O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
105 Compartilhado 163 Comentários

Review do Moto G5S Plus: mais câmera e design, mas cedo demais

Menos de seis meses após o lançamento, o Moto G5 e o G5 Plus ganharam novos irmão – ou substituto – os modelos S. No teste do Moto G5S, queremos ver se as modificações são justificáveis ou se a Motorola deveria ter aguardado mais um ano para que os anteriores se aposentassem com calma.

Avaliação

Prós

  • Entrada de fone de ouvido
  • Um design bonito
  • Carregamento rápido
  • Bateria com duração de 1,5 dias
  • É Dual-SIM

Contras

  • Software desatualizado
  • Preço alto
  • Efeito de foco defeituoso

Moto G5 Plus – Data de lançamento e preço

O Moto G5S e o Moto G5S Plus já são vendidos internacionalmente, e agora a Motorola resolveu trazê-los para o mercado brasileiro. O Moto G5S chega custando R$ 1.099,00, enquanto o G5S Plus custa R$ 1.499,00. Ambos estarão à venda desde 24 de agosto nas principais lojas do varejo físico e online. As cores disponíveis são: dourado, azul marinho (somente para G5S), prata, ouro rosé e azul topázio (duas últimas cores só para o G5S Plus).

Junto com os modelos G5S, a empresa lançou também o Moto Z2 Force. Todos os detalhes sobre esse lançamento estão abaixo:

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9655
Embalagem do Moto G5S Plus / © AndroidPIT

Moto G5 Plus – Desenho & Qualidade de Construção

O Moto G5S Plus é basicamente uma tentativa da Motorola de conquistar os usuários que se decepcionaram com o conceito visual dos modelos da marca para este ano. Se você não gostou do design dos Moto G5, provavelmente dará uma colher de chá para o Moto G5S Plus logo de cara.

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9611
Acabamento traseiro  / © AndroidPIT

Isso porque o modelo tem um acabamento melhor, feito em alumínio, ao contrário dos modelos mais básicos da série que contam com uma estrutura que combina alumínio com policarbonato. No manuseio, essa investida convence, porque é nítida a sensação de que estamos com um produto com acabamento consistente em mãos. 

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9636
Botão touch e biometria integrados  © AndroidPIT

A Motorola finalmente tem agora um design "unibdoy". Isso significa que o chassi completo saiu de um bloco de alumínio. As interrupções plásticas obrigatórias permitem que as antenas passem. A tela é protegida pelo Gorilla Glass. A proteção Nano-Coating não deixa que pingos de água entrem no aparelho.

Por algum motivo que só a Motorola pode explicar (mas provavelmente porque é mais barato), o Moto G5S Plus não vem com entrada USB Type-C, mas sim o padrão micro USB. É uma escolha bastante infeliz por parte da empresa, visto que ela mesma está tendo a oportunidade de lançar uma versão revisada do Moto G5 Plus por um preço mais alto.

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9609
Nada de USB-C por aqui / © AndroidPIT

O posicionamento dos botões e as linhas gerais do modelo são as mesmas dos lançamentos anteriores, mas existe uma novidade bem interessante: o sensor de câmera duplo. Como bem observado pelos leitores do site, a posição das lentes e do flash de LED dentro do módulo circular formam uma espécie de sorriso. A qualidade vale a pena. Durante os testes, o aparelho caiu de uns 50 centímetros no chão, foi exposto a muita poeira, teve seu display colocado na mesa voltado para baixo com frequência e frequentou superfícies escorregadias. O Moto G5S ficou com apenas alguns indícios de uso, logo, é esperado que envelheça devagar e com dignidade.

Moto G5 Plus – Tela

O Moto G5S Plus não é um modelo compacto e isso também se deve a tela de 5,5 polegadas, que ocupa 75% de sua parte frontal, com resolução Full HD. O painel é bem simples, LCD IPS com cores e contraste equilibrados. A representação da cor é muito boa. O brilho e o alcance de contraste são bons do ponto de vista de hardware, mas requerem uma otimização de software.

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9643
Tela Full HD / © AndroidPIT

Em questão do brilho, o Moto G5S divide opiniões. O brilho adaptável é um tanto quanto estranho quando escurece o visor. À noite não escure o suficiente e, durante o dia, não acendeu o suficiente contra a luz solar. Isso significa que o alcance de contraste atual do Moto G5s Plus não é bom. Em uma noite com pouca iluminação, o display muito brilhante ajuda, assim como desativar o brilho adaptável no modo noturno. Não é tão bom quanto o que foi implementado no Google Pixel, mas dá para o gasto. No aplicativo Moto, você poderá ligar e desligar durante o amanhecer e o pôr do sol. O horário exato é determinado no aplicativo.

Moto G5 Plus – Software

A versão do Android presente no G5S Plus é a 7.1.1 Nougat, com promessa de atualização para o Android Oreo, segundo a fabricante. O software segue as modificações que encontramos no Moto Z2 Play, com ícones arredondados, dock e gaveta de aplicativos transparentes e a central de ações inteligentes Moto. 

Enquanto um dispositivo que permite a conexão em rede, você pode fazer transações por meio do internet banking, ou comprar e escrever postagens públicas sob seu nome. O software é seguro contra pessoas não autorizadas. Os buracos de segurança são fechados pela Google em forma de patches mensalmente.

As fabricantes de smartphones podem customizar, testar e passar adiante para os consumidores. Demorar algumas semanas é aceitável, mas demorar três meses, como foi o caso, é inaceitável. No fim de setembro, o aparelho ainda tinha o Android 7.1.1 em um nível de segurança de junho. Muitos produtos competidores com softwares modificáveis estão aqui. E isso não é tudo.

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9597
G5S Plus ainda não roda com Android Oreo / © AndroidPIT

Por isso é uma boa ideia fornecer smartphones por pelo menos dois anos com atualizações do sistema operacional, incluindo novos recursos e um terceiro ano com patches de segurança. A Motorola lançou uma segunda atualização do sistema operacional após a atualização para o Android 8 Oreo para os modelos da série G5.

No Brasil, temos ainda TV digital no padrão full-seg e 1-seg, dependendo da disponibilidade do sinal da TV desejada, sendo possível gravar o conteúdo no microSD.

Moto G5 Plus – Performance

O Moto G5S Plus tem de tudo para ser um Android com performance estável devido ao software pouco customizado e ao processador Snapdragon 625, acompanhado por 3GB de RAM. Aqui no Brasil ele é o Moto G5 mais rápido da série, apesar de existir outra versão com 4GB de memória RAM em alguns países.

O Snapdragon 625 oferece um desempenho médio, o que não mudou surpreendentemente em comparação com o Moto G5 Plus. Irritante é que a Asus acaba de lançar aparelhos com o chipset sucessor, e agora o Snapdragon 630 está sendo produzindo em massa. Isso teria feito a atualização ser melhor. Os 625s aqui vistos encontrariam novamente uma casa mais apropriada e nova no Moto G5S menor, não no Plus.

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9655
Desempenho do Moto G5S é satisfatório / © AndroidPIT

A Motorola está jogando fora uma mudança importante para dar ao Moto G5S Plus um recurso interessante a todos. Isso teria sido particularmente vantajoso em conjunto com a câmera dupla utilizada aqui, uma vez que o chipset mais novo teria oferecido tecnologias interessantes. Assim, algumas possibilidades do hardware, simplesmente evaporam.

A performance para games é suficiente para jogos simples; bons gráficos que você obtém apenas com um Snapdragon da família 800er ou com um Galaxy S7, que atualmente está vendido pelo mesmo preço no eBay. Ainda com relação ao hardware, o G5S Plus tem o sensor biométrico integrado ao botão de navegação por toque que estreou com o primeiro Moto G5. A resposta tátil foi melhorada e a sensibilidade ao toque também, segundo a Motorola. 

Moto G5 Plus – Áudio

Um único alto falante irradia o som para baixo. Um dos microfones está localizado embaixo do aparelho e o outro atrás da câmera principal. A boa e velha entrada de fones ainda estão disponíveis. 

AndroidPIT Motorola Moto G5s 9602
O G5S Plus tem entrada para fones de ouvido / © AndroidPIT

Moto G5 Plus – Câmera

Chegamos à maior novidade dessa versão do Moto G5, o sensor duplo. Basicamente, a câmera dupla é capaz de capturar fotos com o plano de fundo desfocado, o famoso efeito bokeh, mas a Motorola fez algumas modificações no software que tornam o processo de edição das imagens capturadas bem interessantes.

Se trata de duas lentes com 13MP e abertura f/2.0. No software da câmera se encontra o efeito de profundidade que pode ser ajustado de acordo com a vontade do usuário, o chamado desfoque seletivo. Após a captura de uma imagem usando esse efeito é possível acessar a imagem na galeria de fotos e aplicar outros três efeitos disponíveis no software.

moto g5 s plus camera bokeh ef
Funções da câmera do Moto G5S Plus / © AndroidPIT

Isso pode ser feito pois as fotos capturadas com o modo desfoque são salvas com informações adicionais, ou seja, com todos os dados de construção da imagem, e não apenas um arquivo de imagem simples. Assim, o software consegue fazer novas alterações no primeiro ou no segundo plano da foto tirada com o efeito de desfoque seletivo. Existem dois efeitos, mas que ainda estão em beta:

  • Preto-e-branco: deixa o primeiro ou o segundo plano no padrão preto-e-branco.
  • Montagem: permite que o segundo plano seja substituído por outra foto. Você pode trocar o fundo de prédios ou árvores por uma foto da Estátua da Liberdade, por exemplo.
moto g5 s plus video cam hands
Modo profundidade / © AndroidPIT

O desfoque seletivo funcionou razoavelmente bem durante o tempo que testei o aparelho. Existe um atraso no disparo e alguns congelamentos na imagem da câmera enquanto a intensidade do desfoque é ajustada. É claro que todos esses aspectos serão colocados à prova até o review final.

O sensor frontal tem 8MP e grande angular perfeita para selfies em grupos. Essa câmera acompanha um flash de LED para auxiliar em condições de baixa luminosidade.

Moto G5 Plus – Bateria

O Moto G5S Plus tem 3.000 mAh de bateria, o que não é um número alto em comparação com o Moto E4 Plus, por exemplo, mas que deve entregar ao menos um dia e meio completo em uso convencional, o que é bom, mas não excepcional. O dispositivo acompanha um carregador TurboPower na caixa de 15W, permitindo que 30% da bateria seja carregada em 15 minutos de carga.

Moto G5 Plus – Especificações Técnicas

Dimensões: 150,2 x 74 x 7,7 mm
Peso: 155 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 625
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

A Motorola resolveu colocar no mercado uma versão revisada do Moto G5 Plus, mas nem todos os pontos do dispositivo foram revisados ou então podem ser classificados como um bônus. A ausência da entrada USB Type-C é um ponto bastante questionável, assim como a memória RAM que poderia ser maior e a escolha do chipset.

Ao que parece, a Motorola lançou o Moto G5S cedo demais por duas razões: deveria ter esperado o novo chipset Snapdragon 630, que teria melhorado a câmera dupla, e segundo que é perigoso colocar um lançamento tão forte no mercado poucos meses depois do Moto G5 normal. A Motorola deve esperar uma perda de confiança dos clientes que investiram no Moto G5 Plus e agora estão segurando em suas mãos um dispositivo que foi ultrapassado em menos meio ano.

Entretanto, de modo geral, a experiência proposta com a câmera dupla é promissora e outros recursos devem chegar ao software com o tempo. A LG e a ASUS contam com modelos que entregam dois sensores traseiros no mercado, mas devido a popularidade da série Moto G por aqui, o G5S Plus pode ser responsável por levar o sistema dual-câmera para uma quantidade maior de usuários.

*Este review foi feito em parceria com o editor Bruno Salutes, do AndroidPIT.br

O que você acha do G5S Plus?

105 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tenente Zureta há 1 mês

    Se a memoria RAM fosse maior, iria bater de frente com o Z2 Play.... Todos já sabiamos q viria capado.

  • Erickson N.
    • Blogger
    há 1 mês

    Vejo Moto G⁵ˢ e Moto G⁵ˢ Plus como uma tentativa de correção do Moto G⁵ e Moto G⁵ Plus. Essa nova edição "eSpecial" possuem linhas mais bonitas, a tela maior (de 5,5" assim como o Moto G⁴ Plus) e a RAM maior do Moto G⁵ˢ Plus também é o que deveriam ter lançado desde o inicio. Já tenho amigos com raiva de terem comprado o Moto G⁵ Plus há pouco mais de 30 dias, para hoje ter a nova versão mais poderosa de uma mesma família moto.

  • Tenente Zureta há 1 semana

    Tanto a linha "G" da Motorola/Lenovo, quanto a linha "J" da "Samssuga" só servem pra isso: abocanhar o mercado dos "intermediarios médios" e tirar grana do bolso do pessoal, já que essa é a faixa que mais vende aparelhos... Então quanto mais lançarem, melhor (pra eles).

  • Nivaldo Cavalcante há 1 semana

    O pessoal reclama do preço mas se esquece de que estes são os preços sugeridos, no comércio é possível alcançar bons descontos. Eu comprei um Moto G5S PLus no Submarino por R$ 1170,00 há uma semana. É só procurar!

  • José Luís Silva há 1 mês

    Sinceramente, se fosse comprar um smartphone da Motorola, optaria pelo Z2 play.

163 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi