O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

12 Compartilhado 171 Comentários

Review do Moto E4 Plus: básico e com super bateria

Depois de alguns anos sem a série Moto E no Brasil, eis que a Motorola resolveu trazer a nova geração do aparelho com boas novidades. O Moto E4 Plus é um modelo que deixa as raízes básicas de lado e aposta em uma bateria grande e no visual caprichado. A seguir você confere nosso teste completo com o Moto E4 Plus.

Avaliação

Prós

  • Leitor biométrico
  • Bateria de longa duração
  • Boa construção

Contras

  • Performance baixa em alguns momentos
  • Armazenamento interno pequeno
  • Sem porta USB Type-C

Moto E4 Plus – Data de lançamento e preço

O Moto E4 Plus foi lançado no dia 21 de junho, no Brasil, mas estreou antes disso no mercado norte-americano. Por aqui, o modelo é vendido em duas versões, o Moto E4 convencional, que custa R$ 849,00, e o Moto E4 Plus, por R$949,00. Todos estão disponíveis para compra nas cores azul, dourado e azul escuro, no varejo físico e online.

Moto E4 Plus – Desenho & Qualidade de Construção

O visual do Moto E4 Plus é uma mistura de vários elementos característicos da série Moto G5 e também da linha Vibe. No que diz respeito à semelhança com a série de dispositivos da Lenovo, temos o corpo feito em alumínio e tampa traseira removível, como acontece com o Vibe K5.

Apesar desta característica, no entanto, a bateria não pode ser retirada. Não temos aqui uma otimização no design, como acontece com a linha Moto Z, logo, o E4 Plus é um dispositivo consideravelmente espesso. Seu tamanho avantajado é totalmente justificável, visto que temos em seu interior uma bateria de 5.000mAh.

moto e4 plus review back final
Acabamento traseiro do Moto E4 Plus / © AndroidPIT

Outro ponto interessante aqui, devido ao tamanho maior, é que o módulo da câmera fica abaixo do limite da tampa traseira, ou seja, não é proeminente como nos Moto G5 Plus ou Moto Z2 Play.

O Moto E4 Plus tem uma pegada boa, resultado dos elementos que compõe a parte traseira e as laterais, que são basicamente policarbonato e alumínio. A Motorola oferece na parte frontal um leitor de impressão digital, que também serve para navegar pelo sistema através de gestos.

moto e4 plus button touch
Botão de navegação por gestos / © AndroidPIT

Um dos pontos contra do modelo é a ausência da USB Type-C, que também não está presente nem mesmo no Moto G5. 

Moto E4 Plus – Tela

O painel LCD IPS do Moto E4 Plus tem definição HD, o que fica abaixo daquilo que é oferecido nessa mesma faixa de preço. A tela tem 5,5 polegadas e exibe cores equilibradas e contraste regular. O brilho não é dos mais fortes, mas é possível utilizá-lo sob luz solar desde que não muito forte. 

A tela do E4 Plus é de qualidade, mas o Moto G5 tem uma tela melhor em todos os sentidos, nitidez, cores, contraste e brilho. Outro ponto que merece ser destacado aqui é referente ao modo de cor intensidade, presente nas configurações da tela, pois, aparentemente, a Motorola o deixou com uma saturação acima da média. Acredito que a fabricante tenha feito isso para que o usuário consiga ter uma experiência melhor com o display do Moto E4 Plus.

moto e4 plus review hero
Tela HD do Moto E4 Plus / © AndroidPIT

Moto E4 Plus – Software

O Moto E4 Plus sai de fábrica com Android 7.1.1 Nougat e interface do usuário pouco modificada. O pacote de segurança que vem pré-instalado é o referente ao mês de maio, ou seja, está pendente de atualização. Aparentemente, a Motorola anda um pouco atrasada, pois seus últimos lançamentos não estão saindo com o patch mais recente ou com a versão do Android mais atual.

moto actions app moto e4 plus
O aplicativo Moto e seus recursos / © AndroidPIT

Com relação aos recursos do software, o Moto E4 Plus não traz nenhuma novidade, apenas recursos básicos. O dispositivo não conta com DTV. O app Moto, responsável por controlar as funções inteligentes do sistema que envolvem gestos, voz e toque não oferece nenhum recurso do Moto Voz. Nele, você irá encontrar somente o Moto Tela e os controles por gestos para habilitar ou desativar a navegação através dos botões virtuais na tela.

moto e4 plus tela software
Interface do usuário da Motorola / © AndroidPIT

O Moto E4 Plus também roda com as últimas alterações que a Motorola fez nos ícones do sistema, adicionando um visual de papel dobrado. Particularmente, acho que essa alteração deixou o launcher e o AppDrawer poluído. Outro ponto que vale ser destacado é que a Moto Tela não é ativada através do sensor de proximidade pois o mesmo não está presente no aparelho. Neste caso, o Moto E4 Plus utiliza o sensor de movimentos para exibi-la, ou seja, é preciso o aparelho para que o mesmo funcione.

O Android O não é uma atualização que a empresa está prometendo entregar ao Moto E4 Plus

Diferente do que a Motorola fez com outros lançamentos recentes, o Android O não é uma atualização que a empresa está prometendo entregar. Nem mesmo no site da empresa está descrito que o modelo receberá mais um update de sistema, como acontece com os Moto G5, por exemplo. Além disso, a presença do processador da MediaTek pode fazer com que as atualizações demorem mais para chegar ao modelo, visto que a empresa é conhecida por atrasar a distribuição dos drivers de seus chipsets.

Moto E4 Plus – Performance

O hardware do Moto E4 Plus não impressiona, principalmente por se tratar de um modelo intermediário e não de entrada, visto que este papel é desempenhado pelo Moto C. É um dispositivo voltado para atividades básicas, como redes sociais e alguns jogos casuais. Em suas especificações temos o processador MediaTek MT6737 com quatro núcleos de 1,3GHz e GPU Mali-T720 de 600 MHz.

A memória RAM é de 2GB e o armazenamento interno é de 16GB apenas, espaço que considero abaixo da média e um dos contras deste modelo. Deste total, apenas 11,5GB estão acessíveis ao usuário. O slot para microSD está presente e pode ajudar, mas o armazenamento interno reduzido pode ser um problema para a performance do aparelho após futuras atualizações no sistema.

O armazenamento e o processador fraco são os pontos fracos do hardware do Moto E4 Plus

Presenciei alguns engasgos no sistema e certas lentidões ao mudar de um aplicativo para outro. Não ocorreram travamentos ou fechamentos inesperados, mas é nítido que a performance do sistema caiu consideravelmente conforme o multitarefa ficava com seis ou mais aplicativos abertos. Não considero o Moto E4 Plus um bom celular para jogos, mas ele rodou alguns títulos sem muitos problemas e com os gráficos em nível médio, como Asphalt 8 e Crossy Road.

Moto E4 Plus – Áudio

O Moto E4 Plus conta com uma saída de áudio mono em sua parte inferior, ao lado da porta microUSB. A experiência multimídia com o dispositivo foi bem interessante, uma vez que o mesmo conta com o sistema Dolby Atmos que otimiza o som que é reproduzido em seu alto-falante e nos fones de ouvido.

Esse mecanismo conta com um equalizador e outras funções que resultam num áudio mais claro e com graves equilibrados. Os fones que acompanham o Moto E4 Plus na caixa são intra-auriculares e de boa qualidade.

moto e4 plus speaker front review
Alto-falante superior para ligações / © AndroidPIT

O alto-falante superior é exclusivamente dedicado para ligações. O áudio reproduzido é claro e não tive quaisquer dificuldades durante minhas ligações para outros contatos. 

Moto E4 Plus – Câmera

A câmera de 13MP da traseira oferece um resultado semelhante ao do Moto G5. É claro que existem alguns defeitos, como ausência de nitidez e excesso de ruídos em ambientes nublados ou com pouca luz. O sensor do novo modelo tem abertura f/2.0 e tecnologia Dual Autofocus Pixel. Já o sensor frontal tem 5MP e abertura f/2.2, e acompanha ainda um flash de LED.

O software da câmera é bastante simples, sem o modo profissional (manual) e com um modo embelezar para a câmera da frente. O sensor frontal conta ainda com um flash de LED quente, que nnao ajuda muito nas selfies em pouca luz, uma vez que esse deixa as fotos com exposição estourada.

Ainda sobre o app de câmera do E4 Plus, além de não contar com o modo profissional, o mesmo só grava vídeos em HD (720p a 30fps) ou VGA (480p a 30fps), e também não vem com a função de ler QR code.

Moto E4 Plus – Bateria

Um dos grandes destaques do Moto E4 Plus é sua bateria de 5.000mAh, que o torna um grande concorrente do Asus Zenfone 3 Max. No kit do Moto E4 temos um carregador turbo de 10W. Com isso, é possível ganhar algumas horas de uso com menos de 30 minutos de carga.

O Moto E4 Plus realmente entrega uma autonomia de bateria grande, como esperado, sendo quase impossível drenar sua bateria por completo em 8 horas de uso. Utilizei o modelo com o 4G ligado, sincronização e localização ativados, e com esse perfil acessei redes sociais, e-mails e utilizei a câmera. Com 100% de carga por volta das 9h e fazendo essas atividades pude chegar ao final do dia com 69% de carga. 

moto e4 plus camera back
Moto E4 Plus tem bateria de 5.000 mAh / © AndroidPIT

Com o brilho em 70% na maioria do tempo, usando o GPS do Google Maps e com os mesmos serviços que descrevi acima ativados, a bateria do E4 Plus descarregava cerca de 8% por hora. Dessa forma, tenho plena certeza de que com uso convencional você também conseguirá chegar ao final do segundo dia com carga. Durante meus testes não consegui passar para um terceiro dia, mas o E4 Plus entregou 48 horas de energia completas.

É possível maratonar uma série do Netflix entre 9 ou 11 horas consecutivamente, ou então escutar o streaming do spotify em qualidade alta por 18 horas. É válido destacar aqui que mesmo permanecendo ligado por mais de um dia e rodando diferentes tipos de tarefas, a bateria do Moto E4 Plus não superaqueceu em nenhum momento.

Moto E4 Plus – Especificações Técnicas

Dimensões: 155 x 77,5 x 9,55 mm
Peso: 198 g
Tamanho da bateria: 5000 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (267 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 7.1.1 - Nougat
Interface: Stock Android
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: MediaTek MT6737M
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Veredito Final

Fiquei feliz em rever um novo Moto E, ainda mais numa versão que traz alguns diferenciais bem interessantes, como uma bateria de 5.000mAh. No entanto, não gosto muito do novo design que a Motorola implementou nos seus aparelhos este ano, mas preciso dizer que o Moto E4 Plus é um modelo bastante agradável.

Minha crítica é em relação ao preço, poderia ser menor considerando o hardware. O modelo gera uma competição um pouco sem sentido com outro modelo da empresa, que é o Moto G5, que custa 50 reais a mais e oferece o dobro de armazenamento, tela e processamento melhor. Quem optar pelo Moto E4 Plus estará levando uma bateria maior, e apenas isso.

É interessante notar que a Motorola está oferecendo um visual caprichado, sensor biométrico e bateria grande nessa faixa de preço. O E4 Plus não é um dispositivo ruim, mas, eu recomendaria sua compra caso você o encontre por menos de R$ 850. Caso contrário, o Moto G5 é mais negócio.

Dito isso, agora quero saber o que você achou do Moto E4 Plus?

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

171 Comentários

Escreva um comentário:

  • Uma bateria potente assim combinaria perfeitamente com DTV, mas, ele não tem. Por isso, e custando o mesmo valor, eu ficaria com LG K10 POWER. Processador melhor, bateria de 4.400 mAh e DTV.


  • Mudando de assunto, o ícone do app AndroidPit poderia ser o atalho do Chrome que é bem mais bonito, só acho...


  • Poderia ser um grande sucesso se tivesse sido lançado por um preço mais acessível. Porque na boa, por uma merreca a mais vc leva um g5 que é mais smartphone que esse. Mas quem sabe daqui um tempo o valor cai, né...


  • O Moto E4 Plus, se eu fosse a Lenovo, colocaria R$599,00. Mesmo assim ainda teria lucro, pois ganharia no volume de vendas, e quem não pode ou não quer pagar muito, seria o slogan assim:

    '' Moto E4 Plus, com ele você não fica sem bateria e nem precisa gastar tanto ''.

    Pelo menos com um chamariz desse, daria resultado, porque as pessoas querem e precisam de bateria duradoura, e o preço ajudaria e deixaria a concorrência doida. Uma empresa deve sempre buscar bons produtos e preço.


  • anotem e cobrem posteriormente nos proximos 60 dias esse smart deve cair pra 799 ou 759 em lojas físicas e irá zerar o mercado de smarts assim como o primeiro moto g o fez...a lenovorola tem ai em mãos uma grande oportunidade.


  • Quando o preço cair, ele se fará mais presente.


  • Gostei do smartphone, atende bem ao mercado que ele se destina.
    Assim que o seu preço cair vai ser uma bela opção de compra para os menos exigentes.
    Muitos reclamam do Soc Mediatek, na verdade pessoalmente não vejo problemas nisto, já tive experiencia com Soc da marca e nunca me deram problemas. Muitos dizem que ele não vai receber atualização, enganam-se, até mesmo o Moto M que também usa Soc Mediatek recentemente foi atualizado, então tudo é uma questão de boa vontade da Motorola e Lenovo.
    Só não recomendo Mediatek para aqueles que gostam de usar roms alternativas.
    Enfim, esta questão de escolha de Soc esta mais associado ao usuário do que a eficiência e qualidade dos mesmo.

    Só tem uma coisa que me desagrada muito neste modelo, seu design.

    CAV


  •   75

    Vejam que interessante o que existe no código penal:

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:
    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave

    Abraços a todos, fakes ou não.


  • O preço está altíssimo para a sua configuração. Motorola, gosto do seu trabalho e da linha "Z", mas com esse Moto E você errou feio.
    Se o preço chegar em torno de R$600,00 acredito eu que será uma boa compra. Mais do que isso não vai rolar.


  • Até que enfim a Motorola abandonou aquele fone vagabundo que costuma vir na na linha g e disponibilizou fones intra-auriculares, mas achei uma mancada colocar uma bateria tão generosa e não adicionar TV digital no aparelho. Seria um atrativo a mais e um convite para experimentar essa bateria gigante. Temos que admitir que se levarmos em consideração as duas primeiras gerações do moto e, ele evoluiu muito. Acho que exigir uma entrada tipo C nesse modelo é um pouco demais. Lembrando que a Motorola permite o uso do internal mode ( que as outras caparam, vou sempre reclamar disto), e o usuário pode formatar cartões como interno, dando um alívio à memória nativa. Gostei da análise, achei bastante minuciosa. Sugiro que nos próximos reviews, explorem também a função telefone, testando a qualidade das chamadas, sinal, etc. Parabéns pala análise!


  • Um equívoco: O moto e4 plus tem sim Rádio FM.
    Estou com ele há três dias e já posso dizer o que me deixou feliz e infeliz.
    positivamente: A tela, a autonomia (ainda que não me surpreendi), o áudio, a interface (sim, gostei do novo launcher e dos gestos no leitor de digitais), O leitor de digitais que é essencial hoje em dia e o acabamento é bom ainda que escorregadio. Ah, menção ao carregador fast charger.
    Negativamente: câmeras. São super básicas. performance. O aparelho é até fluido, mas engasga com uns 5 apps abertos, Snapchat nem pensar. A autonomia da bateria ainda que muito boa, não me surpreendeu. pelo tanto de publicidade achei que seria bem mais. O peso, o tamanho da tela e a espessura são pontos bem críticos. Ele é beeem pesadinho e muito desconfortável na calça ou shorte. Paguei 961 com frete e sim, não foi um mal negócio mas precisa muito de um smartphone secundário pra consumir mídia e estudar. Uso um iPhone 6 como principal e nem precisa falar que precisava de um outro com mais bateria.


  • Muito barato e design ruim, mas ele não compete com o Zenfone 3 Max mas sim com o Zenfone 4 Max que foi lançado esse ano (não foi lançado mundialmente ainda) que tem melhores especificações.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações