O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 12 Compartilhado 49 Comentários

Veja como é fácil alterar as permissões de aplicativos no Android 6.0 Marshmallow

Quando você baixa algum aplicativo da Google Play, você lê e analisa as permissões que está concedendo a ele? Muito provavelmente, não. A maioria esmagadora dos usuários, ansiosa por testar logo o novo aplicativo, simplesmente clica em “Aceitar” na hora de baixar o app. Isso mudou desde o Android 6.0 e até o momento foi mantido no Android N. Neste artigo mostro uma maneira fácil de revisar estas permissões e alterá-las.

Se você é um leitor do AndroidPIT, talvez já esteja cansado de saber que essa opção existe. Contudo, o Android Marshmallow é recente e, assim que o seu celular receber o update, acredite, você vai agradecer ter lido esta matéria.

Assim, vamos ao que interessa. Para ver e editar as permissões dos apps instalados em seu celular, abra as configurações do aparelho e depois toque em “Aplicativos”, que se localiza na seção “Dispositivo”. Em seguida, toque no ícone de uma engrenagem que se localiza no canto superior direito da tela e, por fim, toque em “Permissões do app”.

permissoes android 1
Acessando as permissões dos aplicativos / © ANDROIDPIT

Desta forma, suponhamos que você queira ver quais aplicativos têm acesso à sua localização. Basta tocar em “Local” para ver a lista de aplicativos que podem saber a sua localização atual. Ao lado do nome de cada app, há um botão que “liga e desliga” esta opção.

Se você não quiser que determinado app tenha acesso à sua localização, basta encontrá-lo nesta lista e desligar esta opção. No exemplo abaixo, desligamos a capacidade do Chrome de saber a nossa localização. Faça a mesma coisa com as demais permissões.

permissoes android 2
Desligando a capacidade de localização do Chrome / © ANDROIDPIT

Entretanto, esta tela mostra apenas os aplicativos instalados em seu celular. Se você quer ter um controle ainda mais profundo sobre as permissões do sistema, é possível visualizar os serviços do sistema que estão ativos em seu smartphone.

Para isso, toque nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e, em seguida, toque em “Mostrar sistema”. Pronto! Isso vai exibir todos os serviços nativos do Android que possuem algum tipo de permissão em seu aparelho.

permissoes android 3
Mostrando as permissões também dos serviços do sistema / © ANDROIDPIT

Até agora, mostramos como você pode revogar as permissões de vários aplicativos ao mesmo tempo. Porém, é possível também revogar as permissões de um único aplicativo, visualizando todas as áreas do sistema em que ele atua.

Para isso, volte novamente às configurações do celular, toque em “Aplicativos” e escolha o app que você deseja analisar. No nosso caso, escolhemos o Chrome. Agora é só ver as áreas em que ele atua e revogar a permissão de onde você desejar.

permissoes android 4
Analisando as permissões individuais de cada app / © ANDROIDPIT

Essas são as principais maneiras de revisar a permissão de todos os seus aplicativos. É importante fazer isso periodicamente, afim de manter um certo nível de privacidade e segurança de seus dados. Vimos que o processo inteiro não toma mais do que 15 minutos de seu tempo.

E então, costuma analisar todas as permissões que você concede aos seus aplicativos?

12 Compartilhado

49 Comentários

Escreva um comentário:

  • Pessoal, eu só consegui resolver esse problema de permissão de sobreposição de tela, excluindo o app ES FILE EXPLORER....depois de excluir, o celular aceitou as permissões...


  • Quero saber por que aparece uma mensagem escrito "como um aplicativo está ocultando uma solicitação de permissão, as configurações não podem confirmar sua resposta" sempre que queria ativar acessibilidade de algum aplicativo.


  • Oi pessoal estva com o mesmo problema de sobreposição nao baixava nada e nao conseguia fazer chamada de video e voz pelo whats ...de tantas tentativas fui conseguir depois q cansei de apertar a tela ...ai vi q sempre vai dar o erro da tela do celular "sobreposiçao de tela detectada" oq fiz foi arrastei o app ate a parte de baixo e fui no cantinho da tela do lado direito abaixo do liga/desliga e apertei ...e deu certo conseguir ligar tdos novamente ...é meio chato q normalmente aparece a sobreposicao detectada mas é so tirar dela e ir apertando ... espero q funcione igual ocorreu comigo!


  • Desinstalem algum app que vocês ultilizam como ferramenta de trabalho como o Es Explorer ou o Du batery,espero ter ajudado


  • Meu smartphone é o Lenovo Vibe K5 e hj fiz a atualização para o Android Marshmallow. Acontece que agora não consigo gerenciar os apps, tipo mover para telefone ou micro SD. Alguém pode me auxiliar?


  • por favor alguem me ajuda? meu j7 normal toda vez que abro um aplicativo ele pede permissão eu não consigo desativar, obrigada


  • meu z play está rooteado e com o xposed instalado. no gravitybox, não permita os controles circulares (PIE). se colocar, dá problema nas permissões.


  • Comprei o Moto Z play e estava com o mesmo problema. Daí li alguns posts, incluindo este aqui, e "optei" por desinstalar o Du Batery Saver. Incrível como resolveu meu problema. Agora consigo gerenciar as permissões dos meus aplicativos. Uma dica que dou é que procure descobrir o aplicativo que provoca a não alteração dessas permissões. No meu caso, era o Du Batery Saver.


  • Pessoal só baixar o app install buton unlocker que resolve todo o problema tem um video no youtube explicativo muito bom app recomendo.


  • tenho um moto g2 não consigo acessar câmera ela da a seguinte mensagem permitir que o app acesse fotos, mídia e arquivos do dispositivo quando coloco permitir ele da a seguinte mensagem: sobreposição de tela detectada. para alterar a configuração dessa permissão,vc deve primeiro desativar a sobreposição de tela em config apps clico em abrir configurações ele abre em sobrepor aplicativos desativo todos os poucos apps que aparecem pois tenho bem mais do que aparece e o da camera não aparece no sobrepor depois de todo o processo feito ele pede permissão para configurar para o funcionamento normal, ´necessário ter permissão de acesso. por favor ,deixe a permisão no modo on ir para conf de permissão. Passo para permissões armazenamento, contatos, camera,localização sms telefone clico em qualquer um e da a mensagem : sobreposição de tela detectada para alterar a conf dessa permissão , vc deve primeiro desativar a sobreposição de tela em config apps ou seja volta tudo onde comecei. Já tentei de varias formas mas sempre volta a mensagem de sobreposição de tela algo esta impedindo de eu ativá-los


  • Estou com esse problema de dar permissão para programas que instalo e nada resolveu até agora...que M%$#@ de sistema! Uso um Xperia Z3 com o Android 6.0.1 e dar permissões para programas é praticamente impossivel...jah desliguei o aparelho e nada funcionou...uma M%$#@ mesmo!!


  • gente nao consigo ativar as permissões no meu J7 por que ?


  • o meu nao aparece ?


  • Tenho o mesmo problema de sobreposição detectada e não adianta mudar a configuração! Alguma solução por favor!!!!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi