O Nexus foi um presente para os geeks. O Pixel será para o bolso do Google

AndroidPIT google is evil 2
© nextpit

A série Nexus sempre apresentou seus momentos de altos e baixos (mais de "altos", verdade seja dita) e, em geral, sempre foi uma linha de smartphones admirada pelos usuários Android, ainda que meio restrita. Agora, com o Pixel, o Google passa a levar a sério - de verdade - a competição com outros smartphones top de linha no mercado.  

Em 2010, o Google apresentou o primeiro modelo da linha Nexus - o Nexus One - e que seria considerado o mais próximo de um "Google Phone" que temos notícia. O smartphone foi fabricado pela HTC, mas, diferente da maioria dos modelos Android, ele não estava ligado a contratos com operadoras e, mais importante, não tinha um software modificado pela fabricante. 

O Nexus seguinte foi para as mãos da Samsung, mas foi com a LG que a série alcançou o seu auge: os Nexus 4 e 5 representaram alternativas econômicas ao mercado e que garantiam ainda que o sistema estaria sempre atualizado e com especificações bastante decentes. Estes dois telefones, principalmente o Nexus 5, eram ferramentas excelentes para desenvolvedores e telefones ideais para os usuários Android mais puristas. 

androidpit nexus5 problems 14
O Nexus 5 é lembrado como um dos melhores telefones da historia do Android. / © NextPit

As versões seguintes da linha foram algo, digamos, diferentes. O preço de saída do sucessor do Nexus 5, dessa vez fabricado pela Motorola em 2014, era consideravelmente maior que seu antecessor e não trazia nenhum atrativo maior ao grande público que justificasse essa diferença. Além disso, ele foi apresentado de uma maneira totalmente extravagante. Mas isso não será nada com o que estamos a ponto de presenciar. 

Pixel pode, finalmente, ser a resposta que buscamos por um legítimo "Google Phone"

As raízes da nova série Pixel podem ser encontradas na restruturação interna do Google e a sua incorporação dentro do recém-criado conglomerado Alphabet. Sundar Pichai, novo diretor-executivo da Big G, deixou algumas pistas pelo caminho.

Em fevereiro deste ano, começaram os rumores de que o Google lançaria uma série de dispositivos com uma ideia mais aproximada do que a Apple faz com seus smartphones, ou seja, um maior controle no desenvolvimento e produção de hardware e software. E nesse ínterim, ninguém pronunciou as palavras "Nexus" ou "Pixel". 

Meses mais tarde, Pichai explicou que a empresa estaria, de fato, mais envolvida no design dos seus próprios telefones e que o Google poderia adicionar funções extras a versão pura do Android que equiparia seus futuros dispositivos, algo nunca visto em um Nexus.

Depois, ficaram apenas as dúvidas se os novos Nexus continuariam sendo Nexus. Viraram Pixel. E o Google parece ter deixado de lado a sua velha ideia de smartphones, por uma nova concepção, que deve ser capaz de competir entre os melhores top de linha do mercado. O interessante tablet Pixel C foi o primeiro produto gerado a partir deste conceito.

AndroidPIT Google Pixel C 8773
Os novos telefones do Google não serão os primeiros Pixel. A empresa já lançou o tablet Pixel C/ © ANDROIDPIT

Essas suspeitas ganham solidez com os últimos rumores, segundo os quais os novos telefones do Google poderiam ter um preço inicial de salgados 649 dólares (R$ 2.124, sem taxas e impostos), o que significa que, na Europa, esse valor poderia subir para cerca de 700 euros (R$ 2.560, sem taxas e impostos).  Não que seja a primeira vez que um Nexus traga essa preço, mas, levando em conta que este é o modelo mais, digamos, "econômico", essa ideia de se aproximar mais do "jeito Apple" de fazer smartphones começa a ser posta em prática. Pelo menos no preço.

Os smartphones da linha Nexus nunca foram capazes de competir com outros modelos top de linha para o grande público (tampouco com os iPhones), até porque sua proposta era outra. No entanto, criar condições para competir com os dispositivos da Apple é um cenário tentador para o Google, já que muitos dos serviços que geram lucros ao Google nos iPhones passariam a ser ainda mais controlados pela empresa em um eventual sucesso da linha Pixel.

O mundo está preparado para um "Google Phone" top de linha?

O Google, claramente, está apostando forte na linha Pixel. A maneira como a empresa está promovendo sua apresentação (você pode ver logo abaixo) deixa que claro que a sua relação com o novo "Google Phone" mudou. Agora, Sundar Pichai e cia. estão preparados para fazer com que os dispositivos passem a competir de igual para igual com os principais tops de linha do mercado. E isso significa maior rentabilidade.

De qualquer forma, será difícil prever o êxito que a nova linha Pixel terá, ainda mais cobrando os preços que foram espalhados pela internet afora. Para competir com o Galaxy S7, P9, Mi 5, iPhones e afins, os dispositivos precisam apresentar um senhor diferencial. 

Em um ano em que o Google está lutando em diversas frentes de produtos (Allo, Duo, Home, etc) para diversificar suas receitas, a empresa mostra ousadia em um mercado acirrado como o dos smartphones. Agora é esperar para ver se ela consegue cair nas graças dos usuários com a linha Pixel. 

E você acha que os smartphones Pixel trarão algum diferencial que valha a pena o investimento?

Ir para o comentário (48)
Sergio Colado

Sergio Colado

Nascido em Valência, Espanha, Sergio se define como um grande fã de tecnologia e vídeogames. Desde o aparecimento do Android, ele encontrou no sistema operacional a melhor ferramenta para fazer o que mais gosta: passar o tempo em frente a uma tela. Entre suas paixões estão a ficção científica, o ciclismo e comer entre as refeições.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
48 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 10
    Edson Coelho 26/11/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião, com o Pixel a Google acabou não só com a linha Nexus mas com o que ela tinha de melhor, o custo benefício. Me desculpem os fanáticos mas pelo preço deste Pixel mesmo lá fora, prefiro a experiência do IOS com um iPhone 6s ou 6 mesmo. Sempre tive Android mas hoje na faixa dos 700 dólares não vejo nenhum smartphone igual ao Apple em custo benefício. Abraço a todos.


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 21/09/2016 Link para o comentário

    O que definirá, pelo menos no mercado americano, que é onde realmente o sucesso é mais importante, são os acordos com as operadoras, se fechar com at&t ou verizon terá uma boa cota das vendas e começara a cimentar uma base de clientes. A apple fez assim e se deu bem.

    Mickael Fernandes


    • André Gorgen 11
      André Gorgen 25/09/2016 Link para o comentário

      Na verdade uma vantagem dos Nexus por lá é a operadora do Google, boa e barata.


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 21/09/2016 Link para o comentário

    Preço bastante salgado! Espero ao menos um diferencial para justificar isso!


  • 45
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Li que agora no nougat, o stock terá opção de reiniciar ... Aff
    Até o j1 do meu pai com 4.4 tem isto.


    • André Gorgen 11
      André Gorgen 25/09/2016 Link para o comentário

      No meu Moto 360 Sport tem isso e o Android é 100% puro.


  • Marcos Mateus. 12
    Marcos Mateus. 21/09/2016 Link para o comentário

    A Google teria que focar também em um dispositivo intermediário.para dar acesso a sua nova gama de produtos. Assim fidelizando novos consumidores. Abraços para equipe Androidpit.


  • Mateus Lucas 11
    Mateus Lucas 21/09/2016 Link para o comentário

    Quer competir com a Apple?
    Saia de vez da openGL
    Garanta ATT durante 4 anos
    Otimize o HW com SW
    Simples :)

    Thalles HenriqueAdemar JuniorMickael FernandesLucas Alves


  • paulo maia 8
    paulo maia 21/09/2016 Link para o comentário

    Vai precisar ter um belo diferencial pra justificar o preço! Pois ainda tem o fator China com aparelhos fantásticos e preço bem atrativo, tipo o Oneplus 3, que esta vendendo tanto que a empresa não esta dando conta dos pedidos.

    Mickael FernandesHermes e RenatoYago SilvaMarcos Mateus.


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 21/09/2016 Link para o comentário

    Nexus!!
    Leveza.. Pureza..

    André GorgenGilmar Luiz


    • 85
      Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

      e ultimamente, "Careza" huehuehheuheue

      Miller RangelFilipe Murtha


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 25/09/2016 Link para o comentário

        Nem tanto!!.
        Opto pelo Nexus 5 mesmo..
        Top.. rápido.. Puro.. !!
        Mesmo estando obsoleto.. ele é sensacional!!


  • 44
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Bom, eu ainda prefiro pagar um preço alto por um dispositivo feito pela Google do que pela Apple, Samsung ou Motorola.

    André Gorgenjose bacelar


  • Marco Túlio 17
    Marco Túlio 21/09/2016 Link para o comentário

    A ideia da Google de fazer uma nova linha de smartphones pra competir com as grandes do mercado é muito boa, eu só acho que a escolha do nome foi muito infeliz, primeiro que não passa uma seriedade muito grande do ponto de vista publicitário, e depois que é bem feio. O nome Nexus é bem melhor em ambos os pontos.

    Outra coisa que eu acho que a Google poderia fazer, e tem capacidade e dinheiro pra tal é, lançar um Google Pixel com todo esse novo projeto competitivo e também lançar um Google Nexus, que manteria o que já vem sendo feito nos últimos 6 anos.

    LeoGouveiaMarcos Mateus.Alex


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 21/09/2016 Link para o comentário

    Os Pixels podem ser sair bem. Mas tem que haver características dos Nexus e com algo a mais para se sair bem no mercado "popular" de smartphones. Um bom hardware, mais o sistema dos Nexus, e um preço acessível para o público em geral (R$ 2500 creio que já estaria com um preço bom)


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 21/09/2016 Link para o comentário

    Eu não sou fã de Android puro, mas os Nexus surpreendem em velocidade e estabilidade.
    Eu espero que ele venha com um diferencial que justifique o preço.


  • dias fulvio 1
    dias fulvio 21/09/2016 Link para o comentário

    Sou fã 1: da nexus.amo todos os modelos que eles já lançaram.no momento tenho o Nexus 5 mas estou ansioso pra comprar o 6


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 21/09/2016 Link para o comentário

    Com esse preço, espero que eles também estejam se planejando para se equiparar a Apple em tempo de suporte, porque você gastar cifras altíssimas em um aparelho que só terá dois anos de suporte é simplesmente de doer!

    Conta desativada


  • Murilo Romanatto 12
    Murilo Romanatto 21/09/2016 Link para o comentário

    Eu acredito que vem chumbo grosso por ai.

    Desde o Nexus X, da Sammy, fiquei fã da linha. Depois do Nexus 5, tive Motorola, Iphone, e hoje uso o Galaxy S7, e é um SENHOR SMARTPHONE!

    A Sammy precisou bater forte por um tempo para ganhar da Apple, mas o google tem a vantagem e desvantagem de ser dona do OS. Espero que venha coisa boa por ai.

    #ansioso


  • 99
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Preço salgado!


  • Fernando Camargo 31
    Fernando Camargo 21/09/2016 Link para o comentário

    Acho interessante a Google entrar com essa nova ideologia sobre os smartphones, começando a criar o seu próprio nome e não ser um parasita sobre as outras empresas, lógico tem muito a caminhar ainda para que ela consiga desenvolver um gadget independente, porém isso já é um sinal de que ela está mais madura e convicta de que consegue se virar nesse ramo.

    Porém isso não é de graça e nem barato, para que ela atinja esse nível de construção, necessita de maior investimento e novos recursos , fazendo com que, infelizmente, aumente o preço dos dispositivos.


  • 23
    Shunsui 21/09/2016 Link para o comentário

    Nexus sempre esteve em alta, discordo, mesmo lá nos Estados Unidos, as vendas dos aparelhos Nexus eram abaixo dos concorrentes com Android Modificado Top de linha, principalmente por que o Android Puro sempre foi inferior ao Android Modificado em recursos e customização, a única vantagem era a fluidez.


  • 18
    Arnaldo Reis 21/09/2016 Link para o comentário

    Quanto mais vejo esses preços lunáticos pros pixel, mais fico ansioso pelo Nokia Android que está por vir.


  • Franklin Gonçalves Pereira 17
    Franklin Gonçalves Pereira 21/09/2016 Link para o comentário

    Mas essas specs não são pra top de linha


  • Maurício Martins Pinto 4
    Maurício Martins Pinto 21/09/2016 Link para o comentário

    Sem dúvida, Nexus 6P,o melhor Smartfhone.
    Achei uma sacanagem tirarem o nome Nexus....já estava incrustado...fazia parte

    Conta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 21/09/2016 Link para o comentário

    não estou gostando desse preço...


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 21/09/2016 Link para o comentário

    O diferencial está no valor a ser cobrado. Se a empresa chegar com um preço acessível, será um sucesso.


  • 82
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Não espero muita coisa não, pois levo em consideração que no sistema Android a empresa demora anos e anos para implementar nativamente funções simples que as fabricantes criam. Creio que esse aparelho será o velho "mais do mesmo".

    Fernando Henrique


    • Josival Sousa 29
      Josival Sousa 21/09/2016 Link para o comentário

      Então Andreu (magnata do boi segundo nosso colega Deivis kkkkk), uma forma da Google da uma sacolejada nesse mundo quase sem graça dos smartphones seria ela lançar um dispositivo rodando com um Android de roupa nova, uma roupa exclusiva da Google, mas com funções que fizessem as fabricantes aderi-las, não o contrário.


      • 82
        Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

        Esse Deivis é uma figura Josival hehehe. Bem espero que eles realmente o façam, pois se lançarem um aparelho caro e limpo de funções, com o velho, sem graça e feio Android puro não será nada bom.

        Fernando Henrique


  • Josival Sousa 29
    Josival Sousa 21/09/2016 Link para o comentário

    Toda vez que tem alguma reportagem aqui no site sobre a fragmentação e atualização do Android, muita gente coloca a culpa na Google (e acho injusto ela carregar tal culpa, o que seria do Android puro se ele não incorporasse as funções criadas pelas modificações das fabricantes?). Nada impede a Google de continuar com o AOSP, mas ao mesmo tempo nada impede dela lançar um smartphone que tenha um OS modificado por ela mesma e que venha com o tal diferencial pretendido. Sistema Operacional criado pela Google e sem modificações é chamado de Android Puro e Sistema Operacional criado pela Google, modificado por ela mesma não poderá ser chamado de Android Extra Virgem kkkkk


    • LeoGouveia 12
      LeoGouveia 21/09/2016 Link para o comentário

      Quero ver como serão as customizações. Tô esperando algo como a Motorola fez.
      Se vier cheio de penduricalhos como os Touchwiz da vida vou achar até engraçado.


      • Josival Sousa 29
        Josival Sousa 21/09/2016 Link para o comentário

        Posso estar enganado LeoGouveia mas a TouchWiz, Sense UI, Xperia UI, LG UX UI e talvez a Zen UI tenha proporcionado mais funções ao Android puro do que a Motorola. Não digo os aplicativos já embarcados em cada Skin, mas sim as funções realmente úteis que muitas delas trouxe e a Google incorporou no seu "sistema puro".

        Rauanser JhonySergio Moreira


      • Rauanser Jhony 17
        Rauanser Jhony 21/09/2016 Link para o comentário

        Concordo plenamente com vc brother afinal quem implementou a função multa Window no Android? SAMSUNG, QUEM CRIOU O KONOCK ON? LG, QUEM CRIOU O MODO STAMINA? SONY, se vc olhar bem a google está aos poucos incrementando o seu Android puro, só acho que ela está demorando de mais... Pois se ela fosse rápida e já tivesse feito o que Planeja, novas funções viriam Para as empresas poderem se destacar, pq do resto é tudo do mêsmo, ela vai fazer um aparelho top? Deixa eu adivinhar = TELA QUAD HD, PROCESSADOR SNAP 823 3 GB RAM 32 GB INTERNO, NADA D E NOVO PRA COMPETIR COM SAMSUNG E CIA? GOOGLE INOVA PARA de Copiar


  • 85
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Parece que preço alto virou requisito mínimo de smart high-end. Agora só resta esperar e ver o que será realmente dos novos "nexus" .

    degmouraLucas Goulart F.


  • LeoGouveia 12
    LeoGouveia 21/09/2016 Link para o comentário

    Google mostrou que dá pra fazer um smart com preço bom e desempenho competitivo com o Moto X de primeira geração. Agora estão lançando um top com preço bem salgado, sera que vai ter um diferencial pra justificar o preço? Será que há possibilidade do google comprar a HTC? A empresa tá mal das pernas faz anos...
    Uma pena pra nós brasileiros que temos muito pouca chance de ver esse telefone lançado por aqui. Aliás nem o Nexus 6 fabricado pela Moto vimos. #triste

    Lucas Goulart F.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 21/09/2016 Link para o comentário

    Preço nada convidativo!

    Lucas Goulart F.Conta desativadaLeoGouveia


  • Denis 57
    Denis 21/09/2016 Link para o comentário

    Bem... os dois modelos (Pixel XL e Pixel) serão fabricados pela HTC, certo? Então são smartphones fabricados sob demanda de uma outra fabricante e não são desenvolvidos pela Google. Então, não vejo como a Google poderá lucrar como diz a chamada da matéria se ela não produz ou compra de terceiros e monta o seu próprio smartphone. Ela estará praticamente revendendo e o preço alto dele é justamente por causa disso. E se ele não vier com nenhum atrativo ou diferencial em sua fabricação, as tais funções extras seriam adicionadas apenas via software, não? Então, isso pode ser feito por qualquer fabricante que customizem as suas interfaces. Não vejo nada de revolucionário ou ousado nesse sentido. Quando ela estiver totalmente no controle da produção dos seus smartphones e implementar inovações tecnológicas ou de hardware, me avisem.


    • Jonathan Garbugio de Lima 4
      Jonathan Garbugio de Lima 21/09/2016 Link para o comentário

      Irmão, os dispositivos da Apple também são fabricados por outra empresa. Nesse caso a Foxconn. Acredito que se há um bom acordo (semelhante a Maça e a Foxconn) teremos lucros altos.

      Vamos ver se o que vem por aí são produtos de qualidade e atrativos que chamem mesmo a atenção do consumidor.

      Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 45
        Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

        Mas o iPhone eles só montam. No nexus/pixel seria somente exigir o android puro. Google não faz nada, nem projeta


      • 4
        Yury Martins 21/09/2016 Link para o comentário

        Isso pode ser verdade nos Nexus, mas nos futuros "Pixels" não. Como ressaltado na matéria, será projetado pelo Google e o próprio site de lançamento se chama "Made by Google" (feito pelo Google)! Ou seja, a fabricante responsável pelo Pixel terá o mesmo papel da Foxconn em relação a Apple!


    • 85
      Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

      Também ainda aguardo e sonho, com um smart 100% by Google de verdade....

      Lucas Goulart F.


  • 73
    Jairo rios 21/09/2016 Link para o comentário

    Sei lá , estou considerando o preço bem salgados pelas specs que ainda vendo em outros blogs , talvez para os amantes de rápidas atualizações seja uma boa compra , eu não compraria por este preço .


  • 45
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Não adianta usar o SD mais potente somente, qual outro atrativo tem? A maioria sequer sabe sobre atualizações de segurança ou sistema. E hoje a única vantagem é receber mais rápido pois os principais aparelhos de Samsung, Sony e Motorola também recebem 2 versões de SO.

    Motorola com seus módulos da família Moto Z e um acabamento muito superior ao que costuma usar no ano passado, além do shatter shield do Z Force. Além de ter câmeras decentes agora.
    Samsung com um acabamento excelente e belo nas linhas S e Note, display de qualidade, dual pixel câmera, o tal menu para jogos e IP68.
    Sony que traz tecnologia usadas em tv para seu display, acabamento refinado, som estéreo, as potentes câmeras, IP 68 e melhor gerenciamento energético.

    A chance da Google é talvez comprar briga com os fabricantes e ter um GPhone 100% google, não adianta parceria com HTC, Hauwei etc.... Estas nunca farão o Pixel melhor que seu flagship.

    Denis


  • Tiago Araujo 20
    Tiago Araujo 21/09/2016 Link para o comentário

    Usuário atualmente de um Nexus 5X, já tive Nexus 5, Nexus 7 e Nexus 10 e posso dizer...chega logo dia 4 de out.

    degmouraLucas Goulart F.Conta desativadaConta desativada


  • 43
    Conta desativada 21/09/2016 Link para o comentário

    Eu confio muito na Google, afinal o Android e todos os outros serviços dela estão aí mostrando do que são capazes. Acredito que sim, esse Pixel terá diferenciais, pois a Google não lançaria simplesmente um smartphone apenas com ótimas specs para concorrer com nomes já consagrados do mercado e com diferenciais já conhecidos (por exemplo a produtividade da linha Note coma S-Pen). Basta observarmos o Fotos, que foi lançado com ótimos diferenciais e ganhou os consumidores do mundo todo rapidamente. Vamos esperar, mas minhas apostas são altas!

    Gerson S ✠


    • Gerson S ✠ 21
      Gerson S ✠ 21/09/2016 Link para o comentário

      Concordo Raul. Seria bom também em terras brazucas.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 21/09/2016 Link para o comentário

    Seria muitissimo interessante, e se tiver um preço justo, eu compraria!!!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.