O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 15 Compartilhado 119 Comentários

Por que estamos menos empolgados com lançamentos de smartphones?

O Gartner, instituto de pesquisas, divulgou hoje (6/10) um relatório sobre as vendas globais de smartphones, tablets e outros produtos de tecnologia. Segundo o estudo, a indústria de dispositivos móveis sairá de um ano com vendas mornas e irá rumo a 2017 com pouca perspectiva de melhora. A falta de novidades marcantes em lançamentos recentes contribuíram também para esse marasmo que atinge diferentes faixas de preços. 

A pesquisa do Gartner aponta para dois fatores bem interessantes. Um deles é o desinteresse por parte dos usuários, que estão menos empolgados com os lançamentos que chegaram ao mercado ao longo de 2016. Mesmo com a oferta diversificada e o forte apelo para recursos exclusivos, como câmeras duplas e sensores biométricos, o instituto constatou que este ano muitos donos de smartphones optaram por não trocar seus produtos por essas novidades.

O segundo ponto interessante dessa pesquisa se refere as categorias que estão se mantendo dentro do esperado pelos analistas, no sentido de vendas, claro. Smartphones chineses e modelos de entrada são os principais responsáveis por manter o mercado de dispositivos Android movimentado. Outra categoria que tem gerado lucro aos fabricantes é a gama de modelos premium, que aparecem como alternativa de luxo ao top de linha da marca.

O segmento premium tem mantido a margem de lucro dos fabricantes mais interessante. Aqui no AndroidPIT nós já falamos bastante sobre essa nova modalidade de aparelhos - mais caros - que vem sendo explorada no Brasil desde o ano de 2014. Saiba mais no artigo abaixo:

AndroidPIT Camilas Samsung galaxy s7 edge diary 4
O Galaxy S7 Edge é um dos grandes aparelhos  / © ANDROIDPIT

Numa comparação com o ano de 2015, as vendas de smartphones em 2016 apresentarão queda de aproximadamente 1,6% ao final do ano. Esse desaquecimento nas vendas também vale para outras modalidades de produtos, como laptops e tablets, que encerrarão o ano com vendas bem abaixo da média.

O ano de 2018 é aguardado pelos especialistas com bastante otimismo, visto que para o ano seguinte é esperado um aumento de 3,5% na venda de smartphones (em comparação com 2016). Esse aumento previsto está relacionado, sobretudo, ao iPhone 8 (7S), que é o modelo que representará o aniversário de dez anos de lançamento do primeiro iDevice. É esperado por analistas de mercado que o modelo da Apple seja uma das novidades do ano seguinte.

A expectativa, contudo, é que os lançamentos sigam nesse clima de " muita festa por pouca coisa", e que as vendas se mantenham num ritmo de crescimento lento. Esse processo acontece com vários setores da indústria, como a automotiva, por exemplo. Após um período alto de aquisição, é esperado o recesso e a renovação dos produtos que estão em circulação.

Você se empolgou com quantos lançamentos esse ano? Pensa em trocar ou comprar um novo smartphone ainda em 2016?

Via Gartner

15 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Victor Lima há 11 meses

    aqui no Brasil tem um motivo...preços

  • Roberto Oliveira há 11 meses

    Eu só nao entendi se essa pesquisa foi feita em território nacional ou se foi global.
    Aqui no Brasil tenho absoluta certeza que se os preços fossem mais acessíveis e não sofressemos tanto com impostos, todos teriam um 'top de linha lançamento' independente de trazer alguma inovação ou não.
    Ja la fora acredito que e justamente esse quesito que faz as pessoas nao terem tanto interesse.

  • Maicon Bruisma há 11 meses

    A resposta é simples: pq já chegamos na mesmice. Tops de linha de 2014 já fazem bem o trabalho, já rodam tudo, intermediários de 2015 idem. Hoje em dia maioria dos intermediários possuem tela ótima, câmeras ótimas, desempenho ótimo, armazenamento suficiente para a maioria, construção que não se tinha em tops de linha de 2 anos atrás. Já os tops, podem vir modulares, com caneta, com tela Edge, som estéreo, super bateria, à prova d'água, de balas, até com função "abre caixa eletrônico", mas sabemos que todos compartilham de coisas iguais, como construção premium, câmeras excelentes, desempenho de sobra, bateria com carregamento rápido, coisas que todos usam e que acabam sendo o principal do aparelho. Nada mais impressiona, é por isso que iPhone deixou de ser um boom faz tempo.

  • Júnior Pereira há 11 meses

    POR QUE ESTAMOS MENOS EMPOLGADOS COM LANÇAMENTOS DE SMARTPHONES? Essa é fácil de responder!!! "O PREÇO"

  • José Augusto t. há 11 meses

    Além da falta de grandes inovações, temos também a questão dos preços absurdos, e fora da nossa realidade de vida(Brasil).

119 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi