O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

8 min para ler 6 Compartilhado 9 Comentários

MWC 2014: O que esperar do Mobile World Congress de Barcelona

Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo está prestes a acontecer. O Mobile World Congress (MWC) deste ano reserva uma quantidade bem grande de surpresas. Uma delas é lançamento de um dos dispositivos mais aguardados de 2014, o Galaxy S5. Com a Samsung levando o seu unpacked para o centro de eventos da feira, o MWC retorna ao palco mundial como o divisor de águas do mercado mobile. Abaixo, você confere uma lista com aquilo que podemos esperar do Mobile Wold Congress 2014.

teaser MWC 2014
Barcelona reunirá um grande número de fãs de tecnologias móveis entre 24 e 27 de fevereiro! © AndroidPIT

O MWC acontece entre 24 e 27 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha, e servirá de plataforma para que os principais jogadores da cena mobile anunciem seus novos smartphones e tablets. E, levando em consideração os recentes rumores, veremos o Samsung Galaxy S5, o Sony Xperia Z2 e o HTC One 2 (M8) se tornando realidade.

Além destes esperados lançamentos, o evento também estará repleto de novos e inovadores smartphones, tablets e tecnologias de comunicação. Levando em consideração o que nos foi apresentado durante a CES 2014, a tendência dos smartwatches e outros dispositivos wearable, pode ser que muitas outras empresas tragam novidades neste sentido.

Samsung

Como mencionei acima, a Samsung optou por uma nova estratégia para o lançamento do Galaxy S5. Em vez do unpacked ser um evento exclusivo, agora fará parte do MWC e está agendado para às 20h da próxima segunda-feira (16h de Brasília). Na realidade, o Galaxy S5 não é o segredo mais guardado da história, pois já se sabe que virá com um scanner de digital e não ficou livre dos botões físicos. O aparelho também contará com uma pasta secreta onde aplicativos e dados poderão ser escondidos. 

samsung galaxy s5 unpacked
Na segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a Samsung irá apresentar o mais novo smartphone da linha Galaxy S! / © AndroidPIT

Sem querer desmerecer qualquer outra grande fabricante participante da feira, o lançamento do Samsung Galaxy S5 será a grande estrela do show. Talvez com ele, a Sammy torne pública a segunda geração do seu smartwatch Galaxy Gear e, quem sabe, um novo aparelho de telefone rodando com o OS da Microsoft.

Além disso, veremos também no estande da Samsung na feira o recém lançado Galaxy Note 3 Neo, uma versão menor e de baixa resolução do Note 3 original. Com ele, também estará o Galaxy Tab 3 Lite, anunciado em forma de comunicado de imprensa mais cedo.

Sony

Depois de apresentar o Xperia Z1 durante a IFA 2013, e o Xperia Z1 Compact na CES 2014, a Sony parece não ter espaço para outro carro-chefe, certo? Errado. Muitos rumores estão pipocando na rede sobre um possível novo smartphone high-end de codinome "Sirius".

De acordo com especificações que vazaram, o smartphone será o sucessor do Xperia Z1 e virá com uma tela de 5,2 polegadas, processador Qualcomm MSM8974AB de 2,3 GHz, GPU Adreno 330 e com suporte de 3GB de memória RAM. Também foi sugerido que o dispositivo rodará com Android 4.4 KitKat e venha com a mesma câmera de 20,7 Megapixels do seu antecessor.

Sony tablet z2
Assim como no ano passado, a Sony planeja lançar mais um gadget da série Tablet Z! / © @gadgetleaks

Mas caso a Sony não desembrulhe este novo brinquedo, uma coisa é certa, a segunda geração do seu tablet de 10 polegadas vem por aí. Aparentemente, o tablet possui o codinome "Castor" e os rumores sugerem que ele virá com um processador Qualcomm Snapdragon 800 e nas versões 4G e Wi-Fi.

LG

A LG lançou o seu carro-chefe de 2013 em agosto, em tempo para apresentá-lo durante a IFA 2013. Por isso, seria um tanto preciptado da parte da fabricante coreana colocar um novo dispositivo da linha G no mercado agora. No entanto, é certo que veremos o LG G2 mini, anunciado hoje em um comunicado à imprensa. O G2 mini é um forte concorrente para dispositivos como o Sony Xperia Z1 Compact e o HTC One mini... e o Galaxy S4 mini passa longe desta competição.

g2 mini teaser facebook
Depois de anunciar o LG G2 mini, a fabricante planeja mostrá-lo na feira! / © LG (via Facebook)

Outro aguardado smartphone da LG que dará as caras no MWC é o recém anunciado LG G Pro 2. Com uma tela de 5,9 polegadas e um processador Snapdragon 800, o aparelho aproveita 77% da frente do dispositivo e é um possível concorrente do Note 3, da Samsung.

Além do G Pro 2, a LG vai mostrar a sua linha de dispositivos de gama média e baixa atualizada. Os novos modelos da L Series III não são lá "uma Brastemp", mas servem de aparelhos de entrada para muitos usuários Android.

Por curiosidade, alguns sites especializados estão divulgando que é possível que a LG apresente o tablet Nexus 10 versão 2014, em parceria com a Google. E, para contradizer esta parceria, a companhia pode trazer um concorrente do Google Glass, chamado de "GLASSTIC".

Por fim, depois de lançar a pulseira Lifeband Touch durante a CES 2014, a LG deve apresentar agora um relógio inteligente denominado LG G Arch. O dispositivo wearable pode ser compatível apenas com smartphones da própria LG.

Motorola (&Lenovo)

Da Motorola esperamos muito pouco. Entretanto, é sabido que a fabricante possui um evento oficial na feira, agendado para o dia 25 de fevereiro, às 20h. A princípio, o evento seria liderado pelo ex-CEO da Motorola, Dennis Woodside. Porém, o mesmo já não assina mais pela empresa. O que se espera é que algumas perguntas sobre a venda da Motorola para a Lenovo sejam respondidas, mas isso só saberemos na data.

Google

Como é de praxe, a Google não deve ter uma grande participação na feira, visto que sempre opta por eventos próprios e já possui o Google I/O, a sua conferência anual para desenvolvedores. Porém, é claro que estará presente na feira através do nosso querido OS Android. Além disso, como mencionado acima, é possível que a nova geração do Nexus 10 faça, finalmente, a sua aparição.

HTC

Ao contrário do ano passado, quando a HTC preferiu lançar o seu carro-chefe em um evento exclusivo, este ano pode tornar novamente o MWC o palco para o anúncio do HTC One Two (só eu acho este nome estranho?). O novo carro-chefe, atualmente conhecido pelo codinome HTC M8, pode vir com uma tela full HD de 5 polegadas e resolução de 1080p, um processador Snapdragon 800 e rodará com Android 4.4.2 combinado com a nova interface HTC Sense 6.0. 

htc m8 xda rendering
O HTC One 2 é um dos dispositivos que fará frente à Samsung em 2014! / © hamdir, XDA-Developers

Nokia

É previsto que a Nokia apresente um par de novos dispositivos no MWC, tais como o Lumia 1020 e o tablet Lumia 2520. Porém, o que nos chama mesmo a atenção é o rumorado Nokia X (ou Normandy), que pode ser o primeiro smartphone da fabricante a rodar com o OS Android.

nokia normandy press evleaksES
A Nokia, mesmo depois de ser comprada pela Microsoft, parece flertar mesmo com o OS da Google! / © evleaksES

Com relação às especificações deste dispositivo, já sabemos que terá suporte para dual-SIM, uma tela de 4 polegadas, processador Snapdragon dual core de 1,0 GHz. A memória RAM é um pouco frustrante para um gadget divisor de águas na Microsoft, apenas 512 MB.

Huawei

Bom, da Huawei podemos esperar tudo depois do vídeo teaser divulgado para o MWC. Era esperado que a fabricante chinesa apresentasse uma atualização do Huawei Ascend P6 na feira, mas como a empresa lançou a variante Huawei Ascend P6S silenciosamente em um comunicado de imprensa, descartamos o anúncio. O que sabemos de fato é que três novos dispositivos vêm por aí.

Um deles é um tablet com uma bateria de longa duração, cuja carga pode durar dias, conforme afirma a companhia. Outro dispositivo é um smartphone que tem entre os destaques uma uma câmera frontal "de impressionar". E, por fim, um tablet multimídia com suporte para 4G.

Teaser promocional huawei MWC
Depois do teaser promocional, parece mesmo que a Huawei chegará com tudo para cima da Apple e da Samsung em 2014! / © Huawei Device

ZTE e Tizen

A ZTE parece interessada em manter uma tradição no MWC: lançar dispositivos com OS alternativo. No ano passado, a companhia chinesa anunciou o ZTE Open rodando com o Mozilla Firefoz e, este ano, os rumores sugerem que trará o primeiro smartphone com Tizen, o OS da Samsung. Aparentemente, o Tizen OS rodará no smartphone ZTE Geek v975, embalado por um processador da Intel. Nos resta aguardar para ver se, finalmente, teremos a chance de ver o sistema operacional da Sammy rodando em um dispositivo móvel.

Tizen logo
O MWC será o palco para a Samsung tornar o Tizen concreto, caso constrário, a chance se perderá! / © SamMobile

AndroidPIT

Bom, e para trazer todas as informações relativas aos dispositivos relacionados acima e outras novas tecnologias apresentadas no MWC 2014, o AndroidPIT terá uma grande equipe: eu, Isabel Valencia, Toni Jularic, Andreas Seeger, Quentin Ducreux, Johannes Wallat, Stephan Serowy e Kris Carlon.

Por isso, sinta-se livre para enviar suas perguntas e sugestões relacionadas ao MWC 2014. Você pode começar respondendo qual dos dispositivos acima você está ansioso para ver despontar na feira?

6 Compartilhado

9 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações