O atraso de Pokémon Go e quando uma empresa não acredita no próprio produto

AndroidPIT pokemon go outside test 11
© nextpit

Na manhã desta terça-feira (02/8), a Niantic, estúdio responsável pelo desenvolvimento e distribuição de Pokémon Go, emitiu um comunicado em que explica, de forma breve, porque a empresa ainda não lançou o jogo tanto no Brasil, quanto em outros países do mundo.  E o conteúdo do anúncio dá uma boa mostra de quando a própria empresa não acredita muito no próprio produto. Ou ao menos essa é a impressão. 

Primeiro, vamos do começo: o anúncio da Niantic – publicado em sua página no Facebook – basicamente diz que “eles tiveram de limitar o acesso de serviços de terceiros (aplicativos), que estavam interferindo na capacidade de manter a qualidade do serviço para os usuários e, principalmente, de levar o jogo para outras partes do mundo”. 

Ainda segundo a nota, “o grande número de usuários em todo planeta fez com que a distribuição de Pokémon Go ao redor do mundo se tornasse um desafio interessante. E não terminamos ainda. Sim, Brasil, nós queremos levar o jogo até vocês (e a outros países onde ele ainda não está disponível)."

AndroidPIT pokemon location apps
A Niantic promete trazer Pokémon Go para o Brasil...um dia... / © NextPit

Nota: a conta do Twitter do diretor da Niantic (e chefe de Pokémon Go), John Hanke, foi hackeada na última segunda-feira (01/8) por brasileiros, que pediam o jogo no país. 

Por fim, a empresa revela que tem recebido mensagens de muitas pessoas frustradas por ainda não ter acesso ao game e que a companhia “está trabalhando loucamente para manter o jogo em funcionamento enquanto ele continua sendo disponibilizado globalmente”. 

Quando uma empresa não confia no próprio produto

No último dia 07 de junho, comentei que a Nintendo havia começado com o pé esquerdo no mundo mobile, ao lançar Miitomo, uma mistura de game e redes sociais que ninguém entendeu muito bem. E que, depois de um sucesso inicial, o título teve uma dificuldade enorme para reter os usuários, sofrendo uma queda de 75% no número de jogadores.

Por fim, escrevi que para corrigir a rota e crescer, ela deveria se focar em adaptar seus títulos mais poderosos para o mundo mobile. Entre eles, Mario, Zelda e...Pokémon!

Ou seja, não é preciso entender muito do mercado de games para prever que a combinação “Nintendo + Pokémon + smartphones” tinha ótimas chances de dar certo. Afinal, estamos falando duas marcas muito queridas do público (Nintendo e Pokémon), voltadas à categoria de dispositivos que mais cresce no mundo (smartphones). 

AndroidPIT pokemon go outside test 20
A capacidade de Pokémon Go teria sido subestimada pelos seus desenvolvedores? / © NextPit

Então, fica a pergunta: por que raios a Niantic e a própria Nintendo não se prepararam melhor para suportar uma demanda que, tudo indicava, explodiria de forma absurda?

A resposta para isso é, das duas, uma: ou ambas as empresas não apostavam muito no sucesso do seu próprio jogo, achando que a tecnologia de realidade aumentada seria restrita a poucos países e que a franquia de Pokémon já não seria tão forte entre o público (tremendo erro); ou algum estagiário trocou os PPTs de planejamento e fez com Miitomo tivesse um lançamento e infraestrutura globais, enquanto Pokémon Go tivesse lançamento apenas gradual (tremendo erro 2). 

Eu fico com a resposta número 1

Ou vocês podem imaginar a EA lançando Star Wars: Battlefront ou FIFA gradualmente com medo de sobrecarregar seus servidores? Ou a Activision com Call of Duty? Ou a Rockstar com Grand Theft Auto? Não, né? Eles investem o suficiente para suportar a demanda e acompanham. Isso se chama confiar no próprio taco. 

miitomo3
É assim que os executivos da Niantic se sentiram quando descobriram que subestimaram Pokémon Go/ © ANDROIDPIT

Com toda essa demora em tornar o jogo mais global, a Niantic e a própria Nintendo estão perdendo uma oportunidade e tanto para continuar ganhar usuários, ganhar dinheiro na venda de conteúdos e, principalmente, manter o jogo relevante entre o público. Afinal, o desgaste da marca já vem acontecendo e, quando o game chegar ao Brasil há a possibilidade de que o número de downloads do jogo seja menor que o esperado. E a retenção do público, claro, seja ainda menor. 

Mas ainda dá tempo de reverter o quadro? Claro que sim! Mas as empresas precisam combinar agilidade de lançamento, com a capacidade de manter seus servidores funcionando independente da demanda. 

Eles ganham bem para isso, não?

E sua vontade de jogar Pokémon Go, aumentou ou diminuiu com toda essa demora?

Ir para o comentário (64)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
64 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Paulo C. 23
    Paulo C. 05/08/2016 Link para o comentário

    pokémon go está ainda em fase "beta"...agora imaginem quando a nintendo usar "Mário" ou zelda? E por falar em zelda taí um jogo que ficaria bom com realidade aumentada, adoraria ser o link precisando cruzar a cidade...


  • Kaleb Souza 6
    Kaleb Souza 04/08/2016 Link para o comentário

    Só lembrando. Nintendo não desenvolveu Pokemon GO! Esse produto é fruto da Parceria da Pokemon Company com a Niantic.

    Danilo FujiseAndré M. de Miranda


  • André Sousa 17
    André Sousa 03/08/2016 Link para o comentário

    A Gameloft já deve estar preparando sua própria versão de Pokemon Go, e capaz de sair aqui antes do original.


  • Thiago19 40
    Thiago19 03/08/2016 Link para o comentário

    Creio que a apreensão no lançamento é algo esperado sendo que o único jogo de Pokémon que tinha pra Android não fazia muito sucesso e as iniciativas da Nintendo no mercado mobile não dava muito resultado.
    Porém a demora demasiada no lançamento faz com que o que era emplogação para jogar se transforme em frustração, pois o jogo não está disponível. No fim das contas quando lançar não vai ser grande coisa, enquanto em outros países as pessoas estavam quase no nível 50 no jogo estaremos no nível 10. Fora a diferença dos pokémons, não é muito legal começar um jogo em que você está muito atras dos outros jogadores.


    • Alexandre Silva 11
      Alexandre Silva 03/08/2016 Link para o comentário

      O jogo de "pokemon" que tinha inicialmente não se compara em nada com o Pokemon Go, se vc quer jogar candy Crush, vc vai jogar Candy Crush e não Pokemon Crush. Eles subestimaram o Pokemon Go pq a Niantic é uma empresa pequena e que não estava preparada para um jogo tão grande como Pokemon Go (que segundo eles próprios está em desenvolvimento ainda com 10% de seu potencial). O sucesso de um jogo depende e muito do que o publico quer, sendo interessante notar que mais da metade dos jogadores são mulheres, o jogo não tem um sistema de batalhas legal ( para não dizer medíocre) e não é possível batalhar contra amigos. Se não melhorar esses aspectos e ver como o publico feminino vai se manter não adianta lançar os 751 pokemons do universo que não vai atrair mais ninguem. Fora que esse é um jogop ara lançamento global, como vc mesmo exemplificou que ja tem gente no LVL 30-50 com todos os pokemons e a outra parte do mundo com nada.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 03/08/2016 Link para o comentário

    eu acredito que possa ser um jogo de marketing, isso é até ideal pra manter a alta indice de pesquisas sobre o pokemon Go, porém chega uma hora (e ja esta chegando) que essa demora causa estresse e o pessoal se revolta como hackear a conta do diretor do jogo...


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 03/08/2016 Link para o comentário

    A Nintendo vinha em uma queda considerável, e então resolveu tentar e entrar no mundo mobile. Então sem confiança alguma foi lá e fez dois , três joguinhos que são ok e não causaram tanto impacto, quando pokémon go foi lançado simplesmente não acreditavam no que iria dar. Uma pena pois foi um trabalho todo comprometido por falta de crença no produto. Agora eles precisam melhorar os servidores, lançar mundialmente e para só depois de estabilizar começar a lançar novidades. Já que eles mesmos avisaram que o game hoje, não conta nem 10% do que ele pode ser. Ou seja, Pokémon Go está comprometido até o pescoço e se não tomar cuidado em pouco tempo será esquecido por falta de organização e preparo.

    Paulo MeloThiago19


  • Paulo Melo 15
    Paulo Melo 03/08/2016 Link para o comentário

    Então, essa foi a razão de o jogo não ter sido lançado : hackeando a conta do diretor e responsável pelo desenvolvimento do Pokémon Go. O diretor não gostou da atitude daqueles brasileirosque fizeram isso, só porque estavam ansiosos e impacientes, né. Com isso, o diretor resolveu adiar. Brasileiros são impacientes (alguns).

    Eliandro Moura


    • Thiago19 40
      Thiago19 03/08/2016 Link para o comentário

      Olha os pronunciamentos lançaram pq estão tendo dificuldades por causa do sucesso, nenhum executivo quer perder dinheiro por causa de ficar chateado pela falta de preparo de sua empresa


  • Eliandro Moura 11
    Eliandro Moura 03/08/2016 Link para o comentário

    O que faz uma pessoa entrar num vício desses? Pessoas sendo assaltando na Inglaterra por caça Pokémon...Policiais Belgas jogando no período de trabalho...Pai e mãe foram presos nos Estados Unidos por abandonar seu filho para jogar o joguinho...imagina o caos quando chegar no Brasil.....

    Paulo Melo


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 03/08/2016 Link para o comentário

    Olha eu não onde essas pessoas que falam que estão com medo de ser roubado jogando Pokémon GO moram, mas não é todo lugar do Brasil que tem um bandido a cada esquina.


    • Pamella Scramin F. 32
      Pamella Scramin F. 03/08/2016 Link para o comentário

      como se as pessoas já não andassem na rua com a cara colada no celular...

      Bruno da Silva SantosThiago19


      • John T. 28
        John T. 03/08/2016 Link para o comentário

        eu nn ando pamela acho por isso q nunca me roubaram

        Bruno da Silva Santos


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 03/08/2016 Link para o comentário

    Eu acho que pode ser prejudicial sim, mas também acho que esse burburinho todo é para deixar a galera em polvorosa e não por medo de sobrecarga de servidor. Quando liberarem, muito mais gente estará sabendo desse lançamento do que quando saiu o APK, logo a quantidade de downloads será enorme. Só acho que não podem demorar mais tanto tempo.


    • 20
      KcoP 03/08/2016 Link para o comentário

      Já estou imaginando vc correndo pela cidade matando pokemons. 🖒🖒🖒🖒🖒💩💩💩💩


    • Thiago19 40
      Thiago19 03/08/2016 Link para o comentário

      Em muitos países muitas vezes estava sobrecarregado e as pessoas não conseguiam jogar direito.


  • Denis 57
    Denis 03/08/2016 Link para o comentário

    Nossa, eu tô TÃÃÃÃÃÃÃÃO empolgado com a chegada de Pokémon Go... SQN!


  • 20
    KcoP 03/08/2016 Link para o comentário

    Graças a São Megabite que essa porcaria ainda não desembarcou em terras brasileiras.


  • Pedro Remigio 24
    Pedro Remigio 03/08/2016 Link para o comentário

    Só quero que saia logo, minha empolgação já está diminuindo com essa demora toda pra sair no Brasil

    Thiago19


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 03/08/2016 Link para o comentário

    os ladrões vão fazer a festa ... já abusa dos adultos, imagina com as crianças...


  • Rafael Nunes 26
    Rafael Nunes 03/08/2016 Link para o comentário

    A Niantic e a Nintendo não deveriam ter lançado esse jogo agora. Eles poderiam ter segurando um pouco mais para lançar e ninguém ia reclamar tanto, pois varias produtoras atrasam seus jogos e todos já estão acostumados. Mas lançar algo sem um boa estrutura foi uma cagada imensa, se realmente a as duas empresas não perceberam o potencial que isso poderia chegar, isso é lamentável. Eu ainda acredito nesse app, mas realmente já perdi o entusiasmo que foi no começo.

    Uma coisa eu digo, frustar o consumidor é uma das piores coisas que uma empresa faz e as duas estão conseguindo. Isso poderá ser um dos maiores fiascos que a Nintendo pode fazer e pior ainda para Niantic que praticamente se mostrou para o mundo agora.

    Filipe Brito


  • John T. 28
    John T. 03/08/2016 Link para o comentário

    eh isso oq temos no brasil bumbum granada, malandramente , corrupcao , funk, crise , funk , olimpiadas [ que so vao quebrar mais o brasil e favorecer o 7x1 ] sertanejo universitario agora esses caras que tiverem a capacidade de hackear ate o cara ai da Niantic tinham que hackear era a anatel que faz oq quer com o povo da ate depressão pensar na fama de brasileiro la fora ainda mais que daki a 2 anos vou pros USA e sobre a Niantic e pokemon go peidaram na farofa msmo nn ligando pro jogo

    Leandro Da Silva Alves


    • 13
      João 03/08/2016 Link para o comentário

      ceo do Twitter?


  • Ezequiel T. Jo 12
    Ezequiel T. Jo 03/08/2016 Link para o comentário

    Lançar aqui no Brasil antes das Olimpíadas seria uma boa.


    • 20
      KcoP 03/08/2016 Link para o comentário

      Seria uma boa deixar de curtir a cidade e os eventos pra curtir essa bela porcaria?


    • Thiago19 40
      Thiago19 03/08/2016 Link para o comentário

      Atletas olímpicos estão reclamando que não conseguem achar pokémons no Brasil


  • bryant36 33
    bryant36 03/08/2016 Link para o comentário

    grande bosta esse pokemon go

    KcoP


  • 11
    Bruno 03/08/2016 Link para o comentário

    Pessoal anda com cel na mão no trem ,no metrô, em qualquer lugar, ai vem dizer que ta com medo de jogar pokemon go na rua? ah se tá de brincadeira neh? tem parques , represa , na boa desculpa de quem não quer jogar ou nunca curtiu o desenho.


  • 84
    Conta desativada 03/08/2016 Link para o comentário

    Voces realmente querem esse app no brasil? um monte de criança e adolecente com celular na mao na rua destraido proucurando pokemons ? VCs realmente se esqueceram que estao no Brasil ne ... Infelizmente galera Por aqui nao tem como esse app da certo é muita criminalidade pra ficar se arriscando por ai com um celular na mao


    • Hipopótamo Roxo do Mal 41
      Hipopótamo Roxo do Mal 03/08/2016 Link para o comentário

      Bom para minha sorte aonde moro é tranquilo tanto que faço trilhas de bike em estradas de terra e utilizo celular acoplado a bicicleta para monitorar o desempenho e ritmo, vai muito de pessoa para pessoa saber aonde utilizar o aparelho


    • 13
      João 03/08/2016 Link para o comentário

      já usam assim mesmo sem o jogo

      Leandro Da Silva AlvesAnderson


    • Pamella Scramin F. 32
      Pamella Scramin F. 03/08/2016 Link para o comentário

      mas amigo, da uma volta na rua, no metro, no ônibus. Eles já ficam com a cara no celular, só q no whatsapp ou no facebook... A diferença é que estarão jogando. Na pratica não muda em nada, fora que não será todo mundo que vai jogar na rua, o game gasta muita bateria e internet, não são todos que tem mais de 1gb de internet no celular.


  • Hipopótamo Roxo do Mal 41
    Hipopótamo Roxo do Mal 03/08/2016 Link para o comentário

    Essa merda só vai vir para o Brasil quando o mundo inteiro enjoar, como sempre Segunda mão...


    • 20
      KcoP 03/08/2016 Link para o comentário

      Vaza daqui!!


  • 73
    Jairo rios 03/08/2016 Link para o comentário

    É que o pessoal da Niantic é composto por ex estagiários da MS da área móbile , é tudo um eterno coming soon 😀


  • Felipe Barreto 13
    Felipe Barreto 03/08/2016 Link para o comentário

    Vocês acham que vou correr o risco de ter meu smartphone roubado por causa de um jogo? Kkkkkkkk Tem pessoas que olham no YouTube pessoas jogando em países mais civilizados (leia se menos violento) que o nosso e acham que vão conseguir jogar aqui tranquilamente (até parece que os bandidos vão deixar)... a frase do Toretto (Vin Diesel) no filme velozes e furiosos diz tudo "Aqui é o Brasil"!

    Lígia B.


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 03/08/2016 Link para o comentário

    O dia perfeito para isso seria no domingo 31/07, mas infelizmente os caras decepcionaram milhares de brasileiros, incluindo eu...kkkkkkk...

    Arthur Guzzo


  • Prisca 2
    Prisca 03/08/2016 Link para o comentário

    Não acho que seja tão fácil fazer um jogo de escala global em que vc pode jogá-lo em qualquer lugar ...trabalho, escola, passeio e até fazendo compras no supermercado...o erro é que deveriam lançá -lo quando estivessem prontos para isso...ou muito próximo de conseguir...é claro que o sucesso já era esperado...ou pelo menos deveriam ter feito uma pesquisa para saberem...
    Não sei como está a repercussão em outros países em que o jogo não foi lançado...mas aqui a mídia está tão forte em cima especulando datas falsas que faz parecer que estamos esperando há meses e criando espectativas e acordando de madrugada para baixar o jogo ou até mesmo ficando sem dormir...é falta de respeito da empresa que não justifica, da imprensa que só pensa em divulgação sem escrúpulos e dos hackers que já radicalizam invadindo o Twitter e dos próprios brasileiros que dão corda a tudo isso .... todos estão errados a meu ver...e sim...Estou desestimulada...mais pela falta de comunicação da empresa do que do resto...esse é meu ponto de vista.

    Gustavo Hanemann


  • Andre Carim 1
    Andre Carim 03/08/2016 Link para o comentário

    ...


  • 15
    gleibson 03/08/2016 Link para o comentário

    não perco meu tempo com esse tipo de jogo nada contra quem joga é que não gosto desse genero


    • 20
      KcoP 03/08/2016 Link para o comentário

      Coisa de retardado doente. Fato..


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 03/08/2016 Link para o comentário

    Por enquanto, estou satisfeito com meus jogos de corrida.


  • 99
    Conta desativada 03/08/2016 Link para o comentário

    Nem aumentou ou diminuiu...


  • mauro de khriszaor 5
    mauro de khriszaor 03/08/2016 Link para o comentário

    A única que soube lançar jogos para smartphones foi a Sega, porque o resto das produtoras japonesas dançaram.
    Alguém viu o Megaman gogo, Street Fighter 4 nas lojas de apps do Brasil?
    TEm o resident evil 5 agora porem...


  • mauro de khriszaor 5
    mauro de khriszaor 03/08/2016 Link para o comentário

    A um outro problema também
    Dinheiro
    O brasileiro não faz muita compras dentro dos jogos ""gratis"" também se for escolher da 200 reais em uma arma nos jogos da Glu, 200 em um carro no asphalt 8 ou 200 reais num minion é melhor e mais inteligente gastar 200 reais em um jogo pra console ou PC sejamos francos.

    Andy


    • John T. 28
      John T. 03/08/2016 Link para o comentário

      cara depende sla tenho um galaxy s7 e tive um iphone 5s quando tinha o iphone comprava muitos muitos apps mas nao sei pq [ pq o sistema era fechado sla} no meu s7 so tenho jogo crakeado pirata kkkkkkkk acho q no ios eh diferente essa questao de valores a galera investe , mas ca entre nos eh pq android tem ate de $700


  • 19
    Vinicius Coelho 03/08/2016 Link para o comentário

    Não é possível que a Nintendo tenha achado que Pokemon fosse fraco, porque os jogos de 3DS vendem para Caraleô, tanto no Japão, quanto fora. Acho que a Nintendo tava achando que não ia dar dinheiro, isso sim. E meu Deus, será que não há ninguém pra fazer uma pesquisa. Audiência do anime, venda dos jogos... Cara, aqui fizeram um burburinho danado porque trocaram o dublador do Ash na atual temporada. Fora que quando fizeram o primeiro anúncio todo mundo ficou louco. Quanto a lançamento regional... É tão comum entre as produtoras Japonesas que nem me surpreendi.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 03/08/2016 Link para o comentário

    estão é enrolando isso sim...


  • 16
    Bruno 03/08/2016 Link para o comentário

    pra falar a verdade eu nunca tive o mínimo interesse. pra mim a dinâmica do jogo não funciona pra realidade que o Brasil se encontra, onde não se pode nem tirar o celular do bolso que vc corre o risco de ser roubado.
    a idéia é muito boa, mas a necessidade de ter que jogar nas ruas aqui no Brasil definitivamente não combina.
    Minha opinião!


  • 82
    Conta desativada 03/08/2016 Link para o comentário

    Tem neguinho quase pirando de ansiedade. Eu só observo 👀

    Arthur Guzzo


    • John T. 28
      John T. 03/08/2016 Link para o comentário

      ai qndo chegar enjoam em 2 meses e esquecem kk


  • Marllon Kevinn 22
    Marllon Kevinn 03/08/2016 Link para o comentário

    Esse hacker, que hackeou a conta do diretor da Niantic, foi extremamente burro, pense comigo, como o cara vai se sentir sabendo que a conta do Twitter dele foi hackeada por um --> BRASILEIRO <-- // Será que ele ainda vai sentir a boa vontade de querer lançar o game aqui? Calma não terminei, eles também não querem lançar aqui ( Não exclusivamente só aqui, eu acho ) Por não serem responsável por índice muito elevado ( pelo pokémon go ) certo que, muita gente irá atrás de pokémons nas ruas, sendo que, tomará certa precaução, mas mesmo assim ( Bandidos tem faro para celulares ) assaltarão e humilharão a vítima, Pense comigo como ele se sentirá sendo responsável por aumentar consideravelmente a criminalidade no Brasil? Tem muitos relatos de pessoas sendo assaltadas pelo mundo afora, por que estava caçando pokémons DE MADRUGADA! e mais CRIANÇAS!, você pode achar este comentário como hater, não sou e nem quero ser, é o que eu penso.


    • Vitor Mendonça 11
      Vitor Mendonça 03/08/2016 Link para o comentário

      eu tinha feito o msm , mostra a zoeira br pra esse fdp que não lança aq. hue hue br br

      D tudo Um Pouco play


  • Josiley Dantas Batista 19
    Josiley Dantas Batista 03/08/2016 Link para o comentário

    Interessante a matéria. De fato esse cenário que está deixando a aparecer está sendo bastante frustante. Queria ter o aproveitado nas férias, mas... fazer o que.

    D tudo Um Pouco playCAV


  • raphael m. 24
    raphael m. 03/08/2016 Link para o comentário

    minha gente vamos parar um pouco e pensar, nossa vida não se resumi a isso não, se não vier não estamos perdendo nada, tem muito mais coisas interessantes, o jogo é ótimo, mas quem só ta perdendo de não lançarem aqui e somente quem o produziu

    D tudo Um Pouco play


  • 11
    Cadu . 03/08/2016 Link para o comentário

    Discordo. Penso que colocá-lo em escala global é sim complicado, muito além de ter apenas servidores disponíveis e deixar que o download seja feito. Ou você acha que eles não querem aproveitar a onda? Claro que querem, não conseguem porque é difícil.
    Ninguém nasce pronto pra uma escala tão grande assim, de uma hora pra outra. Aliás, do ponto de vista do negócio, isso pode ser um desperdício enorme de dinheiro. Se você for abrir um restaurante, você já vai se dimensionar para ter franquias no mundo todo logo ao abrir a primeira loja?

    Rui Maciel


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 03/08/2016 Link para o comentário

      Cadu, tudo bom?

      Eu entendo seu ponto de vista, mas me permita uma tréplica: uma coisa é você ser um estúdio menor e ter desenvolvido um game desconhecido que, de repente, faz aquele sucesso inesperado e seus servidores não dão conta da demanda. Isso acontece.

      Outra coisa é você ser um estúdio maior - caso da Niantic - ter o suporte da Nintendo e ter em mãos uma franquia (Pokémon) que é popular no mundo todo e com grandes chances de sucesso. Você precisa estar preparado para aguentar a demanda.

      Pode dar errado? Pode. Mas é um risco que faz parte. Como filmes em que os estúdios gastam centenas de milhões e podem não dar o retorno esperado. Eles sabem dos riscos. Mas não vão deixar de fazer outros filmes, porque o próximo pode render lucros exorbitantes.

      Mas nesse caso, o desgaste as marcas da Niantic e da Nintendo está sendo desnecessariamente maior do que se o game tivesse fracassado e os servidores estivessem ociosos.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Ader MarceloD tudo Um Pouco playReggis FortCAV


      • Reggis Fort 8
        Reggis Fort 03/08/2016 Link para o comentário

        Sem contar que: eu não consigo acreditar na desculpa de "não sabiamos que iriamos ter tantos jogadores" sendo que desde anúncio, traler, enfim tudo foi recebido com muito buzz, ja dando grandes indícios de que o jogo seria um estouro.


      • 11
        Cadu . 03/08/2016 Link para o comentário

        Obrigado pela tréplica, Rui. Foi uma decisão de risco que tomaram e que provavelmente gera arrependimento agora, pois se mostrou errada. Foram conservadores. Mas entendo a decisão que eles tomaram e provavelmente eu teria feito da mesma maneira. Abraços.

        Rui Maciel


      • Maikel Takata 3
        Maikel Takata 03/08/2016 Link para o comentário

        Rui, uma coisa que li no texto e aqui em seu comentário que estou tentando entender.

        Disclaimer inicial, não sou nintendista.

        De onde você obteve a informação que a Nintendo está dando suporte p/ a Niantic lançar o Pokemon Go?
        Até onde sei, o Pokemon Go é desenvolvimento exclusivo da Niantic e a The Pokémon Company (onde a Nintendo é sócia minoritária) cedeu a IP do Pokemon em troca dos lucros do jogo.

        Um fato é, a Niantic falhou miseravelmente em não prever a grande carga da demanda que o jogo causaria, ponto.
        A liberação não mundial, acredito que a Niantic ainda siga as estratégias que o próprio Alfabet costuma fazer. Raramente a Alfabet lançam seus produtos / serviços em todos os países simultaneamente. O próprio Ingress começou da mesma maneira, lançando aos poucos. Repetiram novamente a mesma fórmula, mas a diferença é que não carregava um nome mundialmente famoso como o Pokemon.

        Em relação ao Miitomo, para quem não tem um Wii U ou 3DS não existe uma utilidade e muito menos divertido, é praticamente um aplicativo de rede social com um avatar. O boom inicial foi por ser o primeiro app oficial de "jogo" da Nintendo no mundo mobile.
        Quem possui os consoles da Nintendo, utilizando o Miitomo e cumprindo metas como adicionar amigos e mandar mensagens, ganham moedas que podem ser utilizados p/ trocar por temas nos consoles ou descontos em compras de jogos na loja da Nintendo.

        Abraços!

        Rui MacielLeandro M. Irion


      • Rui Maciel 24
        Rui Maciel 03/08/2016 Link para o comentário

        Maikel, tudo bom?

        De fato, ficou mal esclarecido a questão do suporte da Nintendo. Eles não estão diretamente envolvidos. Mas o fato é que o nome da empresa está atrelado ao da Niantic, senão no desenvolvimento, no marketing. É a marca dela que estava lá na hora de promover o jogo. Deveria estar mais envolvida na hora de cobrar pela estratégia desastrosa da Niantic. Porque, bem ou mal, sobra pra Nintendo de tabela. Vide as ações da empresa que dispararam com Pokemon Go e logo depois caíram, quando ela revelou que não faturava tanto assim com o jogo.

        Na questão da Niantic repetir a estratégia da Alfabet, estou de total acordo com você. Lançamentos graduais valem pra games ainda desconhecidos, como o próprio Ingress (que eu achei interessante, aliás), onde você pode testar a receptividade aos poucos e expandir conforme a demanda. Fazer isso com uma franquia como Pokemon é pedir pra ter uma dor de cabeça tremenda, como, aliás, estão tendo. Eles tinham de ter um plano B que previsse um lançamento em escala global de forma rápida caso o título caísse no gosto do público. Pelo visto não tinham... :-)

        Quanto ao Miitomo, respeito quem gosta, claro, mas também achei um tiro no pé da Nintendo. Se você é grande e quer entrar pra valer em um mercado disputado como o mobile, deve fazê-lo com um "tiro de canhão", pra conseguir uma base gigante de usuários no mundo todo. E a Nintendo tem munição para isso, com Mário e Zelda no acervo, por exemplo. Ingressar nesse mercado com Miitomo - que agrada a uma parcela muito restrita do público - é pensar pequeno.

        Abraços e obrigado pelo comentário

        Maikel Takata


  • Lewis Carlsen 26
    Lewis Carlsen 03/08/2016 Link para o comentário

    Digo o mesmo sobre a Cortana para Android.


  • Maurício Nascimento 14
    Maurício Nascimento 03/08/2016 Link para o comentário

    Uma falta de respeito essa demora, para com o povo Brasileiro !


  • Maiko M. 10
    Maiko M. 03/08/2016 Link para o comentário

    interessante o texto

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.