Vale a pena comprar o kit para troca de peças que a Motorola está vendendo no iFixit?

ifixitmotorola
© iFixit

Se tem uma coisa que causa muito transtorno é o fato do smartphone apresentar algum defeito e precisar ser enviado para assistência. Eu mesmo já tive dor de cabeça em relação a isso, onde a demora para receber novamente o aparelho vindo da assistência foi o principal contratempo.

Para tentar amenizar esse tipo de inconveniente a Motorola está firmando uma parceria com o iFixit. Para quem não conhece, o iFixit é um grupo técnico de manutenção de smartphones muito conhecido por abrir os aparelhos e comentar as especificações das peças e componentes. As duas empresas vão lançar um kit de reparo que permitirá o cliente efetue o conserto sem precisar levar o dispositivo em uma assistência.

Os kits vêm com peças originais da Motorola e todas as ferramentas necessárias para que o usuário realize o processo de manutenção do seu aparelho sem precisar ir para assistência autorizada. No total serão 16 kits para reparo da tela, bateria e outros componentes que podem ser trocados sem muita complexidade.

kit
Kit iFixit / © ifixit.org

Sobre essa parceria entre as duas empresas, é preciso ver os prós e contras apresentados, pois ao contrário do que muitos pensam, nem tudo são flores. Vale ressaltar também que essa parceria só é válida para os Estados Unidos, ou seja, você teria que importar o kit. A ação faz parte da campanha #righttorepair que que significa direito de reparo e vem ganhando muita força por lá.

Prós

  • Realizar reparos sem precisar levar o dispositivo para uma assistência;
  • Kits com peças originais da Motorola;
  • Rapidez para o problema ser resolvido.

Contras

  • Complexidade do reparo sem conhecimento;
  • Perda na garantia se o procedimento não der certo;
  • Ter uma certa experiência técnica para realizar o procedimento;
  • Você terá que importar o kit e pagar por ele em dólar.
ifixitmotorola
Trocando a tela do Moto Z com o kit oficial / © iFixit

A Camila Rinaldi, ex-editora do AndroidPIT, já fez a troca de tela de um Moto G usando um kit semelhante ao vendido pela Motorola e iFixit. Mesmo com todo conhecimento técnico que ela tinha, vejam que o reparo não ficou 100%:

No meu ponto de vista, acaba sendo uma ótima opção para quem tem um conhecimento técnico em reparos e quer rapidez para resolver um possível defeito em seu dispositivo. Entretanto, a perda de garantia é algo crucial, onde particularmente eu prefiro esperar a demora da assistência técnica do que perder a garantia. 

E você, compraria um kit desses para fazer o reparo do smartphone em casa, ou prefere enviar para assistência?

Via iFixit

Artigo seguinte
15 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Michael Mandy 7
    Michael Mandy 31/10/2018 Link para o comentário

    Abrir o celular seguindo um vídeo passo-a-passo no YouTube, por exemplo, é fácil. Difícil é deixar tudo no lugar e lacrá-lo. Eu, particularmente, vou fazer besteira e consequentemente, meu aparelho terá que ir para uma autorizada.


  • Léia M. 29
    Léia M. 27/10/2018 Link para o comentário

    Talvez a ideia seja voltada justamente para aparelhos que já estão fora da garantia.
    Visto que qualquer aparelho aberto ainda dentro do prazo da garantia perde a mesma.
    Acho uma boa ideia, até porque é possível encontrar vários vídeos com passo a passo para reparos em smartphones.
    Basta ter interesse em aprender, e assim praticando melhorar o resultado final do reparo.


  • 27
    Frederico Porto 25/10/2018 Link para o comentário

    troquei a bateria de um antigo Xperia Z1compact com um kit desses. tudo certo! (menos a proteção de água, é claro... rsrs)


  • Paulo Freire 2
    Paulo Freire 25/10/2018 Link para o comentário

    Sim vale a pena principalmente no modelo G5 e família pois está dando problemas no tocha quando e colocada uma tela que não a original compra o kit e paga para um técnico trocar mas levando por esse lado sairia o mesmo preço da at e te garanto que esse problema que o editor teve foi em um aparelho da Samsung que demora a resolver problemas em seu aparelhos


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 25/10/2018 Link para o comentário

    se eu comprar um kit desse da mesma forma vai ter que ir para o técnico

    Paulo Ricardo


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 25/10/2018 Link para o comentário

    Sinceramente, não, prefiro comprar um novo, ou melhor, importar um top que sai muito mais em conta.


  • 5
    Luciano Oliveira 24/10/2018 Link para o comentário

    Saudades da Camila... 😢

    LeonardoLuiz OtávioLarissaJunior Fornazi


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 24/10/2018 Link para o comentário

    Eu vejo essa iniciativa de duas formas.
    Tem o lado bom que além de garantir um reparo rápido também permite uma economia. Mas isso requer conhecimento pra realizar os processos de reparo ou substituição.
    E tem um lado meio ruim... Dá uma certa impressão de que a Lenovo tá dizendo assim, "se vira aí que não vou arrumar isso pra você não". Fora que se der m@rda você perde a garantia.

    Lígia B.Válter FilhoMarcos FonsecaMaykol J. Casamasmo


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 24/10/2018 Link para o comentário

    Pelo preco do kit tá Mais barato mandar consertar na assistência.

    Mas bom mesmo é ser paranoico igual eu e não deixar telefone cair nem brincando.

    Lígia B.Paulo RicardoMaykol J. Casamasmo


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 24/10/2018 Link para o comentário

    É uma iniciativa muito interessante. Com um pouco de boa vontade dá pra fazer reparos muito bons.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/10/2018 Link para o comentário

      Para quem tem noção sobre reparos é uma boa opção. Tu manja brother Breves?

      Phelipe B.


      • Phelipe B. 67
        Phelipe B. 25/10/2018 Link para o comentário

        Faço algumas manutenções pequenas sim.


  • Daniel Iserhard 4
    Daniel Iserhard 24/10/2018 Link para o comentário

    PERCA não, colega

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/10/2018 Link para o comentário

      Corrigido. Obrigado


    • 15
      Conta desativada 24/10/2018 Link para o comentário

      "ConSerto" e não "conCerto".

      Deivis Schuman

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.