O Nexus foi um presente para os geeks. O Pixel será para o bolso do Google

AndroidPIT google is evil 2
© nextpit

A série Nexus sempre apresentou seus momentos de altos e baixos (mais de "altos", verdade seja dita) e, em geral, sempre foi uma linha de smartphones admirada pelos usuários Android, ainda que meio restrita. Agora, com o Pixel, o Google passa a levar a sério - de verdade - a competição com outros smartphones top de linha no mercado.  

Em 2010, o Google apresentou o primeiro modelo da linha Nexus - o Nexus One - e que seria considerado o mais próximo de um "Google Phone" que temos notícia. O smartphone foi fabricado pela HTC, mas, diferente da maioria dos modelos Android, ele não estava ligado a contratos com operadoras e, mais importante, não tinha um software modificado pela fabricante. 

O Nexus seguinte foi para as mãos da Samsung, mas foi com a LG que a série alcançou o seu auge: os Nexus 4 e 5 representaram alternativas econômicas ao mercado e que garantiam ainda que o sistema estaria sempre atualizado e com especificações bastante decentes. Estes dois telefones, principalmente o Nexus 5, eram ferramentas excelentes para desenvolvedores e telefones ideais para os usuários Android mais puristas. 

androidpit nexus5 problems 14
O Nexus 5 é lembrado como um dos melhores telefones da historia do Android. / © NextPit

As versões seguintes da linha foram algo, digamos, diferentes. O preço de saída do sucessor do Nexus 5, dessa vez fabricado pela Motorola em 2014, era consideravelmente maior que seu antecessor e não trazia nenhum atrativo maior ao grande público que justificasse essa diferença. Além disso, ele foi apresentado de uma maneira totalmente extravagante. Mas isso não será nada com o que estamos a ponto de presenciar. 

Pixel pode, finalmente, ser a resposta que buscamos por um legítimo "Google Phone"

As raízes da nova série Pixel podem ser encontradas na restruturação interna do Google e a sua incorporação dentro do recém-criado conglomerado Alphabet. Sundar Pichai, novo diretor-executivo da Big G, deixou algumas pistas pelo caminho.

Em fevereiro deste ano, começaram os rumores de que o Google lançaria uma série de dispositivos com uma ideia mais aproximada do que a Apple faz com seus smartphones, ou seja, um maior controle no desenvolvimento e produção de hardware e software. E nesse ínterim, ninguém pronunciou as palavras "Nexus" ou "Pixel". 

Meses mais tarde, Pichai explicou que a empresa estaria, de fato, mais envolvida no design dos seus próprios telefones e que o Google poderia adicionar funções extras a versão pura do Android que equiparia seus futuros dispositivos, algo nunca visto em um Nexus.

Depois, ficaram apenas as dúvidas se os novos Nexus continuariam sendo Nexus. Viraram Pixel. E o Google parece ter deixado de lado a sua velha ideia de smartphones, por uma nova concepção, que deve ser capaz de competir entre os melhores top de linha do mercado. O interessante tablet Pixel C foi o primeiro produto gerado a partir deste conceito.

AndroidPIT Google Pixel C 8773
Os novos telefones do Google não serão os primeiros Pixel. A empresa já lançou o tablet Pixel C/ © ANDROIDPIT

Essas suspeitas ganham solidez com os últimos rumores, segundo os quais os novos telefones do Google poderiam ter um preço inicial de salgados 649 dólares (R$ 2.124, sem taxas e impostos), o que significa que, na Europa, esse valor poderia subir para cerca de 700 euros (R$ 2.560, sem taxas e impostos).  Não que seja a primeira vez que um Nexus traga essa preço, mas, levando em conta que este é o modelo mais, digamos, "econômico", essa ideia de se aproximar mais do "jeito Apple" de fazer smartphones começa a ser posta em prática. Pelo menos no preço.

Os smartphones da linha Nexus nunca foram capazes de competir com outros modelos top de linha para o grande público (tampouco com os iPhones), até porque sua proposta era outra. No entanto, criar condições para competir com os dispositivos da Apple é um cenário tentador para o Google, já que muitos dos serviços que geram lucros ao Google nos iPhones passariam a ser ainda mais controlados pela empresa em um eventual sucesso da linha Pixel.

O mundo está preparado para um "Google Phone" top de linha?

O Google, claramente, está apostando forte na linha Pixel. A maneira como a empresa está promovendo sua apresentação (você pode ver logo abaixo) deixa que claro que a sua relação com o novo "Google Phone" mudou. Agora, Sundar Pichai e cia. estão preparados para fazer com que os dispositivos passem a competir de igual para igual com os principais tops de linha do mercado. E isso significa maior rentabilidade.

De qualquer forma, será difícil prever o êxito que a nova linha Pixel terá, ainda mais cobrando os preços que foram espalhados pela internet afora. Para competir com o Galaxy S7, P9, Mi 5, iPhones e afins, os dispositivos precisam apresentar um senhor diferencial. 

Em um ano em que o Google está lutando em diversas frentes de produtos (Allo, Duo, Home, etc) para diversificar suas receitas, a empresa mostra ousadia em um mercado acirrado como o dos smartphones. Agora é esperar para ver se ela consegue cair nas graças dos usuários com a linha Pixel. 

E você acha que os smartphones Pixel trarão algum diferencial que valha a pena o investimento?

Ir para o comentário (48)
Sergio Colado

Sergio Colado

Nascido em Valência, Espanha, Sergio se define como um grande fã de tecnologia e vídeogames. Desde o aparecimento do Android, ele encontrou no sistema operacional a melhor ferramenta para fazer o que mais gosta: passar o tempo em frente a uma tela. Entre suas paixões estão a ficção científica, o ciclismo e comer entre as refeições.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
48 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 10
    Edson Coelho 26/11/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião, com o Pixel a Google acabou não só com a linha Nexus mas com o que ela tinha de melhor, o custo benefício. Me desculpem os fanáticos mas pelo preço deste Pixel mesmo lá fora, prefiro a experiência do IOS com um iPhone 6s ou 6 mesmo. Sempre tive Android mas hoje na faixa dos 700 dólares não vejo nenhum smartphone igual ao Apple em custo benefício. Abraço a todos.


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 21/09/2016 Link para o comentário

    O que definirá, pelo menos no mercado americano, que é onde realmente o sucesso é mais importante, são os acordos com as operadoras, se fechar com at&t ou verizon terá uma boa cota das vendas e começara a cimentar uma base de clientes. A apple fez assim e se deu bem.

    Mickael Fernandes


    • André Gorgen 11
      André Gorgen 25/09/2016 Link para o comentário

      Na verdade uma vantagem dos Nexus por lá é a operadora do Google, boa e barata.


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 21/09/2016 Link para o comentário

    Preço bastante salgado! Espero ao menos um diferencial para justificar isso!


  • 45
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Li que agora no nougat, o stock terá opção de reiniciar ... Aff
    Até o j1 do meu pai com 4.4 tem isto.


    • André Gorgen 11
      André Gorgen 25/09/2016 Link para o comentário

      No meu Moto 360 Sport tem isso e o Android é 100% puro.


  • Marcos Mateus. 12
    Marcos Mateus. 21/09/2016 Link para o comentário

    A Google teria que focar também em um dispositivo intermediário.para dar acesso a sua nova gama de produtos. Assim fidelizando novos consumidores. Abraços para equipe Androidpit.


  • Mateus Lucas 11
    Mateus Lucas 21/09/2016 Link para o comentário

    Quer competir com a Apple?
    Saia de vez da openGL
    Garanta ATT durante 4 anos
    Otimize o HW com SW
    Simples :)

    Thalles HenriqueAdemar JuniorMickael FernandesLucas Alves


  • paulo maia 8
    paulo maia 21/09/2016 Link para o comentário

    Vai precisar ter um belo diferencial pra justificar o preço! Pois ainda tem o fator China com aparelhos fantásticos e preço bem atrativo, tipo o Oneplus 3, que esta vendendo tanto que a empresa não esta dando conta dos pedidos.

    Mickael FernandesHermes e RenatoYago SilvaMarcos Mateus.


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 21/09/2016 Link para o comentário

    Nexus!!
    Leveza.. Pureza..

    André GorgenGilmar Luiz


    • 85
      Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

      e ultimamente, "Careza" huehuehheuheue

      Miller RangelFilipe Murtha


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 25/09/2016 Link para o comentário

        Nem tanto!!.
        Opto pelo Nexus 5 mesmo..
        Top.. rápido.. Puro.. !!
        Mesmo estando obsoleto.. ele é sensacional!!


  • 44
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Bom, eu ainda prefiro pagar um preço alto por um dispositivo feito pela Google do que pela Apple, Samsung ou Motorola.

    André Gorgenjose bacelar


  • Marco Túlio 17
    Marco Túlio 21/09/2016 Link para o comentário

    A ideia da Google de fazer uma nova linha de smartphones pra competir com as grandes do mercado é muito boa, eu só acho que a escolha do nome foi muito infeliz, primeiro que não passa uma seriedade muito grande do ponto de vista publicitário, e depois que é bem feio. O nome Nexus é bem melhor em ambos os pontos.

    Outra coisa que eu acho que a Google poderia fazer, e tem capacidade e dinheiro pra tal é, lançar um Google Pixel com todo esse novo projeto competitivo e também lançar um Google Nexus, que manteria o que já vem sendo feito nos últimos 6 anos.

    LeoGouveiaMarcos Mateus.Alex


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 21/09/2016 Link para o comentário

    Os Pixels podem ser sair bem. Mas tem que haver características dos Nexus e com algo a mais para se sair bem no mercado "popular" de smartphones. Um bom hardware, mais o sistema dos Nexus, e um preço acessível para o público em geral (R$ 2500 creio que já estaria com um preço bom)


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 21/09/2016 Link para o comentário

    Eu não sou fã de Android puro, mas os Nexus surpreendem em velocidade e estabilidade.
    Eu espero que ele venha com um diferencial que justifique o preço.


  • dias fulvio 1
    dias fulvio 21/09/2016 Link para o comentário

    Sou fã 1: da nexus.amo todos os modelos que eles já lançaram.no momento tenho o Nexus 5 mas estou ansioso pra comprar o 6


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 21/09/2016 Link para o comentário

    Com esse preço, espero que eles também estejam se planejando para se equiparar a Apple em tempo de suporte, porque você gastar cifras altíssimas em um aparelho que só terá dois anos de suporte é simplesmente de doer!

    Conta desativada


  • Murilo Romanatto 12
    Murilo Romanatto 21/09/2016 Link para o comentário

    Eu acredito que vem chumbo grosso por ai.

    Desde o Nexus X, da Sammy, fiquei fã da linha. Depois do Nexus 5, tive Motorola, Iphone, e hoje uso o Galaxy S7, e é um SENHOR SMARTPHONE!

    A Sammy precisou bater forte por um tempo para ganhar da Apple, mas o google tem a vantagem e desvantagem de ser dona do OS. Espero que venha coisa boa por ai.

    #ansioso


  • 99
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Preço salgado!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.