O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 17 Compartilhado 67 Comentários

As pessoas estão cansadas do Instagram?

O Instagram tem 500 milhões de usuários, sendo 300 milhões desses ativos diariamente na rede. Entretanto, uma pesquisa da Quintly, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas de análise de social media, mostra que a interação das pessoas com a plataforma diminuiu nos últimos 12 meses. O que será que aconteceu?

AndroidPIT Instagram 1
500 milhões de usuários no Instagram / © ANDROIDPIT

Um post no blog oficial do Instagram anunciou na última terça-feira (22/6) que a plataforma atingiu 500 milhões de usuários, e que 300 milhões desses usam o app diariamente para postar, compartilhar e comentar fotos e vídeos de paisagens, eventos, selfies, pratos de comida e, claro, muitos gatos.

Esses dados indicam que há muita gente usando o aplicativo com frequência, mas nem tudo é o que parece. O estudo da Quintly indica que, apesar de estar instalado em muitos smartphones e tablets, o Instagram é o canal social mais fraco do Facebook, sendo que a interação com a plataforma caiu 33% em um ano.

A interação com o Instagram caiu 33% em um ano

Para esta pesquisa, a Quintly usou 13.000 contas para analisar o engajamento de empresas e usuários finais e apontou que  a interação com as fotos caiu 27% e com os vídeos, 39% (ainda o total de conteúdos postados nesse formato tenha subido de 5% para 15%). Se tirarmos a média, chegamos ao número de 33% referente à queda.

Esse declínio afeta principalmente contas com muitos seguidores (especialmente aquelas que têm mais de 100.000); já os perfis menores (entre 1 e 1.000) não tiveram mudanças significativas. Apesar de o Facebook ser considerado uma plataforma saturada, no trimestre analisado, os usuários interagiram muito mais com o "Face" do que com o "Insta", postando mais conteúdo diário. O que há de errado com a plataforma focada em imagens?

quintly
A interação com o Instagram caiu bastante em um ano / © Quintly

Por que o Instagram não convence como o Facebook?

Uma nova atualização inútil

A versão 8.0 do Instagram trouxe uma revolução gráfica para o app, mas ela não foi suficiente. A nova atualização só trouxe um novo ícone feio e uma interface branca, minimalista e chata.

A cor branca substituiu o azul para destacar mais as fotos e vídeos, além de permitir um ícone mais colorido. E quanto às funcionalidades? Praticamente nada mudou. Não é o que os usuários esperam de um app que pretende ser cada vez mas popular.

A presença crescente de marcas

Outro ponto importante é a presença de marcas e empresas no Instagram. A chegada da publicidade na plataforma influenciou os usuários que, inicialmente, tiveram interesse em manter contato com os recursos oferecidos por algumas empresas. Entretanto, a maioria não encontra mensagens interessantes e prefere interagir no Facebook, onde os conteúdos são mais pessoais e interativos.

Não se pode esquecer também que uma quantidade maior de usuários não significa necessariamente mais interação: mais usuários significam mais conteúdo publicado e, consequentemente, menor interação em mensagens individuais.

Cansado de aplicativos "viciantes" e que gastam muita bateria?

Outro motivo que leva os usuários a não interagir com o Instagram pode ser o desejo de se livrar do vício. Há de se admitir que, depois da popularização de plataformas como Facebook e Twitter, é difícil resistir à tentação de dar uma olhada nas redes quando estamos com tempo livre. Ficar longe é, portanto, uma solução prática para aqueles que amam fotografia, mas não querem ser sugados pelas redes sociais e nem acabar com a bateria de seu smartphone.

O upload de fotos e vídeos não gasta só bateria, mas também pode acabar com a franquia de dados do usuário. Obviamente é possível desativar as notificações ou ativar a Economia de Dados, mas isso afeta a interação com o app e a qualidade das imagens e vídeos. A solução mais simples parece ser simplesmente não utilizar o aplicativo até chegarmos em um ambiente com Wi-Fi e tomada.

AndroidPIT instagram 8849
Menos fotos de comida = mais bateria! / © ANDROIDPIT

Eu uso o Instagram. Normalmente, não posto fotos novas todos os dias, mas quando estou na plataforma, curto as imagens ou vídeos que mais gosto e, muito raramente, deixo um comentário. No entanto, a última atualização foi decepcionante. Em suma, não é uma plataforma na qual eu passe o dia, ou sequer muitas horas seguidas, mas apenas algo para dar uma olhada rápida em momentos de muito tédio.

E a queda de interação com a rede social pode indicar que muitos vêm pensando como eu. 

Agora quero saber se vocês fazem parte dos 300 milhões de usuários que interagem com a plataforma diariamente ou se preferem ficar afastados do Instagram.

17 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lordney 23/jun/2016

    Gosto do instagram porque fotografia é a minha praia, mas a rede está infestada de fakes. Agora você não pode postar nada que vem uma inundação de fakes comentando fazendo propaganda de sites de ganho de seguidores. Está um saco isso.

67 Comentários

Escreva um comentário:

  • Gosto muito do instagram, uso todos os dias...

    Mas não gostei das novas atualizações do App.

    Play automático nos vídeos é de matar , para quem usa plano de dados, esgota a franquia toda.

    A Qualidade das imagens continuam péssimas, nunca melhoram a qualidade.

    Deveriam permitir a publicação de imagens em qualquer resolução, aquele padrão quadrado de fotos é antiquado demais.

    Esse ícone do App.....Argh......é muito escroto, era melhor ter deixado o ícone antigo.

    O App está com muitos problemas, fecha sozinho o tempo todo.


  • Eu criei uma conta só para ver um bom tempo depois de ter sido criada, não usei 10 minutos.
    Não fico perdendo tempo com redes sociais redundantes que estão na moda.


  • Gosto muito do Instagram, era minha rede social preferida ~era~ já que depois do feed não ser mais cronológico como antigamente, não sinto mais gosto de usar o app. As atualizações estéticas, pra mim, foram boas - com exceção do ícone - mas a rede vem ficando cada vez mais chata com essa publicidade toda, também


  • Sem contar a besteira de desorganizar a timeline... PRA QUE? Eu entro todo dia e achei uma porcaria essa mudança.


    • mano.. presta atençao.. kkkkk não tem nada desorganizado nao truta... eles só se baseiam nas fotos e videos que vc fica mais segundos olhando e coloca as postagens desses usuarios no maximo nas primeiras 6 postageens.. depois dessas, elas voltam a ser em ordem cronologica normalmente como sempre foi, ele se baseia no seu uso pra mostrar o que você mais olha no app..


  • Faço parte dos 300 milhões... Com a page @soaquioficial 😂


  • Pra quem curte memes em inglês, carros, motos, roupas etc, o Instagram é viciante sim. Fotografia em geral é a praia dele. Pena que é o App que mais suja do pacote de dados e por isso só acesso na Wifi.


  • Discordo com muitas opiniões aqui e a do autor principalmente, agora que as empresas brasileiras começaram a utilizar essa ferramenta para publicidade e venda de seus produtos, exemplos: Natura e Boticário, só pra citar duas grandes empresas em evidência atualmente, eu uso diariamente, e vira e mexe posto uma ou 2 fotos, tenho apenas 200 seguidores, todos amigos conhecidos e sigo outros 280, é uma rede muito boa, o Facebook perdeu a mão, não há novidade, tem muito mais propagandas.


  • Concordo com o Bruno Monin, é uma rede muito mais para quem curte mesmo fotografia.
    Curti muito mais instagram do que o flickr, tanto que deixei de usar o segundo.

    Mas a interação entre os membros é simplesmente de curtir e de vez em quando comentar alguma foto, mesmo assim vale a pena.

    Temi um pouco quando os anúncios iniciaram, mas passam desapercebidos, não incomodam em nada.
    Não tenho postado muitas fotos, mas entro diariamente para dar uma olhada no feed e muitas vezes pesquisar alguma tag.


  • Não sei se cansado é o termo certo, para mim as pessoas estão "cansadas" de vê sempre as mesmas funções e com o tempo param de usar, também vale lembrar que lá é muito alto o nível de spam nos perfis.


  • Não tenho Instagram porque não gosto de tirar selfies e muito menos tirar fotos de comidas e bebidas.


    • Pow, mas tem muitos perfis legais para seguir, de cidades, fotógrafos.. que não são só selfies e comidas
      Pra quem gosta de fotografia dá até para aprender vendo outras fotos.


  • 1. Realmente, não gostei do novo design. Mas, além de uma repaginada no design, queriam o que? A rede social é focada em fotografias. Além disso, também posta vídeos e GIFs (Boomerang), e permite que os usuários conversem uns com os outros, ou em grupo. Querem o que? Chamada de vídeo no Instagram? Foco, pessoal. Foco.
    2. Odiei quando foi anunciado, mas acabou por ser algo mínimo. Por muitas vezes sequer vejo uma propaganda enquanto navego pelo feed. Achei que seria algo mais massivo, e, por sorte, não foi. A organização do feed por relevância ficou bem mais incômoda que os anúncios.
    3. Instagram pertencer ao Facebook não signifique que ele também é um devorador de bateria (por mais que eu nunca tenha enfrentado tais problemas sequer com o Facebook).

    No geral, é a rede social que mais uso (mesmo porque está totalmente relacionada ao meu ramo, e é um espaço onde posso compartilhar meu "trabalho" com mais foco, tal como o Flickr), e não vejo nenhum dos problemas citados. Faço postagens apenas pela rede WiFi (de casa ou pública), e enquanto no 3G/4G apenas vejo as postagens alheias, e não enfrento nenhum problema de conexão.


  • O foco do Instagram é a fotografia, nem tanto a interação entre os usuários. Quem não tem um perfil de selfies com grandes seguidores, que buscam a "fama" dentro do app, certamente vai abandonar o uso diário, preferem o Facebook por ter mais audiência entre seus amigos. Talvez o Instagram esteja voltando a ser de nicho, uma área para fotógrafos amadores e profissionais. Aproveitando o espaço, olhem minha conta por lá. @brunomonin


  • nunca usei. não tem utilidade pra mim.


  • O principal fator que tem me afastado do Instagram, é o modo de visualização do feed, antes por data de postagem e em ordem, pra esse modo esquisito e escroto de ''mais indicado''.
    Sou ''obrigado'' a curtir algo só para que continue vendo determinado conteúdo no meu feed. Não é ridículo??
    Deveríamos ao menos poder selecionar entre 'principais/recentes'
    Novamente, o Facebook nos forçando a fazer algo pra utilizar o serviço da forma 'como queremos'.

    Não deve estar tao longe o dia em que a rede perderá usuários em massa.


  • Instagram? Nunca usei, nem sinto falta ou necessidade. Tenho FB, mas geralmente só compartilho o que minha esposa posta, e quando eu estou nas fotos. As pessoas perdem muito tempo "compartilhando" a própria vida com supostos seguidores. Quer saber de minha vida? Estou aqui, de carne e osso, e não nos posts do insta.


  • Existem pessoas(leia-se fakes) cansativos no instagram, isso sim.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi