O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 6 Compartilhado 12 Comentários

Novo app de alarme da Samsung permite dedicar processamento à ciência

Samsung alarm research
Samsung PowerSleep / © Sammobile

A Samsung lançou na Play Store o aplicativo de alarme Power Sleep, que permite utilizar o poder de processamento ocioso de seu aparelho para efetuar cálculos com fins científicos. O poder de computação não utilizado seria destinado à execução de algoritmos desenvolvidos por pesquisadores de doenças. Outros aplicativos como Folding@home e BOINC também apresentam essa proposta.

A Samsung, no entanto, fez um movimento sem precedentes, quando anunciou sua colaboração com a Cheil Worldwide em conjunto com a Faculdade de Ciências da Universidade de Viena. O projeto ajudou a criar novo aplicativo de alarme da Samsung que efetua cálculos quando a bateria está totalmente carregada e o aparelho conectado à uma rede wi-fi. O aplicativo permite ao usuário doar seus ciclos de CPU que ficam ociosos enquanto o aparelho não está em uso e que de outra forma seriam desperdiçados durante o carregamento. A ideia é criar um computador supercloud acessível a pesquisadores de todo o mundo.

O aplicativo funciona em segundo plano, principalmente enquanto o usuário está dormindo. Os ciclos de CPU não utilizados são usados ​​para calcular blocos de dados geralmente menores que 1 Mb. Pesquisadores da Universidade de Viena, em seguida, agrupam no banco de dados o coletivo dos pacotes processados pelos smartphones participantes em todo o mundo. Os dados são transformados em um banco de dados open source de proteínas que pode ser utilizado pela comunidade científica para encontrar cura para doenças como o mal de Alzheimer.

Se interessou pelo projeto ? Baixe o aplicativo na Play Store:

Samsung Power Sleep Install on Google Play

 

Fonte: TalkAndroid

6 Compartilhado

12 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi