O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 5 Compartilhado 1 comentário

Novo padrão WiFi 802.11ac: o que vem por aí ?

Novo padrão de WiFi, 802.11ac começa a dar seus primeiros passos. A nova geração traz velocidade de até 1.300 Mbps e frequência de 5 GHz, mais que o dobro do padrão atual.

802 11ac2
© AndroidPIT

 

Atualmente, o padrão WiFi (Wireless Fidelity) mais utilizado – pelo menos no Brasil - ainda é o 802.11g, mesmo a versão 802.11n estando no mercado há alguns anos, desde as primeiras versões “draft N”. Praticamente todos os novos dispositivos móveis que se conectam à redes sem fio já vêm com o suporte ao 11n. Agora, mais do que na hora, a nova geração começa a dar seus primeiros passos: a 802.11ac.

Características

Sabe-se que o novo padrão suportará velocidades superiores ao padrão atual, mas quanto ? A 802.11ac é uma versão bombada do 11n, oferecendo velocidades de conexão de 433 Mbps até a casa dos gigabits por segundo. Para atingir tais velocidades, o novo padrão trabalha exclusivamente na banda dos 5 GHz, utiliza largura de banda de 80 ou 160 MHz e opera em até oito fluxos espaciais (técnica MIMO – Multiple In and Multiple Out) com o uso de múltiplas antenas e utiliza a nova tecnologia Beamforming.

Funcionamento

As redes WiFi que utilizam o 11ac não operam na frequência de 2,4 GHz. No entanto, a nova tecnologia é retro compatível com a tecnologia 11n, permitindo transmissões de dados de até 450 Mbps. A 11ac introduz um conceito padronizado de “beamforming”. Essa técnica é utilizada para transmitir sinais de rádio em uma determinada direção, de forma a concentrá-los nos dispositivos que estão conectados ao roteador. Isso contribui para o aumento da taxa de transmissão e também na redução do consumo de energia. Beamforming pode ser feito utilizando múltiplas antenas inteligentes que se moveriam fisicamente, alterando a amplitude e a fase das ondas em tempo real de forma a criar uma interferência destrutiva nas áreas em que não se deseja o sinal, focalizando-o apenas em uma determinada região.

beamforming
Técnica beamforming / © AndroidPIT

Custo x benefício

Para os usuários que utilizam roteadores apenas para conectar seus dispositivos à Internet, talvez não seja boa ideia comprar aparelhos com a nova tecnologia agora. A baixa qualidade e velocidade das conexões de internet oferecidas no Brasil torna a migração para a nova tecnologia pouco atrativa. O padrão talvez ofereça mais benefícios para lan houses, cafés, universidades e outros lugares com grande concentração de dispositivos conectados ao mesmo ponto de acesso. De qualquer forma, vale ficar ligado nas tecnologias que vêm por aí para se guiar em futuras aquisições.

Fonte: TechBeat

5 Compartilhado

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações