O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 28 Compartilhado 40 Comentários

Operadoras estão ganhando em cima do erro dos usuários

Enquanto isso, no Brasil, operadoras como a Vivo e a Oi estão lucrando com os erros de digitação dos usuários. De acordo com o blogueiro Pedro Dias, quando você está na rede de dados da operadora e tenta acessar uma página, domínio ou recurso indisponível na internet, em vez de obter uma página de erro padrão do navegador, as operadoras estão redirecionando o usuário para páginas de propaganda. Saiba mais abaixo.

brasil sim cards operadoras
Operadoras estão ganhando em cima do erro dos usuários. / © ANDROIDPIT

Sempre que um usuário tenta acessar um recurso indisponível no navegador ou porque uma página não existe ou por um erro de digitação, o mesmo é levado para uma página como estas que aparecem nas capturas de tela abaixo. E apesar da opção “Não quero mais ver esta página” aparecer na tela, quando você estiver sob a cobertura da rede de dados da operadora, não é possível sair dessa página, apenas no wi-fi:

operadoras brasil propaganda
Ao digitar uma página que não existe no navegador, operadoras lucram em cima de clientes. / © Pedro Dias

Olhando para a imagem acima, além da Vivo e da Oi, vemos que o buscador usado para indicação das propagandas aos usuários é o do Yahoo, que também deve estar lucrando ao oferecer links patrocinados. Outro ponto que podemos levantar diz respeito à coleta de dados de navegação, visto que ambas as empresas podem rastrear tais informações caso os usuários não se importem em dar alguns cliques. Não que este comportamento não ocorra no Google, por exemplo; é que a sua operadora estar envolvida nisso pode violar a privacidade do cliente.

Entrei em contato com as operadoras e, assim que tivermos uma resposta, este artigo será atualizado.

E aí, você já deu de cara com uma destas páginas? O que acha desta abordagem da Vivo e da Oi? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Pedro Dias

28 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações