Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

Play Store pode banir aplicativos que empurram anúncios na barra de notificações

Play Store pode banir aplicativos que empurram anúncios na barra de notificações

Sob o risco de serem banidos da Goole Play Store, aplicativos que enviam spam usando a barra de notificações dos usuários precisam rever seus conceitos. A Google anunciou que pelo menos 20 mil apps estão nesta categoria de softwares que abusam dos usuários.

PlayStoreAdChanges2
© Venture Beat

A Google já implementado as mudanças e deu um prazo de 30 dias aos desenvolvedores para atualizar seus aplicativos sob o risco de removê-los da Play Store. As mudanças podem ser encontradas na página de Políticas do Programa para Desenvolvedores do Google Playconferidas e seguem a doutrina oficial da Google. O detalhe é que o novo "regulamento" foi publicado em agosto, ou seja, o período de carência de 30 dias para os devs está terminado.

Em Políticas de anúncios, dentro dos Termos do Desenvolvedor, consta a seguinte informação:

2. Contexto dos anúncios
Os anúncios não podem simular ou imitar a interface do usuário de aplicativos ou dos elementos de aviso ou de notificação de um sistema operacional. 


3. Paredes de anúncios e anúncios intersticiais
Os anúncios intersticiais são exibidos somente dentro do aplicativo ao qual estão integrados. É proibido forçar o usuário a clicar em anúncios ou enviar informações pessoais para fins de publicidade, de modo a usar completamente um aplicativo. É necessário que uma seta visível e acessível esteja disponível para que os usuários possam dispensar o anúncio intersticial sem penalidades ou cliques involuntários.

Há algumas semanas, escrevi sobre o comportamente dos usuários com relação à compra de apps na Play Store e as alternativas encontradas pelos desenvolvedores para gerar receita sobre eles. Embora respeite o direito dos desenvolvedores de criar novas possibilidades de ganhar a vida explorando seus respectivos aplicativos, deve haver uma linha entre aplicativos e aplicativos suportados por anúncios.

Inicialmente, essa decisão pode ser difícil para alguns desenvolvedores, mas no final, é bom para os usuários e para o ecossistema Android como um todo. Além disso, melhor experiência de uso levará a mais downloads de aplicativos e, consequentemente, elevará a confiança dos usuários na Play Store.

Você já sofreu com este tipo de anúncio na barra de notificações? O que você acha desta política da Google? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Artigos recomendados

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.