Não é só mais rápido: o salto do 4G para o 5G é enorme

dl 5g erste 5g antenne
© Deutsche Telekom

Até a introdução do LTE, a geração de telefones celulares com a sigla 4G, o requisito e o resultado eram os mesmos com cada salto tecnológico: mais rápido, mais rápido e sempre mais rápido. A questão era acelerar o envio e recebimento de dados ao máximo. Com a quinta geração de telefonia móvel, a velocidade de transmissão também aumentará, mas não é só isso que torna o 5G tão importante.

Em teoria, a tecnologia LTE permite velocidades de transmissão de até 500 MB (mais rápidas do que o DSL ou o cabo de quase todas as residências). No uso diário, nossos smartphones podem consumir no máximo um décimo dessa velocidade, mas devemos admitir que essa pequena parte é suficiente para a maioria das coisas e também que em 2018 a média de conexões privadas para a rede foi de 24 MB.

A tecnologia 5G pode transmitir dados ainda mais rapidamente, podendo chegar a até 10 GB, multiplicando a velocidade LTE por cerca de vinte vezes. Essa velocidade pode representar o aspecto mais notável da nova tecnologia, mas há mais. Muito mais.

AI robot 10
A tecnologia 5G será inevitável, tanto para a robótica como para a indústria moderna / Phonlamai Photo/Shutterstock

Reações rápidas como relâmpago

Períodos de latência são um fator chave na importância do 5G. Mais especificamente, eles estão abaixo de milissegundos aqui. Isso significa que as redes e os terminais se comunicam muito mais rapidamente do que em uma rede LTE, onde a latência é geralmente entre 10 e 50 milissegundos. Não parece muito, mas a diferença é decisiva.

A reação rápida da rede é importante, entre outras coisas, para o controle de veículos autônomos. A uma velocidade de 100 km/h, um carro cobre uma distância de 27,78 metros por segundo, então até mesmo a menor vantagem em reação rápida conta. Isso também se aplica ao controle de plantas industriais, robôs, drones e outros dispositivos para os quais a tecnologia 5G está sendo preparada.

A agonia da espera

Com o 5G, as redes também serão mais flexíveis. O número de dispositivos possíveis em uma rede é significativamente maior, o que nos leva a pensar em um desenvolvimento em direção a dispositivos cada vez mais interconectados. Também neste caso, o foco é inicialmente na indústria, robôs, sensores, veículos, contêineres, etc.

As redes 5G podem ser configuradas de diferentes maneiras, dependendo da finalidade desejada. O caso em que os 10 GB, mini-latências e milhares de dispositivos conectados ocorrem simultaneamente não será tão comum, mas o sistema fornecerá aos operadores de rede a flexibilidade de que necessitam.

É claro que a expansão da rede será bastante cara já que, na maioria dos casos, as antenas 5G têm um alcance muito menor que as redes LTE e, portanto, precisam ser instaladas em maior quantidade. Mas como os benefícios mostram: a longo prazo, valerá a pena.

dl lte techniker 1
A expansão da rede 5G será cara, mas valerá a pena / © Telekom

A rede 5G não é a morte do LTE

Além disso, a introdução da tecnologia 5G não implica na extinção do LTE, mas sim o oposto. Em muitos casos, os usuários não precisarão dos benefícios do 5G, e os terminais 5G decidirão automaticamente qual rede usar. Isso também será observado na duração da bateria, já que o 5G consume significativamente mais energia do que o 4G.

Sendo assim, por muitos anos ainda veremos o 4G coexistir com o 5G, pois a maior parte da população não precisará de tanta velocidade e baixa latência. Ainda assim, poderemos experimentar essa novidade em nossos negócios e em jogos, por exemplo.

Você está ansioso pela chegada do 5G?

Artigo seguinte
26 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Renato Santos Camargo 12
    Renato Santos Camargo 18/08/2019 Link para o comentário

    Esse 5G vai demorar mais uns 10 anos pra ficar acessível pra grande maioria do povo.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 11/03/2019 Link para o comentário

    Dentro da minha rotina eu tenho cobertura 100% 4G da Tim, não tenho mesmo o que reclamar. Espero que o 5G venha logo para ampliar as possibilidades, mas não creio que chegará ao usuário final só com a promessa de aumento de velocidade.


  • Ciganows 12
    Ciganows 09/03/2019 Link para o comentário

    5G? doce ilusão.


  • 13
    Aldo 06/03/2019 Link para o comentário

    Estão dizendo que esse 5G vai causar danos à saúde das pessoas....


  • Tiago 30
    Tiago 06/03/2019 Link para o comentário

    Quantos % do país está com a 4G operacional? Falar em 5G me parece algo totalmente sem sentido (pelo menos nos próximos 5 anos).

    CAV


    • CAV 57
      CAV 07/03/2019 Link para o comentário

      Até a Vivo e a Claro não querem saber de 5G ainda em 2019 ou 2020, e vão fazer de tudo pra adiar esse assunto.
      Só a TIM me pareceu mais preocupada com o 5G.


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 06/03/2019 Link para o comentário

    no brasil não funciona nem o 4g direito, imagina o 5g rsrs

    Moscha IssTiago


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 24
    Luiz Gustavo lgubarbosa 06/03/2019 Link para o comentário

    Que fique de aviso para as fabricante de Smartphones, precisamos de mais bateria.

    Tiago


    • Tiago 30
      Tiago 06/03/2019 Link para o comentário

      E só!


  • Marcio S. 33
    Marcio S. 06/03/2019 Link para o comentário

    uma geração de tecnologia dessa modalidade nunca vai extinguir a anterior. Tanto que ainda temos nos aparelhos praticamente todos os outro tipos de conexões. Principalmente por que a maior parte do público ainda está em outra realidade. A única coisa que deveria morrer seria a instalação de internet em casa com a obrigatoriedade de uma linha telefônica fixa (que há muito tempo desconheço quem usa um telefone residencial se praticamente toda a população possui um celular com um bom plano de voz e dados, ainda mais dados, pois cada vez menos as pessoas fazem ligações convencionais).


  • 73
    Jairo rios 05/03/2019 Link para o comentário

    5 G é imprescindível para implantação do iOT , para smartphones também , mas ........bateria é o ponto fraco.


  • Eli 12
    Eli 05/03/2019 Link para o comentário

    To só pelo 5G com a geladeira, microondas e forno conectados passando informações ao vivo pelo smartphone (para os meus netos).


  • Raul 2
    Raul 05/03/2019 Link para o comentário

    Se o 4G funcionasse no Brasil já seria um salto! Em Belo Horizonte, pelo menos, a operadora VIVO, melhor avaliada quanto à qualidade de sua internet, simplesmente não consegue manter o sinal 4G nem nas áreas centrais da cidade.

    Moscha Iss


    • 9
      Yuriy Gonçalves 05/03/2019 Link para o comentário

      Vivo é horrível em sinal.


  • 32
    Vinicius Guerra 05/03/2019 Link para o comentário

    O 5G será um grande marco para a tecnologia móvel, porém, precisamos entender como as operadoras irão lidar com o consumo de franquia, pois, quanto maior a velocidade, maior o volume de franquia. Será que o 5G teremos novidades com relação a isso?

    No Brasil como se sabe, tudo que é novidade acaba sendo caro e para poucos, até popularizar o 5G e ter uma cobertura a nível nacional, vai levar um longo período, visto que o 4G embora seja uma ótima tecnologia, muitas cidades ainda não tem, até o 3G também tem os seus problemas. Vamos com calma, um dia chega lá e tomara que dessa vez, o 5G possa chegar aonde o 4G não chega, pois a promessa sempre existe de maior acessibilidade para todos.


    • Jofran Martins 20
      Jofran Martins 05/03/2019 Link para o comentário

      Pode esperar que teremos novidades.
      Além dos preços dos aparelhos, que hoje já são absurdos mesmo com esse 4g capenga, os preços dos planos também serão novinhos.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 05/03/2019 Link para o comentário

    É um grande avanço na tecnologia de telefonia móvel, porém, aqui no Brasil, deve demorar uma meia década para poder aproveitar as grandes vantagens desse novo sistema.


  • Elias Marrequinho 8
    Elias Marrequinho 05/03/2019 Link para o comentário

    Da época que VC abria um vídeo de 4 minutos e sua NET ia embora hoje só vamos evoluindo

    Henrique Ariel


  • Ezequiel Guerreiro Da Luz 25
    Ezequiel Guerreiro Da Luz 04/03/2019 Link para o comentário

    Quem passou por conexão discada de 256 Kbps e achava que tinha a melhor 24h para baixar um vídeo. Entende o que é a nossa realidade de ter hoje internet de 100mb em casa.

    R PrebiancaConta desativadaVinicius GuerraDouglasDanielFelipe NovaesWagner Sanches


    • Felipe Novaes 9
      Felipe Novaes 04/03/2019 Link para o comentário

      Dá até uma nostalgia lembrar da internet discada... rsrsrs! Aquela que só podia ser acessada após a meia noite! E os primeiros celulares com acesso (bem moderado) a internet em que não se conseguia fazer nada e os créditos acabam em instantes! hehehe

      Conta desativadaDaniel


    • 32
      Vinicius Guerra 05/03/2019 Link para o comentário

      256 Kbps era um luxo, eu comecei com 56 Kbps e depois 64 Kbps. lembro que os sites carregavam bem devagar, mas também eram bem mais leves sem tanta propaganda. Hoje temos em média mais de 10 Mbps, evoluiu bastante a conexão. No futuro com 5G, com certeza será melhor, para streaming, downloads, essa será a grande novidade.

      Tomara que seja acessível para todos, pois só assim o serviço será mais barato.

      Conta desativada


      • Jofran Martins 20
        Jofran Martins 05/03/2019 Link para o comentário

        Se fossem aplicadas as franquias dos planos hoje, 2/3 seriam gastos só com a visualização das propagandas.


    • Thiago Lee 35
      Thiago Lee 05/03/2019 Link para o comentário

      ~Conexão discada de 256kbps? o.O Onde isso?
      Conexão discada chegava no máximo de 64kbps, mas não entregava nem 50kbps... lol

      Eduardo S.


      • 2
        Filipe Yuri 08/09/2019 Link para o comentário

        A velocidade de um modem de conexão discada ainda hoje é de 56kbps.
        Existiam "métodos" que você bugava os números e apareciam até megas, mas a conexão real era de 56kbps.

        Eu particularmente usava um provedor pago e um e-mail pago. O que me garantia conexão instantânea e sempre de máxima velocidade.

        Baixava muita música no ares kk
        Mas mesmo nessa época existiam nos centros das maiores cidades do Br (RJ, SP e talvez mais alguma outra) conexões banda larga e link dedicado.

        Na empresa do meu pai tinha um link real de 1mb ou seja, como uma conexão comum de 10mb. Eu ia para lá e ficava só na internet, acessava o site da tv globinho e baixava imagens dos desenhos para colorir no paint.

        Se eu soubesse ou meu pai o potencial disso tudo, teria me tornado um programador muito mais cedo. Mas tive que aprender tudo sozinho depois de grande.


    • Jofran Martins 20
      Jofran Martins 05/03/2019 Link para o comentário

      Muitos modems daquela época só chegavam a 56kbps. Era um martírio.

      Eduardo S.


      • Eduardo S. 18
        Eduardo S. 06/03/2019 Link para o comentário

        Na verdade era 56 kbps nominal. A velocidade alcançada real, no máximo, era de 52,3 kbps.
        Quem dera se fosse os 256 kbps referido pelo amigo anteriormente...

        Filipe YuriCAVR Prebianca

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.