Porque 2018 será um ano de desafios para as fabricantes

Androidpit on the smartphone 5732
© nextpit

Chegamos a 2018 cheios de expectativas. Sensores atrás da tela, reconhecimento facial, inteligência artificial e ainda com o peso de trazer novos designs, entrar de vez na onda do borderless... o que espera as fabricantes de smartphones em 2018?

Revolução no design

Essa nem é uma novidade. Todos os usuários esperam que as grandes OEMs tragam novos e ergonômicos formatos e visuais para seus novos aparelhos. O mais irônico é que, pelo menos até 2017, caminhávamos para um estilo tão genérico que, de frente, é difícil reconhecer com precisão alguns aparelhos.

xiaomi mi mix 2s 1
Xiaomi Mi Mix é um dos maiores exemplos de tela sem bordas / © Ice Universe (Weibo)

Ainda assim, essa ainda é uma demanda grande do mercado, e com a evolução rápida de outras tecnologias dos aparelhos, os usuários ficam esperando algo muito diferente que os fará se apaixonarem pelo próximo grande smartphone.

Em 2017 tivemos as telas borderless, que depois de passarem pelos topos de linha, estão chegando aos intermediários, como já mostraram a Alcatel na CES desse ano e a Motorola com os vazamentos recentes, além de muitas outras fabricantes. Mas e o que mais? As telas sem borda são 2017, qual será a novidade apresentada em 2018?

O que a inteligência artificial pode fazer de verdade?

Em 2017 vimos o Google abandonar o hardware específico do Projeto Tango e lançar o AR Core, concorrente do AR kit da Apple. Além disso, smartphones já estão chegando com chips específicos para lidar com a inteligência artificial. Lindo, mas para quê serve tudo isso, mesmo? Enquanto a realidade aumentada servir apenas para uns joguinhos mais imersivos e a inteligência artificial for útil apenas para perguntar quais filmes estão passando no cinema hoje, essa não é uma tecnologia útil.

AndroidPIT 16 9 shutterstock 680929729
Até onde vai a inteligência artificial que temos agora? / © NextPit

Queremos ver aplicações em saúde, em segurança, em real praticidade na vida do usuário. Queremos ver esses chips gerenciando melhor a bateria, a memória RAM, os dados em segundo plano, e queremos um uso realmente inovador para esses novos componentes exclusivos. O que a inteligência artifical em smartphones pode realmente fazer?

Reconhecimento facial é o caminho? É o mais seguro?

Outra novidade de 2017, o reconhecimento facial chegou de verdade após o reconhecimento de íris da Samsung.  E, ainda assim, nenhum deles é totalmente seguro, e muito menos prático. O sensor de íris não funciona muito bem dependendo do ambiente, e no caso do iPhone X da Apple, é preciso tocar na tela antes de desbloquear o aparelho.

O 5T da OnePlus está sendo bastante elogiado, mas também não é 100% seguro. Seria esse realmente o caminho? Impressões digitais vão ficar de fora, pouco a pouco, e veremos muitos topos de linha chegando com o reconhecimento facial nesse ano? É provável que na MWC tenhamos um novo V30 com esse recurso, mas quem mais vai apostar nisso? Quem tem tecnologia para garantir isso? Como tampar os buracos difíceis de ignorar que temos até agora?

Q6 face recognition 2
LG Q6 é um intermediário que em 2017 flertou com o reconhecimento facial / © NextPit

Fragmentação do Android

Probleminha persistente, esse. Nem deveria ser um desafio de 2018, e sim, desafio de uma década para a Google. A cada nova versão lançada, mais fragmentação vai surgindo. Versões mais antigas são cada vez menos utilizadas, mas não é pouco o número de pessoas que ainda utilizam Lollipop, um sistema de quatro anos atrás.

A Google está se mexendo, e o lançamento do Android One e Android Go e do Project Treble são amostras disso, mas ainda não está sendo o suficiente. Fabricantes não estavam preparadas para o Treble, e nem querem adaptar alguns de seus produtos recém lançados a isso. E quando as marcas não cooperam, como fazer para que isso acabe? Torcemos para que em 2018 ela tire uma boa carta da manga.

Samsung Pay 01
Samsung Pay, vai ou não vai? / © Samsung

O pagamento por celular vai ou não deslanchar?

Em 2016, disseram que seria a revolução. Em 2017, que seria o padrão. Falaram, falaram, e não vimos o pagamento via celular deslanchar. Ao menos, não aqui, ou nos Estados Unidos, ou em muitos outros países. Na China, já é corriqueiro, mas isso não nos coloca em um padrão, em um novo estilo de vida.

  • Usuários já estão conseguindo testar o Android Pay no Brasil

Aqui tivemos o Samsung Pay, que por mais alardeado que tenha sido, ainda funciona com uma pequena porção de cartões. E não basta funcionar tecnicamente falando, é preciso incutir a ideia e o costume nas pessoas para que isso se torne realmente uma demanda. Por isso, esse é um desafio tenso, onde as marcas não têm apenas que botar seus aparelhos para funcionar, mas também mostras às pessoas que elas não podem mais viver sem isso.

Será que em 2018 teremos vontade de usar essa tecnologia? E, se tivermos, será que elas estarão presentes aqui fortes o suficiente para que sejam uma praticidade, e não uma dor de cabeça apreciada apenas por early adopters?

androidpit battery low 1
Err... / © ANDROIDPIT

E as baterias?

Finalizo minha lista com um dos pedidos mais simples, e ao mesmo tempo, mais complexo dos usuários. Se até agora as fabricantes não conseguiram resolver esse problema, será em 2018 que veremos uma luz no fim do túnel? Nada indica isso, já que não há nenhum projeto bom o suficiente com baterias duráveis em nível de chegar ao mercado. Pesquisas existem aos montes, mas nenhuma que tenha passado para a fase final.

E se os sensores de digitais abaixo da tela já são algo que só veremos com força em 2019, não serão as baterias mais eficazes que chegarão até nossas mãos. Ainda assim, vale constar aqui esse pedido, para que nenhuma fabricante esqueça que essa é uma das nossas maiores reivindicações.

E você? Quais acha que são os desafios para as marcas nesse 2018?

Ir para o comentário (63)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
63 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Daniel Meurer 19
    Daniel Meurer 26/01/2018 Link para o comentário

    "Xiaomi Mi Mix é um dos maiores exemplos de tela sem bordas"

    Foto do iPhone X lol

    CAVEduardo Reis


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 26/01/2018 Link para o comentário

    E põe desafio! Vamos ver até onde vai! Nem sei se temos tecnologia pra tanta inovação! Até pra um "simples" leitor biométrico na tela tem problemas! Quanto a bateria acho que não é do interesse aumentar!

    Agnaldo


    • 61
      Agnaldo 26/01/2018 Link para o comentário

      Parece que só o que importa hoje em dia é a beleza do celular, tecnologia mesmo nada

      Neto Castro


  • 85
    Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

    Eu espero é que os preços dos tops do ano passado comecem a cair, aí fica mais fácil de comprar. Fragmentação do Android é algo que não tenho muita esperança de acabar, acho mais fácil o Android morrer e ser substituído por outro sistema...

    caio silvaAgnaldo


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 26/01/2018 Link para o comentário

    oq eu queria eram smartphones com baterias melhores no mercado...

    Agnaldo


    • 85
      Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

      Na verdade, com gerenciamento melhor. Porque tem muito aparelho com 4000 mAh de bateria e não dura nada, caso dos MediaTek....

      Victor LimaCAVAgnaldo


      • 61
        Agnaldo 26/01/2018 Link para o comentário

        Mas quando tem gerenciamento, tem bateria de menos de 3k, parece que não tão afim de conciliar as duas coisas.

        Eduardo ReisVictor LimaCAV


      • 85
        Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

        Depende, vejo falarem muito bem da autonomia dos Redmi Note 4 e 4x com snap 625. A bateria tem 4100 mAh, e já vi print de 15h de tela com uma carga.....

        Victor Lima


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 27/01/2018 Link para o comentário

        Leandro isso é verdade mas uma bateria maior tbm seria ótima

        Agnaldo


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 27/01/2018 Link para o comentário

        Isso é verdade Agnaldo

        Agnaldo


  • Thiago19 40
    Thiago19 26/01/2018 Link para o comentário

    Creio que a evolução das IAs seja o maior diferencial, ainda mais funcionando offline. Difícil ter uma bateria que aguente tudo isso.

    caio silvaBruno Salutes


  • 54
    Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

    Os desafios são: Melhorar o serviço, dando ao seus clientes maior satisfação com os aparelhos; garantir atualizações. Melhor do que ficar lançado aparelhos a "toda hora" é melhor lançar modelos que vão trazer satisfação aos usuários. Melhor bateria, não só com uso moderado; Preço, esse é um quesito que falamos, mais que sabemos que não vai acontecer. Há muita coisa a ser melhorada, mas eu como usuário, sinto que somos os últimos da lista de prioridades das empresas.


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 25/01/2018 Link para o comentário

    Bateria de smartphone deveria durar no mínimo 3 dias em uso moderado. Se as empresas conseguirem esse feito em todos os segmentos e não apenas nos topo de linha pra mim está ótimo.

    Conta desativadaEduardo ReisCAVBruno SalutesAC&MMAgnaldo


    • Thiago19 40
      Thiago19 26/01/2018 Link para o comentário

      Creio que nos tops seja mais complicado que nos intermediários, uma eficiência energética aliada a uma ia e uma bateria grande dariam conta disso.

      Léo Walk


      • caio silva 19
        caio silva 26/01/2018 Link para o comentário

        Por isso que o único top que me chamou a atenção este ano foi o Mate 10 - processador parrudo, ia embutida e 4000mAh (não é muito porém é mais do que a média dos concorrentes)

        Eduardo ReisLéo Walk


  • Arnaldo C N. 15
    Arnaldo C N. 25/01/2018 Link para o comentário

    O dilema é, ou a bateria avança algum patamar ou a tecnologia que dar um jeito de consumir menos.

    Léo Walk


  • David CD 80
    David CD 25/01/2018 Link para o comentário

    Acho que nesse ano não trará nada de tão diferente de 2017 em design. Acho que os atrasados no aproveitamento da tela irão ingressar nessa "modinha" nesse ano, e só.
    Bateria? Como sempre um privilégio para modelos da gama intermediário para entrada, os tops de linha sempre ficam de fora, um absurdo.
    Minhas expectativas para a tecnologia nesse ano é morno.

    Eduardo ReisLéo WalkConta desativadaAgnaldo


    • 54
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      Ou seja, muito barulho para pouca inovações


    • 85
      Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

      Depende CD, tem muito top de linha bom de bateria. Os da xiaomi são um exemplo....


  • 24
    Tiago Hastenteufel 25/01/2018 Link para o comentário

    Acredito que o treble deveria ser implementado em TODOS os aparelhos de TODAS as fabricantes, a fim de extinguir a fragmentação do Android. Talvez a versão 9/P traga novidades nesse sentido, deixando o sistema mais fechado.
    Com relação às baterias, poderia haver análises de rendimento, algo nos moldes do selo Procel dos eletrodomésticos, a fim de que tanto a Google quanto as fabricantes dos dispositivos investissem mais em pesquisas para aumentar a autonomia dos aparelhos...

    CAV


  • 61
    Agnaldo 25/01/2018 Link para o comentário

    Pra mim o método mais seguro de desbloqueio e a biometria, não acredito no reconhecimento facial pelo menos até que me provém do contrário.

    Conta desativada


    • 85
      Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

      Também prefiro a biometria, mais prático e mais confiável...

      CAVAgnaldo


  • 61
    Agnaldo 25/01/2018 Link para o comentário

    A Fragmentação não é um problema de hoje nem a bateria.

    Mas eu acho que as fabricantes estão agravando este último ao reduzir a amperagem em favor de design fino como papel.

    Conta desativadaConta desativadaTiago Hastenteufel


    • 54
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      Ou seja, não resolve o problema da bateria nunca!

      Agnaldo


  • RODRIGO BATISTA 20
    RODRIGO BATISTA 25/01/2018 Link para o comentário

    Antigamente se destacava um aparelhos que tinham apenas uma particularidade.

    Os Sony Ericsson antigos w220 se destacavam pela qualidade do som, os nokias n73, n95 câmera e a Motorola pelo design Motorola v3 por exemplo. Foram marcas que trouxeram e inovaram cada qual em seu conceito numa epoca em que esses implementos nao eram comuns. E imperaram por um tempo com o lancamento desses aparelhos. Pois era tudo novidade. Começava entao A NOVA ERA DOS SMARTPHONES

    Depois essas tecnologias foram ficando cada vez mais comuns em todos os smartphone de diversas fabricantes... começava então a ERA DO MAIS DO MESMO.

    Hoje em dia esses atributos: boa câmera, bom design, processador, memória interna, tela áudio se tornaram coisas básicas para que uma marca consiga ser notada no mercado.

    Então nesse ano de 2018 realmente terão de dar uma guinada de 360 graus caso queiram manter-se no podium
    As fabricantes terão de pensar fora da caixa. Sair do básico.

    Quem tem um Galaxy s7 por exemplo. Excelente te aparelho. Pra quê comprar outro??? Se não tem havido mudanças absurdas??? E mesmo que haja pra que trocar se o aparelho ainda eh acima da média????

    Pra mim não adianta mudar apenas o design , dar uma arrumadinha no som ou na bateria. Implementar um filtro a mais na câmera. Colocar um novo processador que e apenas 25% mais rápido. Aumentar a memória RAM para 6GB e memória interna a partir de 64GB...

    Acredito que quem possui aparelhos lançados em 2015 e 2016 e claro 2017 e que estejam em boas condições de uso ( sem quebras, rachaduras e etc,) Não ha necessidade de update para nenhum aparelho em 2018. A não ser que queiram apenas trocar por prazer, para ostentar. Ada além disso ( claro, cada um sabe o que faz com seu dinheiro. Longe de mim querer dizer o que esse ou aquele deve fazer)

    Eh, chegamos em um momento em que as empresas de fato terão de rever seus conceitos e lançar algo que realmente faça a diferença. Pois está chegando ao fim a era MAIS DO MESMO.

    Conta desativadaConta desativada


    • 54
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      Bom, o velho S5 ainda está na ativa aqui em casa, e dando uma "surra" em muitos intermediários de hoje.

      RODRIGO BATISTAConta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

    As grandes e famosas fabricantes precisam tomar vergonha na cara isso sim!
    Todos pedem por uma bateria melhor e a Oukitel uma empresa pequena vai e lança um aparelho com 11000 Mah.
    Todos falam em desbloqueio na tela infinita e outra empresa menor vai e faz primeiro. E as grandes ficam de braços cruzados.
    Por isso torço por essas empresas menores e menos famosas cada vez mais ganhar destaque

    Conta desativadaAC&MMConta desativadaConta desativadaConta desativadaAgnaldoGustavo Lima de Carvalho


    • 61
      Agnaldo 25/01/2018 Link para o comentário

      É por que elas os usam como Beta

      Conta desativadaDeivis SchumanAC&MMConta desativada


    • 54
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      Tomara mesmo, espero ainda, não com simples prazer de ver essa ou aquela empresa caírem as vendas, mas precisamos de mais concorrência, não é justo a Samsung lançar um aparelho abaixo da média e vender por um preço fora da realidade (falo dos seus aparelhos de entrada). Tive um LG K10 Novo com 2GB de Ram, etc., aparentemente um bom aparelho, mas que tratava num simples jogo que meu menino usava, e olha que outro aparelho que tínhamos em casa o mesmo rodava tranquilo. Precisamos de mais concorrência, pena que Xiaomi desistiu do Brasil.

      Deivis SchumanAC&MMRODRIGO BATISTA


    • 85
      Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

      11000 mAh não é uma bateria, é quase uma granada 😂


  • 15
    Gospelmyxx 25/01/2018 Link para o comentário

    Design não sei se é tendência, pois cada fabricante acha o seu ideal. Chegamos hoje num patamar em que celulares simples de hoje, fazem coisas que os tops de anos atrás faziam. Desbloquear pela face, íris ou digitalmente tem sua importância? Sinceramente não sei, mas gostei da forma que usamos o desbloqueio num Motorola. Bateria? Tenho um A9, excelente nesse quesito bateria. Mas ele têm 5000 mAph. Bem específico. Criar uma bateria com valores menores mas com excelência no consumo é a loteria das fabricantes. Quem souber desenvolver, ganha uma parcela considerável do mercado pra si

    Deivis SchumanStella Dauer


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

      Bateria grande e uma boa otimização.

      Conta desativada


  • 73
    Jairo rios 25/01/2018 Link para o comentário

    Bateria e fragmentação do Android , estes são os desafios , o restante as OEMS fazem o trabalho

    Deivis SchumanStella DauerConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

      Não tem o que argumentar. Bateria é o item principal

      Conta desativadaConta desativada


      • 54
        Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

        Pois é, já pensou em um smartphone com uma bateria que durasse pelo menos dois dias inteiros!!!

        Conta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 25/01/2018 Link para o comentário

    Eu acho que o item que está mais atrasado, em termo de evolução, é a bateria. Muitos aparelhos com recursos que consomem muita carga da bateria e ela é deixada em segundo plano. Eu sei que alguns vão mencionar que existem aparelhos com mais de 4000mhA, mas ainda assim, são aparelhos que tem recursos que consomem mais do que o ideal que deveria ser consumido em um dispositivo com toda essa amperagem.

    Conta desativadaConta desativadaTiago HastenteufelConta desativadaDouglas 2Deivis SchumanStella DauerConta desativada


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 25/01/2018 Link para o comentário

      Tenho nem o que completar. É exatamente isso.

      Conta desativadaAC&MMConta desativadaTiago HastenteufelDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

      Sem dúvidas brother AC

      AC&MM


    • 24
      Tiago Hastenteufel 25/01/2018 Link para o comentário

      Smartphone com bom desempenho de processador e com bateria que durasse que nem um "dumbphone" seria tudo de bom!

      AC&MM


    • 54
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      E o pior é que as próprias empresas enchem o aparelho de aplicativos inúteis, consumidores de bateria, para que então, fazer um aparelho com muitos amperes que eles mesmo colocam aplicativos para drenarem. Seria bom deixar os aparelhos livres de apps inúteis.

      AC&MMConta desativada


    • 85
      Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

      Depende AC, na xiaomi por exemplo, os aparelhos que tem 4100 mAh são os intermediários, que vem com snap 625 na maioria. Já vi relatos de 14/15h de tela. Eu com um snap 821 e 3800 mAh chego a fazer 9h de tela. Acho que é mais uma questão de gerenciamento de energia, do que capacidade da bateria...

      AC&MM


      • AC&MM 72
        AC&MM 01/02/2018 Link para o comentário

        Com certeza. A ideia principal é essa. Porque não adianta tanta amperagem se não há otimização do sistema em relação ao gerenciamento de energia.


    • Daniel Meurer 19
      Daniel Meurer 26/01/2018 Link para o comentário

      Sem falar que as empresas enchem certos aparelhos com 5000 mAh e esquecem do principal: otimização. As baterias durariam MUITO mais se as fabricantes se preocuparam mais com esse quesito básico. Não é raro ver celular de 5000 mAh não fazendo muito diferente de um com 3000. Tenso...

      AC&MM


  • Gabriel 32
    Gabriel 25/01/2018 Link para o comentário

    Concordo

    Deivis SchumanConta desativada


  • Gabriel 32
    Gabriel 25/01/2018 Link para o comentário

    Concordo

    Conta desativadaDeivis Schuman


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 24/01/2018 Link para o comentário

    Os desafios são muitos, conseguir componentes melhores na produção de baterias, design mais modernos, recursos mais sofisticados para segurança e um sistema que possa ser mais responsivo sem o uso exagerado de memória Ram.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaDeivis SchumanStella Dauer


    • 84
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      Pessoal pegou muito no pe do Bolsonaro e tal sem querer falar de politica aki mas pelo visto o lance do Grafeno sera mesmo o futuro ja ta rolando bateria com isso e os testes estao indo bem se bobear ate meiado de 2019 ja começa a vir a nova "fase" das baterias

      Conta desativadaDeivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

        Mito mito mito

        Conta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 24
        Tiago Hastenteufel 25/01/2018 Link para o comentário

        Bah, já pensou o Brasil virar uma superpotência exportadora de grafeno (e desenvolvedora de baterias) ?

        Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

      Mas dentre todos esses pontos citado, o principal é a bateria

      Conta desativadaConta desativada


    • 54
      Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

      Seria o ideal.

      Conta desativada


  • 84
    Conta desativada 24/01/2018 Link para o comentário

    Gostei do post e a parte do design ta sendo o mais complicado a samsung mesma acabou de atualizar sua linha com o s8 e note 8 e ja tem gnt esperando outra grande mudança pra proxima linha , Ta complicado inovar nesse setor e nao da pra mudar o visual todo ano , ja Bateria eu ja desistir se n me engano o marcel da asus ja explicou que o publico principal dos aparelhos top de linha estao mais preocupados com visual do aparelho e camera do q bateria fora q as pessoas q compram essa categoria de aparelhos tem muito bem dinheiro pra um powerbank entao é meio q mais do mesmo .

    Pagamento pelo celular no Brasil ainda é complicado ate pelos assaltos entao ficar dando mole por ai se exibindo com o cel é pedir pra perde ele

    Deivis SchumanStella DauerConta desativada


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 25/01/2018 Link para o comentário

      Ah, as Powerbanks...

      Conta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


      • 84
        Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

        Powerbank boa é powerbank em forma de capinha

        Conta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

      Que tiro foi esse einh brother Franco! ^^

      Conta desativadaConta desativada


    • 24
      Tiago Hastenteufel 25/01/2018 Link para o comentário

      O problema das powerbanks é que tem muita gente que põe o celular pra carregar com uma e acha que pode ficar usando o aparelho normalmente durante o carregamento, coisa que eu acho que abrevia a durabilidade da bateria...


      • 84
        Conta desativada 25/01/2018 Link para o comentário

        no caso dependendo da powebank ate da sim , tem uma com carregamento rapido bem eficiente

        Conta desativada


      • 85
        Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

        Pois é, não interessa a forma de carregamento, o certo é deixar o aparelho sem uso....

        Tiago Hastenteufel


  • 99
    Conta desativada 24/01/2018 Link para o comentário

    Na minha opinião bateria e fragmentação são sempre os maiores problema das fabricantes...

    Conta desativadaDavid CDTiago HastenteufelDeivis SchumanStella DauerGabriel


    • Ralf Alencar 34
      Ralf Alencar 25/01/2018 Link para o comentário

      Você disse tudo.

      Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 25/01/2018 Link para o comentário

      Sem dúvidas brother robocop

      Conta desativadaDavid CD


    • 85
      Conta desativada 26/01/2018 Link para o comentário

      E o preço, que a cada dia piora mais....

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.