O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 104 Compartilhado 73 Comentários

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: quando o plus não diz muita coisa

A linha Moto G costumava concorrer com outros dispositivos do mercado, como os modelos da Asus, da LG e da Samsung. Isso ainda se mantém, no entanto, a própria Motorola andou desenvolvendo produtos que competem entre si, como é o caso do Moto G5 Plus e o Moto E4 Plus. Por uma diferença de R$ 200 você pode levar pra casa uma super bateria ou então um conjunto técnico mais justo. O que vale mais a pena? Descubra a seguir.

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: design

O visual de ambos os dispositivos é bastante semelhante, mas é fácil diferenciá-los à primeira vista pelos detalhes. O Moto G5 Plus tem a câmera traseira proeminente e que tem uma moldura circular ao redor. O flash de LED abaixo do sensor é dual-tone no G5 Plus e apenas quente no E4 Plus.

As linhas visuais também são diferentes. Isso porque o G5 tem linhas mais curvas, enquanto o E4 Plus tem um contorno mais reto. Existem também diferenças que são perceptíveis ao toque. Ambos contam com revestimento em alumínio na parte traseira, contudo, o E4 Plus é relativamente mais pesado e mais espesso. Essa diferença de proporção está ligada ao fato de sua bateria ser maior.

motorola moto e4 plus versus moto g5
Moto E4 Plus é maior e mais espesso / © AndroidPIT

Além dos contornos e da lente proeminente do Moto G5 Plus, a outra diferença que podemos encontrar comparando ambos é o flash de LED frontal, presente só no E4 Plus. Nada de porta USB Type-C por aqui.

O botão de navegação por gestos está presente nestes dois aparelhos. A estética muda um pouco, visto que somente no Moto G5 Plus ele está posicionado em alto relevo. Ao toque, contudo, a diferença é quase imperceptível.

moto e4 plus button verus g5 plus
Botões de navegação por gestos / © AndroidPIT

O que a Motorola fez aqui foi uma espécie de dança das cadeiras. O alto-falante muda de posição entre ambos, assim como a gaveta do chip SIM mas, de modo geral, ambos contam com quase os mesmos recursos em termos de estrutura. A escolha pelo melhor design é algo subjetivo e confesso que é um pouco difícil pra mim fazê-la, uma vez que eu não sou fã dessa linha de design que a Motorola vem apostando este ano.

moto e4 plus moto g5 plus versus back
Acabamento de ambos em alumínio / © AndroidPIT

Se tivesse que investir em um desses dispositivos levando em conta o acabamento estético, escolheria o Moto G5 Plus. O modelo não é mais bonito que o E4 Plus, mas traz alguns detalhes que chamam mais atenção, como contornos brilhantes e formato mais compacto.

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: tela

Poderia argumentar nessa seção que o ganhador da melhor tela é o Moto G5 Plus apenas pelo fato deste dispositivo contar com um painel menor e com maior nitidez. Contudo, quero contar aqui como foi minha experiência de uso com ambos. Apesar de não ser um grande fã do botão de navegação por toque destes aparelhos, devo confessar que o mesmo faz com que o aproveitamento da tela em ambos seja excelente. Isso acontece porque os botões de navegação virtual ficam desativados quando o mesmo está habilitado.

Dito isso, gostaria de acrescentar que, apesar de contar com uma tela menor, nenhum usuário terá problemas para aproveitar conteúdos multimídia no G5 Plus. O brilho e as cores são melhores neste dispositivo em comparação com o Moto E4 Plus. É possível observar essa diferença na imagem abaixo:

moto e4 plus screen moto g5 versus
Cores do G5 Plus à direita são mais vívidas / © AndroidPIT

Assim sendo, o G5 Plus reflete menos sob o sol e também é mais interessante para quem pretende assistir a vídeos e também jogar. O óbvio aqui é que o modelo tem tela menor e resolução duas vezes maior que o E4 Plus, exibindo fontes do sistema mais nítidas e mais detalhes em imagens.

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: software

O software de ambos proporciona a mesma experiência de uso, com poucas diferenças. O Moto E4 Plus sai de fábrica rodando com Android 7.1.1 Nougat e o pacote de segurança referente ao mês de maio. O G5 Plus, por sua vez, conta com o mesmo patch de segurança mas roda com Andorid 7.0, o que não é um problema, mas o torna pendente de atualização.

No Moto E4 Plus temos os ícones arredondados, independente do app instalado, incluindo modificações que a Motorola fez nos apps nativos. O Moto G5 Plus, felizmente, não conta com nenhuma modificação semelhante.

moto e4 plus software versus
Software de ambos é o Android Nougat / © AndroidPIT

A Motorola não prometeu publicamente um update para o Moto E4 Plus para a próxima versão do Android. Devido ao fato do modelo contar com um processador da MediaTek, que é conhecida por não liberar os drivers de seu processador rapidamente, pode ser que a atualização demore para chegar em comparação com os Moto G5. Se chegar realmente.

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: performance

Apesar de ambos terem a mesma quantidade de RAM, de 2GB, o processador é o fator que mais determina a performance neste caso. Temos um processador da MediaTek contra um SoC da Qualcomm, o Snapdragon 625. O armazenamento também é inferior no E4 Plus, de apenas 16GB, contra os 32GB do G5 Plus. 

Desse modo, o Moto E é uma opção voltada para aqueles que não esperam uma performance surpreendente de um dispositivo. O primeiro ponto que devemos observar neste aparelho é que se trata de um smartphone intermediário, ou seja, é comum que estes modelos entreguem especificações suficientes para tarefas rotineiras, como e-mails e redes sociais.

moto e4 plus button moto g5 plus
O Moto g5 Plus é mais potente / © AndroidPIT

O que muda entre ambos é o fato do Moto G5 Plus rodar jogos com gráficos melhores, além de mais detalhes. A placa gráfica do modelo é melhor e o processador é mais eficiente. O armazenamento é outro ponto positivo do G5 Plus, visto que atualmente nem mesmo o suporte para cartão de memória faz valer a pena um aparelho com apenas 16GB.

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: câmera

O Moto G5 Plus vem equipado com uma câmera traseira de 12MP, flash de LED dual-tone e tecnologia Dual Auto Focus Pixel. A lente do dispositivo é capaz de administrar bem a entrada de luz devido ao sensor com abertura f/1.7, que é uma raridade nessa faixa de preço. O único contra da câmera do G5 Plus é o foco que em algumas ocasiões demora demais para ser ajustado e reconhecer o objeto.

Apesar de contar com uma abertura de lente menor, o dispositivo entrega fotos com alguns borrões em condições de baixa luminosidade. No entanto, essa característica é totalmente aceitável, visto que até mesmo modelos mais caros entregam imagens com ruídos.

motorola moto e4 plus versus moto g5 hero
O G5 Plus tem câmera superior / © AndroidPIT

O sensor do Moto E4 Plus, por sua vez, tem abertura f/2.0 e tecnologia Dual Autofocus Pixel. Já a câmera frontal tem 5MP e abertura f/2.2, e acompanha ainda um flash de LED. Os resultados obtidos por esse modelo são bem semelhantes aos do Moto G5, mas fica um pouco atrás na representação de cores, que são mais lavadas, e também na nitidez.

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: bateria

É um pouco complicado comparar 5.000 mAh com 3.000 mAh de bateria. É totalmente possível atingir dois dias de autonomia com o Moto E4 Plus, enquanto que no Moto G5 Plus essa autonomia é reduzida pela metade. Essas estimativas são baseadas nos testes que fiz com ambos em uso convencional.

A capacidade de 3.000 mAh não é um problema, até porque muitos aparelhos (até mesmo mais caros) carregam essa mesma marca. Contudo, esse é o principal ponto forte do Moto E4 Plus, pois com algum esforço e bastante economia, você pode chegar ao terceiro dia de autonomia. É possível atingir 24 horas de uso com o G5 Plus, mas você deve economizar bastante em termos de recursos do sistema e conectividade.

moto e4 plus bttery versus moto g5 plus
Somente o Moto E4 Plus tem tampa traseira removível / © AndroidPIT

A tampa traseira do Moto E4 Plus é removível, mas isso não significa que você pode tirar a bateria do aparelho. Na verdade esse acesso serve para acomodar os chips SIM e o microSD em seus respectivos compartimentos. Devo disser também que ambos não esquentaram durante os testes, mesmo quando algum jogo mais pesado era reproduzido com o multitarefa sobrecarregado. 

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: especificações técnicas

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus – Especificações Técnicas

  Moto E4 Plus Moto G5 Plus
Dimensões: 155 x 77,5 x 9,55 mm 150,2 x 74 x 7,7 mm
Peso: 198 g 155 g
Tamanho da bateria: 5000 mAh 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: LCD Ainda não disponível.
Tela: 1280 x 720 pixels (267 ppi) 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels 12 megapixels
Flash: LED Dual-LED
Versão do Android: 7.1.1 - Nougat 7.0 - Nougat
Interface: Stock Android Ainda não disponível.
RAM: 2 GB Ainda não disponível.
Memória interna: 16 GB Ainda não disponível.
Memória removível: microSD microSD
Chipset: MediaTek MT6737M Qualcomm Snapdragon 625
Número de núcleos: 4 8
Velocidade máx. 1,3 GHz 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Moto E4 Plus vs. Moto G5 Plus: conclusão

O verdadeiro plus do Moto E4 Plus é sua bateria gigantesca. Me atrevo a dizer que este é o grande ponto a favor deste dispositivo, visto que as demais configurações são facilmente superadas pelo Moto G5 Plus e outros concorrentes na mesma faixa de preço. Outro integrante da mesma família, o Moto G5, também consegue ser superior e, como falo no próprio review do E4 Plus, por R$ 50 o G5 é mais negócio.

Opinion by Bruno Salutes
O Moto G5 Plus tem o melhor custo/benefício em comparação com o Moto E4 Plus.
O que você acha?
50
50
403 participantes

O E4 Plus é recomendado para aqueles que buscam por autonomia de bateria, enquanto que o Moto G5 Plus oferece um custo/benefício melhor. Se você pretende comprar o Moto E4 Plus apenas pela bateria, aconselho você a investir no modelo pois ele não irá te decepcionar. Agora, se você busca por uma performance um pouco melhor e recursos mais consistentes, vá sem medo de G5 Plus.

Com qual você fica?

104 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcos Aurelio há 2 meses

    Comprei um G5 plus para a minha esposa e estou impressionado com a eficiência do snapdragon 625. Ele , claramente é um ótimo custo-benefício e, se sai melhor do que o meu moto maxx, com o snapdragon 805 em desempenho.
    É claro que , se deve levar em conta, os quase 3 anos de diferença entre ambos, mas se percebe, que os intermediários de hoje, são melhores que os flagships de 2 anos atrás e com um preço bem mais atraente.

  • Roger S. há 2 meses

    G5 é bem melhor, não tem nem comparação. Entretanto, para usuários básicos, o E4 atenderá muito bem, mas o que determina se será uma boa opção é mesmo o preço.

  • Marcelo Neri há 2 meses

    A Lenovo conseguiu o que queria, deixar a Motorola com a cara feia dos seus aparelhos.
    O Moto G1 deve ter vergonha desses irmãos aí! rs....

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 2 meses

    O engraçado é ver que o E4+ tem tela maior que o Moto G5+, que é uma linha acima... Sei lá viu. Lenovo/Motorola tá tomando umas decisões meio estranhas...

  • Phelipe B. há 2 meses

    Ou seja, será como sempre foi. Moto E de entrada e Moto G de intermediário.

73 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi