O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 249 Comentários

Enquete: Por quanto tempo você acha que um smartphone deve ser atualizado?

Essa semana tivemos a notícia de que os Zenfones 3 da Asus estão recebendo update para o Android Oreo. Esses smartphones, lançados em 2016, chegaram ao mercado com a versão Marshmallow 6 desse sistema.

A OnePlus também informou que seu antigo topo de linha 3 e 3T estão recebendo o Oreo, e houve rumores de que os aparelho da linha Galaxy S6 também receberiam o Android 8. É perceptível perceber que, embora de forma lenta (bem lenta) mais aparelhos nem tão novos estão sendo mais atualizados.

A atualização de sistema sempre foi uma exigência de grande parte dos que entendem um pouco mais de smartphones, embora a chegada de um update nem sempre seja um mar de alegria. Algumas vezes, aparelhos antigos que recebem atualizações podem ter problemas, e você passa a desejar um downgrade ao invés disso.

AndroidPIT Google Pixel 2 4549
Atualmente, o Pixel 2 é o smartphone Android mais atualizado. Mas por quanto tempo?  / © AndroidPIT by Irina Efremova

Ainda assim, quem não deseja ver seu smartphone atualizado para uma última versão do Android e a aproveitar as novas funções? Afinal de contas, smartphones não são baratos, e ter o aparelho atualizado é algo que o consumidor espera para ter seu dinheiro bem gasto, para não se sentir enganado.

Porém, quantos updates deve ter um smartphone? Será qualquer tipo de smartphone deve ter tratamento e update igual, tanto básicos quanto topos de linha? Na sua opinião, por quantos anos um smartphone deve ter update garantido pela fabricante?

A pergunta abaixo não está relacionada aos updates de segurança, que não necessariamente têm a ver com a versão do Android, e sim com aquelas que realmente trazem novas funções e têm a ver com os nomes de doces.

Sendo assim, quero saber:

Por quantos anos você acha que a fabricante deveria fornecer update de Android para o smartphone?

Participe! Vote acima e deixe sua opinião mais completa abaixo!

95 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Franco L. há 2 meses

    to vendo muita galera fala de aparelho basico e intermediario q eles n deviam receber update por ser barato ...... mano isso e preconceito total só pq a pessoa pagou 300 reais ela n tem o direito de ter seu aparelho atualizado??? vcs acham q moram em que país porra EUA ? vcs estao no brasil caramba 90% dos aparelhos aki sao intermediarios pra baixo pouquissimas pessoas tem aparelhos intermediario premium pra cima , o que vc mais ve na rua sao galaxy j1 motoG 1 ou 2 e coisas do tipo larguem de serem malucos E outra o fato de a fabricante ser obrigada a atualizar so traz beneficio pq ela n vai poder lançar aparelhos mortos pq na hora de atualiza n vai ter hardware pra suporta ou seja se a google obrigar a ter pelo menos 2 ou 3 atualizaçoes pra empresa poder usar o android , isso é beneficio pra todos pois n teremos mais aparelho com 1 giga de ram e coisa do tipo

  • Sidney há 2 meses

    Acho que muitos já conhecem minha opinião sobre atualizações. Eu acho que o aparelho tem que funcionar redondo, independente da versão do Android. Além disso, não penso ser obrigação da fabricante atualizar. Se elas tivessem acostumado as pessoas, desde o início, a pagar por uma atualização, ninguém reclamaria, como nunca reclamaram do Windows.
    Temos que pensar que se as fabricantes se comprometerem a atualizar por muito tempo, teremos um custo elevado que será repassado para os celulares na hora da venda, pois isso exige uma equipe pesada de TI que é uma mão de obra cara. Então, como disse antes, prefiro ter o aparelho rodando perfeito do que me preocupar com atualização, apesar de entender aqueles que pedem por isso, principalmente aqueles que usam android "puro" porque carregam menos recursos e normalmente a atualização traz bastante novidade.

  • Soterio Salles há 2 meses

    Séria bom se o Projeto Treble fosse obrigatório para todos os smartphones lançados de agora em diante... Já que os lançados antes seria meio que impossível de alguma fabricante dar suporte.
    Assim novas versões do Android viriam diretamente do Google enquanto as fabricantes só iriam se preocupar em atualizar suas interfaces... Assim se alguma fabricante quisesse abandonar o aparelho era só não atualizar a interface proprietária que ao menos os patches de segurança estariam chegando.

  • Victor Lima há 2 meses

    depende muito do aparelho...se vc paga caro por um top de linha que tem configurações boas pra rodar qualquer coisa... ele pode aguentar 3... 4 anos de att...
    se for um intermediário tbm creio que aguente a depender tbm...
    só acho difícil exigir muito de um aparelho básico apesar que até os básicos evoluíram bastante né...

  •   48
    Lewis V.G há 2 meses

    Só uma observação :

    Aparelhos top conseguiriam rodar 3 atualizações tranquilamente... Mas será que os de entrada teriam essa mesma força?!?... Não creio que um J2 da vida aguentaria 5 updates como alguns sugeriram ...

249 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações