O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 4 Compartilhado 5 Comentários

Project Ara: A colaboração da Motorola para o desenvolver um smartphone modular

A Motorola anunciou uma nova iniciativa com o objetivo de ajudar os usuários na personalização dos seus smartphones para além de toques e papel de parede. O Project Ara é uma plataforma de hardware livre, aberto para a criação de smartphones altamente modulares. Depois de flertar com a possibilidade de customização do Moto X, agora a história é para valer, o Ara funcionará em colaboração com desenvolvedores e pessoas com interesse em desenvolver um smartphone em blocos.

motorola project ara 002
Project Ara pode revolucionar o mercado de smartphone modulares! / © Motorola

A ideia é que exista um "endoesqueleto" ou "quadro estrutural" que mantenha os módulos escolhidos pelo proprietário de um smartphone construído em blocos, como um monitor, um teclado ou uma bateria extra. Como uma espécie de lego, os usuários serão capazes de trocar os módulos com defeito ou atualizar o aparelho conforme as inovações vão surgindo. Tudo isso possibilitaria o desenvolvimento de dispositivo móvel menos descartável:

Nosso objetivo é conduzir uma relação mais criativa, expressiva e aberta entre usuários, desenvolvedores e seus telefones. Para dar-lhes o poder de decidir o que o seu telefone faz, como se parece, onde e de que é feito, quanto custa e quanto tempo poderão ficar com ele.

Por trás do Project Ara está ninguém menos que o criador do Phonebloks, Dave Hakkens. Embora o assunto ainda seja bastante recente, o possibilidade de construir o próprio dispositivo vem atraindo muito interesse online. Um exemplo disso é que o Phonebloks já possui quase um milhão de apoiadores.

motorola project ara 001
Se o suporte microUSB 2.0 já não é mais a sua, você poderá trocar "a peça" para a versão microUSB 3.0, que tal? / © Motorola

É bem claro o que a Motorola está tentando com o Project Ara: trazer para o hardware aquilo que a plataforma Android vem fazendo para o software, ou seja, criar um ecossistema de desenvolvedores, diminuir as barreiras de entrada, aumentar o ritmo de inovação e diminuir substancialmente prazos de desenvolvimento.

A princípio, o Project Ara terá início nos próximos meses e o lançamento da versão alpha do kit para desenvolvedores destes módulos será lançada neste verão (inverno no hemisfério norte). Além disso, qualquer pessoa pode ser um "Ara Scouts", um voluntário que pode participar do projeto. Fique ligado, pois os 100 participantes que forem mais ativos, ganharão modelos do celular, quando este ficar pronto. Para participar, inscreva-se aqui.

E aí, o que você acha da iniciativa da Motorola de criar uma plataforma aberta para o desenvolvimento de hardware em colaboração? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Caso você queira saber um pouco mais sobre a ideia por trás do conceito dos smartphones modulares, indico assitir ao vídeo "Phonebloks: Explained!", no canal do Marques Brownlee, no YouTube. O vídeo está em inglês.

Fonte: Motorola Blog

4 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi