PROCON divulga ranking de reclamações contra fabricantes de smartphones

AndroidPIT Moto X hero broken 1
© nextpit

O PROCON do Estado de São Paulo divulgou uma lista com as empresas que lideraram o ranking de reclamações durante o primeiro semestre de 2015. Segundo aponta o relatório, houve um aumento de 45% nas reclamações em relação ao mesmo período do ano passado. No segmento de smartphones, a Sony lidera o ranking de registros de reclamações e queixas não resolvidas. Confira mais detalhes no artigo abaixo.

Entre janeiro e junho deste ano, os aparelhos da Sony foram os que mais tiveram reclamações registradas no PROCON. No total, foram 2.709 queixas registradas, das quais 865 reclamações foram contra a Sony durante o primeiro semestre deste ano. A lista também aponta o índice de reclamações que foram solucionadas por todas as empresas e, no caso da Sony, a empresa solucionou apenas 69% do total de queixas. A Motorola figura em segundo lugar com 535 reclamações, e na terceira posição aparece a Samsung com 497 reclamações. Confira o ranking abaixo:

  Reclamações Solucionadas
Sony 865 69%
Motorola 535 86%
Samsung 497 95%
Microsoft 114 86%
LG 109 89%

Na última semana, conversamos com a Diretora de Marketing da Sony Mobile Brasil, Ana Peretti, que comentou sobre como são conduzidas as reclamações dentro da empresa. Segundo ela, existe uma preocupação muito grande em relação à experiência do consumidor com os produtos da marca. A empresa possui um processo alinhado entre as equipes de marketing e pós-venda que atuam no monitoramento de reclamações realizadas por clientes em diversos canais, como o Reclame Aqui, o PROCON, as redes sociais e as lojas físicas. Com relação aos testes de infiltração em dispositivos à prova d'água, a Sony realiza todos os testes necessários no Brasil, centralizando os procedimentos entre dois centros de reparos avançados que são parceiros da Sony. Neste caso, a assistência da Sony atua somente como um ponto de coleta e não faz o reparo do dispositivo no local. 

  • Seleção com todos os smartphones à prova d'água disponíveis no Brasil

Assim como a lista divulgada pelo PROCON, a Sony também não informa quais foram os motivos dessas reclamações contra seus smartphones ou tablets. Durante os dois semestres do último ano, a Samsung ocupava a primeira posição no ranking do PROCON com 571 reclamações, seguida pela Motorola (297 reclamações) que se manteve no segundo lugar. Você pode consultar a lista de 2014 aqui, e a do primeiro semestre de 2015 aqui.

E aí, você já teve algum problemas com algum dispositivo dessas empresas top 5 do PROCON?

Fonte: PROCON SP

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Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

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113 Comentários
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  • Anderson Pereira 1
    Anderson Pereira 23/01/2016 Link para o comentário

    Deborah, Eu seguirei outro caminho. Vou ingressar com ação judicial, pois tentei inúmeras vezes resolver meu problema com algum canal da Sony e não obtive exito.
    Meu aparelho foi para assistência técnica com um possível problema de sotware e voltou com a tela quebrara. Coloquei meu aparelho em uma outra assistência e assim que vier ingressarei com a ação. Se quiser copia da ação para usar como jurisprudência me fala.


  • Deborah Santos 2
    Deborah Santos 22/01/2016 Link para o comentário

    Gostaria de ter pesquisado mais no Reclame Aqui do que em sites que comparam um aparelho com outro. Optei por um Z3 e me arrependo amargamente.... Tirei foto na piscina, foi para a assitencia técnica, ficou 25 dias. Voltando, tirei foto na piscina novamente e o display apagou. Enviei para a assistencia técnica novamente. Voltou 2 semanas depois, veio o celular ligado dentro da caixa, sem funcionar o sinal de telefonia móvel. Ontem coloquei nos correios novamente, enviando para a assistencia técnica. A Sony Mobile não tem respeito algum por seus consumidores. Estou na busca de conseguir um e-mail da Sony Mobile do Japão. Quem sabe reclamando diretamente com o head quarter, eles sintam vergonha do que estão fazendo com nós consumidores. Se alguém tiver algum endereço, por favor me enviem.


  • Anderson Pereira 1
    Anderson Pereira 08/01/2016 Link para o comentário

    Boa noite a todos.

    Srs estou completamente decepcionado com a Sony. Mandei mês passado o meu aparelho para São Paulo para verificar uma possível falha de software e devolveram o meu celular com a tela quebrada. Tentei resolver o meu problema usando todos os canais possíveis e não tive sucesso, no último retorno a atende quase me mandou procurar os meus direitos em outra esfera.
    Sempre fui fã da marca mas agora passei a odiar. ESQUEÇAM toda e qualquer vontade de comprar um Sony, terão muita dor de cabeça.
    Estarei agora entrando com uma ação judicial contra a Sonymobile e não pretendo ser indenizado em menos de 15 mil reais.
    Falo com conhecimento de causa, NÃO COMPREM CELULAR DA SONY!


  • 1
    Lorrayne Pelegrino 21/10/2015 Link para o comentário

    Achei um absurdo comprei meu motoG segunda gerecao a 10meses atrás e quando comprei os vendedores disseram que ele era ótimo, prova dágua e tudo só foi meu célular cair em uma vasilia com um pouco de agua para ele me disserem que perdeu a garantia ? Bom pra min é um absurdo eu que comprei com os vendedores dizendo ser prova dáguae agora ffalarem que perdi minha garantia como assim eu tenho 1 ano e 1 mês de gantia ainda jogada fora ? Meu celular pegou normalmente depois que tirei da agua , só foi ele descarregar por completo que não pegou mas , levei na loja em prudente que é autorizada pela motorola e ele me disse que perdi a garantia por conta de um trincado ? Senso que nem entri agua nele pois o rincado é na parte de sima do celular e molhou apenas a parte de baixo pois caiu de pé agora se você manda troca a tla perde a garantia e se tem o trincado também! Pra que empuram garabrua estendida no criente então ? Eu vou lutar pelos meus direitos pois na caixinha do celular atrás diz que ele é repelente a agua agora vem falar auê perdi a gantia ? Quero só ver oque o Procon pode fazer


  • 1
    Marcos de Carvalho Jr. 07/10/2015 Link para o comentário

    Minha esposa me deu de presente de natal de 2013 para 2014 um Sony Xperia Z1 que custou a bagatela de R$ 1.850,00 no site Cissa magazine, 3 dias depois de estar com o produto em mão tive a infeliz idéia de tirar uma foto na piscina, acho que nem 10 cm embaixo da agua, quando olhe a foto toda embaçada desliguei imediatamente o celular o sequei bem e deixei uma semana desligado, quando voltei a liga-lo a câmera iniciava sozinha, a tela não respondia direito aos comandos e o botão de aumentar o volume não funcionava, como quando aconteceu o problema só fazia 3 dias, entrei em contato com a loja, e para minha surpresa eles informaram que não seguem o Código de defesa do consumidor que diz que o produto que apresentar defeito em até 7 dias deverá ser trocado, e que meu problema era com a SONY e não com eles. Fui ao PROCON para acioná-los onde depois de 3 meses o órgão me disse que eles não poderiam fazer mais nada além de me dar um papel dizendo que a loja não compareceu para prestar esclarecimentos.
    Acionei judicialmente tanto a loja quanto a SONY que enviaram seus representantes para a audiência de acordo onde na ocasião nenhum dos dois representante não tinham nenhuma solução ou acordo para o meu caso e que a única coisa a fazer era continuar com o processo.
    Até hoje estou esperando meu caso ser julgado pela justiça, e com um aparelho que apresenta vários defeitos.


  • Robson Simão 1
    Robson Simão 24/09/2015 Link para o comentário

    Meu aparelho foi enviado para um desses Centros Avançados de reparo da Sony por ter uma abertura entre a borda e o vidro... Foi, passeou por um mês e voltou com uma avaria no amortecedor do canto superior esquerdo e um playlist de músicas na memória interna... Entrei com reclamação no Procon e agora pela resposta estão me enviando outro. Deveria ter pedido o dinheiro de volta, pois pelo que vi quem recebeu um novo aparelho da assistência, recebeu um aparelho usado , sem nota fiscal (somente a eletrônica) sem imei na nota...meio bagunçado...Ao que parece para mim está vindo da Sony mesmo grifaram KIT SONY XPERIA Z3... Espero que receba corretamente...Ia comprar uma TV da Sony e desisti...A assistência técnica deles é problemática demais da conta... Me deu até aqueles tremiliques no lábio de estresse..Espero acabar logo com isso...


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 24/09/2015 Link para o comentário

      Robson Simão, infelizmente esse seu receio de comprar um TV SONY por causa do pós venda dela deve também ser estendido às outras marcas dessas multinacionais orientais que não sabem mais o que é atender bem um cliente fanboy da marca. A SONY, Panasonic (Technics), Toshiba, Samsung, LG, etc., já foram empresas respeitadas nesse campo. Hoje em dia o foco delas é vender cada vez mais, independente da tecnologia super avançada que possuem, nada disso impedirá você de ter um xilique futuro por causa de defeito ocultos nos seus produtos. Até agora eu ainda estou no lucro em quase todos os produtos eletrônicos que comprei, exceto um super receiver da ONKYO (TX-NR906 - importado dos USA) que, depois de 5 anos, deu um defeito idiota na placa HDMI que me fez perder de vez um aparelho que pesa 25Kg.! e do qual eu gostava muito, cujo semelhante novo sairia agora por mais de R$20.000,00 no oficial.


  • jose paulo lemke 4
    jose paulo lemke 07/08/2015 Link para o comentário

    Tinha um xperia sp q foi enviado a assintencia tecnica da Sony e sumiu , ninguem sabe ninguem viu.Apesar de ter contatado a assistencia da Sony por oito vezes no minimo , nunca me deram uma resposta certa.Sempre alguem iria me contatar em tres dias. E nada acontecia .Desisti e estou indo aos tribunais ver se recupero meu investimento.Se tivesse olhado no Reclame Aqui antes de comprar nao teria comprado nada da Sony .O produto e excelente mais a assistencia tecnica e um lixo .Sony nunca mais .

    Robson Simão


    • 1
      Zef Maier Alemao 10/08/2015 Link para o comentário

      José.. até parece que está falando de mim. Já passou do prazo de arrumar o aparelho e ainda dei duas chances e venceu o prazo de me ressarcirem


    • 7
      Rodrigo Fernandes 26/08/2015 Link para o comentário

      Tive um problema parecido com o seu, enviei um Xperia Z1 pra assistência em São Paulo, e na assistência foi constatado que não havia reparo, me enviaram um e-mail com a nota fiscal de um aparelho novo e o código do correios para rastrear, só que nunca chegou o aparelho novo e nem o antigo, o código não localizava nenhum objeto, tentei resolver varias vezes por chat por telefone, fui até no procon e não resolveu, entrei na justiça e já saiu a decisão que a sony vai ter que me devolver o valor do aparelho corrigido e mais uma indenização por danos morais, e mesmo assim até hoje ainda não me pagaram.


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 06/08/2015 Link para o comentário

    E eu que sempre acreditei que a vilã principal seria a SAMSUNG, acabei ficando muitíssimo surpreso com o resultado dessa enquete do PROCON colocando a SONY em primeiro lugar no ranking das reclamações sobre Smartphones e, mais impressionado ainda, de ver a LG em último lugar e com a confirmação de que a Apple nem entrou nessa relação reveladora. Parece que cobrar bem caro por seus produtos funciona melhor do que se preocupar com a qualidade intrínseca dos mesmos. Já não entendo mais nada desse mundo corporativo.


  • 1
    TODDY Robson 05/08/2015 Link para o comentário

    Tive um problema com o Z1, com 10 meses de uso a câmera começou a travar, enviei para a assistência que a Sony passou, depois de 15 dias voltou com um relatório dizendo que foi trocado a película traseira e dianteira e atualizado. Passado um mês voltou a travar a câmera, liguei novamente e pediram para eu enviar outra vez, foi enviado novamente e depois de 17 dias voltou com um relatório dizendo que foi atualizado e trocado as bordas e tampas, e novamente não falava nada de câmera, menos de dois meses depois voltou a travar, acionei novamente a Sony e disseram para enviar a terceira vez, antes de enviar fui ao Procon e me orientaram a pedir o dinheiro de volta ou um aparelho novo. Enviei o aparelho e pedi o dinheiro de volta. Depois de 20 dias o aparelho voltou, mas voltou com a tela trincada e um relatório dizendo que foi enviado com a tela trincada. Primeiro que não faria isso, enviei pela terceira vez devido ao mesmo problema. E achei muito extranho, pois o aparelho voltou com a configuração original de fábrica, se estava com a tela trincada, porque resetar o celular? Tentei acessar o menu mas com a tela trincada não é possível. Acionei o Procon e convocaram a Sony, qual enviuou um advogado que somente nos disse que não estava mais na garantia e que a Sony não iria fazer nada!!!
    Agora estou sem celular... E PENASAR QUE TODOS DIASERAM.....COMPRA O DA MAÇÃ.... MAS EU TEIMOSO COMPREI SONY!!!
    TA AI O RESULTADO, PAGA R$2.000,00 em um celular e ficar sem ele por falta de profissionalismo da empresa.


  • 4
    Patricia Oliveira de Sousa 05/08/2015 Link para o comentário

    eu tive problemas com o Z1 q entrou água aí a Sony enviou o z2 como solução.


  • Willian Belizario 26
    Willian Belizario 05/08/2015 Link para o comentário

    A Sony ta indo de mal a pior 😱😱 ..primero sao rumores q ela estaria desistindo de fabricar smartphones e a cada novo lançamento da sony é sempre a mesma coisa nao tem nada de mudança😑😑😑

    Graziela RangelRenata RangelValeria CristalMarcos SilvaRafael Santos


  • 17
    fabio pinheiro 04/08/2015 Link para o comentário

    Na verdade, estes dados de forma isolada não tem muito valor estatístico.
    Para uma informação mais precisa, é necessário que se tenha o número de aparelhos comercializados ou habilitados de cada uma destas operadoras para se ter uma ideia do porcentual de reclamações em relação a esta quantidade.
    Eu acredito, por exemplo, que Samsung e Motorola devem vender bem mais aparelhos do que a SONY, então um número maior de reclamações da SONY é bem pior do que parece, pois vende menos e ainda sim tem mais reclamações. Ponto positivo para Samsung e Motorola.

    FabrícioDarlan CastilhoPedro Scarabelli


    • 4
      Ygor Beltrame 05/08/2015 Link para o comentário

      Aleluia alguém falando o que eu tava pensando.


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 04/08/2015 Link para o comentário

    vixi olha a à Sony causando novamente! kkkk duido!


  • Claudio Rogerio Finotti Finotti 1
    Claudio Rogerio Finotti Finotti 04/08/2015 Link para o comentário

    Eu tenho um moto g 2 geração e um dos melhores quando ia carregar começou dar problemas no carregamentos colocava pra carregar mas desconectava sozinho e não dava carga.. Aí Fiz uma reclamações na motorolola dei meu imei e depois e fiz uma oração forte um descarrego em o nome de Jesus Graças A Deus Agora carrega sem Problemas Porque Deus É Fiel e a Motorolola E uma Bênção De Deus Também Sempre Comprei Celular da Motorola Parabéns Motorola Até O Fim do Ano Vou comprar 2 moto g 3 geração Aqui em casa tem Eu E minha esposa o Moto g 2 ..Cláudio de Diadema ..Sugestão do moto G 2 geração e o 3 geração mande no meu email claudioxt1069@gmail.com


    • Marcelo 29
      Marcelo 04/08/2015 Link para o comentário

      Sugestão amigo, leia BASTANTE, bastante mesmo. Procure no Google (deve ter no motorola) sobre pontuação. Textinho cansativo e sem nexo nenhum...

      Anuar


    • 8
      Norton Viller 04/08/2015 Link para o comentário

      O que eu entendi: jlsafhdçsbjaçretgfoaçsdgvdfjasçgudafvehgklsdhgdsfhgçlhsdflgmotogashdslagfdeghfsdafdg


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 24/09/2015 Link para o comentário

      POR FAVOR CLÁUDIO, não coloque Deus e Jesus Cristo no meio desse assunto não, isto é a mais pura heresia, falta de bom senso religioso mesmo! Todas essas empresas de tecnologia tem seus altos e baixos (mais baixos do que altos, para ser verdadeiro...). O problema é que elas não tratam seus fanboys do mesmo jeito, com ou sem oração. Cada caso é um caso, mas podemos muito bem, sim, generalizar quando o assunto é falta de controle de qualidade dos seus produtos, seja ela quem for, parece que todas essas orientais de merda rezam pela mesma cartilha do desrespeito ao consumidor, com raríssimas exceções, com ou sem reza. Me poupe de tanto fanatismo sem sentido...


  • 2
    pellegrine 04/08/2015 Link para o comentário

    eu nem perco meu tempo ligando pra PROCON nem assistência de aparelho sei que no Brasil ninguém ta nem aí com o consumidor


  • Cláudio Luvizzutto 8
    Cláudio Luvizzutto 04/08/2015 Link para o comentário

    Nesse ranking, foi considerado o total de aparelhos ativos (uso) por fabricante? A % não precisa ser proporcional? Ex.: poucas reclamações de uma marca com menor qtde. de aparelhos no mercado pode representar um índice alto. Mas...

    Andinho D.Blind


  • airton 22
    airton 04/08/2015 Link para o comentário

    Possuo atualmente um Moto G segunda geração e nunca tive problemas, assim como quero ter um Sony também. Depois que inventaram esses dispositivos a prova d'agua, isso vai gerar uma dor de cabeça para os fabricantes. Daqui a pouco vai dar praia, aí sim que o bicho vai pegar. A Sony precisa mudar essa cultura de distanciamento entre clientes no mundo ocidental. A entrevista da Ana é, foi, estritamente burocrática. Os japoneses precisam acabar com isso. Veja o Hugo Barra, é o cara!!


  • 5
    Alexandre Lucas 04/08/2015 Link para o comentário

    olha eu tenho um xperia z já faz mais de 1 ano, nesse período nunca tive problema com ele, o mesmo já caiu no chão diversas vezes e nada aconteceu.


  • 3
    Wanderley Christal 04/08/2015 Link para o comentário

    Não passa de um fanboy de merda.

    Luiz Fernando L. PelliniMarcelo Ferreira


  • 3
    Wanderley Christal 04/08/2015 Link para o comentário

    Muita mentira,quer dizer então que a apple não tem reclamação alguma,vão tomar no c....mentirosos!!!

    Luiz Fernando L. Pellini


    • Marcelo 29
      Marcelo 04/08/2015 Link para o comentário

      Qual a dificuldade em retirar a palavra ANDROID do nome do site?
      Um teste de QI para liberar loguin faria bem ao ANDROIDpit....

      Anuar


  • Andinho D. 19
    Andinho D. 04/08/2015 Link para o comentário

    Nenhuma estar de parabens, pois empresa boa é a que não estar nesta lista e não a que soluciona os problemas que na verdade nem deviriam existir.

    WALTER ANDRADE CARNEIRO


    • Marcelo 29
      Marcelo 04/08/2015 Link para o comentário

      Cite uma unica empresa nessa galaxia que possui nivel zero de defeito, umazinha somente de qualquer segmento e com qualquer tamanho.


      • 18
        WALTER ANDRADE CARNEIRO 24/09/2015 Link para o comentário

        Prezado Marcelo, o problema não é quanto a indicarmos alguma empresa com zero de defeito, mas tão-somente tentarmos enumerar aquelas empresas que respeitam os direitos do consumidor brasileiro por darem a devida atenção aos defeitos que apresentamos de seus belíssimos produtos ao invés de inventarem desculpas esfarrapadas para induzirmos a perder a garantia que elas não querem honrar, como por exemplo alegar que o tal caríssimo SmartPhone "x" já está com a placa principal oxidada, o que é uma grande mentira porque todos os componentes internos dos SmartPhones mais caros tem solda e conexões a base de ouro e/ou prata. A sua defesa, infelizmente, não procede!


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 10/08/2015 Link para o comentário

      Diniz, você comentou pouco mas disse o que todos precisavam ouvir. Se todos consultassem o site reclameaqui.com.br veriam que nenhuma das "brands" orientais e nem a Sua Santidade Apple estão merecendo 100% de parabéns. Vocês ficariam impressionados digitando o termo: "galaxy note 4", por exemplo, da quantidade de reclamações por defeitos idiotas que esse belíssimo Note 4, bem como os S6+Edge, e outros modelos da Samsung apresentam, e que a Sammy na sua maioria não está nem aí para seus fanboys. O mesmo se repete com as outras fabricantes, inclusive com a sua Santidade Apple. O que estamos precisando urgentemente é de uma profunda revisão das Leis de proteção ao consumidor, porque as atuais que existem são muito vagas e pobres na sua concepção em defender nossos interesses dessas "brands" internacionais que se aproveitam das muitas brechas da Lei para nos humilhar à vontade. Mas se depender dos representantes do povo lá do Planalto acredito que tudo vai continuar como está assim mesmo. Afinal moramos no Brasil de Todas as Propinas, onde tudo é possível, até mesmo o sentimento de sermos ainda uma Colônia das Potências Mundiais...


  • Edson 3
    Edson 04/08/2015 Link para o comentário

    Eu tenho somente aparelhos da Samsung ainda na garantia fui reclamar porque meu tablet edição 2014 consumi rapidamente a bateria e quando coloco para carregar demora demais para dar o 100%. A assistência técnica Assis legou que não tem problema o aparelho e que isso está acontencendo é porque eu tenho 21 mil fotos isso mesmo que escrevi, fiquei tão admirado que pedi que me mostrassem onde estavam essas fotos até hoje não acharam. Moral da história a garantia acabou o problema continua já reclamei no Reclame Aqui, a Samsung mandou eu voltar na assistência mais não me deu nada para não precisar pagar, ou seja caso achem agora o problema com certeza vão me cobrar. Sou de Curitiba PR.


    • Henrique Guimarães 27
      Henrique Guimarães 04/08/2015 Link para o comentário

      Edson, se vc tem tudo isso registrado, tem como provar que eles estão errados, Juizado Especial Cível neles...
      Não precisa de advogado, anda rápido e geralmente sua chance é grande!
      Não deixe barato!!


    • Fabrício 11
      Fabrício 04/08/2015 Link para o comentário

      Esse problema aconteceu com migo a Assistência disse a mesma coisa sobre o tablete não tive sucesso acabei perdendo a garantia do tablete descobri que e um plobema de software tive que fazer root e estalar uma nova ROM aí sim resolveu o problema.

      Gilmar Luiz


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 07/08/2015 Link para o comentário

      Eu tenho visto no reclameaqui.com.br mil motivos que colocariam a SAMSUNG em primeiro lugar nesse ranking do PROCON, e o seu vem a ser o 1001. Essa eu não entendi mesmo, a SAMSUNG em 3º?


  • 21
    Rogério S. 04/08/2015 Link para o comentário

    Já tive problema com A/S da Nokia e Motorola
    Com a Samsung só uma vez com a TV, que foi solucionado em 2 dias.

    Parabens Samsung

    bryant36Mateus Barbosa


  • Antonio Souza 8
    Antonio Souza 04/08/2015 Link para o comentário

    Temos que nos atentar pela quantidade vendida. A Samsung vende muito mais que as outras e está de parabéns sim.
    A não se por mau uso os Samsung são duráveis sim e a Samsung tem um bom atendimento.
    Eu tenho Tablet com mais de 4 anos que só está sendo pouco usado por estar ultrapassado, mas não deu defeito.
    A MS que dizem nunca dar problema e pela quantidade vendida teve até muita reclamações. A Sony me surpreendeu pois conheço algumas pessoas que tem e só tem elogios.
    Eu tenho Motorola. São 4 em casa. O único problema foi tentar restaurar um D3 até sem necessidade e o slots SIM ficarem bloqueados. Era um bug no firmware. Mesmo com mais de 2 anos de uso a Motorola resolveu o problema sem eu ter que paga nada. Nada mesmo. Nem ligação, correios. Nada.
    Enfim, desculpa que nem todo mundo reclama serve para as outras empresas também. hehehe

    bryant36


    • bryant36 33
      bryant36 04/08/2015 Link para o comentário

      Aqui em casa tenho S4 e S3 Neo ha um bom tempo e nunca deu probelma


  • 76
    Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

    O pessoal está falando que a Samsung está de parabéns e etc, mas não está vendo que esses casos são os que chegaram ao Procon, ou seja, mesmo aqueles que os proprietários ficaram tão irritados e foram até o Procon ela não resolveu 5%. Não dá para comparar com as outras que são ruins também, mas a Samsung não está de parabéns não. Infelizmente eu tenho que dar os parabéns para a Apple que nem está na lista. Não gosto do aparelho deles, mas a assistência técnica é excepcional. A Samsung deveria aprender com seu concorrente.

    Andinho D.


    • 21
      Rogério S. 04/08/2015 Link para o comentário

      Seu comentário além de não ter fundamento é típico de fanboy.
      Significa então que a Sony não resolveu 31% dos casos, Motorola 14%, Microsoft 14% e LG 11%.

      Mateus BarbosaRafael


      • 76
        Conta desativada 05/08/2015 Link para o comentário

        Fanboy de quem? Pode me explicar? Se for da Apple eu tenho que sentar um pouco para dar muita risada. Quem me conhece sabe que detesto a Apple por seus aparelhos serem fechados e não possibilitarem nenhuma personalização além de você não poder trocar nenhum arquivo a não ser via wifi e muitas outras coisas. Tenho vários aparelhos da Samsung, incluindo tablet, smartphone, TV e até máquina de lavar.
        Pense antes de acusar alguém. Pode provocar uma crise de riso na pessoa e fazê-la ter um ataque cardíaco ou morrer por falta de ar.


    • 3
      Mauro Couto 04/08/2015 Link para o comentário

      Voce leu a materia direito? como assim a samsung nao resolveu nem 5%? , ela resolveu 95% dos casos meu amigo, ela vende mais do que todas as outras na lista, ou seja o numero de reclamações dela é significativamente baixo perto das outras, vc pega uma q vende 10 mil aparelho e tem 500 reclamações e vc pega uma que vende 100 mil aparelhos e tem 500 reclamações, qual esta pior?


      • 76
        Conta desativada 05/08/2015 Link para o comentário

        Você leu meu comentário direito? Eu disse que não resolveu 5%, ou seja, resolveu 95%. Se você levar em conta que são 5% das pessoas que levaram a reclamação até o final, como pode dar parabéns para ela? E as pessoas que desistiram no caminho? No momento eu e minha esposa temos o Galaxy S5. Não compramos o S6 porque acho que foi uma bola fora da Samsung. Gosto muito dos aparelhos dela, tanto que tenho também o Gear S e minha esposa o Gear Fit. Mas já precisei da assistência deles três vezes e é ridícula. Nesse mesmo período, meu sócio, que ama a Apple, teve um problema com o iPhone 6. Ele foi na assistência e, depois de dois dias, deram um aparelho novo para ele. Não dá para comparar. Para a Samsung ser perfeita tem que melhorar muito a assistência técnica.
        Eu entendo seu comentário e a raiva que ficou ao ler o meu, mas tente ser imparcial, não seja louco por uma marca porque nenhuma é perfeita. Não conheço nenhum tablet ou smartphone melhor que Samsung, mas se eles derem problema, o consumidor tá lascado.
        Para ter uma ideia, em um dos casos que precisei da assistência, a Samsung só resolveu quando enviei posts para o Facebook dos EUA e da Índia. Nem no do Brasil resolveu.
        Temos que ser racionais.
        Samsung: melhor aparelho
        Apple: Melhor assistência técnica e respeito com o consumidor.


  • 2
    Lucas 03/08/2015 Link para o comentário

    aposto que a maioria das reclamações da sony
    devem ter sido de aparelhos que entraram água e que boa parte por mau uso

    RafaelAndinho D.


  • 25
    Denys M. 03/08/2015 Link para o comentário

    Parabéns Samsung 95% solucionados 👏👏👏. Eu particularmente nunca tive problemas com os produtos da Sammy, seja Smartphones, Tv's , Notebook e etc . Mas é muito bom saber que a assistência é eficaz. Esse post é bom pra muita gente que reclama da empresa sem ao menos conhecer seus produtos e sua assistência.

    bryant36Anttonio Netto


    • 76
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      A assistência não é tão eficaz assim não. Podem até solucionar, mas deixam a coisa chegar no Procon. Eu mesmo já tive muitos problemas com meus tablets e smartphones. Parece que agora a assistência está tentando melhorar, mas antes, para trocar uma simples bateria demorava até 30 dias.

      Andinho D.


      • bryant36 33
        bryant36 04/08/2015 Link para o comentário

        isso não procede, há 3 anos atras tive problema com um galaxy note e a sammy resolveu em 1 semana o problema


      • 32
        Conta desativada 04/08/2015 Link para o comentário

        Proceder até procede, pois a experiencia de cada um é diferente kkkkkk.


      • 76
        Conta desativada 05/08/2015 Link para o comentário

        Cara, você deu sorte. Eu sou um dos que mais elogia os aparelhos da Samsung, mas a assistência, pelo menos em São Paulo, não presta. Não dá para comparar com a da Apple que troca o aparelho sem pestanejar. Não gosto de Apple. Não gastaria meu dinheiro com as "porcarias" que eles fazem, mas tenho que admitir que eles respeitam o consumidor. Por isso ele têm a legião de fanáticos que tem.


      • 18
        WALTER ANDRADE CARNEIRO 07/08/2015 Link para o comentário

        Eu tive um problema de bateria com o meu sofisticado e "full featured" Galaxy K Zoom. Levei na assistência aqui de Uberlândia/MG e SURPREENDENTEMENTE tive um bom atendimento e trocaram a bateria, mas o problema de baixa autonomia continuou. Comprei outra bateria original da SERVTEL e o problema continuou. De repente, não sei o que aconteceu, depois de uns 3 meses com a nova bateria o infeliz começou a ter uma autonomia de 3-5 dias!!! Voltei a colocar a bateria original e a autonomia continuou excelente. Acho que o meu K Zoom recebeu uma atualização automática que corrigiu o problema. Pontos para a Samsung, somente nesse meu caso específico.


  • davidsoares 30
    davidsoares 03/08/2015 Link para o comentário

    Depois vem gente dizer que a Sony está morta tai primeiro lugar no ranking.

    Andinho D.victorgabaGustavo L.


  • 4
    Victor Maccari 03/08/2015 Link para o comentário

    Reclamação contra Sony Mobile / Sony Xperia. feita por meu pai, até hoje sem resposta !!!!!
    No dia 23 de Abril de 2015 levei o celular de minha esposa (um Xperia M Duos) para a Assistência técnica autorizada Sony, pois o aparelho esquentava muito até desligar sozinho, travava, e o auto falante parou de funcionar. Nem Ela, nem eu, nem meu filho recebemos contato com noticias do aparelho desde então, deixamos os 3 celulares e o telefone de casa para contato, e até hoje nada. Tentamos contato com a assistência por muitas vezes, e não conseguimos, ninguém nos atendeu, em horário algum. Então, por volta do dia 3 de junho, meu filho entrou em contato com o SAC da Sony no: 40010444. fez uma reclamação, pois estávamos sem o aparelho há um mês e meio, então citou o Código de Defesa do Consumidor: Inciso II do Parágrafo 1 do Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990: " § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. " Desde então, não recebo contato algum da Sony, e quando entro em contato com o SAC, sou informado de que a solicitação foi negada pela Sony. Agora pergunto: Como a solicitação foi negada pela Sony? se estou dentro do meu direito de consumidor. Em outro contato que ele fez dia 15 de Junho, informaram que o celular estava na assistência para ser retirado, e ele novamente informou que depois de 45 dias eu não queria mais o celular, e sim meu dinheiro de volta, pois não é a primeira vez que um produto Sony apresenta estes problemas devido a baixa qualidade da marca. Foram feitas depois disso pelo menos mais 6 ligações para o SAC para reclamar.
    Minha solicitação foi negada novamente, por 3 vezes, seguem números de protocolos: Reclamação original: 119551194054 Primeira negativa de atendimento: 11551109118 Segunda negativa de atendimento: 119585689874 Terçeira negativa de atendimento: 119663678135. A Empresa mesmo após tendo os esclarecimentos de que estavam agindo de maneira contraria ao CDC, e de que o cliente solicita tão somente o que é seu direito, negou novamente o ressarcimento, agindo de maneira a causar prejuizo ao cliente. Enviaram um email negando novamente o ressarcimento, contrariando o direito do consumidor, e o código de defesa do consumidor. Alegam que o celular foi reparado em menos de 30 dias, mas por que motivo não me contataram então? nem responderam, nem atenderam na assistência as dezenas de ligações que fiz nesses 30 dias. Só me informaram isso agora, 60 dias depois, e isso por que eu reclamei 3 vezes no SAC. Não aceito essa alegação. Entraram em contato dizendo que o Celular estava na assistência para ser retirado, eu disse que após esses 90 dias não adiantava mais ligar para me informar que poderia retirar, eu já havia reclamado que quero devolução do dinheiro, O ATENDENTE NATANAEL, DA PRÓPRIA CENTRAL DA SONY ME DISSE: A INFORMAÇÃO QUE TENHO PARA TE PASSAR É ESSA, SE O SENHOR NÃO QUISER RETIRAR, JÁ É UM PROBLEMA SEU... (usou exatamente estas palavras) (Indignado de ter ouvido isso de um atendente) ISSO APÓS SEU SUPERVISOR, ANDERSON, SE NEGAR A ME ATENDER. Que tipo de empresa diz isso ao cliente, cliente que já esta se sentindo lesado, isso só reforça o péssimo suporte ao cliente que a Sony tem com seus clientes, A Sony é uma empresa que desrespeita seus clientes, e quero meu ressarcimento para que possa adquirir um celular de outra marca e cortar definitivamente relações com a Sony, pois não quero mais nenhum produto de uma marca que trata assim seus clientes.

    Danilo Fernandes


    • 76
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      Fica colocando essa reclamação no Facebook deles que resolvem rapidinho.


    • Henrique Guimarães 27
      Henrique Guimarães 04/08/2015 Link para o comentário

      Como disse acima ao colega Edson, Juizado neles!!
      Procon não resolve nada, quando são chamados na justiça, eles acordam...!!


  • Fabio Fehlberg 14
    Fabio Fehlberg 03/08/2015 Link para o comentário

    minha MOTOROLA 535 86% ta feia a coisa!


    • 32
      Conta desativada 04/08/2015 Link para o comentário

      Achei até bom o resultado, mas é claro que pode melhorar.


  • 14
    Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

    Sony já era...pode fechar as portas!

    FabrícioVictor Maccari


  • 19
    Juliano Locatelli 03/08/2015 Link para o comentário

    É Sony ta feio eim ainda bem que não conprei o Sony Xperia Z3 como tive ideia de fazrer a tempos atras quando queria trocar meu antigo Galaxy S4.Optei por seguir com a Samsung e peguei um Galaxy S5 Duos.Estou satisfeito com ele.👏👏👏
    Infelismente a Sony se continuar assim vai pra falencia com tantos relatos e reclamações é dificil atrair mais consumidores e a situação só tende a piorar


  • 13
    wallisson 03/08/2015 Link para o comentário

    Quero até ver o xororo de quem não gosta da Samsung.
    não importam oque digam Samsung e LG são a melhores empresas de smarts do Brasil ate agora.
    LG com seus smarts tops e baratos e a Sammy com seus tops de linhas melhores do mundo.

    Marcelo FerreiraRafaelViniciusAnttonio NettoDenys M.Felipe MatheusFlávio


    • 25
      Denys M. 03/08/2015 Link para o comentário

      Realmente, concordo com você.

      FabrícioRafael


    • 76
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      Concordo, mas a assistência da Samsung ainda deixa a desejar, apesar de ter melhorado.


  • 6
    Iran Santos 03/08/2015 Link para o comentário

    Realmente um dado preocupante...
    Entretanto, uso Sony desde 2011 e estou super satisfeito. Acho q parte das reclamações se deve ao mau uso... Enfim, não há muito o q dizer.

    Rafael


    • 24
      Flávio 03/08/2015 Link para o comentário

      Ou das torradeiras mais recentes , ops celulares

      Francisco Leonardo S.


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 03/08/2015 Link para o comentário

    Boa Samsung!! 95% solucionadas.

    FabrícioRafaelDenys M.bryant36A.Oliver


    • 3
      Matheus 03/08/2015 Link para o comentário

      Pelo menos com a Samsung nunca tenho problemas. Quando tenho alguma dúvida, falos com eles atraves da fanpage oficial e sempre sou muito bem atendido. Só falta eles organizarem esse Cronograma de atualizações kkkkkkk

      bryant36


  • Cassio Cristiano 21
    Cassio Cristiano 03/08/2015 Link para o comentário

    e pra quem falava que o pós da samsung não presta, apesar de estar em 3ª em reclamações teve 95% solucionado.

    Guilherme GuimarãesDenys M.MatheusA.Oliver


    • 3
      Matheus 03/08/2015 Link para o comentário

      Sem falar que quando você tem alguma dúvida sobre o Smart, é só perguntar na fanpage oficial e eles são super atenciosos.


    • 76
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      Mas esperou chegar ao Procon. Veja que a Apple não está na lista e eu não gosto de Apple e tenho quase tudo Samsung. Mas, já sofri muito com a assistência deles.


      • Cassio Cristiano 21
        Cassio Cristiano 04/08/2015 Link para o comentário

        Não esta na lista entre os 5 primeiros né.... claro que a assistencia da Apple é melhor......

        E se for pegar por proporção de vendas, se juntar as outras quatros não vederam a quantidade que a Samsung vendeu, ou seja se for por proporção de venda a Samsung não deveria nem estar nesta lista....


      • 76
        Conta desativada 05/08/2015 Link para o comentário

        Concordo com você. Mas a Samsung tem muito que melhorar em assistência e respeito com o consumidor. Vou dar um exemplo: levei o tablet do meu filho que estava conosco há 9 meses porque a bateria tinha estufado. Eles disseram que a bateria tinha 6 meses de garantia, que eu teria que pagar. Eu questionei que eles divulgavam que o aparelho tinha garantia de 1 ano e que a bateria fazia parte do aparelho, já que não era removível. A resposta foi que a explicação para isso está no manual do usuário. Na hora dei risada, já que só temos acesso ao manual do usuário quando compramos o aparelho, já que ele vem na caixa lacrada.


  • Wislley F. 18
    Wislley F. 03/08/2015 Link para o comentário

    O bom seria se os Smartphones da Samsung fossem tão bom quanto seu atendimento.

    Jonny E.MatheusGustavo Hanemann


    • 76
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      Pode ter certeza que são melhores que o atendimento.

      Fabrício


  • 2
    Marcelo 03/08/2015 Link para o comentário

    Não é só no Procon q a Sony é líder em reclamações. Na lista do Reclameaqui também é. E o mais absurdo: Fornecem uma resposta de caso resolvido mas de fato não resolveram nada .


    • 76
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      A Samsung fez a mesma coisa comigo. Abri outra reclamação e eles não responderam mais.


  • Thales Raja 20
    Thales Raja 03/08/2015 Link para o comentário

    acho os aparelhos da samsung uma verdadeira bosta com exceção da linha top... mas ja usei a assistência várias vezes e é realmente boa.

    Jonny E.DennysGoku


  • Felipe Maior 22
    Felipe Maior 03/08/2015 Link para o comentário

    Que isso, Sony! É a que vende menos e que mais se vangloria de fazer aparelhos com boa qualidade...e no entanto não é o que o Procon mostra!

    Jonny E.FlávioJoão Carlos


  • 25
    Alan D. 03/08/2015 Link para o comentário

    Samsung ta de parabéns, me surpreendeu.

    Matheus


  • Quack 19
    Quack 03/08/2015 Link para o comentário

    Ranking ideal para analisar quando for comprar um dispositivo.

    Denys M.FlávioMatheusDennysGoku


    • 3
      Matheus 03/08/2015 Link para o comentário

      kkkkkkkkk Boa cara

      FabrícioQuack


      • Quack 19
        Quack 03/08/2015 Link para o comentário

        Né! Tem gente que já sai comprando sem procurar saber sobre o pós venda kkkk aí da nisso :B


  • 7
    Rafael C 03/08/2015 Link para o comentário

    Vou ter que mandar para a assistência técnica o meu moto g2 pela 2° vez em menos de 30 dias por problema na tela, que a assistência técnica péssima não resolve direito. E a motorola só enrola.


  • 32
    Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

    Eeee Sony, você não é mais a mesma heim.
    Fiquei impressionado com o indice de solução de problemas da Samsung.

    FabrícioDennysGokuQuack


  • Juliano Santos 12
    Juliano Santos 03/08/2015 Link para o comentário

    E eu achando que Sammy era a pior.

    DennysGoku


    • 24
      Flávio 03/08/2015 Link para o comentário

      A maior sempre é tida como isso é aquilo

      Rafael


  • bryant36 33
    bryant36 03/08/2015 Link para o comentário

    sony rumo a falencia no mercado de smarts em breve kkkkkkkk

    Matheuswallisson


  • 17
    santosrs 03/08/2015 Link para o comentário

    Poxa sony em primero lugar


  • 7
    Fernando Goulart 03/08/2015 Link para o comentário

    Já tive celulares de todas as marcas, hoje estou com um Sony Z3c, o melhor celular que eu já tive de todos...e já tive outros tops....não tenho do que reclamar dos Sony que tive, creio que a grande maioria das reclamações da Sony são principalmente a reclamações a ver com resistência a agua, muita gente não sabe cuidar do aparelho e reclamam de defeito....

    RafaelLuys Fernnando


    • 5
      Leo Bauberger 03/08/2015 Link para o comentário

      Já eu acho que é loteria. Tenho um Z1 Compact que desde a compra apresentou diversos problemas. Não volto mais para os Xperia.


      • Francisco Leonardo S. 6
        Francisco Leonardo S. 04/08/2015 Link para o comentário

        Eu tive 3 aparelhos Sony, sendo que 2 deram problemas. Achava a linha Xperia top até ter problemas em dois aparelhos seguidos. Acabei desistindo da Sony no segundo problema e hoje rola, de minha parte, um preconceito.
        Talvez seja, como vc disse loteria, mas pelo sim ou pelo não, não arrisco mais.


    • Marcelo 29
      Marcelo 03/08/2015 Link para o comentário

      Exatamente Fernando, tenho dois Z Ultra. Um nacional e outro da Espanha e nunca apresentaram defeito.
      Trabalhei muito tempo em assistencia tecnica e a falta de cuidado do usuario é tremenda. Mas sempre tentam inventar uma historia para comprovar o caso.

      Rafael


    • 24
      Flávio 03/08/2015 Link para o comentário

      Não se discute com números do procon. Se o aparelho é tão frágil a culpa n é do consumidor


      • Marcelo 29
        Marcelo 03/08/2015 Link para o comentário

        Lembre-se que o numero é somente de quem vai ate o procon.
        E de quem nao foi?
        Todas as reclamações que chegam no procon são 100% veridicas?
        Vamos fazer uma comparação. Ali tem 865 reclamações ou seja são 865 aparelhos. Isso deve dar no maximo chutando baixo, numa epoca muito ruim, tipo um dia de produção de uma fabrica de celulares. Ai lhe pergunto: O resto não deu problema?

        Conta desativada


      • 32
        Conta desativada 04/08/2015 Link para o comentário

        Cara, acredito que seja menos de um dia. Ainda mais que é da marca toda e não só de um celular.


      • 32
        Conta desativada 04/08/2015 Link para o comentário

        Vocês estão confundindo as coisas.
        O ranking não esta demonstrando se o smartphone é de péssima qualidade, mas esta demonstrando a qualidade do Sistema de Soluções de Problemas para o Consumidor.


    • SoakYan 13
      SoakYan 03/08/2015 Link para o comentário

      eu me lembro de quando comprei meu antigo Xperia S em 2012 , logo depois comprei o Xperia P e nao tenho do que reclamar só sinto saudade desse celular, me arrependo de ter trocado por um moto g pois a câmera de ambos eram ótimas


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 03/08/2015 Link para o comentário

    Vai Samsung...
    Taca li Pau na Sony

    wallissonQuack


  • Nemesis 26
    Nemesis 03/08/2015 Link para o comentário

    Se levarmos em conta que a Sony vende bem menos que MOTOROLA e SAMSUNG, temos que nos preocupar com o pós venda da sony, pois a sony cobra bem pelos seus aparelhos e a qualidade está deixando a desejar.

    Luys Fernnando


  • 9
    arimateia 03/08/2015 Link para o comentário

    compro muito sony e vendo muitos aparelhos sony até hoje faz mais de anos q trabalho com ela e nunca me deixou na mão nem meus cliente não consegui entender como isto estar ocorrendo no procon


  • Anttonio Netto 20
    Anttonio Netto 03/08/2015 Link para o comentário

    me surpreendeu a samsung! boa materia!


  • bryant36 33
    bryant36 03/08/2015 Link para o comentário

    Faltou a asus nessa lista ???

    Pera ai lembrei que o marketshare da empresa no mercado nacional é insignificante

    Jonny E.


    • Nemesis 26
      Nemesis 03/08/2015 Link para o comentário

      a matéria é top 5, quer dizer que a Asus de pós venda é muito melhor que algumas mais antigas ai no mercado.


    • 32
      Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

      Vitor, vai fazer sua chapinha com um Snapdragon 810 e para de se preocupar com essas baboseiras seu Pelicano de Bico Torto.

      DennysGoku


    • 13
      wallisson 03/08/2015 Link para o comentário

      kkkkkkk


  • Marcos Barros 11
    Marcos Barros 03/08/2015 Link para o comentário

    Já ouvi de amigos e amigos de amigos que já teve problema com smart da Sony!! Posso estar completamente errado, mas não me parece que ela vende tantos dispositivos se comparada com outras fabricantes e tens tantos problemas com seus clientes, complicado não Sony?!


  • Robson Giro 9
    Robson Giro 03/08/2015 Link para o comentário

    Infelizmente é recorrente.
    O pós venda da Sony está péssimo.
    Meu Xperia T2 Ultra foi 2 vezes para conserto.
    A 1a. por problemas no carregamento e a 2a. a qual ainda estou tentando por retorno da assist. técnica com avarias no seu acabamento.
    Estou querendo reaver meu dinheiro de volta.
    Agora é simplesmente incrível a quantidade de T2 com o mesmo problema no grupo brasileiro no Facebook! Absurdo! Isto seria um caso de recall!


  • bryant36 33
    bryant36 03/08/2015 Link para o comentário

    samsung tem o maior percentual de casos selecionados 95%, NOT BAD

    RafaelDennysGoku


  • 32
    Conta desativada 03/08/2015 Link para o comentário

    Motorola e Samsung são as que mais vendem, faz sentido estarem na lista, e tem bons índices de solução. A Sony nem vende tanto assim e tem mais reclamações, espero que consiga se recuperar disso.

    RafaelDennysGoku


  • 2
    Marcelo 03/08/2015 Link para o comentário

    Boa reportagem... Hj por exemplo estou sem meu sony M4 aqua dual, o mesmo está faz 14 dias na manutenção... Ficou sem som com 16 dias de uso... Sequer tiver a oportunidade de testar a resistência a água... O aparelho nunca caiu ou sofreu algum impacto... Nunca mais compro sony... Descaso com o cliente...


  • Marcelo 29
    Marcelo 03/08/2015 Link para o comentário

    Tinha que realizar uma comparação entre numero de reclamações versus numero de aparelhos vendidos. Ai sim poderiamos ver a fatia real que cada uma tem no mercado (negativamente falando).

    Marcos BarrosCamila Rinaldi


  • Demian Fernando 15
    Demian Fernando 03/08/2015 Link para o comentário

    Boa SAMI! kkkk


    • Marcelo 29
      Marcelo 03/08/2015 Link para o comentário

      Exatamente todos reclamam dela, porem se ela solucionou 95% das suas reclamações ta perfeito.

      Com relação a Sony ainda acho que tem muita coisa relacionada ao vidro que quebra "sozinho". Muito espertinho derrubava o celular, onde o ponto de impacto na carcaça era facilmente identificado e entrava com processo contra a Sony pois ela não queria aceitar que a tela quebrava sozinha. Porque ninguem nunca deixou uma camera filmando o celular parado por meses ate que a tela trincasse?

      RafaelDenys M.arimateiaAnttonio Nettobryant36


      • 15
        Luciano Cardoso 03/08/2015 Link para o comentário

        Na verdade não, minha prima, comprou um z1, tirou umas fotos na piscina, com o aparelho fechado e mesmo assim entrou água. Mandou para a garantia, levaram mais de 40 dias para devolver o aparelho e ela teve que comprar outro, mesmo após ela dizer que não queria mais o aparelho e sim o valor restituido, mandaram o mesmo aparelho consertado, porém sem a bandeja do simcard, perdeu todas as fotos da viagem para Fortaleza e ainda não tem como usar o aparelho pq veio sem a bandeja do sim. Teve que entrar com processo judicial.

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