O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

10 min para ler 146 Comentários

Oito motivos contra o WhatsApp: encontre um novo aplicativo de mensagens

Sem medo de errar, podemos dizer que o WhatsApp nunca desliga, especialmente no Brasil. Esta participação de mercado tão grande é, inclusive, um dos motivos de tantas pessoas usarem o aplicativo quase que exclusivamente. Afinal, é mais fácil os usuários encontrarem seus conhecidos nele do que em outros apps de mensagens. Infelizmente, ninguém fez a pergunta crucial: o WhatsApp é realmente tão bom assim? Acessibilidade e dominação do mercado: eu, particularmente, acho que o WhatsApp é ruim. E posso falar de oito concorrentes que se destacam em várias frentes.

1. WhatsApp te identifica apenas pelo seu número de celular

Com um login sem senha, o WhatsApp trás uma cauda completa e longa de desvantagens por trás disso. Na minha opinião, a maior é que, com o número de celular, você usa apenas um meio de identificação não anônimo como garantia. Tudo bem que já faz algum tempo que os cartões SIM só podem ser ativados mediante a apresentação de um documento de identificação junto à operadora de telefonia, mas ninguém confere esses dados depois. 

Além disso, seus contatos fora de grupos nunca são avisados ​​caso você venha a alterar o seu número de telefone celular. Assim, as mensagens serão enviadas para o seu número antigo. Você não será informado sobre as novidades e muitos dos seus remetentes ficarão sem resposta. Além disso, no WhatsApp, é possível criar contatos sem nomes, por exemplo, deixando vários duplicados e triplicados, e muitas vezes você perde a versão mais atual de um contato. As pessoas às vezes mudam seu número de celular ou passam ele para outra pessoa, mas o WhatsApp não está preparado para esses casos. Há como encaminhar mensagens do número antigo para o novo, mas isso pode causar um problema para o futuro dono daquele seu número antigo.

Alternativa: nome de usuário e senha

O que se fez com a boa e velha combinação de nome de usuário e senha? Por que tem que ser o número de celular? Claro, você pode encontrar seus contatos mais rapidamente usando um identificador de chamadas que existe no smartphone. No entanto, no Threema, a identificação por meio de número de telefone celular ou endereço de e-mail é uma opção, em vez de um dever. Na realidade, o app tem uma ID de usuário única (UUID), bem como Wire ou Surespot, que também fazem isso. Especialmente porque isso torna o app imune a uma mudança mais drástica ou a adoção de um outro número móvel.

Threema Install on Google Play Wire • Secure Messenger Install on Google Play surespot encrypted messenger Install on Google Play
Androidpit threema
Threema pode ser usado por você sem dados reais. / © ANDROIDPIT

2. Você só pode usar o WhatsApp em um dispositivo por vez e deve ser um smartphone

Você deseja executar o WhatsApp em um tablet? Ou logar em um PC e continuar logado? Idealmente na estação de trabalho e em casa no seu computador doméstico. Fazer o login para que você não precise fazer login duas vezes por dia? Então você está no endereço errado.

O WhatsApp só fica ativo em exatamente um dispositivo. E deve ser um smartphone. Um segundo smartphone, tablet ou vários PCs em operação não funcionarão. E o WhatsApp Web é a maior brincadeira da indústria de mensagens; falarei mais sobre esse assunto depois.

telegram desktop update original
O Telegram pode ser usado na área de trabalho independentemente do telefone celular. / © AndroidPIT

Alternativa: sincronização do lado do servidor

Telegram, Facebook ou Hangouts mostram o quão razoável é isso. Esses aplicativos de mensagem podem ser usados independentemente do smartphone em outros dispositivos. Também podem ser usados em vários em paralelos. No caso do Telegram, você também deve digitar seu número de celular ao efetuar o login. No entanto, você não confirmará o login por SMS ou código QR, mas com um código que é enviado via Telegram para todos os outros dispositivos conectados. Uma vez conectado, todos os bate-papos e até o rascunho da sua próxima mensagem estarão perfeitamente sincronizados em todos os lugares.

Telegram Install on Google Play Hangouts Install on Google Play

3. WhatsApp Web é uma piada incrivelmente ruim

Enquanto outros fornecedores oferecem apenas uma autenticação de código QR e, em seguida, permitem que você converse sem um smartphone, a WhatsApp Web te incomoda onde quer que seja possível. O WhatsApp Web não é um aplicativo em si, mas basicamente um controle remoto que opera o WhatsApp no seu smartphone. Se o seu smartphone estiver conectado a dados móveis, ele continuará a ser carregado. Se o seu smartphone estiver sem bateria, ou mesmo desligado, o WhatsApp Web é desativado. O mesmo acontece quando os recursos de economia de energia colocam o serviço do WhatsApp Web para dormir. Se você dirige para casa e quer usar o WhatsApp Web, precisa se autenticar de novo completamente e cortar a conexão em sua estação de trabalho. Péssimo.

Alternativa: veja acima

hide images from gallery de
Todas as fotos do WhatsApp aparecem descaradamente no seu aplicativo de galeria. / © AndroidPIT

4. Os dados são armazenados de forma insegura

Facilmente acessível ou não: o WhatsApp para Android armazena seus dados onde eles não deveriam estar. Em vez de serem armazenados na divisão de dados, eles são armazenados na divisão/sdcard visível para todos os aplicativos com acesso a arquivos. Eles certamente não deveriam estar lá se as imagens permanecessem secretas. E então a criptografia de ponta a ponta prometida por muitos do WhatsApp é inútil para todas as suas fotos bonitas. Ah, e chegamos ao próximo ponto.

Alternativa: ocultar fotos ou salvar outro lugar

Infelizmente, a maioria das alternativas da WhatsApp não se comportam melhor. Mesmo WhatsApp ou Telegram salvam as imagens de conversas não-secretas na memória compartilhada. Afinal, você pode escondê-los de aplicativos de galeria com um arquivo .nomedia. Você pode fazer isso com fotos do WhatsApp. Mas somente o Threema esconde perfeitamente as imagens na divisão de dados, que não é acessível ao público.

Threema Install on Google Play

5. O sistema de backup é pesado, ruim e proíbe a mudança de plataforma

Você veio de um iPhone ou pretende usar um? Então, Winkewinke dizem os seus protocolos de conversação. Eles não podem ser transferidos de uma plataforma para a outra. O WhatsApp usa iCloud para iPhones e Google Drive para telefones Android. O último é teoricamente acessível a partir de iPhones, mas inutilizável para este fim: o backup do WhatsApp que você cria não estará disponível no iPhone.

Alternativa: outros serviços de nuvem

Existem várias maneiras pelas quais o WhatsApp poderia fazer isso de forma melhor. Uma delas é que o WhatsApp poderia integrar outros serviços da nuvem que podem ser acessados a partir de ambas as plataformas. Ainda existe o Dropbox e o OneDrive, por exemplo. Outra alternativa é que o WhatsApp, assim como o Telegram, simplesmente poderia manter as mensagens no servidor, e você só precisaria fazer backup da chave para criptografia de ponta a ponta caso desejasse acessar todo o seu backup, mas não é assim hoje.

6. WhatsApp sabe o suficiente sobre você, apesar da criptografia de ponta a ponta

O WhatsApp não pode procurar nos seus logs de conversas, ver suas fotos ou ouvir as gravações de áudio. Mas sabe quando você falou com quem. O WhatsApp tem acesso ao seu catálogo de endereços. O WhatsApp pode ler sua memória compartilhada. O WhatsApp pode sincronizar seus dados com a empresa-mãe Facebook e aprimorar a imagem sobre você.

A comparação do seu catálogo de endereços traz mesmo um risco legal para você: porque é controverso se você tem o direito de conectar números de telefone de seus conhecidos no Facebook. Especialmente para smartphones de uso profissional, os riscos podem surgir aqui. Porque você não pode simplesmente negar o acesso do WhatsApp a uma parte do seu catálogo de endereços.

Alternativa: criptografia de contas anônimas e metadados

Para anonimato real, um aplicativo não pode pedir dados que sejam pessoalmente atribuíveis a você. O WhatsApp não protege seu telefone de outros usuários ou clientes. Você também pode escrevê-los em todos os pontos de ônibus da sua cidade. Além da reivindicação no item 1, de login e senha, o WhatsApp não poderia saber com quem você conversa e quando. Este metadado, por si só, pode ser usado para derivar até mesmo suposições desagradáveis sobre você, como caso um de seus contatos seja associado a um crime.

7. Você não pode alterar as mensagens enviadas

Recentemente, o WhatsApp finalmente liberou a opção de excluir as mensagens enviadas para que elas desapareçam também para os destinatários. Mas se você quiser apenas eliminar um erro de digitação que muitas vezes se aproxima com o corretor automático, você não pode. Então você deve copiar toda a mensagem, apagar, reinserir, reescrever e enviar novamente. Isso não é apenas estranho, mas também um absurdo completo. Numerosos concorrentes, como o Telegram ou mesmo o Skype, agora permitem que as mensagens sejam editadas mais tarde e facilmente.

Alternative: Telegram ou Skype

8. A administração de grupos é muito ruim

Por diversos motivos, grupos WhatsApp são criados. O recurso de bate-papo em grupo do WhatsApp é um dos piores do mercado. Se você olhar para a funcionalidade de outros bate-papos de grupo, você tem que ter vergonha do WhatsApp, mas também de muitos outros mensageiros simples.

  • Não há canais para se inscrever. O Telegram oferece uma maneira de se inscrever em canais públicos de notícias, como feeds RSS.
  • Em vez disso, existem apenas grupos em que todos os membros do grupo podem ver seu número de celular.
  • Existe apenas um nível de administrador. Ou seja, os administradores podem negar os direitos de outros administradores.
  • Os grupos não podem ser fechados antes de todos os membros (até 256) sairem ou serem removidos manualmente e individualmente pelos administradores.
  • Você não pode mais ver em quais grupos você participa porque não há uma visão geral específica de seus grupos.
  • Da fábrica, qualquer pessoa pode te adicionar a um grupo e transmitir seu número de telefone celular sem sua permissão.
  • Se você alterar o número de celular no WhatsApp, os membros desses grupos serão notificados do seu novo número.

Todas as desvantagens e deficiências do WhatsApp culminam no recurso de chat em grupo. O recurso ainda é tão bem-sucedido como o próprio serviço fraco de bate-papo. Os recursos do bate-papo em grupo não são apenas deficientes, mas as falhas também são uma afronta à sua privacidade.

slack app new
Slack gerencia grupos sensivelmente. / © AndroidPIT

Alternativa: Slack

Uma solução razoável para conversas em grupo com requisitos complexos é Slack. Camadas multicanal, um sistema eficiente de mensagens e administração profissional passam uma impressão muito menos improvisada do que com o WhatsApp ou muitos outros aplicativos de mensagem.

Conclusão

WhatsApp é prova de que a massa em vez da classe é suficiente como argumento. Uma vez que um produto é tão popular, seus fabricantes não precisam mais se incomodar. Mesmo que o competidor perfeito tenha sido criado, ele não conseguirá superar o WhatsApp. WhatsApp é imune a críticas de qualquer tipo.

O aplicativo não tem amor, ignorando sua privacidade em todas as direções, mesmo usando padrões completamente desatualizados. Mas o WhatsApp faz parte da cultura pop e continuará sendo bem sucedido simplesmente porque uma massa de um bilhão de usuários de todas as idades não quer renunciar aos seus disparates.
 

O que você acha?

290 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

146 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • HÁ HÁ é até engraçado falar mal do watsapp e elogiar o Telegram e não terem chat no Telegram e terem no watsapp. Pena que eu só tenho o Telegram !
    ISSO É MAIS UMA MATÉRIA 'CAÇA-LIDES'.

    Pra quem escreve essa(+uma) matéria vai aí umas sugestões de matérias caça-likes :
    EX BBB POSA NUA.

    MOTIVOS PARA ABANDONAR WINDOWS E USAR O LINUX.

    OS POLÍTICOS NO BRASIL SÃO HONESTOS.

    O EX-PRESIDENTE LULA FOI CONDENADO.

    GILMAR MENDES SOLTOU CONDENADO DO LAVA-JATO.

    Espero ter ajudado com essas sugestões; já que esse blog/site não é sério, se quiserem tenho outras sugestões !


  • Concordo com tudo que foi falado, mas tem só um ponto que me impede de migrar pra outro mensageiro: Poucos contatos meus tem outro outra opção fora whatsapp, fiquei um bom tempo com um conjunto instalado no meu celular, Viber, Telegram e Whatsapp, dá pra contar nos dedos de uma mão quantas vezes eu consegui contato com alguém nos dois primeiros. Eu pessoalmente prefiro o Telegram mas né, infelizmente não rola


  • O que acho que poderia melhorar e muito, para os Administradores de Grupos (Tenho vários), seria você, (Administrador) poder apagar, qualquer batatada, postada por qualquer um do grupo, Isso sim, ajudaria muito, a manter as "coisas nos seus devidos lugares".


  • Isto é tudo uma treta, chamar povo ovelha, ou carneiro, a quem usa o WhatsApp, só por ser usado pela maioria, faz lembrar os usuários do Windows Phone, então todos aqui o são por usarem um sistema móvel que não é, na opinião deles, o melhor, antes pelo contrário, é o pior.


  • O pior é que se migrarmos pra uma outra alternativa, 90% dos contatos ficarão de fora. A galera ama tanto o whatsapp q não experimenta nenhum outro. Já tentei usar o Telegram, tenho até hoje, mas meus contatos não usam, então o jeito é usar o Whatsapp mesmo ou o Messenger do Face que todo mundo quase tem.


  •   3

    Bom, sei que o app nao é la essas coisas e esta atrás de muitos outros apps, mas a febre por um app simples e rapido para mensagens foi tão grande que ele chegou onde chegou, pq o app ao meu vê preza a simplicidade, apesar de estar implementando novas ferramentas, dando mais complexidade ao app e se distanciando do que a primeira idéia dele sempre foi, um app simples, pequeno, e que usa muito pouco dos dados pra poder se comunicar rapidamente com seus contatos da agenda


  • Telegram >>>>>>>>> (um abismo, 2 galáxias e mais uns 5 metros>>>>>>>> whatsapp

    Mas ninguém larga o "ZAP", aí infelizmente acabamos sendo obrigado a usar também...


  • O cenário ideal seria todos migrarmos pra outro mensageiro.
    Creio que dos que eu conheço os melhores seriam o Telegram, Skype e até o famigerado Messenger do próprio Facebook.
    Mas o problema é convencer a maioria das pessoas a fazerem isso. Já estão todos viciados ao "zapzap" e não largam nem por reza braba.
    Só se algum tipo de migração repentina começar pra outro mensageiro (principalmente por parte de pessoas famosas) e estas divulgarem fortemente que eu acredito que isso ocorrerá. Fora isso, vamos ficar presos ao "zapzap". pelo pra podermos manter um contato maior com a maioria dos conhecidos.


  • Eu usaria qualquer outro aplicativo de mensagens... O duro é achar alguém para conversar...
    Infelizmente quem eu preciso contactar só usa o WhatsApp. :-\


  • Este papel que este pseudo jornalista e fanboy ridículo do telegram se propõe é ridículo. Cara,disfarça um pouco e tenta agir com um pouco mais de imparcialidade,Vc seria levado bem mais a sério se assim o fizesse.Vc já se perguntou realmente pq a maioria prefere o Whatsapp?O motivo é muito simples:O Whatsapp atende muito bem as necessidades dos seus usuários,simples assim.para um fanboy como vc,É difícil engolir e aceitar isso.Quanto mais crítica,mais o aplicativo cresce e melhora.....e sua base de usuários só aumentam. só te resta continuar chorando


    • Não, é porque a grande maioria é ignorante mesmo em quesito tecnologia, e sempre vai com a opinião alheia, por isso não largam o "ZAP". Chegam a baixar até versões piratas do aplicativo devido a total falta de conhecimento.


  • Toda vez que criticam o Whatsapp, lembro do primeiro app de mensagens que usei na minha vida... e todo mundo tinha ICQ.... o ICQ continua ótimo, com um detalhe, é raro quem use... o Whatsapp tem tanto a melhorar que se o ótimo ICQ praticamente desapareceu, não será dificil um app popular, mas, ruim, também desaparecer. É só questão de tempo...


  • Um único e determinante motivo a favor do whatsapp: todo mundo que importa pra mim usa o whatsapp.


  • Sobre os backups, eu nao faço nenhum

    Sobre o Whats Web, meu celular esta do lado do roteador e mesmo assim cai conexao sendo que o W-Fi dos 3 (PC, Smart e Roteador) estao funcionando e ativos

    E essa restrição ao numero é de fato uma exigencia idiota, no inicio essa restrição poderia ate ser valida pq na visao deles o Whatsapp seria pra seus contatos, só que com os grupos tomou uma proporção que desconhecidos saberão seu numero e a visao deles deveriam mudar e se expandir pensando nisso e fazer como no telegram, acesso a login e senha


  • Além disso tudo esse whtzapp wb esta sendo muito usado por pessoas maldosas que raqueiam o Whatsapp da maioria dos usuários que não sabem se defender.


  • Concordo com grande parte das informações expostas aqui, mas se formos fazer uma análise geral do assunto o tempo todo foi sobre "manter anonimato". Não vi nenhuma solução definitiva - e provavelmente não há - mas o fato de o WhatsApp ser o principal meio de comunicação da atualidade, não tem sentido eu utilizar outros aplicativos se estes não são utilizados pelos meus contatos. Falando por mim, não tenho o que esconder, não me envolvo em situações ilícitas ou que possam me comprometer de alguma forma, logo não vejo motivo para encontrar outro aplicativo de mensagens baseado nas desvantagens citadas nessa postagem...


  • segundo a matéria é para usarmos qual app mesmo? ele indicou 158 apps diferentes. não entendi bem qual é que resolve o problema de uma vez por todas.

    no mais, o zap zap atende ao necessário. até acho que o telegram deve ser ótimo, mas não tem muito que me atraia para lá, nem os grupos que tenho acesso por conta de padrim/patreon da vida. 2000 pessoas mandando mensagem o dia todo não é algo legal.


    • É sim, mm o caso das 2000 mensagens. N se lê tudo isso. Administração do grupo é completamente diferente, ficando mensagens, usando bots que moderam os grupos, bloqueiam, excluem se n se comportarem de acordo com as regras impostas logo na BIO do grupo. Além de que vc compartilhar todo tipo de arquivos, links, vídeos em proporções de 1.4gb por arquivos. As pesquisas são mais rápidas dentro dos mesmos e o sistema de silenciar um grupo, é mega válido p isso. Se alguém te citar usando o @nickname vc será notificado como se tivesse o grupo ativo. Tem tanta coisa q neste caso, o único que realmente é monstro mas é mais empresarial é o #slack

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações