Frustração no pulso: por que sensores de batimentos cardíacos são ruins?

androidpit Huawei Watch sensor
© nextpit

Embora eles sejam usados em inúmeros smartwatches e pulseiras para a prática de esportes, os sensores óticos para monitoramento cardíaco nos deixam frustrados. E, especial pela falta de precisão.

Eu faço esportes todos os dias e amo tecnologia. Ao longo dos últimos anos, tentei um número realmente grande de rastreadores de fitness e relógios desportivos - nos mais diversos esportes, e por vezes utilizei vários produtos ao mesmo tempo. Nada me incomodou tanto quanto os sensores óticos de pulso.

A razão para isso é simples: gosto de fazer vários esportes diferentes. Gosto de correr e andar de bicicleta, mas o meu plano de treinamento também inclui ioga, halteres, sessões de HIIT, exercícios de cardio MMA, atletismo e escalada. Nesta lista, todos os os esportes jogam a pulsação lá em cima. Logo, são esportes nos quais os sensores óticos de pulso deveriam apresentar dados precisos, mas quase sempre falham.

Quando o pulso está torcido ou fortemente esticado, o fluxo sangüíneo circula com mais dificuldade, e por isso temos uma informação nada precisa dessas análises de pulso feitas por tais sensores. O resultado é quase sempre absurdo.

AndroidPIT huawei fit fitness tracker 3857
Só tive experiências ruins com os medidores de pulso / © NextPit

Pulso significantemente baixo

Em um dia típico da minha prática de esportes: estou no intervalo entre treinos, no limite do meu desempenho pessoal, e estou completamente sem fôlego - mas meu gadget no pulso mostrando "121", e isso parece quase cruel. No final do treino, o aplicativo mostra uma média de pulsação de 110.

Para aqueles que não estão muito familiarizados com esportes, isso corresponde aproximadamente ao batimento cardíaco de quem dá uma caminhada no parque. Depois, essa média também é tipicamente usada para calcular o consumo de calorias; eu acabo de queimei o equivalente a um pequeno cheeseburger.

Felizmente, também tinha um cinto de peito, que mede minha freqüência cardíaca eletricamente - o mesmo que médicos usam para um eletrocardiogramas (EKG). No aplicativo correspondente, vi que consegui uma média que foi de 40 a 60 batidas mais alta - e também me foi mostrado o meu pulso máximo. E em vez de um cheeseburger, aqui queimei o equivalente a um Big Mac e meio.

Você pode até não acreditar, mas eu realmente tive esse problema com cada rastreador para fitness com sensor ótico de pulso que usei até agora: Basis, Fitbit, Epson, Garmin, Samsung e TomTom. O que funciona bem, por outro lado, são os fones de ouvido com sensores óticos de pulso, como o Jabra Sport Pulse Wireless ou o Bose SoundSport Pulse Wireless. O primeiro tem um valor acessível, e o segundo tem uma qualidade de som realmente excelente, mas é bem mais caro.

Segundo problema: demora

Outro problema - mas, na prática, menos significativo - é a lentidão de muitos sensores óticos de pulso. No intervalo do treino, se faz necessário muito mais tempo para responder à mudança de freqüência cardíaca. Para intervalos relativamente curtos, isso garante certa imprecisão no calculo final de todo o treinamento.

Não me entenda mal, se você está "apenas" jogging ou fazendo bicicleta, estes sensores óticos para o pulso são relativamente bons. Mas quando você estiver fazendo um esporte que estressa fortemente os batimentos cardíacos, então eles são insuficientes.

Qual é a sua experiência com este tipo de gadget? Você sente que ele corresponde às suas expectativas?

Ir para o comentário (85)
Stefan Möllenhoff

Stefan Möllenhoff
Head of Content Production

Stefan gathered his first tech journalism experiences in 2004 – and works in this field full-time since 2008. His enthusiasm for everything digital started already in the 80s with a Sharp MZ700. The smartphone enlightenment came 2002 with a Symbian IRC client for his Nokia 7650. Currently, Stefan is sometimes behind the camera, sometimes writing but mainly taking care of organisational aspects at NextPit. Leisure time consists of cooking, fitness, bouldering, running and everything that has to do with AI and the concept of a Singularity.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
85 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    N!valdo 23/12/2021 Link para o comentário

    São péssimos, os frequencímetros de pulso. Falham sempre. Mesmo na caminhada, na ergometrica e falham muito durante o sono, também!


  • 1
    Flávio Garcia 19/10/2020 Link para o comentário

    Comprei um simples samsung Galaxy fit é incrível como é horrível a função de batimento cardíaco. Coloquei ele em uma toalha enrolada, e ele marcou 80 bpm . Mas ou 80 batimentos por minutos em uma toalha 🤦 não presta mesmo


  • Henrique Zaro 1
    Henrique Zaro 02/05/2019 Link para o comentário

    Tenho um garmin fênix 5s plus, com medição de pulso mas sempre preferi usar a cinta HRM. Não fiz comparativos porém sempre pensei de ter uma medição mais precisa com o uso dela.


  • Eduardo Segatto 2
    Eduardo Segatto 29/03/2019 Link para o comentário

    Uma pena, estes sensores ainda tem muito a evoluir. Já testei alguns é o erro acontece nos batimentos mais elevados. Em exercícios leves ele se comporta bem, mas em atividades de tirar o fôlego o erro é 30 a 50 a baixo.

    Flávio Garcia


  • Adriano Malko 1
    Adriano Malko 06/01/2019 Link para o comentário

    Mas e concluindo, qual o melhor custo benefício? Comprei uma miband 3 e estou muito decepcionado. Nós testes manuais e com fita cardíaca os resultados foram 40-50 bpm mais baixo durante pedalada, corrida ou crossfit.


  • Alexandre Lima 2
    Alexandre Lima 11/08/2018 Link para o comentário

    Sou fidelizado pela Samsung. Tenho celular e relógio de pulso.
    Sofro de um problema mega serio hoje. Sindrome do panico e uma crise de ansiedade. Tenho que tomar remédios fortes, porém fico na paranoia. O relógio me diz um número e o celular outro. Acho muito ruim estes erros absurdos. Precisam fazer algo.

    N!valdo


  • 1
    r.alvesmonteiro 07/07/2018 Link para o comentário

    Mais pura verdade. Já usei o tomtom Runner 3 e o Garmin Forerunner 235 e os dois erram por muito a medição durante treinos de MUSCULAÇÃO. Para uso em corrida, bicicleta e no dia a dia, funciona perfeitamente. Usei ao mesmo tempo para testar, no pulso o garmin e a cinta peitoral com o simples polar ft2, após uma série de supino, o medidor de pulso marcava 60 a 65 bpm, enquanto o medidor com cinta peitoral marcaca 140 a 145 bpm. Nisso primeiramente eu cheguei a vender o Tomtom Runner acreditando que o mesma estava com problemas, acabei vendendo por um preço muito inferior por isso e só depois percebi que tinha me enganado.
    Resumindo, se quiserem usar os gadgets na musculação, usem uma cinta peitoral bluetooth, para o restante podem confiar nos Garmins e Tomtom's da vida.


  • Bianca Brunelli 1
    Bianca Brunelli 01/12/2017 Link para o comentário

    Gostaria de deixar minha opinião aqui sendo eu uma pessoa cardíaca e preciso de um monitoramento com precisão. Eu sempre utilizei o Polar com a cinta e nunca tive problemas com a precisão dos meus batimentos cardíacos. Resolvi comprar um Fitbit Blaze, para me adequar as novas tecnologias. Infelizmente ele não me da a resposta correta dos meus batimentos cardíacos. Soube que não estava funcionando por dois motivos. Um porque eu comparei com cinta do Polar e vi que o Polar me dava um valor e o Fitbit estava dando outro bem inferior. Segundo porque como sou cardíaca, o qualquer esforço que faço além do meu limite minha boca fica roxa e fico completamente sem ar. Meu comentário aqui não é com objetivo de dizer que uma marca é boa e outra ruim e sim alertar aqueles que têm as mesmas condições que eu e que gostam de fazer exercício talvez optar por um relógio que a frequência seja feita pela cinta , seja a melhor opção pois trás os resultados mais corretos.


  • 1
    Rafael Boaro 19/09/2017 Link para o comentário

    Possuo um polar com cinta peitoral e estou pensando em trocar por um monitor sem a cinta, porque me incomoda um pouco .... possuo um gear iconx (uso apenas para contar a distancia e escutar musica, porque não dá pra programar ele pra acompanhar a região cardíaca que quero atingir) e fiz comparações com o polar ... realmente o polar é muito mais preciso..... mesmo os modelos da tom tom e garmim mais caros, não tem a precisão da cinta peitoral ?
    Cito essa comparação porque imagino que a leitura dos monitores de pulso sejam semelhantes ao gear iconx.


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 21/03/2017 Link para o comentário

    são ruins os sensores, mas os preços, esses são premium!


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 21/03/2017 Link para o comentário

    É muito raro a minha MiBand 2 dar meu batimento errado ou simplesmente não contabilizar. Assim que comprei testei com o medido de pressão que tenho em casa e eles deram o mesmo resultado.


    • Adriano Malko 1
      Adriano Malko 06/01/2019 Link para o comentário

      Sério? Estou decepcionado com a miband, mostra 40-50 bpm abaixo da cinta nos testes que fiz durante pedalada, corrida e crossfit.


      • Marco Túlio 1
        Marco Túlio 14/01/2019 Link para o comentário

        estou com o mesmo problema! Para crossfit.... não ta monitorando bem.


  • 20
    Igor 21/03/2017 Link para o comentário

    Eu já tinha visto um review br do gear fit feito por um atleta onde o foco foi a qualidade dos dados colhidos durante uma atividade física. Ele também criticou a qualidade da precisão do medidor de batimentos cardíacos. Acredito que faça sentido pois um maratonista não vai parar o exercicio pra deixar o leitor encaixado no braço e isso pode levar a uma imprecisão. Vai depender da necessidade do usuário e de o quanto ele vai querer dados precisos. É como câmera, as DSLR são excelentes, mas a câmera de um celular atende a maioria.


    • 93
      Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

      Igor, só confiaria em testes feitos com pelo menos uns 100 atletas, aí a base para resultados teria um leque maior de opiniões! Se esse atleta mencionado por você, não gosta dos produtos Samsung ou acordou com o pé esquerdo?

      Conta desativada


  • 73
    Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

    Depois dessa matéria pífia, fiz diversos testes com o meu Gear S3 comparando ele com a mensuração manual e a feita pelo meu aparelho de pressão Onrom. Em várias medidas, em descanso, na esteira e andando pela casa, não houve nenhuma variação. No máximo 1 bpm. Em quase todas, o Gear S3 leu exatamente o mesmo que a minha pulsação manual e a medida pelo aparelho de pressão. Portanto, Stefan, por favor, refaça essa matéria que parece muito tendenciosa ou feita por alguém que só quis denegrir os produtos, pois de acordo com os relatos, os outros também são precisos.

    Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

      Sidney, particularmente acho que Bruno Salutes e Camila são os melhores do AP! Vejo essas matérias do AP gringo e nem tenho interesse em ler. Parece que lá fora o mundo gira em torno dos produtos da Apple e o restante dos fabricantes não fazem nada interessante ou superiores​ que a maçã!

      AlexandreConta desativada


      • 73
        Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

        Falou tudo. Eu também acho as matérias da Camila e do Bruno muito melhores. Gostava também da Lia Martos, mas ela se foi.

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

        Tinha me esquecido da Lia Martos, boa lembrança Sidney!

        Conta desativada


    • Jean Carlos Faria 1
      Jean Carlos Faria 02/02/2018 Link para o comentário

      A matéria dele esta certa esses medidores de pulso são fracos e impreciso testei um monte sem contar na demora em dar o resultado pode ser até perigoso pra quem tem um problema e não sabe não confio e nem recomendo !!!!!!


    • 1
      r.alvesmonteiro 07/07/2018 Link para o comentário

      Faça o teste com exercícios de musculação e verá que ele fala a verdade. Na musculação o aparelho simplesmente erra pela metade os bpm.


  • 76
    Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

    Putz... esse cara tá bêbado? O que ele andou usando pra medir a pulsação? Existe camelô no país dele? Só uma pulseira ou um smartwatch muito vagabundo pra não medir corretamente a pulsação.
    Cada uma que tenho que ler, viu...

    Conta desativadaConta desativada


    • Daniel Veiga 1
      Daniel Veiga 24/10/2017 Link para o comentário

      Ele tem razão, infelizmente. Tem um artigo lançado esse ano comparando esses medidores de FC, os de pulso só funcionam em exercícios contínuos...


  • Pedro Remigio 24
    Pedro Remigio 20/03/2017 Link para o comentário

    Minha Mi Band 2 nunca deu problema nesse sentido, estou satisfeito.

    Conta desativadaConta desativadaLuiz de Sá


    • 76
      Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

      Esse Stefan deve ter bebido e não conseguiu olhar direito os números que apareciam no visor.

      Conta desativadaPedro RemigioConta desativada


  • 14
    Danilo Barros 20/03/2017 Link para o comentário

    Batimento cardiaco só com o velho e bom POLAR.


  • 27
    Frederico Porto 20/03/2017 Link para o comentário

    Pessoal, uma dica pra quem tem braços "peludos" como eu rsrss... coloquem sua Mi band, na hora da leitura, com o sensor de cabeça pra baixo, isto é, virado o sensor para a parte interna do pulso, pois os pelos interferem na leitura da luz verde que não consegue ler a mudança de cor da pele (o mecanismo que identifica a pulsação do sangue é a cor vermelha). Só funciona corretamente desta forma comigo...

    Luiz de SáRodrigo Dias


    • Henrique Ariel 29
      Henrique Ariel 20/03/2017 Link para o comentário

      Meu pai comprou um garmin, dai ele nao estava lendo direito, entao ele passou a gilette aonde fica o relogio UEHUEEUHE


  • N0625Yvia 17
    N0625Yvia 20/03/2017 Link para o comentário

    Sei lá. Eu acho as cintas peitorais mais precisas. Pena que elas são um pouco desconfortáveis.


  • REVIGORARE 14
    REVIGORARE 20/03/2017 Link para o comentário

    E por favor se não tem nada a falar a respeito da matéria pare de escrever apenas para ganhar pontos no ranking... Tá chato isso


    • Elineias Fabricio 19
      Elineias Fabricio 20/03/2017 Link para o comentário

      Cara, parabéns pelo comentário. Essa galera não ganha nada com ranking, mas fazem de tudo pra ter o maior possível. Uma loucura que só brasileiro faz.


  • REVIGORARE 14
    REVIGORARE 20/03/2017 Link para o comentário

    Matéria muito tendenciosa.

    Conta desativadaConta desativada


    • Alexandre 33
      Alexandre 21/03/2017 Link para o comentário

      Essas matérias gringas nem sei como são aprovadas em sua maioria pra publicação. Falam mal dos BR mais os redatores daqui tem muito coesão que os de fora, basta ler a qualidade do Bruno e da Camila por exemplo nos últimos - mínimo - 6 meses do site..


  • 82
    Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

    Tenho um medidor de pressão arterial de pulso e já comparei as medições de frequência cardíaca dele com a do sensor de f.c. do S7 Edge e do Gear S3 e as leituras são praticamente iguais. Eu confio, para mim a precisão é aceitável.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaMickael Fernandes


    • 73
      Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

      Essa matéria está muito estranha, Andreu. Nós que temos o Gear S3 sabemos o quanto ele é preciso. Inclusive teve uma matéria aqui mesmo no AP mostrando isso. Tem coisa por trás dessa matéria e logo vamos descobrir.

      Conta desativadaHenrique ArielConta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        Muito estranha mesmo. O Gear S3 é muito preciso e o pessoal que tem a Mi Band fala a mesma coisa. Caramba!!

        Conta desativadaConta desativada


      • Alexandre 33
        Alexandre 21/03/2017 Link para o comentário

        As matérias gringas do AP sempre tem umas viagens muito loucas. Nem da vontade de ler


  • Luís Fernando B. 17
    Luís Fernando B. 20/03/2017 Link para o comentário

    Há muito tempo quero comprar algo do gênero, mas tenho receio da imprecisão das informações colhidas pelas pulseiras.
    Mesmo sem ter uma, acho que esses dispositivos não chegam a ser tão imprecisos quanto está colocado na matéria.

    Conta desativadaConta desativada


  • 73
    Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

    Algo me diz que dentro de alguns dias aparecerá uma matéria, provavelmente do Eric, dizendo que o Apple Watch tem um sensor de batimentos cardíacos muito preciso. Quem quer apostar?

    Luiz Fernando L. PelliniConta desativadaHenrique ArielConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • REVIGORARE 14
      REVIGORARE 20/03/2017 Link para o comentário

      Kkkkkkkk kkkkk boa

      Conta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

      Bem por aí Sidney....

      Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

      hahahaha... vai ter sim, e com certeza vai ser o Eric. Acertou na veia, Sidney.

      Conta desativadaConta desativada


  • Alexandre 33
    Alexandre 20/03/2017 Link para o comentário

    Não tenho conhecimento acerca das outras, mas não tenho do que reclamar com a minha Mi Band 2, tirei a prova com o sensor cardíaco do smartphone e bateu. Que pena saber que alguns smartwatches têm consigo também esse problema.. :/

    Luiz Fernando L. Pellini


    • Elineias Fabricio 19
      Elineias Fabricio 20/03/2017 Link para o comentário

      Importei dois da China e estou aguardando ansiosamente. Até pelas outras funcionalidades que são bem úteis.


    • Luiz Fernando L. Pellini 17
      Luiz Fernando L. Pellini 21/03/2017 Link para o comentário

      Nada a reclamar da Miband2. A minha funciona muito bem desde que bem posicionada.


      • Adriano Malko 1
        Adriano Malko 06/01/2019 Link para o comentário

        Sério? Estou decepcionado com a miband, mostra 40-50 bpm abaixo da cinta nos testes que fiz durante pedalada, corrida e crossfit.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

    Vontade eu tenho de testar vê se funciona certo ou não! Só me falta dinheiro! ^^

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • 99
      Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

      Somos 2 ^^

      Conta desativada


    • Henrique Ariel 29
      Henrique Ariel 20/03/2017 Link para o comentário

      O medidor de batimentos da Miband2 é bem preciso, vi varios testes e se saiu bem em todos. Aqui usando dos 50 apenas 2 deles deu problema, estava sentado e mostrou 150 batimentos e outro que eu estava andando de bike e mostrou 40, mas era por que estava longe do pulso, fora isso nunca mais aconteceu problemas

      Luiz de Sá


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 19/03/2017 Link para o comentário

    sei não ...conheço pessoas que possuem e usam sempre...e da certo

    Conta desativadaLuiz de SáHenrique ArielConta desativadaConta desativadaAdilson MagalhãesFernando LimaDeivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Aqui na minha cidade acho que ninguém usa brother Vran

      Victor LimaConta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 19/03/2017 Link para o comentário

    É interessante reforçar nesses recursos, visto que, se a pessoa estiver praticando exercícios, seria uma mão na roda, digamos assim, poder monitorar os batimentos do coração em seu próprio dispositivo.

    Henrique ArielConta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Sim

      Henrique ArielConta desativadaConta desativada


    • 99
      Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

      Yes

      Henrique Ariel


  • 17
    André Cruz de Aguiar 19/03/2017 Link para o comentário

    É porque as pessoas não têm coração.

    Elineias FabricioDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      ^^


  • 73
    Conta desativada 19/03/2017 Link para o comentário

    Estranho muito essa matéria, pois tive o Gear S e agora estou com o Gear S3. Nos dois fiz o teste de medição com a mensuração manual da pulsação logo em seguida. Eu tinha interesse em saber se eles eram precisos, pois como o amigo que escreveu, eu também pratico esporte. Em todos os testes que realizei a mensuração foi muito precisa, sendo uma variação de menos de 2 bpm quando meus batimentos estavam próximos do 147, que é o que eles chegam quando estou no máximo estresse.
    Ele diz que usou um Samsung. Gostaria de saber qual, pois colocar a marca somente é muito genérico.

    Conta desativadaN0625YviaConta desativadaConta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Interessante brother Sidney! Vlw pelo feedback!

      Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • N0625Yvia 17
      N0625Yvia 20/03/2017 Link para o comentário

      147 em estresse físico? Eu luto para não passar dos 154 para não ter que diminuir o ritmo na esteira. No meu caso o FC máximo é de 182 e a margem de reserva seria de 154.

      Conta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        Sou bradicardíaco. Isso é muito bom.

        Conta desativadaConta desativadaN0625Yvia


      • N0625Yvia 17
        N0625Yvia 20/03/2017 Link para o comentário

        Poxa. Eu desconhecia esse termo. Fui pesquisar por ele. Mas tipo, com 147 você consegue ficar de boa em estress físico? Na esteira eu começo a "bater pino" a partir de 165 - 170, mas por causa do meu peso. ^^

        Conta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        Fico de boa. Acabei de medir na esteira e chegou a 150.

        Conta desativadaConta desativadaN0625Yvia


      • 76
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        O meu é por volta de 170 com a língua pra fora.

        Conta desativadaN0625YviaConta desativada


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 19/03/2017 Link para o comentário

    Comparei a Mi Band e outras pulseiras do gênero, deram sempre idênticas aos monitores de pressão c/ batimentos. Quando tinha diferença, era uns 2~3bpm. Acho que a acuracidade é relativamente boa pela mobilidade e preço.

    Luiz de SáAdilson MagalhãesFernando LimaConta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Gostaria de ter a Mi Band! Parece ser o melhor custo beneficio!

      Conta desativadaConta desativada


      • Mickael Fernandes 23
        Mickael Fernandes 20/03/2017 Link para o comentário

        Só comprar, meu amigo. Aproveito para lhe dizer que estou vendendo uma lacrada com película, rs.


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 20/03/2017 Link para o comentário

        Quantos brother?


      • Mickael Fernandes 23
        Mickael Fernandes 20/03/2017 Link para o comentário

        Inicialmente estou pedindo R$160, mas dependendo podemos negociar já que é confrade do AP.


  • 28
    João 19/03/2017 Link para o comentário

    A questão é outra. O princípio de funcionamento. Em qualquer hospital que você for, a medição do seu pulso é feito por 3 ou 5 fios em seu peito, ou por um sensor de oximetria na ponta de um dos dedos. Até o sistema usado nos telefones é falho. O correto é um Led vermelho + Led infravermelho em frente à uma fotocélula forçando as luzes dos leds a atravessar seu dedo. Nos telefones, ela é refletida, o que faz perder a sensibilidade e a precisão.

    Deivis Schuman


    • 73
      Conta desativada 19/03/2017 Link para o comentário

      João, a luz led não atravessa dedo. Para isso deveria ser uma luz laser com comprimento de onda entre 800 e 950 nm, o que esses sensores não utilizam, mesmo os de hospital. Nenhuma luz que não seja coerente tem propriedades para atravessar a pele, além disso, o vermelho, que tem comprimento de onda entre 650 e 700 nm não consegue atravessar a pele mesmo que seja laser (coerente).

      Conta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

        Mas não machuca se atravessar?

        Conta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        Não. O laser de baixa potência não machuca. Nem é sentido. Ele é muito utilizado na fisioterapia. Só o de alta potência, que é utilizado em cirurgia, machuca.

        Deivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        Aula de física no AP...hahahahaha. O Sidney é expert em Laser e dá aula disso. Pronto, contei!

        Deivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

        Entregou o rapaz Steven! rs...

        Deivis SchumanConta desativada


      • 73
        Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

        kkkkkk... meu mestrado foi com laserterapia. Desse eu manjo mesmo porque tive que estudar feito um lunático em noite de halloween

        Conta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 21/03/2017 Link para o comentário

        Tem de tudo aqui no Androidpit!

        Conta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 21/03/2017 Link para o comentário

        Interessante Sidney, parabéns!

        Conta desativada


  • Eduardo Papa 15
    Eduardo Papa 19/03/2017 Link para o comentário

    O teste foi de caráter técnico ou apenas dispositivos Android? Pois tem um teste no qual o Apple watch fica próximo a precisão da cinta, com 90% de precisão. A fitbit que eu achava bem preciso fica em torno de 70%... Quem quiser aprofundar no assunto pesquisa por Cleveland Clinic periódico jama cardiology!

    Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Bacana compartilhar conosco brother!


  • 3
    Vagner Arruda 19/03/2017 Link para o comentário

    Concordo plenamente, são lentos na questão da medição dos batimentos e muitas das vezes só medem quando você vira o relógio ou a pulseira para a parte de baixo do pulso....

    Já tive uma dessas pulseiras chinesas de segunda linha, uma MiBand 2, um Gear S e agora estou com um Gear S2 e todos eles apresentaram a mesma qualidade na questão da medição ou seja uma qualidade muito baixa.

    Deivis SchumanConta desativadaConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Até mesmo a Mi Band 2 brother?


  • 4
    Macedo 19/03/2017 Link para o comentário

    já testou o da mi Band 2? Qual sua opinião? Queria para fazer caminhadas e pequenas corridas. Será que para isso fica muito impreciso? abraços

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Tbm queria saber brother!


  • 84
    Conta desativada 19/03/2017 Link para o comentário

    Acho que quanto mais recursos melhor entendo q alguns demoram mas pra quem precisa disso uns segundinhos a mais nao é nada

    Conta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 19/03/2017 Link para o comentário

      Não entendi meu caro Franco!
      Seja mais Franco por favor!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.