O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
368 Compartilhado 163 Comentários

A Nokia voltou: o que podemos esperar daqui pra frente?

Os smartphones com a marca da Nokia finalmente chegaram ao mercado este ano. Nessa semana, tive a chance de conversar com Sebastian Ulrich, diretor da HMD Global, fabricante parceira da empresa finlandesa. Durante a entrevista, falamos sobre o lançamento da primeira geração de dispositivos da Nokia rodando com Android, bem como a possível comercialização destes modelos no Brasil.

O que falar sobre os antigos Nokia? Aqueles celulares indestrutíveis que continuavam funcionando mesmo após passarem quatro noites soterrados na neve ou então depois de cair de um penhasco. "Que tal deixarmos os antigos testes de queda no passado?", comenta Sebastian Ulrich exibindo os últimos lançamentos da marca: Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6.

Perguntamos a Ulrich sobre a nova Nokia, afinal, hoje nós temos duas empresas (HMD + Nokia) em uma só, ou a Nokia é apenas uma marca controlada pela HMD? (Nokia, em itálico, será usado para diferenciar a marca da companhia). É exatamente sobre isso com conversamos com Sebastian, e você descobrirá tudo a seguir.

Como a entrevista foi realizada em inglês, ative a legenda a partir das configurações do player do YouTube abaixo:

"Nokia" # Nokia

A Nokia é uma empresa finlandesa que conseguiu criar um gigantesco conglomerado nos últimos 150 anos. Em seu portfólio está o pioneirismo no desenvolvimento de equipamentos e infraestrutura de telecomunicação para inúmeros fornecedores e aparelhos para o usuário final, como os smartphones.

Após uma queda na quantidade de celulares vendidos no final dos anos 2000, a Microsoft comprou a parte de divisão de telefonia móvel para vender aparelhos com o Windows Phone, mas mantendo o nome Nokia. Esse negócio não durou muito tempo e a empresa passou a colocar a própria marca em seus aparelhos.

Durante um determinado período, ninguém tinha ideia do que iria acontecer com a Nokia e seus celulares. A segunda chance da Nokia veio com o licenciamento para marca para a HMD Global.

no zeiss yet
Sebastian Ulrich é diretor da HMD Global / © AndroidPIT

A Nokia licencia o direito de uso exclusivo do nome Nokia para smartphones, celulares e tablets desenvolvidos pela HMD Global, que também é uma empresa finlandesa, com sede na cidade de Espoo. Muitos ex-diretores, engenheiros e gestores da Nokia trabalham na HMD, incluindo o Sebastian. O desenvolvimento é feito em parceria com a Foxconn, que também produz a linha de smartphones da Apple.

Os novos Nokia mantêm a virtude dos antigos Nokia

Ulrich está bastante confiante no sucesso dos novos smartphones Nokia. Ele acrescenta ainda que existem grandes expectativas em torno desses dispositivos em muitos países, e que tudo o que se espera da linha será atendido com estes primeiros lançamentos, devido ao hardware sólido e o software bem desenvolvido.

A HMD Global tem uma estratégia bem semelhante à da Apple, que é não permitir alternações no firmware pela operadora. Logo, ao inserir um cartão SIM em um dos dispositivos da marca, a operadora não consegue fazer nenhuma alteração no software. A experiência deve ser limpa e as atualizações devem ser garantidas ao usuário. No caso do pacote de segurança de julho de 2017, a HMD atualizou o Nokia 6 antes mesmo do Google Pixel.

Opinion by Bruno Salutes
O Android puro é o Android verdadeiro.
O que você acha?
50
50
706 participantes

Sebastian vê como negativo o desenvolvimento aberto de funções do sistema para gerar ganhos em cima da experiência de uso dos usuários. Muitos fabricantes oferecem seus softwares a parceiros para que eles sejam desmontados e customizados desnecessariamente. Isso implica num atraso das atualizações, caminho pelo qual a HMD não quer seguir. A fabricante pretende agir de forma semelhante ao Google neste sentido.

