O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 6 Compartilhado 23 Comentários

Google trabalha numa versão do Android exclusiva para o Projeto Ara

Há algum tempo, escrevemos a respeito do Ara. Trata-se de um projeto que visa a criação de um dispositivo com peças intercambiáveis,  semelhante ao que já se faz com os computadores. O celular seria totalmente personalizável, e finalmente deixaríamos de ser vítimas da obsolescência programada, estratégia que as fabricantes usam para que os usuários comprem mais dispositivos.

project ara
© Project Ara

O Google e a Linaro estão trabalhando conjuntamente para desenvolver uma edição especial do Android para o Projeto Ara. O objetivo do projeto é que o preço total do dispositivo seja extremamente baixo, e isso pode ameaçar a sua viabilidade. Os usuários poderiam acrescentar e retirar componentes ao seu gosto ou em função de suas necessidades, e exatamente essa liberdade de opção tornaria tudo muito caro.

O Google fala de módulos para a câmera e a antena, mas os desenvolvedores estão considerando também a criação de módulos para a conectividade, jogos, armazenamento, etc. Mas o mais interessante é a possibilidade de criação de uma versão especial do Android para esse smartphone modular, segundo afirma o CEO da Linaro, George Grey.

googleara apart
© Slash Gear

Isso se deve ao fato de que, ao trocar os módulos, o smartphone deve ser capaz de reconhecê-los, e entender o conceito dos componentes que “entram e saem”. Como comenta o referido CEO, “Se você acrescentar mais bateria, o Android deve reconhecê-la, atualizar o ícone e então terá mais capacidade”. Para essa funcionalidade, novas linhas de código devem ser acrescentadas ao Android.

Faz-se muito necessário também depurar e melhorar os protocolos e drivers dentro do sistema operacional, já que dentro de uma mesma placa, os componentes podem mudar de lugar, potência ou velocidade, e isso deve ser possível sem que ocorram erros ou mudanças no dispositivo.

Ara Baseado no Android L?

Ainda não sabemos quando ou se o projeto será concretizado e lançado ao público, e se essa versão do Android “exclusiva” será baseada no Android L, suportando assim chips de 64 bits. Em muitos aspectos, ainda estamos no escuro, infelizmente, pois me parece um projeto incrivelmente ambicioso e que poderia mudar de forma radical o mercado de telefonia móvel.

No fim de novembro, teremos a oportunidade de conhecer mais detalhes, um vez que acontecerá a segunda conferência de desenvolvedores do Projeto Ara. Esperamos ansiosos mais informações sobre um possível dispositivo.

Você compraria um celular em módulos?

Fonte: Greebot

6 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi