O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 7 Compartilhado 45 Comentários

Play Store: apps com compras internas não podem mais ser "Gratuitos"

A Google concordou em adicionar proteções extras em jogos tidos como "Gratuitos" para Android para evitar que usuários desavisados comprem novos recursos e itens virtuais com dinheiro real. O pedido para as mudanças veio da Comissão Europeia, que procura regulamentar os anúncios de aplicativos para evitar esse tipo de problema.

Play store update
Apps com "in-app purchase" não ficarão na seção Gratuitos / © ANDROIDPIT

A Google afirmou que até o final de setembro deixará de anunciar aplicativos como "gratuitos" quando eles tiverem opção de realizar compras internas (in-app purchase) e que também vai exigir a verificação de pagamento antes de cada compra.

A Comissão emitiu instruções para a Google e Apple com intuito de anunciar mais claramente os aplicativos que trazem as opções de compras internas em suas lojas virtuais. Ela também instruiu as duas empresas a não incentivar crianças com desenhos e imagens chamativas a comprar itens virtuais com dinheiro real, depois de reclamações consideráveis ​​por parte dos consumidores. 

"In-app purchase" é um modelo de negócio em que o aplicativo é instalado de forma gratuita mas permite adquirir novos recursos, itens e bônus dentro do jogo utilizando dinheiro real. Casos como crianças que gastaram mais de US$ 1000,00 em itens virtuais com o cartão de crédito dos pais vêm acontecendo com certa frequência. Apesar da restrição passar a valer em toda a Europa, não está claro se em outros países a Google fará a mesma mudança.

E você, o que acha dos aplicativos com opção de compra serem removidos da seção Gratuitos? Deixe seus comentários abaixo!

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcus Vinicius Rodrigues 19/jul/2014

    Renan, dá perfeitamente para deixar o número do cartão na conta dos filhos. Eu deixo o número do meu cartão na conta da Play Store deles, e basta deixar a opção de solicitar senha para realizar qualquer compra. Assim, quando eles querem comprar algo, eu avalio e se for o caso, insiro a senha (sem que eles vejam, pois criança é f...!).

  • renan souza 19/jul/2014

    Assim... Embora seja uma boa proteção, fico me perguntando, pq o numero do cartão de crédito dos mais estejam salvos nas contas da playstore dos filhos(crianças)? um pouco de cuidado e bom senso evitaria todos esses problemas.

  • Guilherme Vieira 19/jul/2014

    Bela notícia, outro dia sem querer minha irmã comprou uma licença de 80 reais no jogo magic piano '-'

  • renan souza 19/jul/2014

    Entao perfeito... Os outros pais eh q foram descuidados.

45 Comentários

Escreva um comentário:

  • Eu não vejo problemas com isso, afinal o processo para incluir um cartão só o titular consegue. Então a culpa e do mesmo. Por outro la tem muitos jogos bons que vc pode jogar sem precisar comprar. Vamos aguardar para ver como que vai ficar. Um coisa que poderiam fazer e ter a opção mo jogo ora pessoa comprar para alguém. para poder comprar para um amigo, um primo, a namorada e etc


  • Muito cuidado com as senhas do cartão de credito..


    • Não pede senha .-. Só os números do cartão de credito e outras informações básicas como nome e data de validade.. Mas a senha não pede.. Falta de segurança.


      • Pede a senha sim... Mais pede a senha conta atual do email ou seja a própria pessoa. Deveria ser a senha da conta da conta onde ta vinculado o cartão



  • O que me irrita mais é quando um jogo pago se torna Gratuito e voce não é recompensado por nada e além disso tem que ficar vendo propagandas enchendo o saco e pagar caro por itens bobo, e a moeda do jogo ser pouca para comprar itens essa estratégia me enoja.
    Asphalt 8, comprei e uma semana depois se tornou gratuito.
    Vieram varias propagandas de bonus e itens caros.
    :(
    para não haver essa de usarem seu cartão é simples descobri essa semana sem querer, ative a opção de PIN ao efetuar compras com cartão de crédito e tá resolvido.


  • ODEIO JOGOS E APPS COM "APPS IN PURCHASES"..... SAUDADES DAQUELES ANTIGOS JOGOS NO IOS E ANDROID EM QUE OS JOGOS ERAM PAGOS E ÚNICOS E NEM PRECISAVAM DE ITENS COMPRADOS DENTRO DOS JOGOS.


  • A questão e que deveria ter a opção de cadastrar a conta e senha do responsável . Ao fazer conta de uma criança. Ai ao comprar ele solicitaria a conta e a senha do responsável.


  • A pergunta e, o porque seu número de cartão tava cadastrado na conta dela.


  • Mais uma conta para pagar se não bastasse pagar o celular


  • É muito certo essa remoção essa é minha opinião. Se é. gratuita e pracer tudo gratuito não é pra ter compras


    • Na verdade o que eu penso é que o informativo do PlayStore passa a informacao de que o aplicativo é gratuito e não os itens premium que possa dar mais vantagens aos usuário. Sendo assim o jogo infantil como Pou, Angrs Birds, entre outros jogos e ate mesmo aplicativos ótimos que são gratuitos porem para usarem recursos mais avançados estariam fora da lista dos gratuitos, praticamente a área de gratuitos vão perder vários aplicativos.
      Novamente digo, o que é gratuito é o aplicativo, e não as vantagens premium ou moedas que o usuário deseja (cujo é opcional ao usuário adquirir ou nao).


  • Legal google, só falta pedir pra adicionar cartão pra baixar 👍👍


  • Já deveria ter essa proteção antes, as vezes baixo um app que se diz gratuito e quando vou jogar pede pra pagar pra poder continuar, fico puto da vida 😠


  • Tmb tenho filhos q usam meu aparelho, da minha esposa e o tablet deles e em todos aparelhos tenho a conta salva com o cartão e solicitação de senha para liberação. Toda compra posso conferir se é válido a compra.


  • Eu acho que não tem nada a ver... os pais que são descuidados...


  • Acho que também deveria informar claramente se um jogo precisa de conexão a internet para ser jogado na hora que vamos fazer download na Play , pois muitas vezes mesmo lendo toda a descrição isto nao fica claro.


    • Essa informação, e muitas outras ja existem a muito tempo, sempre que você vai baixar algo, aparece uma caixa com as informações sobre o app, e umas delas são "Compras no Aplicativo" além de "Informações de ligação Wifi" e "Acesso Total a Rede", isso sempre mostra antes de você clicar em "Aceitar". Para cer sincero, acho que essa nova medida em relação as mudanças devem ser vistas com cautela, pois se a partir dessa mudança, os jogos Freemium so poderem ser baixados se for cadastrado um cartão de credito na conta da Google Play, para baixar um jogo supostamente grátis, muitos desenvolvedores vão a ruína.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi