Newkia: a nova Nokia, agora com Android

Newkia: a nova Nokia, agora com Android

Boas e más notícias para quem ficou triste ou decepcionado com a venda de parte da Nokia pra a Microsoft, primeiro as boas: um grupo de ex-funcionários da finlandesa resolveu fundar uma nova companhia de celulares para manter a tradição da Nokia, e eles querem usar Android. A má notícia? O nome será Newkia.

Newkia logo
Esperamos que esse não seja o logo. / © NextPit

Thomas Zilliacus foi funcionário da Nokia por 15 anos, 7 deles como CEO Ásia-Pacífico, agora ele fundou a Newkia, com base em Cingapura. Ano passado ele já tentou comprar a finlandesa, mas não conseguiu fundos suficientes. A venda para a Microsoft foi, para Zilliacus, o prego final no caixão da Nokia. 

A Newkia vai manter o departamento de P&D na Finlândia, mas a sede da empresa será em Cingapura, principalmente pelo foco inicial dela, que é o mercado asiático. Entretanto, Thomas não descartou lançar produtos nos Estados Unidos e outras regiões do mundo, tudo depende da capacidade da Newkia em angariar fundos e contratar pessoas. A preferência seria por funcionários descontentes com o que Elop fez.

Newkia Thomas Zilliacus
Thomas Zilliacus / © Android Authority

Parece que o sonho de um Nokia com Android não morreu, apenas mudou um pouco de nome. É claro que não há garantias que a empresa conseguirá manter a qualidade e design que marcaram tanto a Nokia, sequer sabemos se ela conseguirá ser relevante em um mercado tão saturado de empresas fabricando telefones de qualidade a preços baixos - já temos na região a Huawei, ZTE, e tantas outras.

O que pensam da Newkia? Acham que ela será capaz de mesclar a qualidade e design da Nokia com o OS que tanto amamos? Qual celular da Nokia gostariam de ver atualizado e com Android?

Fonte: Cnet

Ir para o comentário (7)
Francisco Dornelles

Francisco Dornelles
Editor freelancer

De Porto Alegre, desconfiado dessas novas tecnologias mas curioso o suficiente para arriscar usá-las. Usuário Android primeiro por imposição e depois por amor.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
7 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    Wellington Lima 20/09/2013 Link para o comentário

    De onde sai esses comentários?
    menos demagogia seria melhor pra ler...
    É clichê demais falar sobre a Nokia.


  • 3
    marcos paulo 19/09/2013 Link para o comentário

    vai fica show.


  • 5
    Daniel Rodrigues 17/09/2013 Link para o comentário

    achei muito legal , e muito inovador .... os smartphones da. Nokia ja são otimos , imagine eles rodando Android ,,,, isso seria sim algo inovador e que. sim chamarão atenção dos clientes para newkia ....... até que fim ela vai se desgrudar do mundo meio que exclusivo e fechado do Windows ., ou até. uma boa parte dela ....... mas eu acho que deveria mudar o nome da empresa ......imagine ficar na sombra de algo ruim que aconteceu


  • Cleiton Johnson 2
    Cleiton Johnson 15/09/2013 Link para o comentário

    Qual celular da Nokia gostariam de ver atualizado e com Android? ---------- Quero vero o Nokia 2280. !!! :-D


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 07/09/2013 Link para o comentário

    +Paulo Fernando, não creio nisso.
    A maioria dos fãs da Nokia queriam vê-la produzindo smartphones com Android e eu também. Acho que a teimosia dos principais diretores não se renderem foi o principal motivo da queda, desvalorização e venda. Hoje no mundo a moda é Android, há três anos atrás não era, mas teve empresas que se arriscaram e hoje estão bem. Além da Nokia, há a Blackberry que também será vendida em breve. Já para empresas que entraram no ramo do Android, a história é diferente, veja o caso da novata Xiaomi.
    A Samsung, com todo o poderio dela tentou emplacar ao lado do Android um sistema próprio, o Bada, mas não agradou e acabou deixando o projeto para escanteio. Creio que se houvesse interação entre os sistemas, independente de fabricante, todos seriam aceitos e prevaleceria o que lhe desse mais opções de aplicativos e configurações.
    Olha, ouso dizer que Ubuntu e Firefox (para smarts) serão abandonados em breve pelo mesmo motivo.


  • Paulo F. 15
    Paulo F. 07/09/2013 Link para o comentário

    Se vier com Android mesmo será apenas mais uma no mercado, se querem ter qualquer expressão no mercado é melhor tentar algo mais inovador.


  • 28
    Conta desativada
    • Mod
    06/09/2013 Link para o comentário

    +Francisco

    Acho que este logo nem poderia ser utilizado, já que faz referência direta a Nokia.

    Eu entendo a frustração dos ex-funcionários da fabricante, e acho uma atitude muito louvável, defender o que eles acreditam, botando a cara a tapa em um mercado tão acirrado.
    Começar do zero neste meio e nesta época, em que tudo parece consolidado, é uma tarefa muito difícil. Temos que ver de onde vai vir o dinheiro para a Newkia acontecer.
    Tudo indica que vão tentar apelar ao lado sentimental dos amantes da Nokia, ou de parceiros que acreditem ainda que o nome Nokia consiga vender muito.
    Como o nome da nova fabricante diz, são a nova Nokia, o que pode ser bom de início, atrair compradores, investidores, parceiros e fãs boys. Mas a longo prazo, pode ser horrível, uma comparação com um ícone pode gerar muita pressão, e da muitos argumentos aos críticos.
    Se eu gostaria de ver a Nokia com Android? Claro, mas isto não vai acontecer, poderemos ter uma Newkia rodando Android, assombrada pela imagem da Nokia.
    Eu, criaria algo próprio, distante da antiga fabricante em termos de nome, logo etc. Porém focaria a publicidade inicial no meu antigo cargo na empresa que se foi, e no meu time de ex funcionários da mesma.
    Entendo que: "ex funcionários da Nokia, se unem, em descontentamento com a venda da fabricante, e criam sua marca própria, unindo a qualidade do Android à credibilidade de seus trabalhos com a Nokia."
    Seja melhor que: " Ex funcionários da Nokia, descontentes com a venda da companhia, lançam a Newkia, uma Nokia rodando Android."
    Não sei, torço para que dê certo, mas eu optaria pelo distanciamento da antiga marca.

    Abraço.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.