Próximo passo: lentes Carl Zeiss

Os celulares Nokia ficaram conhecidos por tirar fotos fantásticas, inclusive na era Lumia. Segundo a HMD, a época de ouro das super câmeras está prestes a voltar. Afinal, os consumidores precisam reconhecer em um Nokia muitos elementos tradicionais, e um deles são as lentes Carl Zeiss. O fabricante alemão é conhecido por desenvolver conjuntos óticos precisos e componentes de ótima qualidade. A Zeiss já tentou emplacar um óculos VR há pouco tempo.

ANDROIDPIT VR glasses 5
Óculos VR da Zeiss / © AndroidPIT

O Nokia 9 está sendo desenvolvido e, inclusive, muitos rumores sobre o novo modelo já caíram na rede. Sobre isso, Sebastian fica em silêncio por um momento enquanto lê atentamente aos comentários dos leitores sobre os rumores envolvendo seu próximo produto. Depois, diz que mais uma vez a Nokia será colocada à prova, e as expectativas dos usuários precisam ser cumpridas.

Processamento robusto, atualizações pontuais graças à experiência com o Android limpo, design de qualidade e preço acessível são de fato o segredo para quem quer sucesso no mercado? Esperamos que a Nokia consiga se elevar ao patamar que tinha no passado. Penso que os anos de vendas fracas e períodos nebulosos não vão ofuscar este novo projeto.

Por fim, como vimos durante a entrevista, o Brasil está nos planos da HMD Global, porém, ainda não temos uma resposta concreta em relação à chegada dos novos modelos ao país. Vamos ter que aguardar!

E aí, você compraria um dos novos smartphones da Nokia com Android? Por quê?

368 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   75
    Sidney há 2 meses

    Sou contra o fabricante manter o Android puro ou limpo, como é falado no texto, porque muitas implementações do Android de hoje vem daquelas feitas pelas fabricantes de smartphones, principalmente da Samsung, que lança um recurso e um ou dois anos depois ele aparece no Android. Porém, algo que acho ridículo e inútil é deixar as operadoras modificarem o firmware do aparelho. Isso não serve para nada, a não ser para atrasar atualizações e deixar a interface mais pesada. Isso deveria acabar.

  • Elerson Soares há 2 meses

    Estou gostando do caminho que a HMD esta trilhando com a marca Nokia.
    Aos poucos a empresa vai adquirindo a alma do que foi a Nokia um dia, sei que ela nunca se igualará a antiga Nokia da série N, mas até o momento ela não decepcionou.
    Seus smartphones foram colocado a prova, sua construção impressionou e seu sistema fluído foi muito elogiado pelos maiores sites de tecnologia.
    Agora a empresa reata sua parceria de ouro com as lentes Carl Zeiss, tenho muitos motivos para comemorar.
    Talvez esta seja a empresa que o mercado de Smartphones precisava para estremecer as bases, uma empresa comprometida em sua segurança com atualizações constante de sistema e segurança, qualidade de construção excelente e agora câmeras com lentes que são referencia em qualidade no mundo.
    Torço pelos bons frutos da empresa e espero que ela não decepcione.
    Vamos NOKIA.

  • Niedja A. há 2 meses

    lentes Carl Zeiss \o/

  • Neto Castro há 2 meses

    Galera, muitos da antiga equipe Nokia estão juntos de novo. E lentes Carl Zeiss são muito profissionais. Só vai depender de como o software vai trabalhar com elas. Parabéns pelas lentes Nokia. Não sei qual a lente do S7/S8 nunca pesquisei mas faz um ótimo trabalho no que diz respeito.

  • Neto Castro há 2 meses

    Com certeza. O que eu mais odeio é gaveta de apps de operadora e ao ligar ao invés de aparecer só o nome do fabricante aparece nome de operadora e demora pra entrar na tela inicial. Devia ser proibido.

163 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi