O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 996 Compartilhado 259 Comentários

Pixel Launcher: como baixar e instalar o lançador dos Google Pixel

Atualizado: APK disponível para aparelhos sem root

O Google Pixel e o Pixel XL rodam uma versão exclusiva do sistema Android Nougat. Um dos recursos específicos destes novos dispositivos é o Pixel Launcher. Atualização: depois que a gigante das buscas disponibilizou o lançador na Play Store, tivemos uma série de tentativas para trazer o serviço para outros modelos. A mais interessante delas acaba de ser anunciada por um desenvolvedor no Reddit e não precisa de acesso root. Confira como baixar e instalar uma versão completa do Pixel Launcher aqui.

Destacar mudanças recentes

Baixe e instale o Pixel Launcher na Play Store

O lançador da linha Google Plixel está disponível na Google Play Store. A má notícia é que pode ser baixado apenas pelos proprietários da linha Pixel. Contudo, continue lendo este artigo e saiba como instalar o Pixel Launcher manualmente.

Pixel launcher app play store
O Pixel Launcher está disponível na Play Store, mas apenas para os novos smartphoens do Google / © AndroidPIT

Tutorial 1

Baixe e instale o Pixel Launcher sem root

Antes de começarmos, é preciso lembrar que o Google confirmou que o Pixel Launcher será uma opção exclusiva dos novos modelos Pixel. Assim, o único meio de instalação do mesmo em smartphones não-Pixel é através de APKs, o que exige um certo nível de conhecimento e cuidado dos usuários. O APK deste artigo não é assinado pelo Google.

Dito isso, se o seu smartphone roda com o sistema operacional Android, mesmo sem acesso root, é possível ter agora uma experiência completa com o lançador da série Pixel. O desenvolvedor AmirZ conseguiu criar um APK com base no AOSP Launcher 3 capaz de oferecer todas as funcionalidades do Pixel Launcher. Com este APK, você pode obter o widget de tempo e de relógio, bem como a caixa de pesquisa representada pelo botão "G" do Pixel Launcher. Além disso, você manterá os recursos do Google Now no seu Android.

Para fazer o download do APK, acesse esta postagem, no canal Reddit, e encontre a última versão para baixar diretamente do GitHub (atualmente chamada de "Pixel-v1.2"). No seu aparelho, verifique se a opção de segurança "Fontes desconhecidas" está ativada para poder instalar aplicativos de outras fontes que não a Play Store. Depois disso, é só dar continuidade a instalação do APK.

AndroidPIt google pixel XL 9787
O Pixel Launcher nunca esteve tão perto da tela inicial do seu smartphone / © AndroidPIT

Tutorial 2

Como baixar e instalar o Pixel Launcher

Caso o primeiro tutorial não tenha funcionado para o seu aparelho, temos mais uma opção. Os desenvolvedores que disponibilizaram este APK confirmam que o conteúdo embarcado durante a instalação é inofensivo, se tratando assim do lançador e seus recursos unicamente. Nós testamos em alguns smartphones na nossa redação sem maiores problemas. Mas como não somos os responsáveis pelo arquivo, não temos como atestar se o mesmo irá ou não funcionar no seu dispositivo.

Antes de continuar, lembre-se de ir até as configurações de segurança do seu Android e habilitar a opção "Fontes desconhecidas".

Para o Pixel Launcher rodar plenamente em seu dispositivo será preciso instalar dois APKs. O primeiro é o lançador e suas configurações, como widgets, Google Now e outros recursos. O segundo é o novo sistema de papéis de parede, que baixa imagens em alta-resolução periodicamente. Vamos aos links:

Após a instalação, você terá o resultado da imagem abaixo na tela inicial e na bandeja de apps:

pixel launcher xperia um
Pixel Launcher / © AndroidPIT

Para conhecer as demais novidades faça clique e pressione a tela inicial e vá até as áreas de "Configurações", "Widgets" e "Papéis de parede". Nenhum widget em específico é adicionado com esse launcher, assim como os atalhos que aparecem quando algum ícone é pressionado no dock ou na tela inicial. Ambos os recursos são exclusivos do launcher dos Pixel.

pixel launcher xperia two
Widgets e configurações do Pixel Launcher / © AndroidPIT

Os papéis de parede são dinâmicos e ficam ordenados por categorias. Dentro de cada categoria você encontrará no canto superior esquerdo a opção "plano de fundo diário", que altera o papel de parede uma vez a cada 24 horas. Lembre-se que essa opção consome internet, visto que as novas categorias não aparecem sem conexão.

pixel launcher xperia tres
Novo sistema de papéis de parede / © AndroidPIT

E aí, o que você achou do Google Pixel no seu smartphone Android? Tá rodando liso?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as formas - oficiais e alternativas - de contar com o Pixel Launcher no seu smartphone Android. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

996 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

259 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi