O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 8 Compartilhado 39 Comentários

OnePlus One vs. Nexus 5: CM nativa contra Android puro

Nunca vivenciei uma expectativa tão grande a respeito de um dispositivo quanto a criada pelo OnePlus One. Este smartphone representa um novo conceito na muitas vezes maltratada relação custo/benefício. Suas especificações técnicas são incríveis, e ele soube trazer ao usuário as vantagens da CyanogenMod. Muitos o chamam de flagship killer (o assassino de carros-chefe). Por outro lado, uma série que vinha ostentando esse título e características parecidas é a série Nexus, representada pelo seu dispositivo atual, o Nexus 5. Veja aqui a nossa comparação entre os dois dispositivos!

oneplusone nexus5 1
Dois dispositivos fantásticos: o OnePlus One à esquerda e o Nexus 5 à direita. © ANDROIDPIT

Design

O modelo que temos do OnePlus One é o de 64 GB, e ele apresenta uma parte traseira áspera de pedra, que a companhia chamou de “Sandstone Black”. Considero esse conceito muito interessante, o de dar texturas diferentes ou pouco usuais a um smartphone. A alguns essa sensação áspera não irá agradar, mas é inegável que melhora a pegada do aparelho, além de parecer muito elegante.

oneplusone nexus5 5
O OnePlus One é maior do que o Nexus 5. / © ANDROIDPIT

Por sua vez, o Nexus 5 também apresenta um projeto elegante e minimalista. Sua ergonomia é possibilitada pela parte traseira de plástico recoberto de borracha opaca. Por ser menor, ele também é mais compacto, uma vantagem para o dispositivo do Google. O ponto negativo é que essa borracha da carcaça se enche de impressões digitais rapidamente.

Tela

O OnePlus One é um smartphone grande, alcançando as 5,5 polegadas de diagonal de tela, quase o tamanho do phablet Galaxy Note 3. O Nexus 5 se mantém no limite das 5 polegadas (exatas 4,95 polegadas). Como trazem a mesma resolução de tela, ou seja, FullHD (1.920 x 1.080 pixels), a diferença de diagonal faz com que a densidade de pixels por polegada seja maior no Nexus 5. Na prática, porém, apenas os olhos mais exigentes irão notar a diferença. O que se pode notar efetivamente é que o brilho de tela oferecido pelo OnePlus One é menor do que o do Nexus 5.​

oneplusone nexus5 3
As telas do Nexus 5 (esquerda) e do OnePlus One (direita). © ANDROIDPIT

Devo dizer que ambas as telas são ótimas, com bons ângulos de visão e um contraste satisfatório. Talvez o único inconveniente aqui seja a tendência do OnePlus One aos tons amarelados.

Sistema

Chegamos ao ponto mais importante desta comparação. O Nexus 5 roda obviamente com Android puro, ao passo que o OnePlus One traz a CyanogenMod 11s, baseada no Android 4.4.4 KitKat. Basicamente se trata de um software que oferece as vantagens da ROM CM 11 sem necessidade de ser root ou de flashear programas. Vemos aqui uma tentativa de difusão das personalizações possibilitadas por esse tipo de ROM customizada a todos os usuários de um dispositivo. Um ponto muito positivo do OnePlus One.

As interfaces de usuário são um tanto parecidas. Isso se deve ao fato de o CyanogenMod se basear no Android puro. Várias partes do projeto são iguais, como a barra de notificações ou o menu de Configurações. A grande diferença do OnePlus One é que, nesse mesmo menu de Configurações, encontraremos opções inexistentes no Nexus 5, todas elas relacionadas às possibilidades de personalização. Isso pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, pois algumas pessoas gostam da simplicidade do Android puro.

Câmera

As câmeras em ambos os dispositivos representam o calcanhar de Aquiles. Elas não são o que o mercado tem a oferecer de melhor, mas cumprem a sua tarefa de maneira satisfatória no cotidiano. Numa comparação direta, podemos dizer que o OnePlus One encontrou problemas em condições de pouca luz, também mostrando menos contraste em suas fotos.

oneplusone nexus5 6
Nenhuma das duas câmeras é excelente: Nexus 5 à esquerda e OnePlus One à direita. © ANDROIDPIT

Bateria

Uma grande vantagem para o OnePlus One nessa categoria. O Nexus 5 tem apenas 2.300 mAh de bateria, relativamente pouco para uma tela FullHD. O OnePlus One dispõe de uma capacidade de 3.100 mAh, e essa diferença de duração se faz notar.

Especificações técnicas

  Nexus 5 OnePlus One
Sistema Android 4.4.4 / Android stock Android 4.4.4 / CyanogenMod
Tela 4,95 polegadas, LCD, 1920 x 1080 pixels, 445 ppi 5,5 polegadas, LCD, 1920 x 1080 pixels, 401 ppi
Processador Qualcomm Snapdragon 800, quad core, 2,3 GHz Qualcomm Snapdragon 801, quad core, 2,5 GHz
RAM 2 GB 3 GB
Memória interna 16/32 GB 16/64 GB
Bateria 2.300 mAh 3.100 mAh
Câmera 8 MP, flash LED / 1,3 MP 13 MP, flash LED / 5 MP
Conectividade 4G, WiFi, Bluetooth 4.0 4G, WiFi, Bluetooth 4.0
Dimensões 137,84 x 69,17 x 8,59 mm 152,9 x 75,9 x 8,9 mm
Peso 130 gramas 162 gramas
Preço R$ 1.499,00 (16 GB) 269 Euros  (16 GB)
oneplusone nexus5 2
Com qual você fica? © ANDROIDPIT

Conclusão

O OnePlus One é um rival de peso para o Nexus 5. Os fãs do ecossistema Android verão nele uma ótima alternativa, apesar de o seu tamanho e design serem pouco familiares a quem gosta dos Nexus. Está claro que a fabricante poderia ter aproveitado melhor o espaço. Por outro lado, a série Nexus já é conhecida pela sua boa relação custo/benefício, oferecendo a vantagem de ter sempre a última versão do sistema operacional primeiro do que outros smartphones. E com a aproximação do lançamento do próximo Nexus, o preço do carro-chefe antecessor deverá ficar ainda mais convidativo.

Descubra mais:

E você, com qual fica? 

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

39 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi