O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 66 Compartilhado 39 Comentários

Como usar as notificações do Android: o guia definitivo

Desde o Android 6.0 Marshmallow, o Google vem otimizando o sistema de notificações do Android para torná-las mais práticas. Tudo é exibido de forma cronológica, existem diferentes tipos de ações e divisões. Neste artigo você irá aprender como organizar suas notificações com ajuda de recursos simples do próprio sistema.

Responder mensagens pela barra de notificação

Esse é um recurso bastante útil, mas que requer algumas ressalvas durante seu uso. Isso porque é possível responder uma mensagem ou e-mail por vez, e não várias ao mesmo tempo. Outro detalhe que poucos levam em consideração é que depende do desenvolvedor a disponibilidade desse recurso, visto que ele funciona em determinados clientes de e-mail, por exemplo, como o Gmail, mas não funciona com o Alto (meu favorito, por sinal).

Para usá-lo, basta clicar em "Responder" quando a notificação chega ou quando a mesma estiver na barra de notificações. Também é possível responder notificações com a tela bloqueada, mas se você tiver restringido essa função entre nas opções de segurança do Android, então é possível que isso não funcione como esperado.

notificacoes responder mensagem
Respondendo mensagens pela barra de notificações / © AndroidPIT (captura de tela)

Organizando notificações no Android

No que diz respeito aos recursos de organização das notificações, como disse no início do artigo, o Android é bastante funcional e eficiente. Você pode controlar o comportamento de cada notificação. Está ocupado e não quer perder uma notificação? Adie ela. Quer interromper o envio de alertas de determinado app? Então interrompa. As possibilidades aqui são várias, e você só precisa deslizar uma notificação da direta para esquerda (e vice-versa), para:

  • Adiar notificação: o ícone do relógio representa a função adiar, que irá enviar novamente a mesma notificação dentro de 15 ou 30 minutos, ou então duas horas. Não é possível customizar esse intervalo, mas esse recurso é importante para você que não quer deixar de fazer algo mas está ocupado no momento.
  • Gerenciar notificações: clicando no ícone de engrenagem você verá um painel com o nome do app ou jogo que enviou a notificação e uma chave. Para continuar recebendo notificações, mantenha a chave ligada, e para desativar desligue-a.
notificacoes adiar engrenagem
Controlando as notificações do Android / © AndroidPIT (captura de tela)
  • Mais configurações: se você quiser ajustar mais características no comportamento das notificações, basta clicar em "Mais configurações". Dentro desse menu terão configurações adicionais como, por exemplo, desativar o som, permitir que o app envie notificações quando o telefone estiver em modo não perturbe e, em algumas versões do sistema, o Android permite que o ícone do app fique com um ponto de destaque.

Silenciar notificação no Android (não perturbe)

Já faz algum tempo que o Android ganhou modo não perturbe, e ele serve (como o próprio novo já sugere) para silenciar sons, vibrações ou quaisquer distrações sonoras que possam incomodar o usuário. Para usá-lo, tudo o que você precisa fazer é diminuir o volume do celular além da opção de vibrar. Basicamente é só baixar tudo.

Você pode configurar para que ele esteja ativado num determinado período de tempo. O Android mantém uma notificação no topo da tela e também nas configurações informado que o modo não perturbe está ativado.

notificacoes modo nao pertubre
Modo não perturbe  / © AndroidPIT (captura de tela)

Gerenciando notificações no Android

Entre no menu de configurações do seu Android e busque por "notificações". Os caminhos para esse menu e as opções disponíveis mudam de acordo com a versão do sistema e também de acordo com a interface do usuário da fabricante. Se você encontrar esse menu no seu smartphone, irá notar que existem opções bem interessantes:

  • Notificações: clicando nesse menu você poderá controlar individualmente qual app poderá enviar notificações. Assim é possível poupar um pouco de bateria e internet, visto que muitos apps dependem de processos em segundo plano e dados de internet para funcionarem corretamente.
notificacoes configuracoes sistema
Menu de configuração de notificações / © AndroidPIT (captura de tela)
  • Permitir pontos de notificação: esse é um recurso bastante popular no iOS, onde é mostrado um círculo vermelho no canto superior de cada app indicando a quantidade de notificações pendentes. No Android, contudo, a exibição da quantidade vai variar de acordo com o software e a versão da skin do fabricante. O sistema puro exibe apenas um círculo verde claro sem nenhuma numeração.
  • Luz de notificação: dependendo do aparelho e da versão do software é possível configurar o LED de notificações, como sua cor e o comportamento.
  • Na tela de bloqueio: essas duas opções estão relacionadas com privacidade, pois através delas você pode escolher se o conteúdo de e-mails e mensagens podem ser exibidas na tela de bloqueio. Se você receber uma mensagem no WhatsApp, por exemplo, pode escolher para ser exibido apenas o nome do grupo ou do contato, e não o conteúdo da mensagem. A última opção faz com que as notificações não fiquem aglomeradas na tela de bloqueio por muito tempo.

Fizemos os testes no Android 8.0 Oreo, mas muitos recursos estão disponíveis no Android Nougat e no Marshmallow. A disponibilidade e as configurações também mudam de acordo com a configuração do aparelho e do software.

E aí, como você controla suas notificações?

66 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leandro Marques há 3 semanas

    Boa matéria, essas dicas são ótimas. Nem sempre dá pra lembrar de tudo mesmo rss

  • Vinicius há 3 semanas

    Eu sempre quis saber se é melhor desligar as notificações pelo próprio App ou pela configuração do Android 🤔🤔🤔 ou se dá na mesma...

  • Jairo rios há 3 semanas

    A disponibilidade destas funções não dependem somente da versão do OS ou configurações de hardware , a fork do Android utilizada também tem suma importância , algumas como a MIUi ainda não permitem que o usuário desfrute das funções para notificação descritas no post.

39 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações