O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 7 Compartilhado 32 Comentários

Pavlok: um choque de encorajamento

Já temos várias pulseiras e relógios inteligentes, e agora que a Apple finalmente entrou no jogo, devemos esperar uma expansão considerável nesse mercado. No meio de todos esses dispositivos, um chamou minha atenção: o Pavlok. É uma pulseira inteligente com um diferencial um tanto inusitado: ela pode te dar um choque.

pavlok band2
Baseado também em teorias de Pavlov. / © Pavlok

Antes de qualquer coisa, devo admitir que ainda tenho dificuldades em acreditar que essa pulseira inteligente exista, mas ela já está em pré-venda e, ao que tudo indica, já foi até testada em grupos alpha. Vamos aos detalhes.

A pulseira é simples, em preto e amarelo, e vem com o objetivo de ajudar o usuário a atingir metas. De acordo com o site,

Mudanças são difíceis. Distrações, outras pessoas e até nós mesmos podem ser obstáculos.

Mas mudanças não são impossíveis. Escolha sua ação diária e o Pavlok se responsabilizará pelo cumprimento, garantindo o sucesso.

E como a pulseira garante isso? Através de recompensas e punições. Você escolhe a sua meta final e o Pavlok vai distruibuir as ações necessárias ao longo do tempo, seja fazer mais exercícios físicos, aprender um idioma novo, acordar mais cedo, etc. Ele também pode encontrar outras pessoas com objetivos semelhantes, para apoio e cobrança. Como recompensa, você pode ganhar prêmios e até dinheiro (mais detalhes a seguir), como punição, bem, é aqui que a coisa complica um pouco: se falhar na sua ação diária, você pode ter que pagar uma multa, perder acesso ao seu telefone por um período de tempo ou até mesmo levar um choque elétrico!

Isso mesmo: um choque elétrico! A pulseira é capaz de entregar até 340V de corrente direto no seu pulso!

Ele funciona com um acelerômetro, para conferir seus passos, atividade e padrão de sono; vibra, tem LED e emite sons para avisos; detecta quando está sendo usado e usa Bluetooth 4.0 LE para conectar-se com seu smartphone. Ah, e também pode dar choque.

As metas e atividades diárias são programadas pelo app (por enquanto, só disponível para iOS), e é lá que você também pode inserir seus dados bancários: esses servem para que o app cobre multas caso você não cumpra tarefas ou para liberar acesso ao seu dinheiro caso você cumpra, ou seja, você será recompensado com seu próprio dinheiro.

pavlok band
Recompensas ou punição. / © Pavlok

A pulseira está disponível em pré-venda por 150 dólares no site da fabricante (cerca de 340 reais, sem impostos ou entrega), com previsão de entrega para o início de 2015.

Para mais informações sobre recompensas e punições, recomendo a leitura desse artigo da Wikipedia sobre o Dr Pavlov (não recomendado para pessoas sensíveis).

Alguém com coragem para experimentar?

Fonte: Pavlok

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi