O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 18 Compartilhado 18 Comentários

OmniROM também torna possível recurso multi-janelas no Android

Os desenvolvedores da OmniROM, em especial o membro senior Xplodwilde, conseguiram trazer o recurso multi-janela aos usuários da ROM personalizada. Até o momento, apenas a Samsung, com o TouchWiz, e a Sony, com os Quick Apps, tinham conseguindo entregar uma experiência estável com o software. Saiba como estão indo os testes da equipe.

Multi janelas omnirom
Recurso multi-janela na custom ROM Omni já é possível! / © OmniROM

Antes de mais nada, é preciso pontuar que os programadores tiveram que fazer algumas restrições. Para começar, a equipe OmniROM queria ter certeza de que as alterações de código seriam mínimas para assegurar que as futuras atualizações fossem entregues o mais rápido possível. Logo, mexer demais na arquitetura da plataforma estava fora de jogo.

Outro ponto a ser considerado era fazer com que nenhum outro app necessitasse de mudanças. A ideia do time era fazer com que os apps rodassem lisos como eram, sem mudanças para o estado multi-janelas. Além disso, o recursos deveriam ser mais funcionais que extravagantes. E, por fim, existiam algumas caracterísiticas recentes do OS Android que deveriam ser levadas em consideração: 

  • Alguns aplicativos são executados no modo imersivo;
  • Alguns aplicativos têm a barra de navegação e status transparente;
  • Alguns aplicativos abrem em paisagem;
  • Alguns aplicativos abrem em retrato.

O resultado de todas estas considerações é este que você pode conferir abaixo:

Omni multi janelas
O pessoal da OmniROM deixou o recurso multi-janelas funcional e simples! / © OmniROM

Visualmente falando, parece que teremos dois aplicativos em execução lado-a-lado, provavelmente, um será o app em uso principal (à esquerda) e um (ou mais apps) como aplicativos empilhados logo em seguida. Além disso, teremos dois aplicativos sendo executandos ao mesmo tempo e as demais aplicações em pausa, empilhadas ao lado dos apps em execução.

Abaixo, você confere o vídeo conceito do recurso multi-janelas para a OmniROM:

Assista ao vídeo no YouTube.

Sinceramente, sou uma fã do recurso multi-janelas. Gosto muito do que a Samsung fez com a UI TouchWiz do Galaxy Note 3, oferecendo uma espécie de recurso multitarefas dentro do recurso multi-janelas e já via a hora de mais fabricantes ou mesmo desenvolvedores investirem nesta função. E mais, gostaria de ver esta característica como nativa do Android. Talvez estejamos caminhando para isso. Enquanto isso não acontece, é bom saber que os programadores de ROMs customizadas estão investindo no recurso multi-janelas.

E aí, você já instalou a OmniROM? O que você acha da adição do multi-janelas à ROM?

Fonte: OmniROM

18 Compartilhado

18 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi