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Pesquisa confirma: maior problema das operadoras nacionais é o atendimento

Das dez coisas que mais me irritam, ligar para uma operadora está entre as cinco primeiras, sem dúvida. Uma recente pesquisa da Anatel constatou o que eu já sabia: o atendimento das Teles é o principal problema percebido pelos consumidores.

A pesquisa avaliou a satisfação do cliente em telefonia e banda larga fixa, além dos serviços pré e pós-pago de celulares. Ao todo foram consultados no segundo semestre de 2015 mais de 150 mil clientes em todos os estados do país.

Em todos os serviços, as notas mais baixas foram em atendimento telefônico e resolução de problemas, com uma média de 5,5 em uma nota que vai até 10.

Os principais problemas relatados foram o tempo de espera e a capacidade do atendente em resolver demandas, como divergências com a fatura.

Esse resultado é ainda pior quando falamos apenas dos planos de celular. Para o pós e pré-pago a nota para as soluções de problemas relacionados ao 3G e 4G é de 4,25 e 4,18, respectivamente.

Em 15 anos, a Anatel multou operadoras em R$ 5 bilhões, mas apenas R$ 700 milhões foram pagos

O panorama parece não mudar com o tempo. Isso porque há mais de uma década a Anatel vem multando as operadoras. O montante já soma mais de R$ 5 bilhões, mas até agora só foram pagos apenas cerca de R$ 700 milhões.

No Procon-SP, o setor de telecom é líder em reclamação há mais de quatro anos. As multas ultrapassam R$ 400 milhões. O difícil é fazer com que elas paguem, já que a justiça permite que as empresas recorram das decisões.

Com isso, quem sofre somos nós usuários que sempre quando precisamos resolver algum problema vemos o nosso nível de estresse aumentar à medida que os minutos passam.

Eu já passei 40 minutos tentando ser atendido? Quem já bateu o meu recorde?

Fonte: Anatel

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Os comentários favoritos dos leitores

  • Joao Paulo Santos 30/mar/2016

    Oooh, que lindo!
    Então o maior problema das operadoras são seus escravos do telemarketing!!!
    O maior problema das operadoras são os seus contratos abusivos que sempre só beneficiam uma das partes. Associado a política de sempre enganar o cliente, anunciando uma coisa mas no contrato existir outra.
    Os escravos são apenas mais uma das formas, muito convenientes, pra enganar o cliente que fica refém desse pequeno grupo.

60 Comentários

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  • O atendimento pode ser péssimo mas não é culpa do atendente de telemarketing que só está fazendo o seu trabalho e é obrigado a seguir as regras da empresa. O cliente fica horas no telefone para conseguir ser atendido no call conter porque o serviço da operadora é péssimo aí quer descontar a sua insatisfaçăo no atendente que não tem nada a ver. Sei como é isso porque já trabalhei no atendimento da oi velox, a pior Internet do Brasil.


  • Ja fiz umas 5 portabilidades e acho que vou pra sexta!


  • A maior palhaçada que eu ja vi. Fazem o que querem essas multinacionais, e a anatel fecha os olhos $$$$$$


  • 1h e 45 minutos operadora vivo. Depois disso eles desligaram. Quase infartei.


  • Kkkk com a tim eu ja gastei 50... eu uso o aplicativo ACR e gravo todas as chamadas.


  • 01 hora e 50 minutos...aff desisti e me dei por vencido. Vivo é um lixo


  • Todas as operadoras tem problemas, erros, etc, mas a vivo é campeã mundial em dificuldade de contactar o sac/call center.


  • Sofro com os preços abusivos... :P


  • O pós atendimento da maioria das operadoras é péssimo. Elas só são eficientes da hora de te cobrar (ate indevidamente).


  • Bom, a matéria é interessante, mas bem tendenciosa.
    Eu trabalho em uma operadora, na área de desenvolvimento dela e por motivos éticos, não citarei o nome, mas o problema não é apenas da operadora (claro que ela tem culpa), mas o mercado brasileiro é muito volátil e os consumidores estão cada vez mais exigentes e acompanhar esta tendência de produtos x preços diariamente é muito complicado, empresa alguma no mudo esta plenamente capaz de alterar seus portfólios de produtos de uma semana para a outra, sem causar um grande impacto na qualidade do serviço prestado até porque o Brasil não tem infraestrutura necessária para aguentar milhares de pessoas com 3 equipamentos conectados na Internet em média (em geral Smartphones, TV, Notebook) simultaneamente, é uma troca de dados violenta o tempo todo, os servidores até choram.

    As operadoras lucram muito com isso e os consumidores também lucram com os pacotes que lhe são oferecidos, que são bem mais vantajosos hoje do que a anos atrás, mas ainda assim, esta aquém do que realmente precisamos porque o Governo apenas impõe multas, regras, indicadores, mas não quer saber de ajudar as empresas em geral, reduzindo impostos, para facilitar os investimentos necessários sem que seja necessário sacrificar empregos ou outros investimentos tão necessários quanto a infra.

    Enfim, essa é a minha humilde opinião, de quem vive o problema, do outro lado da mesa.

    Obs.: Eu também sou cliente de operadoras, e não só da empresa que trabalho e também enfrento problemas, mas hoje olho para eles, com a dimensão que merecem receber.


    • Não concordo. Se você ler direito o post, o problema não são os serviços, mas a dificuldade em contactar a operadora para resolver algum problema.


  • Estou com problema com a Tim desde Nov/15. Fiz um acordo paguei a entrada e mesmo assim cancelaram a minha linha, reclamei com a Anatel e nada também. Realmente as teles fazem o que querem.


  • Problema maior são as leis brasileiras que permitem que as operadoras possam fazer o que bem entender e recorrer milhares de vezes.


  • As empresas telefônicas do Brasil deixam muito a desejar, das 4 maiores já usei 3 (Tim, Vivo e Oi) e de longe para mim a Vivo é a melhor das 3 que eu usei. A tim usei por muito tempo mas é aquela coisa, é boa mas seus planos são fracos pelos preços aplicados, a Oi nem se fala, para mim é a pior de todas, call center uma desorganização, de vez enquanto as contas vinham com valores extremamente exorbitantes e seu serviço é realmente ruim. A vivo é a melhorzinha, não é perfeita, mas também não acaba com o seu cliente, suas contas são exatas, os valores são sempre aquilo que eu contratei, se eu não gastar mais é claro e seu atendimento até agora foi bom. Não que as outras sejam ruins mas das três com a vivo tive a melhor experiencia, depois com a tim e a oi nem preciso comentar mais...

    Esperando por um dia que alguma operadora gringa de boa qualidade desembarque aqui no Brasil para fazer a DIFERENÇA que essas precisam. (Obs: A Tim é Italiana e a Vivo é da Telefônica da Espanha

    Mas sobre os preços de planos eu acho um pouco alto para os serviços que são apresentados, muitas vezes temos que pagar mais de 100 reais num plano pós pago para ter "2gb" de internet móvel que as vezes nem chega no fim do mês.... É duro essa realidade. Enquanto temos T-Mobile com preços bem bacanas nos EUA, temos Vodafone e nós aqui na mesma de sempre...


    • Eu já usei todas Claro, Oi, Tim, Vivo. Só não usei Nextel. Agora apareceram as que subutilizam partes de outras, como a Porto, que também não utilizei. Todas deram e continuam dando problemas. Aqui fala-se do sac ou call center. A pior neste quesito, aqui no RJ é a vivo. É mais fácil eu falar simultaneamente com 5 presidentes que com a vivo. A oi é a que me resolveu os pepinos mais rápido.


  • Sério? Quem precisa de atendimento todos os dias? O maior problema das operadores nacionais são as tarifas que em alguns casos chegam a ser 700% mais caros que em outros países, e ser submetido a pagar tais tarifas é algo que preciso TODOS OS DIAS.


  • nem precisava confirmar...nós temos um atendimento ridículo dessas operadoras ... serviço deles também é uma porcaria e quando vamos perguntar o porquê tem problema... kd ? o atendimento pior ainda e aí desanima de resolver qualquer coisa ...tu tenta ir pra outra empresa mas é a mesma bosta

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