O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 330 Compartilhado 154 Comentários

Moto X Force vs. Galaxy S6: briga de cachorro grande

Na semana passada a Motorola lançou no Brasil seu mais novo smartphone top de linha, em substituição ao Moto Maxx. Trata-se do Moto X Force, que tem como grande apelo comercial e destaque frente a seus concorrentes uma tela inquebrável, com cinco camadas de proteção e que realmente resiste a quedas. Como será que o Moto X Force se sai frente ao Samsung Galaxy S6, o flagship da gigante sul-coreana? É isso que você descobrirá nas próximas linhas.

Moto X Force vs. Galaxy S6: Preço e disponibilidade

O Moto X Force foi anunciado no final de outubro, mais especificamente no dia 29. Seu preço inicial é de R$ 3.149,00 e as vendas começarão dentro de alguns dias, tanto através do Moto Maker como por meio de várias lojas varejistas. No entanto, já é possível encontrar o celular em pré-venda por um preço um pouco abaixo do sugerido nas principais lojas online.

androidpit MOTO Force 3
Motorola Moto X Force. / © ANDROIDPIT

O Galaxy S6, por sua vez, está há bem mais tempo no mercado e pode ser encontrado em varejistas online ou físicos. Seu preço sugerido é de R$ 3.299,00 no modelo com 32 GB de espaço interno. Porém, depois de meses à venda, é natural que os aparelhos sofram uma queda no preço. No caso do smartphone da Samsung, já é possível encontrá-lo em algumas lojas por aproximadamente 2 mil reais dependendo da condição de pagamento.

samsung galaxy s6 edge 2
Samsung Galaxy S6. / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs. Galaxy S6: Tela

O Moto X Force possui em sua tela o seu grande destaque e diferencial. São 5,4 polegadas de diagonal em um painel AMOLED  (P-OLED), com resolução de 1440 x 2560 pixels, totalizando 541ppi. A tela possui a tecnologia ShatterShield, que consiste em adicionar cinco camadas de proteção ao dispositivo.

No caso deste smartphone da Motorola, temos uma camada de alumínio reforçado, que dá mais rigidez ao aparelho, a segunda camada é o próprio painel P-OLED (flexível), a terceira é o painel dual-touch e as duas últimas são as lentes interna e externas que protegem o dispositivo contra riscos e arranhões.

telamotoxforcequad
A tela do Moto X Force possui 5 camadas de proteção / © ANDROIDPIT

O flagship da Samsung, por sua vez, tem uma tela ligeiramente menor, com 5,1 polegadas. Porém, a resolução é a mesma e isso resulta numa densidade de 577 ppi , ligeiramente maior que a opção da Motorola. A sua tela também conta com proteção Gorilla Glass 4 mas, apesar disso, é mais frágil que a tela do Moto X Force, justamente por não contar com a proteção ShatterShield.

AndroidPIT Samsung Galaxy S6 disable bloatware
Teal AMOLED do Galaxy S6. / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs. Galaxy S6: Software

O Moto X Force sai de fábrica com o Android 5.1.1 Lollipop quase puro. Como já é conhecido, a Motorola não costuma alterar muito a interface do sistema operacional, diferentemente de sua concorrente sul-coreana. As únicas modificações que encontramos estão presentes no app Moto, que permite a configuração de alguns tipos de comportamento para o celular, como quando estamos dirigindo, em reunião ou em casa.

De fato, ao usar um dispositivo da Motorola, parece que estamos usando um Nexus, falando especificamente sobre a ótica do software. Esse é um ponto extremamente positivo para a marca, já que assim ela consegue atualizar os seus aparelhos com mais celeridade.

androidpit MOTO Force 6
Interface do usuário do Moto X Force. / © ANDROIDPIT

O Galaxy S6, por sua vez, chega com o Android 5.0 TouchWiz UI. Sim, é a famigerada interface odiada por muitos. Porém, a empresa decidiu fazer algumas modificações de forma a deixá-la mais leve e fácil. Houve uma redução significativa dos botões e menus de configuração. Em outras palavras, esta nova TouchWiz está mais intuitiva e acessível para qualquer perfil de usuário.

A companhia abandonou aquele visual predominantemente azul e deixou a sua interface mais colorida. Olhando assim com um pouco menos de atenção, ela até parece a interface utilizada no LG G3. Além disso, a empresa fez questão de se adequar às novas diretrizes de design do Google, conhecidas também como Material Design.

Outro ponto positivo desta nova TouchWiz é o número significativamente menor de bloatwares, ou seja, aqueles aplicativos pré-instalados que não servem pra nada, a não ser ocupar espaço na memória interna do telefone. No mais, a escolha por um ou por outro é uma mera questão de gosto. Se você gosta mais do Android puro, sem tantas modificações, certamente escolherá a Motorola. Mas, se sente uma certa simpatia pela Samsung, vale a pena dar uma chance ao Galaxy S6 e a sua nova interface de usuário.

AndroidPIT Samsung Galaxy S6 easy mode
Galaxy S6 possui uma nova versão da TouchWiz UI / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs. Galaxy S6: Câmera

Até o ano passado o calcanhar de Aquiles da Motorola era a câmera. Mas, nesse ano, ela surpreendeu. Pelo menos com o Moto X Style. O X Force usa o mesmo sensor de 21 MP do X Style. Além disso, ele vem com flash LED de dois tons, que dá um equilíbrio melhor para as cores. A câmera do Moto X Force conta ainda com alguns recursos simples mas úteis, como o Zero Shutter, que tira fotos sem atraso no software; além do Rapid Focus (que agiliza o foco), HDR, panorama e geotagging.

Pudemos testar a câmera do aparelho de forma adequada, e as fotos de teste você pode conferir neste post. De fato, o site DxOMark, especializado em analisar câmeras de dispositivos móveis, classificou a que equipa o Moto X Force em terceiro lugar. Vale lembrar, ainda, que a câmera frontal do X Force tem 5 MP e conta com um LED para ajudar na iluminação.

androidpit MOTO Force 11
Moto X Force possui a mesma câmera do Moto X Style / © ANDROIDPIT

Já a câmera do Galaxy S6 tem 16 MP e a frontal 5 MP. O sensor utilizado no top de linha da Samsung possui o modo HDR em tempo real, um modo especial para melhorar a qualidade das fotos noturnas. Some-se a isso as funções de foco seletivo, uso de infravermelho para o balanço de branco em fotos e vídeos, ativação rápida e os modos câmera lenta, acelerada, profissional e 4K.

Testamos a câmera do Galaxy S6 em várias situações de luminosidade. E constatamos que ela entrega imagens acima da média em praticamente todas as situações. Como já demonstramos aqui em outros comparativos, o sensor do Galaxy S6 é superior ao do iPhone 6 e LG G Flex 2. As fotos que tiramos em diversas condições você pode conferir no review exclusivo do Galaxy S6.

androidpit galaxy s6 quick launch camera
O Galaxy S6 possui um câmera bastante competente / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs. Galaxy S6: Desempenho

O mais novo top de linha da Motorola é equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 810 (MSM8994), com oito núcleos, sendo a metade deles Cortex-A53 de 1.5 GHz e a outra metade Cortex-A57 de 2.0 GHz. Esses núcleos de processamento trabalham em conjunto com 3 GB de memória RAM. Além disso, ele usa uma GPU Adreno 430, que tem a capacidade de executar vídeos na resolução 4K e também renderizar jogos 3D de alto nível sem queda de fps.

No teste de benchmark que realizamos no AnTuTu ele marcou 52.245 pontos. Isso o deixou ligeiramente abaixo do Moto X Style, que alcançou 53.692 pontos e do Xperia Z5, que chegou até os 65.094 pontos.

antutumotoxforce w782 horz
Resultado do benchmark no AnTuTu. À esquerda o X Force e à direita o Galaxy S6 / © ANDROIDPIT

Já o Galaxy S6 oferece um processador Exynos 7420, de produção da própria Samsung. Ele foi o primeiro chip mobile do mundo a ser fabricado utilizando a litografia de 14 nm. Assim como o processador do Moto X Force, o Exynos 7420 é octa-core, ou seja, possui oito núcleos de processamento. São quatro Cortex-A53 de 1.5 GHz e quatro Cortex-A57 de 2.1 GHz. Porém, na prática, ele se sai um pouco melhor por trabalhar em conjunto com 3 GB de memória RAM LPDDR4. Um outro ponto que contribui para o alto desempenho do Galaxy S6 é o uso de uma nova memória Flash, chamada de UFS 2.0 (Universal Flash Storage), que garante a execução mais rápida de vídeos e aplicativos.

A GPU utilizada no top de linha da Samsung é uma Mali-T760, que roda os principais jogos da plataforma sem engasgos e com renderização gráfica acima da média. Nós testamos jogos como Real Racing 3, Dead Trigger 2, O incrivel Homem Aranha, dentre outros. No teste de benchmark AnTuTu, o Galaxy S6 marcou 60.984 pontos, portanto, do Moto X Force.

Moto X Force vs. Galaxy S6: Especificações técnicas

Moto X Force vs. Samsung Galaxy S6 – Especificações Técnicas

  Moto X Force Samsung Galaxy S6
Dimensões: 149,8 x 78 x 7,6 mm
149,8 x 78 x 9,2 mm
143,4 x 70,5 x 6,8 mm
Peso: 169 g 138 g
Tamanho da bateria: 3760 mAh 2550 mAh
Tamanho da tela: 5,4 polegadas 5,1 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (544 ppi) 2560 x 1440 pixels (576 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 21 megapixels 16 megapixels
Flash: Ainda não disponível. LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 5.0.2 - Lollipop
RAM: 3 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB
64 GB
128 GB

Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 810 Samsung Exynos 7420
Número de núcleos: 8 8
Velocidade máx. 2 GHz 2,1 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Moto X Force vs. Galaxy S6: Veredito final

Bom, à luz de todos os fatos explanados ao longo deste texto, podemos concluir que o Moto X Force se adapta ao perfil de alguns usuários. Por exemplo, se você se considera extremamente desastrado e descuidado com seus equipamentos, o X Force pode vir a calhar devido à sua tela mais reforçada. Usuários que tenham filhos pequenos que já coçam as mãozinhas quando vislumbram uma tela brilhante também podem se beneficiar do ShatterShield do Moto X Force. Outro tipo de usuário que poderia gostar de usar o Moto X Force é aquele que trabalha na construção civil ou que pratica esportes radicais e gosta de filmar tudo. A robustez a mais do aparelho pode fazer a diferença.

Agora indo para o escopo dos usuários "comuns", digamos assim, o Moto X Force pode agradar por usar um Android quase puro, apenas com algumas mudanças pontuais. Isso garante também atualizações mais rápidas e uma experiência de uso mais uniforme com outros celulares Android, como a linha Nexus ou mesmo o Quantum Go. Portanto, se você não gosta de personalizações no Android e nem de muitos apps embarcados, o Moto X Force é pra você.

O Samsung Galaxy S6, como todo topo de linha que preze, possui um desempenho acima da média. Não que o Moto X Force seja fraco ou engasgue, mas o chip Exynos e o conjunto de memórias LPDDR4 oferecem mais desempenho. Outro ponto que pesa a favor do Galaxy S6 é que seu preço já chegou na casa dos R$ 2 mil. Bem diferente dos mais de R$ 3 mil cobrados pelo Moto X Force. Assim, do ponto de vista financeiro, faz mais sentido comprar um Galaxy S6 atualmente. Se você também não se importa com a interface modificada, a TouchWiz melhorou bastante.

Portanto, a escolha de um ou de outro vai exclusivamente do seu perfil de uso e das suas prioridades. Este que vos escreve, se tivesse dinheiro sobrando, optaria pelo Moto X Force. Isso porque eu prefiro a experiência de um Android quase puro e já me acostumei muito com as facilidades que a Moto Tela e Moto Voz trazem. Porém, como eu disse, vai das necessidades de cada um.

E aí, qual dispositivo do nosso comparativo é o seu favorito? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

330 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   45
    ............... 6/nov/2015

    Ótimo comparativo Felipe Alencar.
    Só tenho uma critica ao artigo, onde o encerramento perdeu a parcialidade e subjetividade, quando o autor citou a preferência pessoal. Sim, o autor tem direito a ter uma opinião pessoal, mas como estamos em um site de divulgação de conteúdo, acredito que esse tipo de opinião pode ser tendencioso, o que é considerado um pouco anti-profissional.
    Minha critica não tem o intuito de criticar o seu profissionalismo, estou apenas fazendo uma critica opinativa.

    Vamos falar um pouco sobre ambos smartphones, de maneira rápida. Ambos smartphones são espetaculares, com certeza encabeçam a lista dos melhores smartphones do mercado, cada qual com sua particularidade, assim atendendo diversos tipos de consumidores.
    É difícil escolher um como o preferido, ambos possuem características marcantes. Cada um escolhe o que for melhor para seu bolso e necessidade.

    Abraços.

  •   45
    ............... 6/nov/2015

    Quem deixou a porta do zoo aberta heim, olha as coisas que estão saindo dele....

  • Weslley Ferreira 6/nov/2015

    eu fico rindo vendo os fanboys da motorola defende com unhas e dentes. s6 é melhor em tudo menos na bateria. "moto x force tem sd card", já penso em compra pendrive dual? Resolve o problema fácil. com S6 tem muitas opções que o x force não tem. Unica coisa que pode fazer de diferente é brinca de joga ele no chão. fanboys são cegos

154 Comentários

Escreva um comentário:

  • tenho um S7 edge pra uso, e estou pensando em pegar um force para por no número de trabalho e deixar o s7 para o número pessoal. Sobre a opinião em escolher o force, tbm penso assim, ninguém quer ter uma tela super amoled dessas quebrada, esse é o. grande diferença do force.


  • Estou decepcionado com o AndroiPit, pois os testes não seguem a mesma rotina, exemplo, não ressaltam a bateria; procuram sempre mostrar o que no smart ganha do outro, logo a confiabilidade esta caindo, porque nessa matéria não fizeram teste da bateria entre os dois smarts? Será porque o Moto X Force surra o S6 ? Tela inquebrável não é atrativo (falou-se pouco sobre ela)? Porque falaram pouco da tela do Moto X Force e muito da câmera do S6? AndroiPit, vcs tem que melhorar seus reviews abordando por completo cada aparelho e citando as características de cada um, me parece tendencioso esses testes, samsung não é o melhor aparelho em tudo. Porque os defeitos do S6 como bateria pífia e o multitarefas horrível que trava as vezes não foi mencionado? Pensem. Bom, agora os fanboys vão cair matando, só lembrando que possuo um Note 3 N9005 (com bateria removível e entrada para microSd que o S6 não possui).


  • Gostaria que me esclarecessem estes 2 pontos sobre o X Force:
    1. quais os inconvenientes da bateria não ser removível, no caso desta dar o berro?
    2. qual o problema da falta de estabilização de imagem da camera?
    thks a lot in advance.


  • Esta um assalto o X Force por R$3150. O Maxx no ano passado paguei R$1999 no lançamento, e era tão top quanto o Force é hoje.


  • O s6 ta mais barato e ainda é melhor que o moto x force em quase todos os quesitos só perde pra bateria e tem a tela inquebrável.É só ler as análises que vcs vão ver. É lógico que o moto x force é um ótimo celular mas ele só focou na tela inquebrável e na bateria e o resto ficou pra trás. Eu compraria o s6 e uma capinha e ficava tudo resolvido.


  • Acabei de comprar e estou assustado com o aquecimento que s cpande por toda a carcaça. Notícias sobre soluções?


  • Moto X force tem só o problema do aquecimento...


  • Na minha opinião a Motorola precisa de um novo aplicativo da Câmera, que tenha mais modos...


  • Li no comparativo do Force x Iphone 6S que o Force não tem estabilização ótica de imagem (OIS). POR QUÊ um celular de mais de 3 mil reais não tem OIS??? Coisa mais absurda!!! Cansei de tirar fotos tremidas com meu Moto X 2014 e agora leio isso sobre o Force...


    • A câmera do Moto X Force conta ainda com alguns recursos simples mas úteis, como o Zero Shutter, que tira fotos sem atraso no software; além do Rapid Focus (que agiliza o foco), HDR, panorama e geotagging.

      Pudemos testar a câmera do aparelho de forma adequada, e as fotos de teste você pode conferir neste post. De fato, o site DxOMark, especializado em analisar câmeras de dispositivos móveis, classificou a que equipa o Moto X Force em terceiro lugar. Vale lembrar, ainda, que a câmera frontal do X Force tem 5 MP e conta com um LED para ajudar na iluminação


  • Mas... E aew: esquenta ou não esquenta?


  • Em resumo, na minha opinião, o X Force trouxe uma baita solução ao que todo usuário de smartphone tem medo: quebrar a tela. Todos sabemos que sempre é a peça mais cara dos smartphones. Mas, em questão de desempenho e câmera não trouxe "quase nenhuma" novidade.
    Já o S6, foi uma revolução da Samsung. Ela se redimiu de todas as críticas que sofreu em relação ao S5, já que o Moto X 2° geração batia de frente com ele e custava bem menos.
    A Samsung acertou em cheio em usar seu próprio processador(inovador), memórias LPDDR4, armazenamento UFS 2.0 e Gorilla Glass 4! Esse conjunto trabalha quase que perfeitamente e com certeza gerou anos de pesquisa até chegar a isso.
    Enfim... A Motorola focou apenas em inovar em um ponto, já que tem trazido aparelhos magníficos e que agradam a grande maioria do público.
    A Samsung focou em total inovação, trazendo o brilho, que não era mais o mesmo, a empresa.
    Agora, pensando no futuro, o sucessor do X Force tem tudo pra vir com muita novidade. Já o sucessor de S6, talvez não inove tanto, já que o S6 foi um poço de inovações.

    Migrei da Samsung pra Motorola e virei fã.
    Tenho um Maxx e não trocaria nunca por um S5 ou note 4. Mas entre o S6 e X Force eu ficaria com S6. Sem dúvida...

    Mas, creio que a Motorola ainda irá surpreender muito, no futuro. A Samsung que se segure.


  • Comparativo mais imparcial que já li aqui no androidpit..
    parabens.

    E sobre a escolha, eu iria de X Force. Já me cansei de quebrar telas por ai ;/ ..


  • Prefiro o X Force pelo simples fato de não ser Samsung .
    Mais reconheço que o gadget da Motorola é horrível, chega ser um pecado um smart tão caro e bom mais com design triste,pavoroso.


  • Prefiro o moto x force, por ser um cara desastrado, mais o galaxy s6 é muito show...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi