻👻?


    • Rodrigo Quimas 3
      Rodrigo Quimas 22/01/2017 Link para o comentário

      A Série Z tbm tem fantasmas, do meu colega já foi pra autorizada duas vezes com fantasma.

      CAVConta desativadaMoisés


    • ELENILSON FARIAS 7
      ELENILSON FARIAS 22/01/2017 Link para o comentário

      Pux! Tenho muitos fantasmas na tela do meu moto G 4 plus.


  • Rodrigo Quimas 3
    Rodrigo Quimas 22/01/2017 Link para o comentário

    O destino da Motorola é a google. Seria mito interessante se a Nokia assumisse a Motorola.


    • Moisés 41
      Moisés 22/01/2017 Link para o comentário

      Nokia nem se assume.. Emprestou o nome para vender melhor os aparelhos HDM/Foxconn

      CAV


      • Rodrigo Quimas 3
        Rodrigo Quimas 22/01/2017 Link para o comentário

        Me refiro a longo prazo... Seria bem interessante.


  • 3
    Ton 22/01/2017 Link para o comentário

    Apesar dos apesares Motorola ainda é ótima em comparação com as outras marcas já tive Samsung , LG , iPhone , todos os aparelhos dessas marcas recentes e com a Motorola me identifiquei não saio fácil. É sim acho que si ela voltar pras mãos dá Google será uma jogada de mestre, a Lenovo não deveria estar na história só atrapalha !!

    Maycow RanoverJorge L. MachadoKeyffer Wendell


  • 8
    Myverton Alencar 22/01/2017 Link para o comentário

    pois é também concordo ela tem q voltar para a mão dá Google e com urgência pois os dispositivos estão ficando para trás pois ele a mau lançaram o moto g4 já vai lança o g5 não existe e as atualizações q e bom nada peguei um Lenovo k6 pois pensei ser o g4 apesar q ele é o g4 porém em outra carcaça a atualização mesmo nem se fala


  • AC&MM 72
    AC&MM 22/01/2017 Link para o comentário

    Pelo Moto G2, pelo Moto G3, Pelo Moto X Force, pelo Moto X1, Pelo Moto X2... O meu voto é SIM!!!

    Wellington OnofreKeyffer Wendell


  • Jailson Maia 1
    Jailson Maia 22/01/2017 Link para o comentário

    Espero que isso aconteça logo porque ninguém aguenta mas essa Lenovo, ela tá perdida, não ouve os usuários, por isso que não está lucrando o esperado tá todo mundo correndo de volta para a Sansung


  • Vinicius Vasconcelos 2
    Vinicius Vasconcelos 21/01/2017 Link para o comentário

    Sim. Creio que jamais teriam lançado o Google Pixel e este seria um Motorola.
    A Apple sai muito na frente dos demais por integração do seu sistema. Se a Google que tem o sistema Android produzisse com aparelhos Motorola poderia criar um integração tão boa ou melhor que a dá Apple. Sem contar na resistência dos Motorolas.. na vida sempre tive os Nokias.. Motorola tava no caminho de ser a nova nokia. Resistência e qualidade. tenho o Moto Maxx em perfeito estado ainda.

    Conta desativadaKeyffer Wendell


  • 2
    Wellington Lima Franca 21/01/2017 Link para o comentário

    Sempre tive celulares dá Motorola, sempre gostei da marca, já tentei usar outra marca mas nunca gostei, não me adaptei. A Motorola sempre teve ótimos aparelhos, eu hoje estou usando o Moto X 2, pra mim um dos melhores aparelhos dá Motorola, não troco ele por nenhum outro e nunca tive problemas com meus aparelhos. Quando soube dá compra da Motorola pela Lenovo fiquei receoso que a qualidade caísse, bom parece que meus temores se concretizaram. A qualidade não é mais a mesma, minha mãe comprou um Moto G4 e ta sofrendo com ele, travando, bateria com problema, assistência técnica da Lenovo uma porcaria, até o português do celular é esquisito, parace que misturaram o português de Portugal com o nosso português "brasileiro" tem umas coisas escritas muito estranhas, os aparelhos perderam sua beleza, perderam o brilho. Na minha opinião a Motorola perdeu sua identidade, até o Moto Z que já tive a oportunidade de manusear, sei lá, não é mais a mesma coisa. Queria muito que a Motorola voltasse a ser como antes, pois se continuar assim meu próximo aparelho será de outra marca.

    Victor SantosKeyffer Wendell


  • Hudson Miller 6
    Hudson Miller 21/01/2017 Link para o comentário

    A Motorola nas mãos do Google teve seus tempos dourados e na escada da fama. Agora ela é só mais do mesmo.

    Jorge L. Machado


  • 30
    Tarlisson Jose 21/01/2017 Link para o comentário

    Ficou bom a reputação de aparelhos chineses que já era ruim no nosso pais acaba de piorar , já que todo mundo sabe que a Lenovo é chinesa em muitos tiveram problemas com seus aparelhos , isto estraga a reputação da chinesas . Vejo diversos comentários nas redes sociais da Motorola com seguinte tema "Lenovo Lixo chines , nunca mais compro aparelhos da china aparelhos Xing Ling " . Acho que a Lenovo deve um pedido de Desculpas .


  • Lilo Eli 2
    Lilo Eli 21/01/2017 Link para o comentário

    Sem optei pela Motorola, porém como me arrependo de ter comprado meu atual celular uma moto g4 plus, com 2 meses de uso os botões estão caindo, é o famoso touch ghost acontece a toda hora, pior é entrar no site do fabricante Lenovo e ver uma enxorada de reclamações idênticas sem resposta, a Lenovo trata seus clientes com total desprezo, suas assistências tratam pior ainda.
    A Motorola nunca deveria ter saído dá Google.

    Jorge L. Machado


  • jorge luiz vilas boas teixeira 2
    jorge luiz vilas boas teixeira 21/01/2017 Link para o comentário

    Sinceramente, eu não sei como era a Motorola nas mãos do Google pois não tive nenhum Motorola nessa época, mas se a Motorola já não está tomando um rumo muito bom, e ainda a Lenovo falando não estar "gerando números positivos", para onde ela iria? Acho melhor voltar pro Google mesmo.

    Jorge L. Machado


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 21/01/2017 Link para o comentário

    Não devia voltar pra mão de ninguém, devia ser a Motorola apenas!

    CAV


    • Moisés 41
      Moisés 21/01/2017 Link para o comentário

      Sem google e lenovo já teria fechado

      Jorge L. MachadoConta desativada


  • Joseilton Malafaia 21
    Joseilton Malafaia 21/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo que dê seu jeito. "Segura que o filho é teu!"
    Google deve concentrar todos os esforços na linha Pixel. Problemas tem aos montes, não vai faltar trabalho...

    Walace Martins


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 21/01/2017 Link para o comentário

    Seria interessante que a Google não tivesse se desfeito da Motorola, mas agora está feito e não há o que fazer.


  • jorge bueno 6
    jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

    Pra mim é triste ver uma empresa como a Motorola estar na situação que está, sendo subjugada por uma empresa chinesa por causa de ma administração

    Jorge L. Machado


  • Moisés 41
    Moisés 21/01/2017 Link para o comentário

    Se salvam o Z Force e Play.. O resto... 😥


    • 30
      Tarlisson Jose 21/01/2017 Link para o comentário

      Eles também tem problemas .


      • Moisés 41
        Moisés 22/01/2017 Link para o comentário

        😱 tbm? AFF


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 21/01/2017 Link para o comentário

    A Google deveria ter ficado com a Motorola. Só assim ela teria sua própria fabricante de hardware e tenho certeza que se essa parceria estivesse até os dias de hoje o Google Pixel seria bem diferente do que conhecemos.

    Jorge L. Machado


    • Moisés 41
      Moisés 21/01/2017 Link para o comentário

      Pixel > moto z


    • jorge bueno 6
      jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

      Mas será que com o surgimento do pixel a Google não iria estinguir a Motorola? Na realidade eu acho que a Lenovo ainda vai fazer isso


  • jorge bueno 6
    jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

    Eu acho que o maior erro dá Lenovo foi não ter dado o devido valor a Motorola, é como um time comprar um jogador dos sonhos, pagar uma fortuna por esse jogador e deixa-lo no banco, a Lenovo trata a Motorola como algo inferior deixando de realmente explorar o potencial que a Motorola tem, chega a ser desrespeitoso com a Motorola que foi a empresa que lançou o primeiro celular no mundo, com relação a Google se ela vendeu a Motorola para a Lenovo fica claro que não havia mais o interesse em continuar, acho que juntou o desejo de lucro com a venda e o desejo de ter um smartphone próprio

    Walace MartinsLeoGouveia


  • 2
    Guilherme Henrique 21/01/2017 Link para o comentário

    A Motorola deveria sim voltar para a Google, dps que a Motorola foi pra Lenovo os celulares dá marca não são mais os mesmos, eles estão meio em decadência perdendo o desempenho de antigamente, vamos falar a verdade Lenovo é marca de Notebook e não de celular, exemplo da Samsung que faz celulares a anos e começou a fazer notebook e ficou ruim os dispositivos da marca.
    Motorola deveria sim voltar pra Google e ter o desempenho maravilhoso de antigamente. #VoltaGoogle

    Jorge L. Machado


    • jorge bueno 6
      jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

      Gostaria muito de ver a Motorola de novo com a Google com garantias de que a marca não seria extinta mas tenho pra mim que não é do interesse dá Google

      Jorge L. Machado


  • Douglas Caldas 2
    Douglas Caldas 21/01/2017 Link para o comentário

    Eu acho que vai dar um boost de qualidade muito bom, fora que a Google poderia lançar mais projetos de aparelhos se fosse a própria desenvolvedora. Ou isso, ou a Google começa a se planejar pra virar uma Apple e lançar aparelhos próprios para seus Androids.

    Jorge L. Machado


  • 1
    Edilson Santos 21/01/2017 Link para o comentário

    Eu estava pensando muito em comprar um smartphone Motorola antes da lenovo se associar a marca, porém após isso acontecer mudei de ideia. Os smartphones agora parecem ser de brinquedo, muito frágeis. Prefiro aparelhos mais robustos como o terceira geração, antecessor do play e plus dessa nova geração de Smartphones que a marca está lançando..


    • jorge bueno 6
      jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

      Olha, já tive muitos aparelhos dá Motorola, sempre achei muito bons, estou com o moto z play e não acho ele fragil não, acho ele muito rústico e parrudo do jeito que eu gosto mas não posso negar que os aparelhos pós Lenovo não tem a mesma pegada de antes


  • Ray Parker 9
    Ray Parker 21/01/2017 Link para o comentário

    Fãs da Motorola a Google não quer a Motorola, pós só era prejuízo na Época quer pertencia a mesma. Google prefere terceirizar a fábricação dos Google Pixel mais não compra sua própria fábrica por conta dos gastos que são demais. por isso os Nexus não tinha a Marca Google e sim Nexus logada e a marca da terceirizada, a Google pegou a patentes e vendeu a Motorola. mesmo depois do Nexus 6 2014 podemos ver que a Google continuo usando as Patentes da Motorola nos Nexus 5X e 6P.


  • Miller Rangel 15
    Miller Rangel 21/01/2017 Link para o comentário

    Acho que a empresa ficou abandonada, sendo trocada de mão em mão. Nisso o perdeu o foco. Não temos mais aparelhos com o custo benefício do Moto X 2014 que uso até hoje e não troco. A Motorola parecia estar no caminho certo mas aí começou isso da venda e se perdeu. Os aparelhos eram bons por si só sem precisar bater de frente com nenhuma fabricante. Nas ruas todo mundo tem um Moto G de alguma geração... Sinto falta disso. Fora que o nome Motorola aqui é bem mais aceito que Lenovo, eles tanto sabem que nunca abandonaram o "Moto" só por marketing, pra se amparar nessa referência a Moto-rola.


    • Douglas Caldas 2
      Douglas Caldas 21/01/2017 Link para o comentário

      Isso de ter vários motos G#s por aí era uma estratégia de vendas. Porque eles estavam bem ruim e começaram a fazer o que a Samsung fez, mas sem perder muita qualidade. Que é lançar aparelhos de baixo investimento


    • jorge bueno 6
      jorge bueno 21/01/2017 Link para o comentário

      Eu acho que os smartphones dá Lenovo não tem atrativo, falta design , falta aquele algo a mais que te leve a desejar comprar o aparelho


  • Elly Márcio 2
    Elly Márcio 21/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo não tá no caminho certo

    Josué dos Santos J.


    • Ray Parker 9
      Ray Parker 21/01/2017 Link para o comentário

      A Motorola quando era dá Google também não estava pós só fudia a Google.


  • Mônica Ferhun 15
    Mônica Ferhun 21/01/2017 Link para o comentário

    A enquete não faz a menor diferença !

    Conta desativada


    • Ray Parker 9
      Ray Parker 21/01/2017 Link para o comentário

      Também acho


  • 23
    Ricardo 21/01/2017 Link para o comentário

    Gente... for favor: a Google NÃO quer a Motorola. Fim de papo. O resto dessa conversa seria futurologia.

    Victor Hugo


    • Ray Parker 9
      Ray Parker 21/01/2017 Link para o comentário

      Pós é cara é a Google que não quer essa empresa quebrada! já que quando pertencia a Google sempre se queixava de prejuízo por conta da Motorola.


  • Alexsandro G. 18
    Alexsandro G. 21/01/2017 Link para o comentário

    Vou ser bem sincero pra mim a Motorola evoluiu com a Lenovo, em todos os sentidos, o q mais matava os Moto G era a câmera, e a Lenovo resolveu isso. O software é o mesmo quase sem modificações, e as pequenas modificações são otimas. A única coisa q todos percebem q é da Lenovo e quando liga o aparelho q no final aparece o logo da Lenovo tirando isso é 99% Motorola. Atualizações vai chegar é só ter paciência por q nem 5% do mercado está com o Nougat e mesmo assim praticamente só os tops de linha.

    Alexsandro de Paula AmaralRay ParkerVictor Hugo


    • Ray Parker 9
      Ray Parker 21/01/2017 Link para o comentário

      Evolui até demais! antes a Motorola não conseguia bater de frente com outros tops, pós só tinha 2 atrativo, preço e software. hoje ela perdeu o atrativo de preço baixo, mais ganhou outras qualidades que a Motorola nunca teve Quando era dá Google.


    • 5
      Estêvão Santos 21/01/2017 Link para o comentário

      Mas qnd a Motorola era dá Google o moto g recebeu a atualização quase junto com os Nexus :/

      Jorge L. Machado


  • 20
    Renan Araujo 21/01/2017 Link para o comentário

    O Google não poderia ficar com a Motorola porque seria injusto para as fabricantes ter o Google vendendo modelos de todas as faixas de preço muito à frente de seus concorrentes. Seria capaz até de as outras fabricantes se "rebelarem" e criarem sistemas próprios. Em 2012 a Motorola estava falida. Foi o Google quem deu o empurrão nela, se não teríamos Razr até hoje. Apesar de tudo, Temos que agradecer a compra do Google pois sem o investimento dele não seria a Motorola que é hoje. E temos que agradecer também pela Lenovo ter comprado porque podia acontecer coisa pior com o mundo Android.

    Também não teria interesse por parte de Google, porque o lucro é muito pouco para ela que tem interesse outras fontes de dinheiro que são muito mais lucrativas (tinha visto em uma matéria, se eu não me engano, o lucro é de $32 por unidade vendida). Essa é a minha opinião.

    O que eu gostaria é ver a mesma Motorola de 2013/2014 lançando no máximo 5 linhas de produtos por ano E/G/X/Maxx(?) com preços competitivos e sem influência da Lenovo sendo duas marcas "independentes". Mas o cenário atual é muito difícil. Já que nessa época o Moto G1 e o Moto X2 eram quase perfeitos com um preço ótimo e não tinham concorrentes de peso.

    CAVMiller Rangel


    • Miller Rangel 15
      Miller Rangel 21/01/2017 Link para o comentário

      Concordo. Aquela Motorola se perdeu.


  • Zatta 9
    Zatta 21/01/2017 Link para o comentário

    Não dá pra votar mais umas 100 vezes?


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 21/01/2017 Link para o comentário

    O tempo da Motorola não passou, mas o que tá pegando feio é essa fragmentação dos aparelhos.
    Há três anos eu sabia todos os modelos disponíveis, hoje existem mais de quatro Moto G, três Moto X, três Moto Z... e nada de afiliadas nas atualizações!


    • Alexsandro G. 18
      Alexsandro G. 21/01/2017 Link para o comentário

      Phelipe não se compara com Samsung e LG estes sim q são os mestres da fragmentação.


      • 11
        Jorge L. Machado 22/01/2017 Link para o comentário

        são mestres na fragmentação mas já estão atualizando seus dispositivos. Não curto a Samsung e nem a LG, uso um celular da Motorola, mas vamos ser sinceros que no quesito de atualização de software a Motorola depois dá compra pela lenovo nunca mais foi a mesma.


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 21/01/2017 Link para o comentário

    Mas é claro que deveria, não precisava nem ter rolado enquente, rs. É só olhar o que a Lenovo fez com o line up e os preços.
    Agora até os pontos fortes restantes da Motorola estão indo embora, como a atualização e android puro.

    Lucas Goulart F.Jorge L. MachadoConta desativada


  • raphael m. 24
    raphael m. 21/01/2017 Link para o comentário

    A grande pergunta é se a Google quer de volta a Motorola?

    CAVJorge L. Machado


    • Augusto Silva 34
      Augusto Silva 21/01/2017 Link para o comentário

      E a resposta clara é: Não.

      CAVConta desativada


    • Ray Parker 9
      Ray Parker 21/01/2017 Link para o comentário

      Não kkkkkkk


  • Laércio Henrique Da Silva 23
    Laércio Henrique Da Silva 21/01/2017 Link para o comentário

    Eu acho que não deveria voltar para o Google não. na verdade a Google só queria mesmos era as patentes, ela não deu tanta a tenção a Motorola na época que era dona dela. a Motorola chegou oque e hoje com seus próprios esforços. A Lenovo subestimou a Moto e agora precisa se achar dentro do mercado e voltar a entregar os bons e velhos Smartphone que ela tem capacidade de produzir.


  • 23
    Ricardo 21/01/2017 Link para o comentário

    Não entendi o propósito da Matéria: quem decide os rumos da Motorola é a Lenovo e não os leitores do Android Pit... ahahaha. Não existe qualquer indício de que o Google esteja pensando em reassumir a Motorola, logo, debater isso seria perda de tempo. Por que o Google gastaria dinheiro com a produção de celulares em plena recessão econômica quando ela já está plenamente estabilizada em sua própria área, motivo que a fez livrar-se da Motorola? Seria andar pra trás.

    Conta desativada


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 21/01/2017 Link para o comentário

    E se um dia a Motorola fosse comprada pela Nokia?

    Lucas Esdras Figueiredo


    • AC&MM 72
      AC&MM 21/01/2017 Link para o comentário

      Seria interessante. Nokia 3310 e Motorola V3 de volta.

      Lucas Goulart F.


  • 4
    Tiago 21/01/2017 Link para o comentário

    Acredito que a Motorola deveria ser independente da Lenovo.

    Jorge L. MachadoGabriel


    • Gabriel 32
      Gabriel 21/01/2017 Link para o comentário

      Concordo


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 21/01/2017 Link para o comentário

    Google é Nexus "Pixel"..
    Motorola é Motorola..
    E sendo assim ..
    Fui feliz com a Google..
    e meio triste com a Motorola..
    A Motorola/Lenovo tem que se consolidar no mercado, e para isso acontecer, ela terá que ser capaz de produzir seus aparelhos de uma forma independente.. "(Hardware e Software)" Se pensarmos em uma união entres as duas marcas...
    Se fosse assim, "Tudo ligado "unido" à Google seria perfeito"

    Conta desativada


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 21/01/2017 Link para o comentário

      A Google terceiriza a fabricação da linha Pixel, assim com fez com a linha Nexus.
      Se a Motorola voltasse ao seu controle, ela teria a melhor empresa para produzir seus celulares.

      David CDJorge L. MachadoMarcelo Roder Ferreira


  • Nilo Junior 3
    Nilo Junior 21/01/2017 Link para o comentário

    Google teria desistido do moto z assim como desistiu do Ara, creio que a Google não teria dado uma certa atenção a Motorola e só usaria ela pra lançar seus smartphones tops e recuaria um pouco no negócio dos smartphones baratos como é e sempre foi a Motorola.

    CAVMarcelo Roder Ferreira


  • Lucio Silva 6
    Lucio Silva 21/01/2017 Link para o comentário

    Não acho que deveria voltar pra o Google muita gente fala mais a Lenovo está sim fazendo bons smartphones querem comparar que antes as atualizações eram mais rápidos agora não.Mais qual empresa está, todos viram a Sony a Asus liberarem e depois retirarem as atualizações,,acho que hoje o Android está mais complexo e as atualizações realmente vam demorar então é melhor receber mais tarde que cedo com problemas.por isso acho que a Lenovo vai sim surpreende com o passar do tempo com a Moto...


  • David CD 80
    David CD 21/01/2017 Link para o comentário

    Não é questão de voltar pra mãos de quem seja... A questão é oferecer produtos com qualidade, que não tenha defeitos crônicos de fábrica. E que seja justo o preço do produto.
    Enfim, acho que todos sentem falta da época do X 2014.

    Jorge L. MachadoDsão MonteiroConta desativadaConta desativada


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 21/01/2017 Link para o comentário

    Não sou capaz de opinar... hahahaha. É uma grande polêmica, mas acho que o tempo do "Motorola by Google" já não estaria mais em alta como foi, ou estaria...? Não sei, é muito relativo. Afinal, a Google quase sempre surpreende... :p


    • David CD 80
      David CD 21/01/2017 Link para o comentário

      A muito tempo que ela não surpreende, se for no campo dos smartphones.


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 21/01/2017 Link para o comentário

    Ela deveria mesmo é criar jeito e se tornar independente, e não com esse vai e vem feito bambolê... A Motorola já está avistando suas passagens com destino ao fracasso, se continuar nas mãos da lenovo...

    CAVGabriel


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 21/01/2017 Link para o comentário

    Não acho que haja necessidade de voltar para a Google, basta adotar novamente algumas políticas do período como lançar menos modelos e focar em oferecer uma experiência de usuário próxima dos Nexus/Pixel em termos de atualização.

    Marcelo Roder Ferreira


  • Thiago19 40
    Thiago19 21/01/2017 Link para o comentário

    A Motorola by Google era ótima, mas já passou. Infelizmente na minha opinião os aparelhos dá Motorola depois da Google não possuem a mesma qualidade eu mesmo não penso em comprar outro smartphone da Motorola tão cedo.

    Conta desativada


  • Reginaldo T. 15
    Reginaldo T. 21/01/2017 Link para o comentário

    A lenovo tem feito um bom trabalho e a Google pouco ligou para eles quando a teve.

    Zeca Delgado


  • 99
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Seria melhor a Motorola sozinha...

    GabrielConta desativada


    • AC&MM 72
      AC&MM 21/01/2017 Link para o comentário

      O problema é se ela se sustenta sozinha.

      David CDLucas Goulart F.Conta desativada


  • Alexandre 33
    Alexandre 21/01/2017 Link para o comentário

    Se tivesse ficado com a Google, hoje estaria sendo a coisa mais linda de se ver em anos.


  • João Victor 2
    João Victor 21/01/2017 Link para o comentário

    Bom.... Vamos lá em 2013 a Motorola estava otima nas mãos da Google, em questão de atualização via OTA era os primeiros a receber e hj demora demais fora que a própria Lenovo admitiu que dps de 2 anos não se entende com a Motorola então prefiro que fique com a Google.

    Lucas Goulart F.


    • John T. 28
      John T. 21/01/2017 Link para o comentário

      vc esta vendo isso apenas como um consumidor , o outro lado é bem diferente


    • Thiago19 40
      Thiago19 21/01/2017 Link para o comentário

      A Motorola abandonou o moto x 2013 cheio de bugs, não compensa ter atualizações se elas acabam estragando o aparelho.

      John T.


      • John T. 28
        John T. 21/01/2017 Link para o comentário

        pse meu antigo moto x ficou muito tempo no kit kat


  • John T. 28
    John T. 21/01/2017 Link para o comentário

    Apenas dou risadas


  • 73
    Jairo rios 21/01/2017 Link para o comentário

    Não creio que a Google queira a Motorola de volta , o ideal seria a div de celulares dá Motorola voltar para a Motorola Corporation , aí sim.

    CAVHudson Alves VilelaJohn T.


  • Wellington Onofre 7
    Wellington Onofre 21/01/2017 Link para o comentário

    Voltar para a Motorola? Ela nunca deveria ter saído, a Lenovo não sabe o que fazer com ela

    Conta desativadaLucas Goulart F.Thiago19John T.


    • 85
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      A Lenovo Não sabe o que fazer nem com os smarts que levam a própria marca, olha o k5 abandonado aí....

      CAVWellington OnofreConta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.


      • Wellington Onofre 7
        Wellington Onofre 22/01/2017 Link para o comentário

        Justamente, o k6 vai pelo mesmo caminho, um bom smartphone mas que vai ser abandonado por falta de atualização


  • João Guilherme B. 7
    João Guilherme B. 21/01/2017 Link para o comentário

    Seria bom para o google voltar a ter a Motorola à sua disposição para a fabricação de novos gadgets ao invés de fazer parcerias
    (mas parece que o big G entrou na onda da Samsung de bater de frente com a Apple)


  • 85
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Fico imaginando o que seria a Motorola hoje em dia se ainda estivesse na mãos dá Google, certeza que os aparelhos iam ser muito melhores e o suporte incomparável com o descaso que é com a Lenovo....

    Miller RangelLucas Goulart F.Thiago19Conta desativadaConta desativadaRodrigo De Oliveira R.


    • Miller Rangel 15
      Miller Rangel 21/01/2017 Link para o comentário

      Você disse tudo.


  • 30
    Tarlisson Jose 21/01/2017 Link para o comentário

    Já vi que a enquete , vai da sim como resultado muitas pessoas tiveram problemas como os novos aparelhos depois que a Lenovo comprou .


  • Se Liga Guilherme 2
    Se Liga Guilherme 21/01/2017 Link para o comentário

    Estava querendo comprar um moto g4 plus,mas depois de todas as falhas que vi,desisto da motorola.Ainda tenho orgulho do meu moto g1

    Thiago19Conta desativada


  • 62
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    O Google teria interesse em recomprar a Motorola? Acho que não, pois a empresa segue muito cômoda como está. Se ela tivesse interesse em seguir no mercado, não teria vendido a empresa para a Lenovo. Se a Lenovo não tem competência ou não administra como deveria a Motorola, é uma grande pena para nós que temos respeito pela antiga empresa, mas a qualidade deixou de existir faz tempo.

    Conta desativadaRodrigo De Oliveira R.Kleber BPConta desativada


    • 93
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Concordo Vinícius!

      Conta desativadaConta desativada


    • 99
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Concordo Vinícius!²

      Conta desativadaConta desativada


  • 43
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Ela poderia até querer voltar, difícil seria a Google querer de volta kkkkkkkkkkk!

    CAV


  • 93
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Ótimo artigo Bruno Salutes! Com certeza a Lenovo não deveria ter colocado as mãos na Motorola, já que os fabricantes chineses, parecem que não fazem pesquisa de mercado e sempre querem colocar aqui o que vendem na China! Não levam em consideração a diferença cultural e principalmente os gostos dos brasileiros por smartphones. Dei um crédito de confiança a Lenovo, mas o meu próximo smartphone não será Motorola!

    Lucas Goulart F.Zeca DelgadoThiago19Conta desativadaConta desativadaKleber BPConta desativada


    • 99
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      2

      Conta desativadaConta desativada


  • 8
    marcelo guimaraes 21/01/2017 Link para o comentário

    deveria era deixa de existe ate hoje mesmo com a lenovo nunca conseguiu fase um celular bom so umas porcarias de intermediario como a linha motog e linha z que so tem preço

    MoisésKleber BP


  • 2
    Kevin Ferreira Silva 21/01/2017 Link para o comentário

    Claro, o bom dá Lenovo foi os Premium mas o preço... E a Google poderia se fundir a Motorola e assim poderia usar das fábricas motorola para fabricar seus pixels.


  • Rafael Silva 13
    Rafael Silva 21/01/2017 Link para o comentário

    Acho que eu fico no TALVEZ. Lenovo fez uma cagada em atualizar só uma vez o G3, bugs no G4, morte do Moto X, querer dividir o Moto G4 em 3 versões diferentes sem nenhum grande diferencial. Com grande diferencial quero dizer que os 3 fazem "as mesmas coisas",mas com velocidade diferentes. Se ela quisesse dividir em 3 fizesse igual a ASUS, que pego o Zen 3 e dividiu em "bateria, médio e alto desempenho". Quando ela viu que um dos 3 modelos vendeu mais que os outros fez um modelo melhor, porém com diferencial que o fez verde a mais.

    Thiago19Conta desativada


    • Thiago19 40
      Thiago19 21/01/2017 Link para o comentário

      Ou o Zenfone 2 que tinha o selfie, o com alto desempenho normal e o baixo desempenho e barato laser.


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 21/01/2017 Link para o comentário

    como user da motorola, eu gostaria que a motorola voltasse para a motorola, aliás nunca deveria ter saído.

    CAVConta desativadaHudson Alves Vilela


    • CAV 57
      CAV 24/01/2017 Link para o comentário

      Olha, não é bem assim.
      A Motorola Mobility, assim como a Nokia Mobile, estavam numa situação bem complicada antes de serem adquiridas pela Google e Microsoft, respectivamente. Se elas não tivessem sido adquiridas, o que garante que elas ainda estariam vivas em 2017?


  • Danilo 6
    Danilo 21/01/2017 Link para o comentário

    Sim, deveria. Ainda acho que a Lenovo quer matar a marca Motorola, só não o fez ainda porque percebeu que ela ainda tem força.

    Lucas Goulart F.Kleber BPConta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 21/01/2017 Link para o comentário

    Pela Google, pela Motorola, pelo Android Pit e pelo Nokia 3310... O meu voto é SIM!

    Lucas Goulart F.Zeca DelgadoConta desativadaMateusLucas S.


    • 15
      Lucas S. 21/01/2017 Link para o comentário

      Boa kkkkk

      AC&MM


  • 3
    Gilberto Silva 21/01/2017 Link para o comentário

    Moto g4plus plus cheio de problemas, toque fantasma, apps que não fecham, bateria descarrega rápido, desisti de Motorola!! Lenovo estragou tudo!!!

    Lucas Goulart F.MoisésConta desativadaRafael Silva


    • 85
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Moto G4 é bem bugado mesmo, quase uma loteria para pegar um aparelho sem problema...


  • 26
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Comprei o meu Moto E em 2014 todo animado com o fato dele ser da Google. Dias depois vejo uma matéria dizendo que a Motorola seria da Lenovo: foi como um banho de água fria, ou melhor, GELADA.

    CAVLucas Goulart F.


    • CAV 57
      CAV 24/01/2017 Link para o comentário

      Isso não impediu o Moto E¹ de ter tido um suporte de software fantástico para um aparelho da categoria dele.

      Conta desativada


  • Monique De Freitas 3
    Monique De Freitas 21/01/2017 Link para o comentário

    Depois que a Motorola foi para as mãos dá Lenovo esta definhando igual um animal sendo abatido a Lenovo esta destruindo a grandiosidade da Motorola,a Motorola era uma empresa de nome de peso no mercado agora parece mais um ratinho assustado que nao sabe o que fazer com a nem a droga das atualizações para os smartphones mais antigos a droga da empresa quer disponibilizar e achar isso super legal,a Lenovo destruiu a imagem da Motorola veja a Samsung está disponibilizando ate para seus aparelhos mais antigos as ultimas atualizacoes e quando falo de atualizacao é o Android 7.1 mais a Motorola depois que foi para as maos da Lenovo so quer ficar atualizando esses smartphone sem graça que fizeram e nao lembra da linha dos seus smartphones se a Lenovo continuar administrando a Motorola vai ser o fim de uma das marcas mais imponentes do mundo.

    Lucas Goulart F.Kleber BPConta desativadaRafael Silva


  • 14
    Renato 21/01/2017 Link para o comentário

    logico...


  • 1
    João Paulo Vasconcelos De Araújo 21/01/2017 Link para o comentário

    Sim Deve Voltar As Mãos Do do Google porque a Lenovo está fazendo tudo errado está deixando o celphone feio


  • 6
    Josinei De Souza 21/01/2017 Link para o comentário

    Claro que a Motorola deveria volta para a Google.
    A Lenovo só fez cagada com a Motorola quando a assumiu!
    Quando a Motorola pertencia a Google os aparelhos eram excelentes, agora não posso dizer o mesmo!

    Lucas Goulart F.Kleber BP


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 21/01/2017 Link para o comentário

    Como ja disse em outra materia, o google não vai fabricar smartphone, pois incomodaria as outras fabricantes. Há quem diga: ah, mais tem o pixel. O pixel não é vendido globalmente. A questão não é quem é "dono" da Motorola. Se a lenovo preservasse o legado da Motorola (funções, atualizações rápidas, qualidade, atendimento ao consumidor), estaria tudo certo. Era só deixar a Motorola livre para ser ela mesma. Porém, a lenovo foi lá e cagou a Motorola... Comprei o moto g4 e me arrependi. Triste!


  • 82
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Tanto faz, para mim que não sou usuário da marca ficou a mesma coisa, o mesmo design que não me agrada, o mesmo Android puro... Mas acho que a Google não quer, por isso votei NÃO.

    Muraque O.MoisésConta desativada


    • 93
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      Piorou e muito Andreu, só que a Google só quer patentes, então a Lenovo vai ter que conviver com a debandada de consumidores!

      Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        Fora as atualizações, o que vc acha que piorou Marcelo?

        Muraque O.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        O material usado no smartphone piorou, software e hardware tá meio bugado Andreu, é só ver o G4+. Sem falar no Gorilla Glass que arranha fácil e pôs vendas fraquinho!

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        O material não é o mesmo utilizado nas outra linhas? Vai ver que é o padrão da empresa, no caso a Lenovo, que é baixo...

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        Agora o Moto Z não padece dos mesmos problemas né?


      • 93
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        Andreu, se você pegar o Moto G1 e comparar com as outras versões da linha G, a diferença é totalmente visível! Acredito que você acertou em cheio, o padrão de qualidade Lenovo é baixo.

        Conta desativadaLucas Goulart F.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        Andreu, já vi algumas reclamações com relação a fragilidade do vidro traseiro a arranhões, e somente esse problema! Agora a linha G.....

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        Reclamações por conta de arranhões eu não considero Marcelo, pois usuários relaxados é só o que tem. De repente estão pondo o aparelho sobre uma mesa de concreto rsrs. A minha mesa de trabalho é lisinha, mas assim mesmo ainda coloco sobre um papel A4 kkkk

        Muraque O.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        Com os relaxados não tem jeito mesmo Andreu! kkk....
        Mas até quem tem muito cuidado, reclama da fragilidade do Gorilla Glass embarcado nos aparelhos Motorola. Eu mesmo nunca usei película de espécie alguma em smartphones, sou obrigado a usar no G4, já que no primeiro dia de uso apareceram leves arranhões! E sou muito cuidadoso e até enjoado com os meus smartphones.

        Conta desativada


  • 8
    jhonmayconxavier 21/01/2017 Link para o comentário

    com certeza

    Wellington OnofreLucas Goulart F.


  • AC&MM 72
    AC&MM 21/01/2017 Link para o comentário

    A questão em si não é o fato de com qual empresa a Motorola deveria ficar subsidiada - se é que assim pode-se dizer - e sim, haver um consenso entre as empresas envolvidas. Eu creio que a Motorola despontou enquanto estava sob a tutela da Google pelo motivo de que a Google estipulou metas, mas também acatou sugestões da Motorola em relação ao desenvolvimento dos seus aparelhos, tanto que, devido a essa harmonia entre as duas empresas, desenvolveram aparelhos que, até hoje são bem lembrados.
    Por outro lado, com a Lenovo - como mostra há pouco tempo uma matéria postada aqui no Android Pit - mesmo depois de dois anos trabalhando juntas, ainda não conseguiram se entender e produzir algo que trouxesse um retorno tão bem sucedido como foi com aparelhos anteriores.
    Em resumo, pode-se dizer que , enquanto houver qualquer choque de ideias, não será possível alcançar os metas traçadas, ainda que a Motorola esteja vinculada a Google ou qualquer outra empresa diferente. A prova maior desse comum acordo entre as duas é a linha Z. As duas empresas precisam trabalhar como se fossem uma só e sob a responsabilidade de atender, o melhor possível, aos usuários de seus produtos.

    CAVFlávio Martins


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 21/01/2017 Link para o comentário

    óbvio que precisa ... Google foi a melhor coisa que aconteceu

    rog_7Lucas Goulart F.Conta desativada


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 21/01/2017 Link para o comentário

    Sei que não serei ouvido, mas vou ser curto, minha resposta é SIM.
    A lenovo já está a dois anos e ainda não conseguiu eliminar o CANCER que fez da marca de TRADICÃO e GERAÇÃO estar em ruinas.

    Dr. Oliveira OABGiovanna D'Oliveira - DFMaya J.AC&MM


    • AC&MM 72
      AC&MM 21/01/2017 Link para o comentário

      Mas eu acho que é porque é escrito...


  • André Sousa 17
    André Sousa 21/01/2017 Link para o comentário

    Para o Google a Motorola seria uma distração. Eles não podem fazer isso. Além do mais, a Lenovo tem divisões de servidores e PCs, se a questão é bom hardware eles precisam se acertar como um todo, não vender a Motorola de novo para o Google.


  • Moisés 41
    Moisés 21/01/2017 Link para o comentário

    E a troco de quê Google ia querer?
    Já possivelmente pegou as patentes e o Pixel vende mais que o Moto Z.

    CAVWellington OnofreConta desativada


    • 82
      Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

      E isso é pq o Pixel nem está disponível em todos os mercados hein...

      CAVConta desativadaMoisésJohn T.


  • Larissa 7
    Larissa 21/01/2017 Link para o comentário

    Nem uma nem outra.


  • 20
    Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

    Motorola é ruim de qualquer jeito

    John T.marcelo guimaraesMoisés


    • John T. 28
      John T. 21/01/2017 Link para o comentário

      Horrivel bem Horrivel so os fans da Morta rola defendem ela


  • 8
    William Gonçalves 21/01/2017 Link para o comentário

    Com toda certeza! A Lenovo está destruindo a Motorola. Sempre fui usuário da linha Moto, Moto G1, G2, X2 e agora G4 plus e confesso que estou meio decepcionado, principalmente com relação a atualização. Seria um sonho saber que a Motorola voltou as mãos do Google

    Lucas Goulart F.


  • John T. 28
    John T. 21/01/2017 Link para o comentário

    pra que ? dar prejuízo a Google ? kkkk a Motorola só da prejuízo , para o Google agora a Lenovo era melhor morrer de vez a marca kkk

    marcelo guimaraes


    • 14
      Gabriel Paes 21/01/2017 Link para o comentário

      cara prejuizo?! se nasceu a quanti tempo?! 4 anos pq certamente vc n viu oq a google fez com a motorola......fizeram 2 dos melhores aparelhos.....com custo beneficio fudidam........sem fala q oq o pessoal nao esta pensando.....é q se a motorola voltar a ser do google......a HTC pararia de produzir os pixels e eles começariam a produzir pela motorola.......(mais chances de chegar ao mercado brasileiro) sem fala q teriam um maior controle sobre a fabricaçao do msm......

      Lucas Goulart F.


      • 85
        Conta desativada 21/01/2017 Link para o comentário

        ainda perde tempo argumentando com alguém que tem o logo dá Samsung na foto de perfil 😂

        Conta desativadaLucas Goulart F.


      • John T. 28
        John T. 21/01/2017 Link para o comentário

        veja bem

        motivos pelos quais a Google vendeu a Motorola para a Lenovo

        1 - A Motorola estava dando prejuízo

        Sim, os smartphones Moto X e Moto G foram bem recebidos pelo público. E os números de vendas mostram que a aceitação dos dois aparelhos foi muito boa junto ao mercado. Entretanto, ainda assim, a Motorola só trouxe prejuízos para a Google desde que foi adquirida.

        No final do último trimestre financeiro, por exemplo, a Motorola arrecadou US$ 1,18 bilhão – um número que por si só não é ruim. Porém, esse valor significava apenas 8% das receitas da Google, o que de início nos mostra qual é o real interesse da companhia: ampliar a sua atenção sobre os negócios que realmente colocam mais dinheiro no caixa.

        Além de a receita ser baixa para os padrões da Google, a divisão de hardware estava dando cada vez mais prejuízo. No segundo trimestre de 2013 a Motorola perdeu US$ 192 milhões no balanço final. Já no terceiro trimestre do ano passado esse número aumentou para US$ 248 milhões. Para o último trimestre de 2013, cujos números finais ainda não foram divulgados, a previsão era de uma nova perda.

        Fonte Tecmundo

        Agora Lenovo

        A compra da Motorola pela Lenovo não deu tão certo



        A divisão de celulares da Motorola foi adquirida pela Lenovo em 2014 por US$ 2,91 bilhões, preço baixo se comparado aos US$ 12,5 bilhões pagos pelo Google três anos antes. Mas a compra não deu tão certo para os chineses. No relatório financeiro anual da Lenovo, publicado nesta quinta-feira (26), a empresa diz que os esforços de integração “não atenderam às expectativas”

        O Mobile Business Group (MBG), negócio da Lenovo que cuida de smartphones, tablets com Android e smart TVs, teve receita de US$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre de 2016. É a divisão que rende menos dinheiro para a empresa, abaixo dos US$ 6,2 bilhões da área de computadores e tablets com Windows e dos US$ 4,6 bilhões do grupo de servidores, software e serviços para empresas.

        Fonte TecnoBlog

        CAV


      • John T. 28
        John T. 21/01/2017 Link para o comentário

        Abra os olhos de ''fanboy'' e veja a realidade , os pixels nao chegam no mercado brasileiro , por que nossa economia esta completamente ferrada


      • John T. 28
        John T. 21/01/2017 Link para o comentário

        nao fique irritadinho apenas com uma foto , o que eu falei sao fatos a motorola deu sim prejuizo a Google


  • Squalo 28
    Squalo 21/01/2017 Link para o comentário

    Não acho, acho que o tempo da Google/Motorola já passou. Assim como o tempo Microsoft/Nokia.

    Tiago HastenteufelZeca DelgadoConta desativadaRogério DiasLarissaJohn T.Erick Reis


    • Mônica Ferhun 15
      Mônica Ferhun 21/01/2017 Link para o comentário

      não sabe o que diz !


    • Mônica Ferhun 15
      Mônica Ferhun 21/01/2017 Link para o comentário

      para falar precisa entender do assunto . Não é só abrir a boca e falar somente por falar, tem que estar embasado em alguma coisa, no mínimo !


    • rog_7 8
      rog_7 21/01/2017 Link para o comentário

      cara que merda tu falou aí hein enquanto Google-Motorola foi um sucesso Microsoft-Nokia um redondo fiasco kkkk vai dormir fanfag da microsofre de apps

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.