Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.
Play Store: Desenvolvedores terão que responder perguntas de usuários em até 3 dias
Aplicativos Google 3 min para ler 28 Comentários

Play Store: Desenvolvedores terão que responder perguntas de usuários em até 3 dias

A Google modificou o contrato vigente com os desenvolvedores dos aplicativos que você baixa na Play Store. Com a mudança, a partir de agora os responsáveis pelos apps pagos no market Android passam a ter três dias para responder às perguntas dos usuários.

Play store update
Play Store exige que desenvolvedores respondam perguntas de usuários em até 3 dias. / © ANDROIDPIT

Recentemente, a Google mudou a política de tempo de reembolso da compra de aplicativos na Play Store de 15 minutos para duas horas, fazendo com que você possa testar o software e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o desenvolvedor. É claro que não é do interesse de quem oferece um produto, ter que recebê-lo de volta, certo? Assim, ao que tudo indica, a Google quer ter certeza de que os desenvolvedores não estejam negando informações aos usuários com medo de ter o pagamento estornado. De acordo com o novo contrato, caso os desenvolvedores ou empresas responsáveis pelo suporte dos serviços oferecidos na Play Store não cumprirem com as novas regras, as consequências giram em torno da promoção do app na loja de aplicativos para Android:

Para produtos pagos ou transações no aplicativo, o desenvolvedor deve obrigatoriamente responder a perguntas do suporte ao cliente no prazo de 3 (três) dias úteis e em 24 horas para qualquer tipo de suporte ou problema informado como urgente pela Google. O não fornecimento dos dados ou de suporte adequado para o produto pode resultar em classificações baixas do produto, exposição com menos destaque, baixas vendas, disputas de faturamento ou a remoção do produto da loja.

O prazo de três dias ou 24 horas para oferecer suporte aos usuários ainda não é satisfatório, visto que não cobre nem o tempo de reembolso dos aplicativos pagos. Além disso, não faz referência a qualquer aplicativo gratuito que tenha sido baixado na loja. Porém, parece que a casa começa a ser organizada e o usuário ganha um poder de voz ainda maior.

Ao mesmo tempo, a Google também chama para si a responsabilidade pelas taxas aplicadas nas compras de aplicativos. Anteriormente, de acordo com o Android Police, os responsáveis pela tarefa eram os desenvolvedores. Agindo desta forma, a gigante das buscas torna as transações mais rápidas, o que faz com que os lucros das vendas na Play Store cheguem antes aos desenvolvedores.

Quando a Google, o processador de pagamento ou a operadora autorizada são exigidos pela legislação (local) aplicável que determinem, apliquem e paguem a alíquota aplicável de imposto, a Google, o processador de pagamento ou a operadora autorizada (e não o desenvolvedor) serão responsáveis pela aplicação, coleta e envio dos impostos à autoridade tributária competente. Se a Google coletar e enviar os impostos com valor agregado nos pagamentos dos clientes (onde exigido da Google pela legislação local), e esse repasse atender às exigências necessárias por impostos com valor agregado nesses pagamentos de clientes, a Google não repassará tais impostos ao desenvolvedor. Quando são exigidos da Google a coleta e o envio de impostos, como descrito nesta seção, o desenvolvedor e a Google reconhecem a oferta, do desenvolvedor à Google, para fins fiscais, e o desenvolvedor deve obedecer às obrigações fiscais relevantes, decorrentes dessa oferta adicional.

E aí, quanto tempo você já teve que esperar para obter a resposta do suporte de um app pago na Play Store?

Os comentários favoritos dos leitores

  • rodrigohmoraes 26/09/2014

    Concordo com vc os comentários em sua grande maioria ali na Google Play são extremamente idiotas e sem pé nem cabeça, e os caras criticam um app mas não se dão conta que ruim e o celular dele e não app... Sem falar que mandam comentários em português porcamente escrito para desenvolvedores gringos, Putz e terrível...

  •   19
    Conta desativada 26/09/2014

    Do jeito quê só têm (70%) comentários idiotas na GP do Brasil..

  • Junior Fornazi 26/09/2014

    E que sejam respostas reais. pq já vi desenvolvedores copiarem e colarem a mesma resposta p todas as perguntas.

  • Jairo rios 26/09/2014

    Boa medida , embora observando os comentários de usuários na google play , para o Brasil isto sera uma medida inócua pois a cabecinha da maioria é vazia.

  • Pedro Comminato 26/09/2014

    80% Dos comentários que eu vejo por ai é isso mesmo, "Vou dar X estrelas, se for bom volto e dou 5" e não voltam. rsrs

28 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.