O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
21 Compartilhado 38 Comentários

Review do Multilaser MS6 Colors: o nacional que não decepciona

A Multilaser é conhecida pela fabricação de periféricos e computadores mas, recentemente, a empresa brasileira começou a investir em smartphones e tablets. O MS6 Colors é um dispositivo intermediário que pode interessar muitos usuários, principalmente aqueles que buscam um produto com fabricação local e garantia 100% nacional. Confira nossa análise no artigo abaixo.

Avaliação

Prós

  • Acessórios
  • Bateria
  • Acabamento

Contras

  • Armazenamento
  • Tela
  • Sistema operacional desatualizado

Data de lançamento e preço

O Multilaser MS6 foi lançado em abril de 2015 com duas opções de cores: branco (P3313) e preto (P3299). O dispositivo pode ser encontrado por aproximadamente R$ 550 em diversas lojas físicas e online. Confira os valores mais recentes do dispositivo na sessão "onde comprar".

Desenho & Qualidade de Construção

Primeiramente, gostaria de mencionar os itens que acompanham o dispositivo na caixa, são eles: 2 capas traseiras ( amarela e cinza), 1 capa de silicone preta, 1 cartão microSD de 8GB, fones de ouvido intra-auriculares e uma película para tela de superfície lisa. A Multilaser entrega diversos acessórios que muitos fabricantes comercializam separadamente com preços exorbitantes. Atualmente, nenhum dispositivo é comercializado com cartão de memória e muito menos película.

caixadomultilaser
Multilaser MS6 Colors: acessórios na caixa.  © ANDROIDPIT

O MS6 é bem construído e possui uma aparência bem robusta. As linhas do dispositivo são retas e sua construção é feita em policarbonato emborrachado (soft touch), com traseira removível para acesso a bateria. A parte traseira abriga a câmera, que possui uma ligeira protuberância em relação à superfície do dispositivo. A parte superior dispõe as entradas para carregamento micro USB e fones de ouvido no padrão P2.

trasdomultilaser
Multilaser MS6 Colors: parte inferior e superfície traseira.  / © ANDROIDPIT

Pode-se dizer que o Multilaser MS6 é um dispositivo com poucas bordas laterais, mesmo levando em consideração os botões capacitivos (retroiluminados) na parte frontal. O dispositivo possui 156 gramas e 1,14 milímetros de espessura. O  manuseio do MS6 com apenas uma mão é inviável, mas a pegada do dispositivo é bastante confortável.

botoesdomultilaser
Multilaser MS6 Colors: botões retroiluminados. / © ANDROIDPIT

Tela

O Multilaser MS6 possui tela de 5.0 polegadas com resolução QHD (540X960). O painel LCD IPS possui cores precisas e um ângulo de visão satisfatório. No entanto, os pixels podem ser enxergados na tela com mais facilidade devido à baixa resolução do painel.

teladomultilaserum
Multilaser MS6 Colors: tela com resolução QHD. / © ANDROIDPIT

A tela é revestida por uma camada de proteção contra riscos e arranhões proprietária da Multilaser, que se mostrou bem eficiente. O toque no painel é bem confortável, embora exista um ligeiro atraso no comportamento da tela em algumas ocasiões, como quando selecionamos algum ícone ou executamos algum gesto específico. 

partedovisormultilaser
Multilaser MS6 Colors: ângulo de visão da tela. / © ANDROIDPIT

Software

O dispositivo roda com Android KitKat 4.4.2 e interface do usuário pura, ou seja, pouco modificada pela Multilaser. Os contextos e menus exibem o padrão Holo, adotado pelo Google em 2012 com a chegada do Android Ice Cream Sandwich. A Multilaser traz alguns widgets especiais, além de 52 aplicativos pré-instalados. Felizmente, metade dos aplicativos podem ser desinstalados, desativados ou movidos para o cartão microSD.

HOMEDOMULTIhomedomultilaser
Multilaser MS6 Colors: Interface do usuário no Android KitKat 4.4.2. © ANDROIDPIT

A Multilaser traz algumas opções de configurações bem interessantes, como criar e gerenciar perfis de áudio, calibrar o sensor de proximidade e giroscópio. A tela de bloqueio nativa do MS6 é o Start (falamos mais sobre ele nesse artigo), que oferece alguns widgets e uma barra lateral com diversos atalhos: Facebook, SMS, YouTube, entre outros. 

sensoreaudiodomultilaser
Multilaser MS6 Colors: perfis de áudio (esquerda) e calibragem do giroscópio (direita).  © ANDROIDPIT

Performance

O Multilaser MS6 roda com processador MediaTek MT6582 (ARM Cortex-A7) quad-core de 1,3GHz, com 1GB de RAM e 8GB para armazenamento interno. Os gráficos são processados pela GPU Mali-400 MP, capaz de rodar títulos como Subway Surfers, Sonic Dash e Angry Birds Go. Jogos mais pesados são executados com certa dificuldade, como NFS: Most Wanted. O sistema roda fluido sem nenhum tipo de engasgos ou atrasos entre as transições e animações do Android. Algo que me chamou atenção no MS6 foi a presença do Bluetooth 2.1, com velocidade máxima para transmissão de 3 Mb/s e maior consumo de bateria quando ativado.

É possível utilizar até dois SIM cards no MS6 operando entre 2G/3G. O sistema dispõe de uma interface simples para gerenciamento dos cartões, como definição da operadora preferencial para dados e ligações. Durante os testes realizados com o aplicativo de benchmark AnTuTu, o Multilase MS6 obteve 18.681 pontos, logo abaixo do Xiaomi Redmi Note, HTC One (M8) e LG G3.

Câmera

A câmera traseira do Multilaser MS6 possui 8MP com resolução máxima de 3264 x 2448 pixels. O dispositivo captura imagens satisfatórias em ambientes com boa iluminação. O software da câmera possui diversos ajustes, como filtro de cor, modo de beleza fácil, panorama, multi-ângulo e modo automático. O sensor filma em 1080p, mas indicamos que seja utilizada a resolução HD, pois o dispositivo enfrenta algumas dificuldade para gravar em alta resolução. O flash de LED que acompanha a câmera traseira é pouco recomendado. A câmera frontal possui 2MP e captura imagens medianas em ambientes bem iluminados. 

IMG 20150714 131729
Multilaser MS6 Colors: foto em boa iluminação. / © ANDROIDPIT
IMG 20150714 131757
Multilaser MS6 Colors: foto em iluminação ambiente. / © ANDROIDPIT
IMG 20150714 131941 1
Multilaser MS6 Colors: foto em baixa iluminação. / © ANDROIDPIT

Bateria

A bateria do Multilaser MS6 é de 2000mAh, com autonomia para 12 horas de uso moderado. Em uso avançado, essa marca pode ser reduzida para 5 horas. Não pude notar aquecimentos no dispositivo durante a execução de jogos e vídeos no YouTube. A temperatura média da bateria é de 23°C.

Especificações Técnicas

MODELO MULTILASER MS6 COLORS (P3299)
TELA 5,0 polegadas QHD (540 x 960 pixels) 220 ppi.
TECNOLOGIA LCD IPS
PESO 156 gramas
PROCESSADOR MediaTek MT6582 
NÚCLEOS 4
FREQUÊNCIA 1.3 GHz (Cortex-A7)
GPU

Mali-400 MP

RAM 1 GB
ARMAZENAMENTO 8 GB + microSD (até 32 GB)
BATERIA 2.000 mAh
CÂMERA FRONTAL 2 MP
CÂMERA TRASEIRA 8 MP
CONECTIVIDADE 3G/2G/ 802.11 b/g/n/ Bluetooth 2.1

Veredito Final

O Multilaser MS6 é um dispositivo com bom custo/benefício capaz de bater outros concorrentes com valores aproximados, como o Sony Xperia E4. A quantidade de acessórios incluídos na caixa do dispositivo demonstra o cuidado da Multilaser com os consumidores brasileiros. O MS6 é totalmente indicado para usuários menos exigentes, que acessam redes sociais e buscam por um dispositivo que dê conta de tarefas rotineiras. A opção dual-chip é um coringa do modelo e sua autonomia de bateria está dentro da média do mercado. A Multilaser ainda não possui uma data específica para a atualização do Android KitKat 4.4.2 presente no modelo, sendo este um dos pontos contras do dispositivo.

E aí, qual sua opinião sobre o Multilaser MS6 Colors? 

Onde comprar

O dispositivo da Multilaser  pode ser encontrado em diversas lojas físicas e online, portanto, uma pesquisa de preços é fundamental. Confira abaixo as melhores ofertas para o MS6 Colors que você pode encontrar.

21 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi