O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 Compartilhado 67 Comentários

Hands-on do Moto G5S Plus: mais câmera e design

Foram muitos meses de vazamentos até chegarmos aqui. Os novos Moto G5S e Moto G5S Plus foram apresentados pela Motorola durante uma coletiva de imprensa, em São Paulo. Os novos smartphones são versões otimizadas dos já conhecidos Moto G5. Neste artigo você confere o meu hands-on com as primeiras impressões da versão mais top dessa série, o Moto G5S Plus.

Data de lançamento e preço

O Moto G5S e o Moto G5S Plus já são vendidos internacionalmente, e agora a Motorola resolveu trazê-los para o mercado brasileiro. O Moto G5S chega custando R$ 1.099,00, enquanto o G5S Plus custa R$ 1.499,00. Ambos estarão à venda a partir de hoje (24/8) nas principais lojas do varejo físico e online.

As cores disponíveis são: dourado, azul marinho (somente para G5S), prata, ouro rosé e azul topázio (duas últimas cores só para o G5S Plus). Junto com os modelos G5S, a empresa lançou também o Moto Z2 Force. Todos os detalhes sobre esse lançamento estão abaixo:

Desenho & Qualidade de Construção

O Moto G5S Plus é basicamente uma tentativa da Motorola de conquistar os usuários que se decepcionaram com o conceito visual dos modelos da marca para este ano. Se você não gostou do design dos Moto G5, provavelmente dará uma colher de chá para o Moto G5S Plus logo de cara.

Isso porque o modelo tem um acabamento melhor, totalmente feito em alumínio, ao contrário dos modelos mais básicos da série que contam com uma estrutura que combina alumínio com policarbonato. No manuseio, essa investida convence, porque é nítida a sensação de que estamos com um produto com acabamento consistente nas mãos.

moto g5 s plus front hands on
Detalhes da parte frontal do Moto G5S Plus / © AndroidPIT

Por algum motivo que só a Motorola pode explicar, o Moto G5S Plus não vem com entrada USB Type-C mas sim o padrão micro USB. É uma escolha bastante infeliz por parte da empresa, visto que a mesma está tendo a oportunidade de lançar uma versão revisada do Moto G5 Plus por um preço mais alto.

O posicionamento dos botões e as linhas gerais do modelo são as mesmas dos lançamentos anteriores, mas existe uma novidade bem interessante: o sensor de câmera duplo. Como bem observado pelos leitores do site, a posição das lentes e do flash de LED dentro do módulo circular formam uma espécie de sorriso. Com relação às suas funcionalidades, falarei delas mais a seguir.

moto g5s hands on camera
Parte traseira do Moto G5S Plus / © AndroidPIT

Tela

O Moto G5S Plus não é um modelo compacto e isso também se deve a tela de 5,5 polegadas, que ocupa 75% de sua parte frontal, e resolução Full HD. O painel é bem simples, LCD IPS com cores e contraste equilibrados. Durante o tempo que usei o dispositivo não notei nenhum grande atrativo ou benefício relacionado com a tela e que vale a pena ser mencionado no hands-on.

moto g5 s plus hands onscreen
Tela do Moto G5S Plus tem 5,5 polegadas e resolução Full HD / © AndroidPIT

Software

A versão do Android presente no G5S Plus é a 7.1.1 Nougat, com promessa de atualização para o Android Oreo, segundo a fabricante. O software segue as modificações que encontramos no Moto Z2 Play, com ícones arredondados, dock e gaveta de aplicativos transparentes e a central de ações inteligentes Moto. 

Temos ainda TV digital no padrão full-seg e 1-seg, dependendo da disponibilidade do sinal da TV desejada, sendo possível gravar o conteúdo no microSD.

Performance

O Moto G5S Plus tem de tudo para ser um Android com performance estável devido ao software pouco customizado e ao processador Snapdragon 625, acompanhado por 3GB de RAM. Aqui no Brasil ele é o Moto G5 mais rápido da série, apesar de existir outra versão com 4GB de memória RAM em alguns países.

Ainda com relação ao hardware, o G5S Plus tem o sensor biométrico integrado ao botão de navegação por toque que estreou com o primeiro Moto G5. A resposta tátil foi melhorada e a sensibilidade ao toque também, segundo a Motorola. Mais detalhes sobre o processamento serão revelados em breve com o review final do dispositivo.

Câmera

Chegamos à maior novidade dessa versão do Moto G5, o sensor duplo. Basicamente, a câmera dupla é capaz de capturar fotos com o plano de fundo desfocado, o famoso efeito bokeh, mas a Motorola fez algumas modificações no software que tornam o processo de edição das imagens capturadas bem interessantes.

Se trata de duas lentes com 13MP e abertura f/2.0. No software da câmera encontra-se o efeito de profundidade que pode ser ajustado de acordo com a vontade do usuário, o chamado desfoque seletivo. Após a captura de uma imagem usando esse efeito é possível acessar a imagem na galeria de fotos e aplicar outros três efeitos disponíveis no software.

moto g5 s plus camera bokeh ef
Funções da câmera do Moto G5S Plus / © AndroidPIT

Isso pode ser feito pois as fotos capturadas com o modo desfoque são salvas com informações adicionais, ou seja, com todos os dados de construção da imagem, e não apenas um arquivo de imagem simples. Assim, o software consegue fazer novas alterações no primeiro ou no segundo plano da foto tirada com o efeito de desfoque seletivo. Existem dois efeitos, mas que ainda estão em beta:

  • Preto-e-branco: deixa o primeiro ou o segundo plano no padrão preto-e-branco.
  • Montagem: permite que o segundo plano seja substituído por outra foto. Você pode trocar o fundo de prédios ou árvores por uma foto da Estátua da Liberdade, por exemplo.
moto g5 s plus video cam hands
Modo profundidade / © AndroidPIT

O desfoque seletivo funcionou razoavelmente bem durante o tempo que testei o aparelho no evento da Motorola. Existe um atraso no disparo e alguns congelamentos na imagem da câmera enquanto a intensidade do desfoque é ajustada. É claro que todos esses aspectos serão colocados à prova até o review final.

O sensor frontal tem 8MP e grande angular perfeita para selfies em grupos. Essa câmera acompanha um flash de LED para auxiliar em condições de baixa luminosidade.

Bateria

O Moto G5S Plus tem 3.000 mAh de bateria, o que não é um número alto em comparação com o Moto E4 Plus, por exemplo, mas que deve entregar ao menos um dia completo em uso convencional. O dispositivo acompanha um carregador TurboPower na caixa de 15W, permitindo que 30% da bateria seja carregada em 15 minutos de carga.

Veredito preliminar

A Motorola resolveu colocar no mercado uma versão revisada do Moto G5 Plus, mas nem todos os pontos do dispositivo foram revisados ou então podem ser classificados como um bônus. A ausência da entrada USB Type-C é um ponto bastante questionável, assim como a memória RAM que poderia ser maior.

De modo geral, a experiência proposta com a câmera dupla é bastante promissora e outros recursos devem chegar ao software com o tempo. A LG e a ASUS contam com modelos que entregam dois sensores traseiros no mercado, fazendo com que o recurso não seja uma exclusividade da Motorola. Acontece que, provavelmente, o G5S Plus será o responsável por levar o sistema dual-câmera para uma quantidade maior de usuários devido à popularidade da série Moto G.

O review final será publicado em breve, fique ligado! O que você quer saber sobre o G5S Plus?

5 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Elerson Soares há 1 mês

    É um smartphone bem equilibrado, possui bateria mediana, um excelente soc e boas câmeras.
    Minha opinião é que estes lançamentos se fazem desnecessários no momento, poderiam ter aguardado e lançar um smartphone de câmera dupla na próxima geração da linha, mas quem sou eu para dar pitaco em uma empresa com uma grande equipe de logística e pesquisa de mercado né.

  • Erickson N.
    • Blogger
    há 1 mês

    Vejo Moto G⁵ˢ e Moto G⁵ˢ Plus como uma tentativa de correção do Moto G⁵ e Moto G⁵ Plus. Essa nova edição "eSpecial" possuem linhas mais bonitas, a tela maior (de 5,5" assim como o Moto G⁴ Plus) e a RAM maior do Moto G⁵ˢ Plus também é o que deveriam ter lançado desde o inicio. Já tenho amigos com raiva de terem comprado o Moto G⁵ Plus há pouco mais de 30 dias, para hoje ter a nova versão mais poderosa de uma mesma família moto.

  • Tenente Zureta há 1 mês

    Se a memoria RAM fosse maior, iria bater de frente com o Z2 Play.... Todos já sabiamos q viria capado.

  • 김미현 há 1 mês

    *em uma reunião na lenovo:*

    -kk eae mens, que tal lançarmos mais um espertofone pra poluir ainda mais a linha?

    -tive uma ideia: vamos pegar um moto g5 plus e colocar dual-camera

    -excelente ideia

  • José Luís Silva há 1 mês

    Sinceramente, se fosse comprar um smartphone da Motorola, optaria pelo Z2 play.

67 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi