Por que o Android Go vai funcionar se o Android One falhou?

google io 2017 198
© Screenshots: nextpit

O Android Go é mais uma tentativa de tornar o seu sistema operacional mais fluido em smartphones com um hardware menor, logo, de baixo custo. Mas será que desta vez a Google consegue alcançar este objetivo?

Durante a apresentação, Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produto na Google, disse que “a cada sete minutos, um brasileiro ativa um dispositivo Android”. Neste momento, Samat estava se referindo ao Android Go, uma versão básica do Android O que terá como objetivo fomentar o mercado de smartphones de entrada no Brasil e na Índia, oferecendo uma experiência de uso justa para modelos básicos.

Para quem não lembra, em 2014, durante este mesmo evento, o Google IO, Sundar Pichai anunciava o Android One, cujo objetivo era fabricar smartphones a preços realmente baixos e conquistar o segundo bilhão de usuários para o Android. Naquela época, a ideia era dar uma espécie de modelo para as fabricantes, com um design padrão e de qualidade, e um software baseado no Android puro e que pudesse cobrir as necessidades mais básicas dos usuários.

O fato do Android Go aparecer em 2017 é basicamente a confirmação de que o Android One não deu certo. Mas por que o Android Go daria? A diferença de discurso me parece óbvia, em 2014 a Google estava focada em ter mais usuários, falava em conquistar "o segundo bilhão", lembro como se fosse hoje da fala de Sundar Pichai.

Tudo parecia mais agressivo. O que a Google fez em 2017 foi a mudar o tom: vamos melhorar a experiência dos usuários com smartphones de 512MB de RAM ou 1GB de RAM.

google io 2017 195
O Android Go quer ser uma opção para smartphones de entrada / © Screenshots: ANDROIDPIT

A realidade é que a Google, divisão da Alphabet, continua precisando de mais usuários, mas já entendeu que padronizar um hardware não gera competição, logo, não interessa às fabricantes. Agora, deixar a construção do hardware, mesmo que básico, nas mãos das parcerias e oferecer como produto um software leve, capaz de rodar em smartphones de entrada com specs básicas pode funcionar.

E não vai só funcionar para a Google e demais fabricantes, mas também para o usuário. Você já deve ter ouvido falar no YouTube Go, certo? O serviço permite, sobretudo, que os usuários gravem vídeos (quando em um ambiente com Wi-Fi, claro) em seu dispositivo para serem visualizados offline a qualquer hora. Mas também conta com diferentes funções, tais como escolher a qualidade e tamanho do vídeo e compartilhar o conteúdo com outros dispositivos através do Bluetooth. Isso tudo para tornar a experiência com streaming melhor e gastar menos dados.

google io 2017 196
Uso de dados otimizado ajuda o usuários a segurar as rédeas do plano / © Screenshots: ANDROIDPIT

Imagine que o Android Go fará o mesmo, mas ao nível do sistema. Aplicativos como o GBoard, YouTube, Google Chrome e Play Store serão otimizados para economizar energia e dados. Me arrisco ainda a dizer que o software será tão redondo que é possível que até as atualizações do sistema cheguem antes para aparelhos rodando com Android Go.

E é por isso que acredito que o Android Go vai funcionar, pois vai oferecer uma experiência de software descente em um hardware de baixo custo. Acima de tudo, as fabricantes poderão competir com diferenciais na categoria de entrada, só espero que não haja uma irmandade muito grande a ponto de fazer com que estas acabem nivelando o preço destes aparelhos acima dos 500 reais. Para isso já temos o Android.

Escrevo sobre o sistema operacional Android há tempos, meu foco é o mercado nacional, e não tem nada pior do que ver um usuário que investiu um dinheiro suado em um smartphone que entrega uma experiência pífia, especialmente se esta é a única plataforma para conectá-lo com o resto do mundo, via internet. Por isso, vejo o Android Go com bons olhos.

E aí, você acha que o Android Go vai funcionar no Brasil?

Ir para o comentário (46)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
46 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 28
    João 19/05/2017 Link para o comentário

    Gostei demais do último parágrafo. Acho que este seja um caminho. Mas acho também que isso seria um caminho paliativo. Poderiam lançar o mesmíssimo android, mesmo "núcleo", porém simplificado e com menos bloatware.


    "Escrevo sobre o sistema operacional Android há tempos, meu foco é o mercado nacional, e não tem nada pior do que ver um usuário que investiu um dinheiro suado em um smartphone que entrega uma experiência pífia, especialmente se esta é a única plataforma para conectá-lo com o resto do mundo, via internet. Por isso, vejo o Android Go com bons olhos."


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 18/05/2017 Link para o comentário

    A ideia é interessante como o Android One, mas tudo no mundo real é mais complicado...

    CAV


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 18/05/2017 Link para o comentário

    Existe no mercado uma pequena parcela de pessoas continuam em celulares antigos, talvez com o Android GO os custos desses aparelhos ficariam mais próximos destes.


  • Bruno A. Vieira 5
    Bruno A. Vieira 18/05/2017 Link para o comentário

    Definitivamente a piada do ano. Ao invés de resolver o problema da fragmentação, a Google agora resolveu chutar o balde e vai ajudar a piorar esta dor de cabeça crônica.
    Pra começar, se empresas como Positivo e DL, que só lançam aparelhos defasados, fora as linhas "basiconas" e, convenhamos, tenebrosas da Samsung e LG, nunca aderiram ao Android One, que tinha (e ainda acho que tem) bom potencial, já que lança atualizações tão rápido quanto os Nexus, para hardware mais básico, porque a empresa de Mountain View acha que estas marcas vão aderir ao Android Go, sendo que compensa mais para elas personalizar o software e enviar uma TouchWiz capada para um Galaxy Young da vida?
    E digo mais, se as empresas filiadas à Open Handset Alliance (aqui incluo a Quallcomm, a MediaTek e a Spreadtrum) tiram o delas da reta para não desenvolver firmware atualizada para os aparelhos, digamos, elegíveis à atualização (e, digamos, as principais responsáveis pelo atraso das atualizações que o consumidor recebem), porque a empresa de Mountain View acha que elas vão remendar seus drivers para hardware genérico, sendo que compensa mais para elas gerenciar os S8 da vida?
    E, por último, mas não menos importante, acham mesmo que vai vir aparelhos de 400 temers equipados com isso? A realidade é que vai ser visto aparelhos com mais de 1000, com configurações vergonhosas.
    Como se já não fosse bastante a enxurrada de apps que a Google desenvolve, vai criar mais, e ainda por cima versões capadas, só para ter o trabalho de manter atualizado depois?

    Ah, tenha dó, Google.

    cristiano joseCAV


    • CAV 57
      CAV 19/05/2017 Link para o comentário

      O Android Go não está muito distante da proposta do Windows 10 S (que pode ser chamado de Windows RT 10 também): são alternativas "quebra-galho", soluções paliativas, que buscam resolver questões imediatas, mas que nunca resolverão os verdadeiros problemas de suas versões principais.

      Ou seja, é um lançamento só pra dizer que lançou alguma coisa (o que ultimamente tem sido bem comum no Android).


  • 33
    Luiz Henrique 18/05/2017 Link para o comentário

    Sinceramente acho que os celulares com 2GB RAM e 16GB ROM já atendem a grande maioria hoje e podem ser encontrados a preços baratos.

    CAVBianca Ribeiro Gerard da Silva


    • CAV 57
      CAV 19/05/2017 Link para o comentário

      Mas ainda existe um pessoal b̶e̶s̶t̶a̶ que acha que comprando um Positivo Twist Mini, um Samsung Galaxy J2 Prime, um LG K4, um Moto C Plus, um Sony Xperia E5, estará fazendo um bom negócio.


  • Kaleb Souza 6
    Kaleb Souza 18/05/2017 Link para o comentário

    Acredito que otimizar ao nível que todos querem como ele rodando em smart de 1Gb fluidamente como o iOS da Apple, significa antes de tudo analisar a forma como o Android funciona sobre uma virtual machine. É necessário refletir que "Se pudesse ser feito, seria feito!"


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 18/05/2017 Link para o comentário

    Bem.... Isso já garante um Update para os novos Moto Cs... Isso é se a Lenovo atualizar kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Deixando a piada de lado, pode ser bom pra quem não pode ou não quer gastar com smartphone, problema vai ser se a proposta não atender as expectativas.... Acredito que isso vá ter uma aceitação maior em países como a Índia, lá o Tizen da Samsung tem tido uma boa recepção pelo fato de ser leve e rodar com aparelhos de hardware barato em relação ao Android é claro.

    CAVConta desativada


    • CAV 57
      CAV 19/05/2017 Link para o comentário

      Pra princípio de conversa, o Android que a Lenovo vai embarcar no Moto C será o tradicional mesmo.
      E segundo, embora seja realmente benéfico tornar o Android O atraente para aparelhos com configurações fracas, o Android Go não deixa de ser uma medida apressada e desesperada (tal como o Facebook e o Messenger Lite, ou o Windows 10 S) para dizer que está fazendo alguma coisa útil, enquanto o correto seria enxutar a versão tradicional e fazer mudanças drásticas no sistema de atualização do SO, assumindo de vez a responsabilidade por esse quesito.


  • Daniel 70
    Daniel 18/05/2017 Link para o comentário

    A Google está tentando tapar o sol com a peneira lançando o Android GO ao invés de investir em um sistema com otimização eficiente ao ponto de rodar fluido tanto aparelhos de entrada quanto Tops de linha, esse android GO pra mim não passa de uma estratégia de mercado pra gerar usuários insatisfeitos com um sistema capado e limitado, forçando a trocarem de Smart.

    CAVDenis


    • CAV 57
      CAV 19/05/2017 Link para o comentário

      Tal como o Windows 10 S.

      Daniel


      • Daniel 70
        Daniel 19/05/2017 Link para o comentário

        Pois é!


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

    Digamos que o Android Go funcione!
    Isso não seria prejudicial?
    Pois iriam lançar toneladas de aparelhos mais modestos com Android Go, e isso não seria um impacto nas vendas dos Top de Linhas?

    Tiago d'HoraDenisHenrique P.


    • Breno Caputo Filho 13
      Breno Caputo Filho 18/05/2017 Link para o comentário

      Acho que não. são nichos de mercado completamente diferentes. Quem quer e pode ter um topo de linha nem pensará em ter um aparelho modesto com Android Go. Nem mesmo os usuários de aparelhos de nível intermediário eu acredito que ser interessarão. os aparelhos de entrada com Android "padrão" que poderão e deverão perder consumidores. pelo menos é o que eu acredito.

      Deivis SchumanLuiz de SáHenrique P.Adilson MagalhãesFernando Lima


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 19/05/2017 Link para o comentário

        É esperar pra ver!


    • flavio dos santos 23
      flavio dos santos 18/05/2017 Link para o comentário

      O ruim é que a gente vai passar a ver mais smartphones de entrada por preços absurdos e aparelhos cada vez mais simples... Isso pelo menos aqui no Brasil

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 19/05/2017 Link para o comentário

        Bem provável brother!


    • Tiago d'Hora 2
      Tiago d'Hora 18/05/2017 Link para o comentário

      Boa pergunta, mas acho difícil. Ainda mais porque os usuários em geral são leigos e não ligam pra hardware e SO. Aparelhos low-end e high-end possuem públicos alvo diferentes.

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 19/05/2017 Link para o comentário

        Faz sentido o que tu disse brother!


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 18/05/2017 Link para o comentário

    Penso que os smartphones com Android Go que vão custar lá fora seus R$400,00 aqui vão ter o dobro desse valor ou até mais um pouco.

    Henrique P.Adilson MagalhãesFernando LimaDeivis SchumanConta desativadaJorge L. Machado


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

      Pode esperar que sim brother Leo Ramones!

      Léo Walk


  • Felipe Lima 28
    Felipe Lima 18/05/2017 Link para o comentário

    Sou muito cético quando vejo a palavra Android e Leve na mesma frase, só acredito vendo. O google não sabe bem o que é software otimizado levando em consideração suas aplicações de modo geral.

    Fernando LimaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

      Hahahahahhhaa!


  • Sergio T. 20
    Sergio T. 18/05/2017 Link para o comentário

    Acredito que dará certo.
    A grande maioria dos usuários usa o smartphone para ver redes sociais, whatsapp.
    Então para estes usuários, pode funcionar sim.
    Evidente que para quem tem mais necessidades, precisará investir mais dinheiro em um aparelho melhor, e, portanto, distante desta proposta.

    Luiz de SáAdilson MagalhãesFernando LimaJorge L. Machado


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 18/05/2017 Link para o comentário

    Imagine um smartphone que só vai rodar o Facebook Lite, Messenger Lite e Andry Birds Light Version, e de quebra fará ligação e receberá sms. Nem o iOS que trabalha muito bem com pouca ram usa 512mb, nos dias de hoje. Terá que me surpreender sr. google.

    Tiago d'HoraFernando LimaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

      Falou e disse brother!

      Tiago d'HoraNivaldo Cavalcante


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 18/05/2017 Link para o comentário

    Apenas observando...

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

      Por favor quero ver sua opinião brother Henrique Potter!
      Tu comenta muito bem!

      Henrique P.


  • Ricardo Barbosa 20
    Ricardo Barbosa 18/05/2017 Link para o comentário

    É outro conto de fadas da Google. E o modo de economia de energia? Porque o modo DOZE é uma fraude. Foi a função mais comentada (e esperada) do Android 6, o suposto concorrente do STAMINA. Nunca mais se falou nele. Nunca ficou claro como se ativava o suposto modo DOZE... ou seja não havia uma mensagem: O MODO DOZE FOI ATIVADO. Fomos todos tapeados.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

      Ou lenda! ^^


  • 73
    Jairo rios 18/05/2017 Link para o comentário

    Vamos aguardar e observar se desta vez o projeto da Google deslancha ,.já fico.feliz por não terem lançado um.novo mensageiro.-)

    Henrique P.Fernando Lima


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 18/05/2017 Link para o comentário

    eu creio que dê certo... e que resolva os problemas de aparelhos mais baratos

    Fernando LimaDeivis SchumanAdilson Magalhães


  • 17
    Diogo Travassos 18/05/2017 Link para o comentário

    Larga o Java que resolve.

    Ader Marcelo


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 17/05/2017 Link para o comentário

    "Para quem não lembra, em 2017, durante este mesmo evento, o Google IO, Sundar Pichai anunciava o Android One"

    Mas o Android One foi lançado em 2014

    Deivis SchumanConta desativadaDenisHenrique P.


    • 60
      Conta desativada 17/05/2017 Link para o comentário

      Acontece nas melhores familias

      Deivis SchumanHenrique P.Rodrigo DiasCamila Rinaldi


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      17/05/2017 Link para o comentário

      Isso, 2014.

      Deivis SchumanHenrique P.Rodrigo DiasConta desativada


  • Denis 57
    Denis 17/05/2017 Link para o comentário

    Acho uma perda de tempo. Melhor, seria otimizar o sistema já existente para que ele se adequasse também ao hardware mais modesto. Por que desenvolvedores independentes conseguem fazer isso e a Google não? Anteriormente a CyanogenMod e agora a LineageOS mostram que isso é possível. Acho o Android Go perca de tempo, de recursos e de equipes que poderiam estar trabalhando para otimizar o Android.

    Wildison FerreiraHenrique P.Pedro RemigioFernando LimaDeivis SchumanBruno PeixotoAdilson MagalhãesLuiz de SáJairo riosConta desativadaVitoRodrigo Dias


    • 16
      Vito 17/05/2017 Link para o comentário

      Concordo. Pra mim isso tudo ai é papo pra ficar bonito na imprensa. Na real eles não ligam nada pra isso, querem mais que seja ruim pra você comprar um melhor.
      Exemplo disso são os Nexus e o Pixel, nunca tiveram ou terão irmãos de baixo custo…

      Julliano LobãoPedro RemigioAdilson MagalhãesFernando LimaDeivis SchumanLuiz de SáDenis


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      18/05/2017 Link para o comentário

      Denis, tenho que descordar disso: "Melhor, seria otimizar o sistema já existente para que ele se adequasse também com hardware mais modesto", pois o sistema precisa evoluir e ficar preso ao hardware mais modesto poderia estagnar o Android. Penso que criar alternativas é uma ótima solução. Por exemplo, ou você tem uma péssima experiência com o Facebook, ou é feliz com o Facebook light, qual seria a sua escolha?

      CAVDouglas 2Pedro RemigioDeivis SchumanDenis


      • Denis 57
        Denis 18/05/2017 Link para o comentário

        Concordo que não deve ficar estagnado, mas por causa disso ficar criando versões e mais versões para rodar no hardware a, b, c ou d resolve? E criar mais uma variante para que mesmo? Para ficar sem atualizações? E quando até essa variante do Android ficar pesada até no hardware mais modesto, o que fazer? Isso não contribui mais ainda com a fragmentação?

        Iuri CavalcanteWildison FerreiraJulliano LobãoHenrique P.Luiz de SáAdilson MagalhãesFernando LimaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

        Não seria "Facebool Lite" Sister Boss Camila? ^^

        Henrique P.Denis


      • CAV 57
        CAV 19/05/2017 Link para o comentário

        Mas o correto seria o app padrão do Facebook estar preparado pra rodar bem em qualquer aparelho, Camila, seja ele com configurações exageradas, seja com configurações decentes ou seja com configurações fracas. Não apenas criar um app "capado" que não atende nem quem quer um app mais leve, e manter o app padrão funcionando de forma tão instável, obrigando o coitado do usuário a ter que usar o Facebook no browser mesmo.
        Mesma coisa o Android, Windows ou qualquer coisa que pretenda adotar proposta similar.
        Ficar criando versões específicas pro mesmo SO só vai aumentar o trabalho da Google (se bem que pra uma empresa que tem que tomar conta de quatro mensageiros de utilidade e popularidade questionável não deve ser tão difícil), e os resultados a longo prazo não garantem que o mesmo será eficiente.

        Luiz de SáDenis


    • 21
      viktor santos 18/05/2017 Link para o comentário

      Como se fosse uma tarefa simples, pegar o produto pronto e sair modificando como a lineage faz é facil........e como a camila disse, Android não deve ficar estagnado, se for pra deixar ele rodar em aparelhos básicos não poderá ter grandes saltos em novas funções


  • 18
    Douglas 2 17/05/2017 Link para o comentário

    Vejo com bons olhos essa nova estrategia por parte da Google,pois tenho um smartphone basico,porem muito funcional..

    Luiz de SáHenrique P.Pedro RemigioAdilson MagalhãesFernando LimaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/05/2017 Link para o comentário

      Realmente brother, pensando por esse lado!

      Douglas 2

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.