O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

12 Compartilhado 47 Comentários

Review completo do Nexus 5: onde comprar o aparelho?

O Nexus 5 já pode ser considerado quase um veterano no universo Android, mas ao contrário de outros smartphones, ele parece ficar melhor com o tempo. Isso se deve às atualizações do sistema operacional, que otimizaram alguns dos pontos fracos do aparelho. Reformulamos o nosso review do Nexus 5 tendo em consideração a atualização para o Android M (especialmente nas seções "performance", "bateria" e "câmera"). Além disso, na seção "Onde Comprar" no final deste review, você encontra as lojas online onde o Nexus 5 pode ser comprado.

Avaliação

Prós

  • Android Puro e atualizado
  • Google Experience Laucher
  • Comandos de voz do Google Now

Contras

  • Bateria
  • Câmera

Google Nexus 5 – Desenho & Qualidade de Construção

Como já sabemos, o Nexus 5 foi fabricado pela LG e tem como base o G2. Apesar de não apresentar as curvas ou o brilho da parte traseira, a qualidade high end do G2 (e também do Nexus 4) é imediatamente reconhecível. Ele é como um Nexus 4 que passa por uma fase minimalista. O aro prateado se foi, assim como o vidro arredondado do display e as curvas laterais, no encontro entre tela e moldura. O Nexus 5 é uma chapa sólida de tela com quinas acentuadas e nenhuma vergonha de ser assim. Imagine a parte frontal do G2 e a parte traseira do Nexus 7 juntas. As arestas acentuadas do dispositivo são bem notadas ao ser tirado da caixa, e a primeira impressão é de que se trata de um aparelho simples demais.

wapp3
Uma parte traseira emborrachada, semelhante à do Nexus 7. / © AndroidPIT

A carcaça é feita do mesmo plástico emborrachado do Nexus 7. Isso faz com que, apesar das arestas, ele tenha uma ótima pegada: não escorrega e suas digitais não ficam de pronto marcadas na traseira. O novo Nexus tem agora os botões de volume e de ligar/desligar feitos de cerâmica, e são bem acentuados se compararmos com o Nexus 4. A mesma linha de design é seguida em cada caso: onde o Nexus 4 é arredondado e suave (tela, carcaça, botões), o Nexus 5 é anguloso e “rígido”.

wapp3
Característica marcante do aparelho é a sua câmera traseira. / © AndroidPIT

Apesar de ter uma tela maior, o Nexus 5 é mais fino e mais leve do que o Nexus 4. A parte frontal apresenta os sensores, uma câmera e um LED de notificações. A parte traseira traz o logo transversal do Nexus, com a sua marcante câmera na parte superior. Quando o aparelho está na horizontal, a borda elevada em torno do vidro toca a superfície, e há uma oscilação peculiar do aparelho quando você o pressiona para baixo no outro canto. É uma escolha estranha de design que não vai agradar a todos, e tem pouco propósito na linha visual de resto limpa e lisa.

wapp3
O alto-falante mono do Nexus 5. / © AndroidPIT

A parte inferior do aparelho traz um alto-falante mono, um microfone e a entrada para micro USB. A entrada para fone de ouvido e o microfone “pinhole” estão no alto, respectivamente nas laterias esquerda e direita. A parte esquerda tem os botões de volume e a direita vem com o botão de ligar e a entrada para micro SIM. A parte traseira não é removível, não se pode trocar a bateria e a memória não é expansível por microSD.

Forma-se um perfeito ângulo reto da tela até as laterais, fazendo com que a tela Gorilla Glass 3 fique inteiramente exposta. Ela deve, contudo, ser capaz de suportar batidas sem uma caixa extra. Além disso, o policarbonato emborrachado também é capaz de absorver mais choques. De maneira geral, o Nexus 5 é bem compacto, tem um visual discreto e uma pegada incrivelmente agradável.

androidpit nexus 5 hero 01
Boa pegada e visual simples. / © ANDROIDPIT

Google Nexus 5 – Tela

O Nexus 5 tem um display Full HD IPS LCD de 4,95 polegadas, 1.920 x 1.080p de resolução e 445 ppi - uma densidade de pixels impressionante. A tela é brilhante e nítida, bem mais do que a do Nexus 4. O ângulo de visão do aparelho é muito bom, mas a cor preta não é tão boa, como é o caso de muitas telas LCD, apresentando um tom acinzentado marcante. A nitidez do display, contudo, é excepcional, o que o torna perfeito para assistir a vídeos, ler e navegar pela internet.

wapp3
A densidade de pixels ainda é boa. / © ANDROIDPIT 

Google Nexus 5 – Software

Android M easter egg
A versão do Android M para desenvolvedores está disponível para o Nexus 5! / © ANDROIDPIT

O Nexus 5 roda com stock Android e vem apenas com os aplicativos básicos do Google pré-instalados. O aparelho foi lançado com o Android 4.4 KitKat, mas agora roda com o Android 5.1 Lollipop e já pode ter a prévia do Android M instalada. Entre as novas funções do Android M você poderá encontrar:

Dark Theme

O tema branco do Android Lollipop feria as nossas retinas, principalmente quando os dispositivos eram usados no escuro. Com o Android M, é possível configurar um tema escuro de forma nativa. Uma bela otimização do Android M, que pode ser acessada nas opções de desenvolvedor:

Dark UI android m
O Dark Theme pode ser escolhido de maneira nativa na prévia do Android M. / © ANDROIDPIT

Infelizmente, o tema não vale para aplicativos. Bom saber que, ao menos no âmbito do sistema, o Android finalmente voltou para o ladro negro da Força, não acha?

Controle de permissões de aplicativos

O Google finalmente irá introduzir uma função esperada há anos pelos usuários do seu sistema operacional: com o Android M, será possível conceder e negar permissões singulares aos aplicativos antes da sua instalação, em vez de aceitar o pacote de permissões imposto pelo app. Claro, algumas permissões são inerentes ao funcionamento de certos serviços, portanto elas não poderão ser bloqueadas individualmente, mas mesmo assim é bom saber que o Android continua no processo de fornecer mais possibilidades de controle aos usuários.

androidmpermissoesapps
Gerenciamento de permissões de aplicativos no Android M. / © ANDROIDPIT

Novas funções para melhorar a experiência com a web

Uma das novidades é o uso de abas do Chrome em aplicativos, denominado Chrome Custom Tab. Através deste novo recurso, será possível ter uma visão web em aplicativos ao adicionar uma janela customizada do Google Chrome na parte superior do aplicativo, por exemplo. Na demonstração foi usado o Pinterest e mostrou que no Android M, em vez de irmos para uma nova aba do Chrome ou para uma experiência visual da web, teremos uma aba personalizada, como um pop up, onde será possível ter acesso a algumas funções do Chrome, como salvar senhas, autopreenchimento dos campos a partir do teclado e recursos de segurança do Chrome.

Acesso ao Google Now a partir da tela de bloqueio

Até agora, a opção na parte inferior esquerda da tela permitia o acesso rápido ao app do telefone. Com o Android M, essa opção foi repensada e permite o acesso direto ao Google Now: uma maneira simples para efetuar uma busca ou fazer uma anotação rápida, por exemplo.

androidmvoz
O acesso direto ao Google Now a partir da tela de bloqueio. / © ANDROIDPIT

App Links

Aplicativos no Android M terão permissão para verificar outros aplicativos, ou seja, tudo ficará mais rápido visto que automaticamente abrirá um diálogo usando um aplicativo específico para aquela ação, sem a necessidade de termos que escolher entre os apps na nossa gaveta de aplicativos. Tomando como o exemplo o Twitter, atualmente precisamos responder qual ferramenta queremos utilizar para abrir uma postagem no microblog; agora isso será automático, visto que o app Twitter será considerado um sistema de confiança para o sistema.

androidmlinks2
As URLs de domínio do Android M. / © ANDROIDPIT

Google Nexus 5 – Performance

O Nexus 5 roda com um Snapdragon 800 Qualcomm de quatro núcleos a 2,3 GHz e gráfico Adreno 330. Não é de se surpreender, portanto, que ele suportou bem todas as tarefas a que foi submetido por mim. Estranhamente, deslizar o dedo de cima para baixo produziu o mesmo atraso notado no Nexus 4, mas o lançamento de aplicativos, transições e jogos rodaram suaves como seda e muito rápidos. No Benchmark AnTuTu, o Nexus 5 rodando com o Android M apareceu em posição superior à do LG G3.

Tarefas de processamento simples como jogar Dead Trigger 2 produziram uma resposta impecável. O aplicativo da câmera, por outro lado, não foi tão rápido nas respostas quanto o esperado, e o fechamento de alguns apps também demorou um tantinho a mais. Mas nada sério, principalmente se pensarmos no preço do aparelho. Ainda devo notar, por fim, que o nosso exemplar congelou algumas vezes e teve de ser reiniciado no processo de configuração.

nexus5antutu
O Nexus 5 rodando com o Android M fica na frente de dispositivos como o LG G3. / © ANDROIDPIT

Google Nexus 5 – Câmera

O Nexus 5 tem uma câmera de 8 MP com estabilizador ótico de imagem, a razão pela qual sua lente é tão marcante na traseira do dispositivo. Em meu teste, ela produziu melhores fotos do que o Nexus 4, mas ainda nada de impressionante. Fotos tiradas com baixa luminosidade têm agora menos ruído de imagem e granulação, mas ainda se mostraram instáveis em termos de balanço automático do branco. Quanto aos modos da câmera, temos aqui quase as mesmas funções. Diferente é o modo HDR+ do Nexus 5.

LV1A3797
A câmera do Nexus 5 tem Photo sphere, HDR+ e estabilizador ótico de imagem. / © AndroidPIT

Os resultados das fotos foram bem semelhantes à luz do dia no caso de ambos os Nexus. A diferença se nota no processamento da imagem feito pelos diferentes softwares. Na foto abaixo, o Nexus 5 processou as flores com um violeta intenso, ao passo que o Nexus 4 as tornou de um azul irreal. A cor verdadeira é algo intermediário.

wapp3
Processamentos de imagem diferentes: Nexus 5 à esquerda e Nexus 4 à direita. / © AndroidPIT

Temos certeza que você já fez isso, mas se você ainda não o fez, então certifique-se de que você tem a versão mais atualizada do Android. A câmera do Nexus 5 era atormentada por uma série de problemas no lançamento, mas muitos deles foram consertados em atualizações posteriores - e o update para Lollipop melhora ainda mais as coisas ao oferecer suporte a arquivos de imagem RAW em aplicativos de câmera compatíveis. As imagens RAW são as favoritas dos fotógrafos, pois não processam ou comprimem a imagem como um arquivo JPEG faz.

Google Nexus 5 – Bateria

O Nexus 5 tem uma bateria não removível de 2.300 mAh com carregamento Qi. O G2, para comparar, tem 3.000 mAh. Esse é realmente o calcanhar de Aquiles do dispositivo, mas testes recentes no Nexus 5 rodando com a versão prévia para desenvolvedores do Android M mostraram que essa última atualização traz ganhos significativos na autonomia da bateria. O Android M já é incrivelmente estável e ideal para o uso cotidiano. É muito simples instalar as imagens de fábrica do Android M no Nexus 5. Para mais dicas avançadas para otimizar a bateria do dispositivo, acesse o artigo a seguir:

Google Nexus 5 – Especificações Técnicas

Dimensões: 137,84 x 69,17 x 8,59 mm
Peso: 130 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 4,95 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (445 ppi)
Câmera frontal 1,3 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop
Interface: Stock Android
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
32 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 800
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

Comecemos com um fato bastante simples: não se pode superar a relação preço/performance apresentada pelo Nexus 5. Como um exemplo do que o Android pode fazer, o Google fez um dispositivo com pouquíssimas falhas. A bateria fixa, a performance da câmera, a falta de expansão para a memória e um alto-falante mediano podem, contudo, representar contra-argumentos de peso quando pensamos nos pontos fortes do aparelho: sua tela impressionante, seu visual minimalista, seu processador e gráficos que impressionam até hoje. De maneira geral, o Nexus 5 representa uma melhoria das já bem-sucedidas funções e características do Nexus 4 (velocidade, tela), falhando exatamente onde o predecessor já apresentava pontos fracos (bateria, câmera). Felizmente, as sucessivas versões do Android tem otimizado esses pontos.

Plataforma, preço e performance são os três pilares que sempre diferenciaram a linha Nexus dos concorrentes. Isto permanece inalterado no caso do Nexus 5: stock Android, sem bloatware, preço acessível, e um bom negócio para quem, como eu, está mais interessado no que o Android pode fazer numa plataforma limpa pela metade do preço do que em ter a câmera ou o sistema de som de último tipo no celular. Nesse sentido, sim, o Nexus 5 está à altura das expectativas.

Google Nexus 5 – Onde comprar

O "veterano" Nexus 5 ficou com o tempo mais barato, mas envelheceu bem. Sua bateria ficou melhor com a prévia do Android M e diversos bugs foram consertados ao longo do tempo. Além disso, ele continua a ser o último dispositivo Nexus vendido oficialmente no Brasil, pois a Motorola não lançou o Nexus 6 no país. Veja abaixo onde você pode comprar o Nexus 5:

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diego Silva 10/jun/2015

    vale pow o nexus 5 é 2x melhor

  • Raphael FS 10/jun/2015

    não entendi nada oq vc disse u.u

  • aneilton santos 10/jun/2015

    Nexus 5 já pode ser considerado um clássico dos smartphones. E se alguem duvida pergunta para quem tem ou já teve um se o aparelho é bom ou não.

  • Rogério Dias 10/jun/2015

    Queria um Nexus 5, entretanto o preço não compensa. O Moto X (2014) é superior e custa menos. O LG Nexus 5 é superestimado.

  • Daniel Paes 10/jun/2015

    Ah para...só pode ser piada essa reportagem!
    Para flagship esse aparelho é muito comum! Sei que vão me atacar agora, mas na verdade eu vejo com muita injustiça tanta moral para um aparelho defasado, sendo que vemos outros aparelhos ( que as empresas se esforçaram para manter atualizados ) como HTC M8/M9, LG G3/G4, MOTO X, SAMSUNG S5/S6, entre outros, sendo que todos citados são um pouco ou muito melhores que esse aparelho.

    Ainda assim, ele tem TANTAAA moral simplesmente por causa de "Android Puro e atualizado" e "Google Experience Laucher".....aí já é questão de opinião, mas eu não acho que os aparelhos puros devem ser colocados tão top assim, só por serem puros, e sim pelo conjunto. ( de fato temos bons aparelhos puros, verdadeiros TOP's, ex.: NEXUS 6....mas esse NEXUS 5 é bem meia boca ).

    Abs., e não me xinguem!...rs

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações