O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 Compartilhado 7 Comentários

Oppo N1 em teste: o multitalento da China

O Oppo N1 é sob muitos pontos de vista um smartphone singular. Ele tem uma câmera móvel, uma parte traseira com superfície de controle, além de ser o primeiro smartphone fruto da colaboração com o CyanogenMod. Mas será que o dispositivo também convence no uso cotidiano? Veja a resposta em nosso teste.

Avaliação

Prós

  • Câmera móvel (206 graus)
  • Superfície de controle
  • Controle por gestos
  • Acessórios

Contras

  • Bateria fixa
  • Interface em inglês, sem teclado brasileiro
  • Qualidade das fotos

Oppo N1 – Desenho & Qualidade de Construção

O Oppo N1 não é nada portátil, com a sua tela de 5,9 polegadas ele não pode, por exemplo, ser transportado de maneira discreta no bolso da calça. Apesar disso, a Oppo conseguiu produzir uma carcaça bastante compacta e as bordas do display são finas. Com 9 milímetros de espessura, ele é um pouco mais fino do que o HTC One max. Acima da tela encontra-se a câmera girável e o alto-falante, e abaixo sobra relativamente muito espaço para os botões capacitivos. Aqui, a empresa podia ter economizado alguns milímetros.

knowmyapp2540x442
Sob o display do Oppo N1 há espaço de sobra - podiam ter economizado um pouco aqui. / © AndroidPIT

O acabamento e a escolha de material dão a impressão de um aparelho caro. A carcaça de plástico é opaca e tem uma boa pegada, e ela é destacada pela moldura de alumínio laqueado em branco e da cor de cromo ao redor do módulo girável. Além disso, o logotipo da Oppo na parte traseira brilha na cor prata.

knowmyapp2540x442
Detalhes prateados numa base branca: a parte traseira do Oppo N1. / © AndroidPIT

Todos os elementos, entradas e detalhes são dispostos de forma discreta, a entrada para micro USB, para fones de ouvido e para o alto falante se encontram na parte inferior. Os botões de ligar/desligar e de volume estão na parte direita envoltos numa moldura de alumínio. Os botões de volume estão posicionados de maneira pouco prática, na metade inferior, e assim pode-se clicar neles por acidente.

cart1
Entrada para fones, USB e alto-falante na parte inferior do dispositivo. / © AndroidPIT

Oppo N1 – Tela

A tela do Oppo N1, com 5,9 polegadas, é ideal para a transmissão de conteúdos multimídia e para navegar na internet. A resolução Full HD é das mais altas que temos no mercado atualmente, e com uma densidade de 373 ppi, os pixels individuais não são reconhecíveis a olho nu. Como consequência, mesmo de ângulos muito acentuados a tela continua bem visível, cores e contraste permanecem inalterados. Além disso, a saturação da tela é boa, mas ela é um tanto escura, mesmo no nível de claridade máximo, se comparada aos seus concorrentes diretos como o Sony Xperia Z Ultra ou o HTC One max. Mas esse é apenas um detalhe, de maneira geral o display não apresenta problemas.

Oppo N1 – Características Especiais

A característica mais marcante do N1 é a câmera girável. Em vez de uma câmera traseira e uma frontal, existe um módulo com câmera que gira 206 graus. Dessa forma, o usuário tem a possibilidade de fazer selfies de maneira bem mais simples e com uma resolução de 13 megapixels. O módulo tem um ótimo acabamento e gira de maneira estável, e ao ser movido o software da câmera reage prontamente. Mesmo se o dispositivo estiver desligado, basta girar o módulo da câmera para a posição frontal e o aplicativo de fotos é iniciado, assim, você já pode começar a tirar fotos.

gplus
A parte traseira do N1: acima, a câmera girável, no meio o O-Touch-Panel invisível. / © AndroidPIT

Não apenas a tela é sensível ao toque no N1. A parte traseira apresenta um painel de 3x4 centímetros, chamado "O-Touch" que também permite o controle do dispositivo. A partir dele você pode, por exemplo, escolher um aplicativo na galeria de apps, "percorrer as telas" no smartphone e ainda configurar certos controles por toque (como padrão, dois toques no painel ativam a câmera).

Junto ao dispositivo em si, o usuário recebe também um controle remoto por Bluetooth chamado "O-Click", que pode ser levado no chaveiro, por exemplo. Com ele, pode-se ativar a câmera à distância. Além disso, você pode receber alertas de notificações nesse controle remoto e ainda configurar um alarme que avisa se você se distanciar muito do aparelho. A partir do smartphone, pode-se também localizar o controle remoto, o que se mostra muito prático se ele estiver ligado ao seu chaveiro, por exemplo.

Oppo N1 – Software

A Oppo traz uma interface de usuário própria, chamada ColorOS, bastante simples. Ela lembra a HTC Sense 5, as cores são discretas, dominando o branco, preto, cinza e verde. Cores gritantes, como nas UIs da LG ou Samsung você não irá achar aqui.

opp1
A ColorOS e a variada escolha de temas. / © AndroidPIT

Através dos diferentes temas, a aparência da interface pode ser personalizada. Até mesmo a tela de bloqueio pode ser alterada. De fábrica temos disponíveis o tema do Jelly Bean, a tela inicial e a galeria de aplicativos do Android puro, por exemplo. As configurações rápidas lembram a TouchWiz da Samsung, mas o design segue aqui a discrição da skin da HTC.

opp2
As configurações rápidas e o Menu do Oppo N1. / © AndroidPIT

Além da homescreen padrão, a ColorOS oferece mais uma ou duas páginas extras, os chamados  "Exclusive Spaces", um para a câmera e fotos e um para música. Essas homescreens extras oferecem design e botões de atalho próprios, possibilitando o acesso do app da câmera diretamento do "Photo Space", por exemplo.

cart
Exclusive Spaces: para música e fotos o Oppo N1 tem homescreens próprias. / © AndroidPIT

Mas a ColorOS não convence apenas pelo seu visual. As muitas possibilidades de configuração e opções de controle por gestos são pontos fortes do software. A função de KnockOn, por exemplo, tão elogiada no LG G2, também está presente no N1. Pode demorar um pouco, contudo, até que o usuário se familiarize com todas as possibilidades de controle. Um exemplo: só para iniciar a câmera, existem pelo menos quatro atalhos.

opp3
Possibilidades de controle por gestos e a falta do português como língua do aparelho. / © AndroidPIT

Ponto negativo aqui é a falta da língua portuguesa. Em nosso aparelho de teste, não havia nem mesmo a opção do português como língua do aparelho. Além disso, não existe a opção do teclado brasileiro, e este deve ser baixado como app independente da Google Play Store.

Oppo N1 – Performance

O Oppo N1 vem com um Snapdragon 600 - esta não é a mais nova geração de processadores, mas a performance do N1 no meu teste não dá motivos para reclamação. O software reage sempre de maneira fluida e rápida, sem engasgos ou atrasos. Também na ativação de aplicativos, ao navegar na internet ou ao usar jogos pesados o N1 não me deixou na mão. A câmera fica pronta dentro de um segundo, e todos os apps se iniciam imediatamente.

Oppo N1 – Câmera

A Oppo sabe como se tornou importante a função de fotos nos smartphones, e com a novidade da câmera girável ela se destaca assim da concorrência, e permite que o usuário faça selfies com uma resolução notável de 13 MP sem ter de se contorcer com o dispositivo virado.

A qualidade das fotos, contudo, não convence sempre. Em ambientes bem iluminados, o N1 produz imagens boas, mas o dispositivo logo tem problemas em ambientes fechados ou com pouca luz. A questão não é tanto a nitidez das fotos no foco automático - o problema é a demorada focalização em si. Além disso, nem sempre a área escolhida é mesmo o foco da foto.

A interface da câmera não tem mil funções pouco interessantes, e se atém ao básico essencial: os modos HDR e panorama, por exemplo, além de uma opção de embelezamento de retratos, que na prática não passa de uma brincadeira do software.

Oppo N1 – Bateria

A bateria do Oppo N1, com uma capacidade de 3.610 mAh, é adequada para o dispositivo. Durante o período de teste ela durou bem: durantes três dias tirei fotos, fiz vídeos, baixei aplicativos, naveguei na internet e mexi muito nas configurações. A tela estava no grau máximo de luminosidade. Depois de 1 dia e 10 horas de uso, com 4 horas de display ativo, a bateria havia consumido 67% da sua capacidade. Na comparação com outros dispositivos, o Oppo N1 tem uma bateria potente: o HTC One max vem com 3.300 mAh e o Xperia Z Ultra, com 30.30 mAh.

Oppo N1 – Especificações Técnicas

Dimensões: 170,7 x 82,6 x 9 mm
Peso: 213 g
Tamanho da bateria: 3610 mAh
Tamanho da tela: 5,9 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (460 ppi)
Câmera frontal 13 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.2 - Jelly Bean
Interface: CyanogenMod
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
32 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 600
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,7 GHz
Conectividade HSPA, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

Com o N1, a Oppo se lança com tudo no competitivo mercado internacional de smartphones. Os chineses produziram um aparelho de qualidade a um bom preço, e ainda mostram coragem de experimentar inovações no design e no software, muitas vezes ausentes nas gigantes mundiais. Contribuem para a boa impressão, além do potente hardware e das particularidades técnicas, (câmera girável, O-Touch-Panel) também a respectiva interface de usuário e as incontáveis possibilidades de controle por gestos. O N1 recebe, contudo, pontos negativos pela falta de tradução para o português. Além disso, a câmera não entrega um serviço condizente com os seus 13 MP quando a luminosidade não é alta. Quem não se incomodar com esses detalhes, e com o fato de a bateria ser fixa da impossibilidade de se expandir a memória, tem no Oppo N1 um ótimo smartphone.

10 Compartilhado

7 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi