O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 6 Compartilhado 36 Comentários

Por que você deveria se interessar pelo Spectacles (mesmo não gostando do Snapchat)

Os óculos inteligentes do Snapchat, o Spectacles, ainda não são vendidos no Brasil, e também em muitos outros países. Acontece que eu tive a oportunidade de testá-los por um período aqui na redação. Este óculos é equipado com duas pequenas câmeras e fazem filmes de 10 a 30 segundos que pode compartilhar, obviamente, no Snapchat. Isso pode parecer algo desnecessário pra muita gente, mas através deste tipo de wearable conseguimos ter uma prévia do que esperar dos vestíveis nos próximos anos.

Se você acompanha as notícias sobre tecnologia, já deve ter ouvido falar do Spectacles, o óculos inteligente do Snapchat. Ele é vendido em poucos países, chegou na Europa mais recentemente, durante o verão, mas não tem previsão de ser vendido em alguns locais da América Latina, como o Brasil. Você pode comprá-lo importando através de lojas que vendem produtos deste tipo.

O que são estes óculos?

Basicamente, se trata de um óculo que pode ser pareado pelo Wi-Fi ou Bluetooth, e vem equipado com duas mini-câmeras, que capturam imagens em 115 graus, oferecendo um ângulo semelhante ao do olho humano. É possível criar vídeos curtos com duração de 10 a 30 segundos, e compartilhá-los pelo Snapchat. Você também pode exportar os vídeos para a memória interna do dispositivo e, neste caso, também será preciso usar o Snapchat. Os vídeos ficam com o aspecto de lente olho de peixe, conferindo certa originalidade.

O Spectacles também foi pensado visando a privacidade do usuário. Quando a gravação de vídeos está ativa, os LEDs em torno da lente se ascendem, permitindo que as pessoas saibam que estão sendo filmadas.

AndroidPIT snapchat spectacles 9902
O visual do Spectacles © AndroidPIT

Algumas desvantagens

É verdade que os óculos não são o tipo ideal de wearable. Isso porque eles são direcionados para um público altamente segmentado, ainda mais no caso do Spectacles. Neste caso você deve ser fã da rede social para estar interessado no mesmo, o que exclui muitas pessoas. Olhando para os números que a empresa divulgou ao abrir capital, cerca de 71% dos usuários do Snapchat, que tem 158 milhões de usuários ativos por dia (dados de dezembro de 2016), possuem menos de 25 anos de idade. Notem a segmentação comparando essas informações.

71% dos usuários do Snapchat tem menos de 25 anos

Outro ponto está ligado a sua usabilidade, visto que o Spectacles não é impermeável, ou seja, seus usuários devem evitar usá-lo em temperaturas extremas. O fato do gadget ser um óculos de sol também pode ser uma limitação, visto que em muitas partes do mundo o verão não é tão intenso como nos Estados Unidos, por exemplo. Usá-lo no inverno é algo um pouco inviável.

Por fim, sobre seus contras, está o carregamento, que é um problema comum entre os wearables. A promessa aqui é que o Spectacles envie 100 Snaps por carga, mas isso pode ser reduzido pela metade na prática descontando as transferências feitas pelo Wi-Fi. Além disso, o óculos leva 90 minutos para ser carregado por completo. Com isso, o Spectacles, assim como outros vestíveis, precisa dormir ao lado da sua cama carregando toda noite.

AndroidPIT snapchat spectacles 9932
A dock, o Spectacles e seu cabo de transferência © AndroidPIT

Uma promessa para o futuro

Se olharmos para trás, notamos que que os óculos do Snapchat é o primeiro hardware bem sucedido neste segmento, sem levar em consideração suas limitações. O óculo se tornou bastante popular durante seu lançamento, mas as vendas não foram tão empolgantes quanto, com 60.000 unidades vendidas nos Estados Unidos. É uma vendagem baixa, mas que rendeu 8 milhões de dólares ao Snapchat no primeiro trimestre de 2017.

Outro feito da empresa foi construir um dispositivo fácil de usar e de vestir, o que deve ser o básico de um vestível inteligente. Ao contrário do Google Glass, não temos realidade aumentada aqui, mas sim um hardware dedicado a captura de imagens e vídeos. O projeto também é bastante moderno, com visual pop, também muito diferente do Glass. Custando 149,99 euros (R$ 412,00 sem taxas), o Spectacles é voltado para usuários do Snapchat e que nasceram na era digital, com acesso a internet e smartphones desde criança.

Opinion by Pierre Vitré
Os Spectacles foram feitos para uma nova geração de usuários, cujas expectativas são diferentes de muitos de nós.
O que você acha?
50
50
103 participantes

De modo geral, notamos que o Snapchat contrariou seus usuários e colocou no mercado um óculos com uma única função, diferente daqueles com múltiplos recursos e que são mais caros. É válido pensar que o futuro dos wearables pode ser esse conceito, principalmente se olharmos para outros vestíveis semelhantes, como a Fitbit e o Pebble. Assim, o Spectacles pode ser apenas a primeira geração de uma série de vestíveis que podem nos surpreender.

Você conhecia o Snapchat Spectacles? Acha que teremos mais vestíveis inteligentes como este no futuro?

6 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

36 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações